Desprezando as más notícias
22 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Desprezando as más notícias
Um bom exemplo, pelo menos para mim que gosto de futebol, foi ontem o Benfica. Subiu 30%, uma boa notícia para eles. No entanto, para o meu Porto a má notícia também resultou em subidas.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
- Registado: 29/11/2007 12:46
Olá,
Mais uma magnífico artigo, e para quem como eu mais recentemente fui abstraindo / ignorando com mais incidência sobre as noticias ( e ainda bem que sim...
), admito, mas nunca é demais ler este artigo, obrigado.
Acompanho os índices Americanos, em especial SP500, e "curioso" ou não...
o facto é que quando se fala em retirar "estímulos", etc...lá caiem os índices...mas a seguir o mercado lá continua a sua tendência...
, e ai aplicasse:
Também me parece, e porventura ainda "distantes" dos ditos foguetes...
Boa noite.
Mais uma magnífico artigo, e para quem como eu mais recentemente fui abstraindo / ignorando com mais incidência sobre as noticias ( e ainda bem que sim...

Acompanho os índices Americanos, em especial SP500, e "curioso" ou não...

."Mas, em bom rigor, a tendência é muito mais poderosa do que qualquer notícia."
Enquanto a Bolsa portuguesa for reagindo com timidez às más notícias e festejando as boas notícias, não vejo razão para despir o fato de touro que trago vestido desde o Verão de 2012. E o que me fará despir este fato não serão as más notícias, mas sim quando as boas notícias não forem recebidas com foguetes
Também me parece, e porventura ainda "distantes" dos ditos foguetes...

Boa noite.
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Concordo com o Ulisses. Deixo em baixo um exemplo que escrevi do Facebook em 2011 e do gráfico do NK225 aquando do grande sismo/tsunami no Japão.
NK225 - Japão - 16/03/2011
Como ganhar algum com o azar dos japonocas.
Quem acompanha os mercados, certamente já leu imensas vezes a frase "comprar no rumor e vender na noticia". Quando actuamos no mercado tendo em vista esta frase há fortes hipóteses de o rumor ser apenas isso, um rumor que nunca se tornará noticia. No caso nipónico aplicamos apenas o "vender na noticia" e depois "comprar no "pânico" e aqui as probabilidades de o mercado estar do nosso lado são francamente maiores. Aqui não há rumores de nada... o tsunami aparece e tau... pressão vendedora... quem tem o dedo no gatilho bota-lhe um short pra cima e depois é ir assistindo ao desenrolar da coisa. Com as televisões a mostrar carros, barcos,comboios, aviões e casas que parecem de esferovite a boiar na água, aeroportos alagados etc. não deixa a menor dúvida de que um short no nikkei nos vai fazer ganhar algum no curto prazo. No primeiro dia o nk225 não chegou a cair 2%, no segundo, depois de mais conhecidos os efeitos da destruição já caía mais de 6% e ontem com todas as noticias em torno do nuclear, chegou a mergulhar mais de 10%, o que perfaz em cerca de 3 dias aproximadamente 20%. Neste ultimo dia depois do aspecto da ultima vela, tendo em conta a recuperação se detivesse uma posição curta talvez acabasse por a fechar.
NK225 - Japão - 16/03/2011
Como ganhar algum com o azar dos japonocas.
Quem acompanha os mercados, certamente já leu imensas vezes a frase "comprar no rumor e vender na noticia". Quando actuamos no mercado tendo em vista esta frase há fortes hipóteses de o rumor ser apenas isso, um rumor que nunca se tornará noticia. No caso nipónico aplicamos apenas o "vender na noticia" e depois "comprar no "pânico" e aqui as probabilidades de o mercado estar do nosso lado são francamente maiores. Aqui não há rumores de nada... o tsunami aparece e tau... pressão vendedora... quem tem o dedo no gatilho bota-lhe um short pra cima e depois é ir assistindo ao desenrolar da coisa. Com as televisões a mostrar carros, barcos,comboios, aviões e casas que parecem de esferovite a boiar na água, aeroportos alagados etc. não deixa a menor dúvida de que um short no nikkei nos vai fazer ganhar algum no curto prazo. No primeiro dia o nk225 não chegou a cair 2%, no segundo, depois de mais conhecidos os efeitos da destruição já caía mais de 6% e ontem com todas as noticias em torno do nuclear, chegou a mergulhar mais de 10%, o que perfaz em cerca de 3 dias aproximadamente 20%. Neste ultimo dia depois do aspecto da ultima vela, tendo em conta a recuperação se detivesse uma posição curta talvez acabasse por a fechar.
- Anexos
-
- 196866_210469408969335_81570_n.jpg (54.78 KiB) Visualizado 109380 vezes
Minsk Escreveu:O gráfico é claro.
No entanto baseia-se em 2 pressupostos:
- o investimento é em ações apenas
- De Maio a Outubro o $$ fica parado, sem re-investimento
resta saber qual seria o retorno de quem saísse de acões em Maio, investisse noutro activo (p.e. Obrigações) e regressasse às ações em Outubro
investisse noutro activo (p.e. Obrigações)
Comparando com a fórmula original a rentabilidade aumentava 4% ao ano e o desvio padrão descia 3,4% ao ano.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Olá Tinoco.
Eu não digo que as notícias não interessam. Agora aquele movimento normal de "Saiu uma boa notícia, vou comprar. Saiu uma má notícia, vou vender" é um dos grandes responsáveis pelas perdas dos investidores.
Para um analisa técnico puro, as notícias interessam zero. Para mim interessa perceber a reacção dos mercados às notícias. Sobretudo, nos extremos.
Um abraço,
Ulisses
Eu não digo que as notícias não interessam. Agora aquele movimento normal de "Saiu uma boa notícia, vou comprar. Saiu uma má notícia, vou vender" é um dos grandes responsáveis pelas perdas dos investidores.
Para um analisa técnico puro, as notícias interessam zero. Para mim interessa perceber a reacção dos mercados às notícias. Sobretudo, nos extremos.
Um abraço,
Ulisses
Boas Ulisses,
Ando a aprender e a tentar evoluir nestas "lides" da bolsa. Não é fácil, e ainda não tenho formula mágica para as minhas tomadas de decisões. Não consigo entrar numa acção sem saber os "fundamentos", mas já "meto" a análise técnica ao barulho e lá tenho tido algum êxito.....mas nesta fase, não é difícil.
Agora esta tua afirmação, tudo bem, temos que retirar o "ruído" para uma boa análise gráfica, mas se segues a reaçcão do mercado é porque pressupões que as notícias condicionam.
"Raramente tomo uma decisão de investimento com base no conteúdo de uma notícia, mas sigo com bastante atenção a reacção do mercado a essa mesma notícia."
Indo para o básico (que é o que eu sou
!!) compramos parte duma empresa, a acção, e todas as notícias sobre ela podem influenciar o compra/vende, ou não?
Ando a aprender e a tentar evoluir nestas "lides" da bolsa. Não é fácil, e ainda não tenho formula mágica para as minhas tomadas de decisões. Não consigo entrar numa acção sem saber os "fundamentos", mas já "meto" a análise técnica ao barulho e lá tenho tido algum êxito.....mas nesta fase, não é difícil.
Agora esta tua afirmação, tudo bem, temos que retirar o "ruído" para uma boa análise gráfica, mas se segues a reaçcão do mercado é porque pressupões que as notícias condicionam.
"Raramente tomo uma decisão de investimento com base no conteúdo de uma notícia, mas sigo com bastante atenção a reacção do mercado a essa mesma notícia."
Indo para o básico (que é o que eu sou

- Registado: 15/11/2012 12:19
Minsk Escreveu:Raposo Tavares Escreveu:É, de facto, significativo este graficozito:
Um abraço ao Ulisses e outro ao Minsk por resolverem uma dúvida que tinha há alguns anos.
Falta ainda verificar a validade de uma situação de que me apercebo também há alguns anos. Resumidamente: vender em Julho, ir de férias e regressar em Setembro... todo lampeiro (digo eu).
O gráfico é claro.
resta saber qual seria o retorno de quem saísse de acões em Maio, investisse noutro activo (p.e. Obrigações) e regressasse às ações em Outubro
Terias que fazer o mesmo para as duas situações.
Acho que para o que se pretende este gráfico explica.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
- Registado: 25/10/2010 9:57
Raposo Tavares Escreveu:É, de facto, significativo este graficozito:
Um abraço ao Ulisses e outro ao Minsk por resolverem uma dúvida que tinha há alguns anos.
Falta ainda verificar a validade de uma situação de que me apercebo também há alguns anos. Resumidamente: vender em Julho, ir de férias e regressar em Setembro... todo lampeiro (digo eu).
O gráfico é claro.
- Registado: 29/2/2012 0:44
É, de facto, significativo este graficozito:

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Minsk, é verdade que, historicamente, a rentabilidade entre Novembro e Abril é superior à rentabilidade do mercado entre Maio e Outubro. Mas, durante este período, a rentabilidade também é claramente positiva...
Deixo aqui um link de um artigo interessante sobre o tema: http://www.forbes.com/sites/rickferri/2 ... away-myth/
Um abraço,
Ulisses
Deixo aqui um link de um artigo interessante sobre o tema: http://www.forbes.com/sites/rickferri/2 ... away-myth/
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, porquê em Maio e não noutro mês qualquer? Podes tentar convencer-nos que tens dotes de vidente mas o teu histórico neste fórum (sob o nick Euroverde) diz-nos precisamente o contrário.
Deixa isso para o Prof. Bambo.
Ulisses,
Mas não deixa de ser verdade que parece haver mais tendências de correções em Maio que noutro mês qualquer (vide 2013..), dando origem à velha máxima do "Sell in May and go away". Há alguma razão para isto ou é puro erro de paralaxe?
- Registado: 29/2/2012 0:44
Eurouro, porquê em Maio e não noutro mês qualquer? Podes tentar convencer-nos que tens dotes de vidente mas o teu histórico neste fórum (sob o nick Euroverde) diz-nos precisamente o contrário.
O mercado tinha de subir , de qualquer das formas com as quantidades loucas que a FED tem estado a bombear nos mercados , e as LTRO gigantescas que o BCE , cedeu ao aos bancos , e por sua vez estes, desataram a comprar dívida .
Os problemas estão resolvidos , não . Estão sómente adiados , e prontos a arrebentar, e com maior violência . Sempre achei , que os mercados poderiam abrandar em Outobro de 2013, mas isso não aconteceu , a subida parabólica continou, e continua .... Nos próximos meses podemos ter algum pãnico , porque a receita do FED não dura sempre , e o paciente habitua-se à droga , e depois ...
Que outro coelho a FED pode tirar da cartola .... Ja´não tem mais truques , o problema , está aqui ...
Os problemas estão resolvidos , não . Estão sómente adiados , e prontos a arrebentar, e com maior violência . Sempre achei , que os mercados poderiam abrandar em Outobro de 2013, mas isso não aconteceu , a subida parabólica continou, e continua .... Nos próximos meses podemos ter algum pãnico , porque a receita do FED não dura sempre , e o paciente habitua-se à droga , e depois ...

Que outro coelho a FED pode tirar da cartola .... Ja´não tem mais truques , o problema , está aqui ...
- Registado: 13/10/2011 13:51
Euro
qual a tua atitude , perante uma correcção de meses?
abraço
mcarvalho
qual a tua atitude , perante uma correcção de meses?
abraço
mcarvalho
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
lfhm Escreveu:Eurouro Escreveu:Mas temos que constatar que anda tudo à espera duma correcção no PSI20, no Dax, no Ibex e ela nunca mais aparece.
O DAX no inicio de fevereiro este próximo do low anterior mais correcção que isso e fica a tendência em causa, ou seja, deixa de ser correcção.
O que falas são oscilações.
Eu falo de uma correcção, e quando ela aparecer é para comprometer pelo menos o 2ºsemestre2014. Isto porque é expectável que este ano a taxa de crescimento do PIB seja superior à taxa de inflação anual em Portugal.
Com 2014 a crescer mais do que 2015. A referida correcção (sem comprometer o Bull) em meados de Maio projecta então um menor crescimento para 2015.
A apresentação dos resultados da Jerónimo Martins prevista para amanhã à tarde enche-me de curiosidade. Atipicamente, no PSI, a JM está em bear market.
O que sucederá amanhã se os resultados da JM forem bons?
O mercado dará importância a essa notícia?
E se forem maus?
Neste caso o mercado acentuará a tendência de queda?
Um abraço,
Raposo Tavares
O que sucederá amanhã se os resultados da JM forem bons?
O mercado dará importância a essa notícia?
E se forem maus?
Neste caso o mercado acentuará a tendência de queda?
Um abraço,
Raposo Tavares
Editado pela última vez por Visitante em 24/2/2014 15:48, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
Eurouro Escreveu:Mas temos que constatar que anda tudo à espera duma correcção no PSI20, no Dax, no Ibex e ela nunca mais aparece.
O DAX no inicio de fevereiro este próximo do low anterior mais correcção que isso e fica a tendência em causa, ou seja, deixa de ser correcção.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Bem mesmo a calhar esta sexta feira tivemos a noticia da subida de rating de nuestros hermanos pela Moody's e o IBEX mal se mexe.
Até mesmo num bull market as boas notícias não dão garantia de nada.
Até mesmo num bull market as boas notícias não dão garantia de nada.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Mas temos que constatar que anda tudo à espera duma correcção no PSI20, no Dax, no Ibex e ela nunca mais aparece.
Para entrar longo.
Para mim, a proxima correcção de bullmarket que existir irá predurar por alguns meses o seu efeito. Não se trata de uma correcção por umas semanas, mas sim de alguns meses comprometendo o resto do 2ºsemestre de 2014 e 1ºt de 2015. Estas razoaveis correcções de alguns meses podem ter influência negativa em carteiras de investidores ousados por dinheiro, e elas vão ser o reflexo das retiradas progressivas dos estimulos da Fed que têm efeito em todo mundo.
Para meados de Maio espero essa correcção.
Para entrar longo.
Para mim, a proxima correcção de bullmarket que existir irá predurar por alguns meses o seu efeito. Não se trata de uma correcção por umas semanas, mas sim de alguns meses comprometendo o resto do 2ºsemestre de 2014 e 1ºt de 2015. Estas razoaveis correcções de alguns meses podem ter influência negativa em carteiras de investidores ousados por dinheiro, e elas vão ser o reflexo das retiradas progressivas dos estimulos da Fed que têm efeito em todo mundo.
Para meados de Maio espero essa correcção.
- Registado: 17/2/2004 1:38
"Like"
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Desprezando as más notícias
Foi hoje publicado o meu novo artigo "Desprezando as más notícias":
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/desprezando_as_mas_noticias.html
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/desprezando_as_mas_noticias.html
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, castrojjf, danielme1962, darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO e 244 visitantes