Pergunta: Fundo BPI-Portugal
10 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Pergunta: Fundo BPI-Portugal
Monte Rosa Escreveu:@mst-1, obrigado por me chamares à atenção para os instrumentos ETF. De facto, os ETF parecem-me uma excelente forma de apostar no índice, e entrar numa estratégia de médio-longo prazo. Não conhecia esses ETF. De facto se a ideia é mesmo apostar no índice, então é nisto que devo investir. Há prós e contras, como em tudo. O ETF segue quase rigorosamente o índice. Os FI com investimentos num só país seguem de uma forma geral o respectivo índice de referência, mas com maior ou menor rendimento, dependendo da habilidade dos gestores...
De resto, sim, este fundo em específico do BPI tem um atraso de 1 dia na subscrição, e um atraso de 5 no resgateUm dia para subscrever ainda vá que não vá. Mas 5 para sair... realmente é preciso cuidado. Em 5 dias acontece muita coisa!!!
Tens experiência em ETFs? Qual é geralmente o horizonte temporal que tens em vista quando investes nesses instrumentos?
Se tiver muita confiança no PSI, vou ponderar entrar num ETF alavancado a 2x.
Abraço
Por acaso já tive os dois, o do BPI já à bastante tempo (daí não me recordar bem dos prazos) mas o do BPI Portugal achei mesmo mau em comparação, por causa dos tempos de espera.
O horizonte temporal é variável, penso mais em resistências e suportes, além disso por ser alavancado tendo a ir mais a medo, mas para teres noção entrei no inicio de Janeiro na quebra dos 6400 e saí quando o Psi desceu dos 7000, naquela vela vermelha gigante, pondero reentrar se voltar aos 6400 ou se passar os 7200, a ideia era chegar aos 8000. Também já pensei se não valeria mais fazer o mesmo no IBEX, tinha recuperação económica na mesma, não tinha de papar com os irrevogaveis do Paulo Portas, e não existe a questão da saída da troika, que me cheira vai gerar incerteza lá mais para a frente.
- Registado: 19/4/2012 15:59
Mouro_Emprestado Escreveu:Ainda acerca da alavancagem não funcionar a longo-prazo:
http://seekingalpha.com/article/1864191 ... raged-etfs
Excelente referência, obrigado. Matematicamente o alavancamento pode ser contra-producente no médio-longo prazo, dependendo da sequência de dias positivos e negativos. Em bulls com muita volatilidade (como é o que está acontecer actualmente no PSI), claramente o leverage em ETF pode ser a pior aposta.
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt
- Registado: 29/11/2007 3:21
Muito obrigado pelo link. Mais do que esclarecedor 
Mas agora fiquei confuso estes calculos apenas se revertem para ETFs ou para qualquer produto alavancado?

Mas agora fiquei confuso estes calculos apenas se revertem para ETFs ou para qualquer produto alavancado?
The only thing certain is uncertainty itself...
Ainda acerca da alavancagem não funcionar a longo-prazo:
- Registado: 13/9/2013 0:16
Entrar no PPP e no PP2 a longo prazo até não parece ser uma aposta muito má e vou mesmo ponderar uma entrada
Ainda tenho pouca experiência mas pelo que percebi jogar X€ no PPP2 é completamente igual a jogar 2x€ no PPP, não é? Ou o facto de o PPP ter muito mais volume implica que tenha mais liquidez e deste modo tornar o PPP mais "apetecível" do que o PPP2
Ainda tenho pouca experiência mas pelo que percebi jogar X€ no PPP2 é completamente igual a jogar 2x€ no PPP, não é? Ou o facto de o PPP ter muito mais volume implica que tenha mais liquidez e deste modo tornar o PPP mais "apetecível" do que o PPP2
The only thing certain is uncertainty itself...
Monte Rosa Escreveu:Tens experiência em ETFs? Qual é geralmente o horizonte temporal que tens em vista quando investes nesses instrumentos?
Há quem tenha carteiras com ETFs (globais, claro) com durações superiores a 10 anos, aproveitando a tendência de longo-prazo de valorização dos mercados acionistas (razão pela qual se investe, por vezes, em carteiras de 30%/70% obrigações/acções).
Monte Rosa Escreveu:Se tiver muita confiança no PSI, vou ponderar entrar num ETF alavancado a 2x.
Atenção aos alavancados, porque há estudos vários que indicam que esses ETFs não resultam em ganhos superiores a 2x numa perspectiva de médio/longo-prazo,
- Registado: 13/9/2013 0:16
@joaobarb : O custo das operações no BPI é de 7,8. Investir menos de 2k por negócio nem vale a pena, a meu ver. Mas não é essa a motivação de eu entrar no fundo. Como disse acima, a ideia é complementar os meus negócios com a entrada num fundo que replique razoavelmente bem o PSI20. Assim garanto que, pelo menos numa parte do meu capital investido, tenho as rentabilidades que se verificarem no bull market. Além disso, nem sempre tenho disponibilidade para acompanhar o mercado diariamente, e como estou confiante no índice, é entrar e deixar correr 
@mst-1, obrigado por me chamares à atenção para os instrumentos ETF. De facto, os ETF parecem-me uma excelente forma de apostar no índice, e entrar numa estratégia de médio-longo prazo. Não conhecia esses ETF. De facto se a ideia é mesmo apostar no índice, então é nisto que devo investir. Há prós e contras, como em tudo. O ETF segue quase rigorosamente o índice. Os FI com investimentos num só país seguem de uma forma geral o respectivo índice de referência, mas com maior ou menor rendimento, dependendo da habilidade dos gestores...
De resto, sim, este fundo em específico do BPI tem um atraso de 1 dia na subscrição, e um atraso de 5 no resgate
Um dia para subscrever ainda vá que não vá. Mas 5 para sair... realmente é preciso cuidado. Em 5 dias acontece muita coisa!!!
Tens experiência em ETFs? Qual é geralmente o horizonte temporal que tens em vista quando investes nesses instrumentos?
Abraço

@mst-1, obrigado por me chamares à atenção para os instrumentos ETF. De facto, os ETF parecem-me uma excelente forma de apostar no índice, e entrar numa estratégia de médio-longo prazo. Não conhecia esses ETF. De facto se a ideia é mesmo apostar no índice, então é nisto que devo investir. Há prós e contras, como em tudo. O ETF segue quase rigorosamente o índice. Os FI com investimentos num só país seguem de uma forma geral o respectivo índice de referência, mas com maior ou menor rendimento, dependendo da habilidade dos gestores...
De resto, sim, este fundo em específico do BPI tem um atraso de 1 dia na subscrição, e um atraso de 5 no resgate

Abraço
Pessoalmente prefiro o PPP e o PP2 (igual mas alavancado 2X)
https://www.bigonline.pt/Reports/StockI ... pup=False#
https://www.bigonline.pt/Reports/StockI ... opup=False
O do BPI tem um atraso de 3 dias se não estou em erro desde a altura em que das a ordem e que ela é efectivada que para mim não dá
https://www.bigonline.pt/Reports/StockI ... pup=False#
https://www.bigonline.pt/Reports/StockI ... opup=False
O do BPI tem um atraso de 3 dias se não estou em erro desde a altura em que das a ordem e que ela é efectivada que para mim não dá
- Registado: 19/4/2012 15:59
Na minha opinião há 2 razões relevantes para investir num fundo desses:
- Pouco capital. No BPI online o preço por operação é fixo de 7,5€, para uma compra de menos de alguns milhares de euros é um custo enorme. Nesse caso o custo de negociar fundos é menor porque é um custo de gestão em %.
- Pouca ou nenhuma atenção aos mercados. Para um investidor de Buy and hold que acredita na boa performance do índice.
A gestão profissional não é razão que favoreça, não esperes resultado muito diferente da evolução do PSI-20. E por esse motivo qualquer custo de comissão de gestão superior a zero é demasiado alto e só faz sentido tê-lo como substituição dos custos de transacção (razão 1 acima).
- Pouco capital. No BPI online o preço por operação é fixo de 7,5€, para uma compra de menos de alguns milhares de euros é um custo enorme. Nesse caso o custo de negociar fundos é menor porque é um custo de gestão em %.
- Pouca ou nenhuma atenção aos mercados. Para um investidor de Buy and hold que acredita na boa performance do índice.
A gestão profissional não é razão que favoreça, não esperes resultado muito diferente da evolução do PSI-20. E por esse motivo qualquer custo de comissão de gestão superior a zero é demasiado alto e só faz sentido tê-lo como substituição dos custos de transacção (razão 1 acima).
- Registado: 14/6/2008 5:55
Pergunta: Fundo BPI-Portugal
Pessoal,
Recentemente tomei a decisão pegar numa parcela do capital que tenho destinado a investimentos, e meti-o no fundo BPI-Portugal (http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/FichaProdutoBPI.asp?Codfundo=865&CodGestora=1).
Antes de adquirir UPs, verifiquei que este fundo tem seguido de uma forma aproximada as tendências do PSI ao longo de muitos anos, sendo por isso expectável que o mesmo venha a suceder no futuro.
Além de alguns trades que vou fazendo na bolsa portuguesa, a ideia em comprar UPs deste fundo é a de aproveitar o bull market que deverá continuar 2014 adentro, e aproveitando as vantagens da gestão profissional, sem necessidade de acompanhamento diário. Com os meus trades, corro sempre o risco de cometer erros. Com a entrada neste fundo de investimento, ao menos garanto, em teoria, que parte do meu capital está a aproveitar a boleia do PSI.
As perguntas que queria deixar são: Acham esta uma boa estratégia de diversificação dos investimentos em bolsa? Relativamente ao ao fundo BPI-Portugal, alguém tem algum comentário positivo ou negativo a dar? Dentro dos fundos expostos à bolsa nacional, parece-vos uma boa opção? E quanto às comissões de depósito e gestão, estão dentro do razoável?
Muito obrigado desde já pelas vossas opiniões!
Bons negócios
Recentemente tomei a decisão pegar numa parcela do capital que tenho destinado a investimentos, e meti-o no fundo BPI-Portugal (http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/FichaProdutoBPI.asp?Codfundo=865&CodGestora=1).
Antes de adquirir UPs, verifiquei que este fundo tem seguido de uma forma aproximada as tendências do PSI ao longo de muitos anos, sendo por isso expectável que o mesmo venha a suceder no futuro.
Além de alguns trades que vou fazendo na bolsa portuguesa, a ideia em comprar UPs deste fundo é a de aproveitar o bull market que deverá continuar 2014 adentro, e aproveitando as vantagens da gestão profissional, sem necessidade de acompanhamento diário. Com os meus trades, corro sempre o risco de cometer erros. Com a entrada neste fundo de investimento, ao menos garanto, em teoria, que parte do meu capital está a aproveitar a boleia do PSI.

Muito obrigado desde já pelas vossas opiniões!
Bons negócios
10 mensagens
|Página 1 de 1