Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pergunta: Fundo BPI-Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Pergunta: Fundo BPI-Portugal

por mst-1 » 31/1/2014 1:00

Monte Rosa Escreveu:@mst-1, obrigado por me chamares à atenção para os instrumentos ETF. De facto, os ETF parecem-me uma excelente forma de apostar no índice, e entrar numa estratégia de médio-longo prazo. Não conhecia esses ETF. De facto se a ideia é mesmo apostar no índice, então é nisto que devo investir. Há prós e contras, como em tudo. O ETF segue quase rigorosamente o índice. Os FI com investimentos num só país seguem de uma forma geral o respectivo índice de referência, mas com maior ou menor rendimento, dependendo da habilidade dos gestores...

De resto, sim, este fundo em específico do BPI tem um atraso de 1 dia na subscrição, e um atraso de 5 no resgate :shock: Um dia para subscrever ainda vá que não vá. Mas 5 para sair... realmente é preciso cuidado. Em 5 dias acontece muita coisa!!!

Tens experiência em ETFs? Qual é geralmente o horizonte temporal que tens em vista quando investes nesses instrumentos?

Se tiver muita confiança no PSI, vou ponderar entrar num ETF alavancado a 2x.

Abraço

Por acaso já tive os dois, o do BPI já à bastante tempo (daí não me recordar bem dos prazos) mas o do BPI Portugal achei mesmo mau em comparação, por causa dos tempos de espera.

O horizonte temporal é variável, penso mais em resistências e suportes, além disso por ser alavancado tendo a ir mais a medo, mas para teres noção entrei no inicio de Janeiro na quebra dos 6400 e saí quando o Psi desceu dos 7000, naquela vela vermelha gigante, pondero reentrar se voltar aos 6400 ou se passar os 7200, a ideia era chegar aos 8000. Também já pensei se não valeria mais fazer o mesmo no IBEX, tinha recuperação económica na mesma, não tinha de papar com os irrevogaveis do Paulo Portas, e não existe a questão da saída da troika, que me cheira vai gerar incerteza lá mais para a frente.

Registado: 19/4/2012 15:59

por FilipeBS » 30/1/2014 2:20

Mouro_Emprestado Escreveu:Ainda acerca da alavancagem não funcionar a longo-prazo:
http://seekingalpha.com/article/1864191 ... raged-etfs

Excelente referência, obrigado. Matematicamente o alavancamento pode ser contra-producente no médio-longo prazo, dependendo da sequência de dias positivos e negativos. Em bulls com muita volatilidade (como é o que está acontecer actualmente no PSI), claramente o leverage em ETF pode ser a pior aposta.
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt

Registado: 29/11/2007 3:21

por Youmeu » 30/1/2014 1:56

Muito obrigado pelo link. Mais do que esclarecedor :clap:

Mas agora fiquei confuso estes calculos apenas se revertem para ETFs ou para qualquer produto alavancado?
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por Mouro_Emprestado » 30/1/2014 1:47

Ainda acerca da alavancagem não funcionar a longo-prazo:

http://seekingalpha.com/article/1864191 ... raged-etfs

Registado: 13/9/2013 0:16

por Youmeu » 30/1/2014 1:37

Entrar no PPP e no PP2 a longo prazo até não parece ser uma aposta muito má e vou mesmo ponderar uma entrada

Ainda tenho pouca experiência mas pelo que percebi jogar X€ no PPP2 é completamente igual a jogar 2x€ no PPP, não é? Ou o facto de o PPP ter muito mais volume implica que tenha mais liquidez e deste modo tornar o PPP mais "apetecível" do que o PPP2
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por Mouro_Emprestado » 30/1/2014 1:35

Monte Rosa Escreveu:Tens experiência em ETFs? Qual é geralmente o horizonte temporal que tens em vista quando investes nesses instrumentos?

Há quem tenha carteiras com ETFs (globais, claro) com durações superiores a 10 anos, aproveitando a tendência de longo-prazo de valorização dos mercados acionistas (razão pela qual se investe, por vezes, em carteiras de 30%/70% obrigações/acções).

Monte Rosa Escreveu:Se tiver muita confiança no PSI, vou ponderar entrar num ETF alavancado a 2x.

Atenção aos alavancados, porque há estudos vários que indicam que esses ETFs não resultam em ganhos superiores a 2x numa perspectiva de médio/longo-prazo,

Registado: 13/9/2013 0:16

por FilipeBS » 30/1/2014 1:04

@joaobarb : O custo das operações no BPI é de 7,8. Investir menos de 2k por negócio nem vale a pena, a meu ver. Mas não é essa a motivação de eu entrar no fundo. Como disse acima, a ideia é complementar os meus negócios com a entrada num fundo que replique razoavelmente bem o PSI20. Assim garanto que, pelo menos numa parte do meu capital investido, tenho as rentabilidades que se verificarem no bull market. Além disso, nem sempre tenho disponibilidade para acompanhar o mercado diariamente, e como estou confiante no índice, é entrar e deixar correr :)

@mst-1, obrigado por me chamares à atenção para os instrumentos ETF. De facto, os ETF parecem-me uma excelente forma de apostar no índice, e entrar numa estratégia de médio-longo prazo. Não conhecia esses ETF. De facto se a ideia é mesmo apostar no índice, então é nisto que devo investir. Há prós e contras, como em tudo. O ETF segue quase rigorosamente o índice. Os FI com investimentos num só país seguem de uma forma geral o respectivo índice de referência, mas com maior ou menor rendimento, dependendo da habilidade dos gestores...

De resto, sim, este fundo em específico do BPI tem um atraso de 1 dia na subscrição, e um atraso de 5 no resgate :shock: Um dia para subscrever ainda vá que não vá. Mas 5 para sair... realmente é preciso cuidado. Em 5 dias acontece muita coisa!!!

Tens experiência em ETFs? Qual é geralmente o horizonte temporal que tens em vista quando investes nesses instrumentos?

Se tiver muita confiança no PSI, vou ponderar entrar num ETF alavancado a 2x.

Abraço

por mst-1 » 29/1/2014 2:20

Pessoalmente prefiro o PPP e o PP2 (igual mas alavancado 2X)

https://www.bigonline.pt/Reports/StockI ... pup=False#

https://www.bigonline.pt/Reports/StockI ... opup=False

O do BPI tem um atraso de 3 dias se não estou em erro desde a altura em que das a ordem e que ela é efectivada que para mim não dá

Registado: 19/4/2012 15:59

por joaobarb » 29/1/2014 0:35

Na minha opinião há 2 razões relevantes para investir num fundo desses:
- Pouco capital. No BPI online o preço por operação é fixo de 7,5€, para uma compra de menos de alguns milhares de euros é um custo enorme. Nesse caso o custo de negociar fundos é menor porque é um custo de gestão em %.
- Pouca ou nenhuma atenção aos mercados. Para um investidor de Buy and hold que acredita na boa performance do índice.

A gestão profissional não é razão que favoreça, não esperes resultado muito diferente da evolução do PSI-20. E por esse motivo qualquer custo de comissão de gestão superior a zero é demasiado alto e só faz sentido tê-lo como substituição dos custos de transacção (razão 1 acima).

Registado: 14/6/2008 5:55

Pergunta: Fundo BPI-Portugal

por FilipeBS » 28/1/2014 23:31

Pessoal,

Recentemente tomei a decisão pegar numa parcela do capital que tenho destinado a investimentos, e meti-o no fundo BPI-Portugal (http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/FichaProdutoBPI.asp?Codfundo=865&CodGestora=1).

Antes de adquirir UPs, verifiquei que este fundo tem seguido de uma forma aproximada as tendências do PSI ao longo de muitos anos, sendo por isso expectável que o mesmo venha a suceder no futuro.

Além de alguns trades que vou fazendo na bolsa portuguesa, a ideia em comprar UPs deste fundo é a de aproveitar o bull market que deverá continuar 2014 adentro, e aproveitando as vantagens da gestão profissional, sem necessidade de acompanhamento diário. Com os meus trades, corro sempre o risco de cometer erros. Com a entrada neste fundo de investimento, ao menos garanto, em teoria, que parte do meu capital está a aproveitar a boleia do PSI.

:arrow: As perguntas que queria deixar são: Acham esta uma boa estratégia de diversificação dos investimentos em bolsa? Relativamente ao ao fundo BPI-Portugal, alguém tem algum comentário positivo ou negativo a dar? Dentro dos fundos expostos à bolsa nacional, parece-vos uma boa opção? E quanto às comissões de depósito e gestão, estão dentro do razoável?

Muito obrigado desde já pelas vossas opiniões!
Bons negócios

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, fosgass2020, Google [Bot], Kooc, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, SalvaFP, trilhos2006 e 273 visitantes