Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Privados - regime de duodécimos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Privados - regime de duodécimos

por SAPT » 4/1/2014 13:18

Bom dia,
Obrigado pelas V/ respostas e esclarecimentos!
Só mais uma dúvida, se me permitem: tenho de escolher a mesma "forma" para ambos os subsídios? Ou seja, posso escolher receber a 100% o subsídio de férias e em duodécimo o subsidio de natal?
Mais uma vez, os meus agradecimentos.
Bom fim-de-semana e bons negócios.

Registado: 29/11/2007 11:27

por macpg » 4/1/2014 0:59

tonirai Escreveu:
palhinha Escreveu:Bom dia,
Alguém me sabe dizer se em termos fiscais - IRS - é preferível os duodécimos ou receber por inteiro?
Muito obrigado.

Como te disse, em termos anuais é exactamente a mesma coisa... e como o IRS leva em conta os teus rendimentos ANUAIS... não há nenhuma diferença.

Acrescentaria que a diferença poderá residir na retenção na fonte a efectuar mensalmente, pois com o recebimento do duodécimo poderá dar-se o caso de subir um escalão de retenção e ficar com valor liquido mensal inferior ao que receberia sem o duodécimo.

Registado: 18/2/2008 10:34

por JDMP » 3/1/2014 12:00

À semelhança do ano transato e com a com a entrada em vigor, a 1 de Janeiro de 2014, do Orçamento do Estado, serve o presente comunicado para informar que a vigência da medida adotada em 2013 pelo Governo para o pagamento dos Subsídios de Natal e de Férias em duodécimos foi prolongada para 2014, funcionando nos mesmos moldes.

Por forma a relembrar, o regime temporário de pagamento fracionado dos Subsídios de Natal e de Férias consiste no pagamento de 50% dos Subsídios de Natal e de Férias nos meses devidos e os restantes 50% em duodécimos ao longo do ano de 2014.

Alertamos que, no caso de um contrato de trabalho cessar antes do termo do ano civil de 2014, pode se recorrer a compensação de créditos quando os montantes efetivamente pagos ao trabalhador ao abrigo da presente lei excedam os que lhe seriam devidos.

PS: uma das razoes pela qual nao quis , foi o que esta a Bold .
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

por tonirai » 2/1/2014 22:26

dfviegas Escreveu:Ó tonirai nem pareces homem da bolsa, atão mas faz algum sentido não querer ter duodécimos?

É receber dinheiro adiantado, pegas nesses tostões e colocas a render numa conta a prazo vais ficar sempre a ganhar nem que sejam centimos.

Eheh, agora apanhaste-me... :twisted:
Mais a sério... eu nunca pegaria em algumas dezenas de euros (esses tostões a mais) para mensalmente os aplicar...
Mas o motivo é puramente psicológico, porque há sempre o fantasma de poder gastar (de)mais mensalmente ao ter duodécimos... e ao não tê-los, evito esse risco mensalmente (poupo mais), e ao recebê-lo duma vez já posso ponderar aplicá-lo em algo mais palpável, por ser uma quantia mais a sério.

Por outras palavras... o dinheiro que deixo de ganhar ao não aplicar mensalmente os duodécimos (cêntimos) é largamente ultrapassado pelo dinheiro que deixo de arriscar-me a gastar se os recebesse :lol:

palhinha Escreveu:Bom dia,
Alguém me sabe dizer se em termos fiscais - IRS - é preferível os duodécimos ou receber por inteiro?
Muito obrigado.

Como te disse, em termos anuais é exactamente a mesma coisa... e como o IRS leva em conta os teus rendimentos ANUAIS... não há nenhuma diferença.

Registado: 19/4/2007 18:26

por CTT17 » 2/1/2014 15:50

dfviegas Escreveu:mas qual é o interesse de um grande empresário pagar mais cedo, imagina a sonae que tem milhares de empregados deve pagar em salários alguns milhões por mês, quanto mais dinheiro ficar do lado deles a render melhor. É que não é só o salário que sai é salário, segurança social e irs. Pode ficar tudo a render juros.

Quem manda no País são os grandes empresários, num País com políticos competentes, as regras seriam facilmente mudadas. Não vejo os EUA e Inglaterra serem menos competitivos por pagarem à semana...

Registado: 22/12/2013 23:04

por dfviegas » 2/1/2014 14:19

mas qual é o interesse de um grande empresário pagar mais cedo, imagina a sonae que tem milhares de empregados deve pagar em salários alguns milhões por mês, quanto mais dinheiro ficar do lado deles a render melhor. É que não é só o salário que sai é salário, segurança social e irs. Pode ficar tudo a render juros.

Registado: 29/11/2007 2:53

por CTT17 » 2/1/2014 12:19

dfviegas Escreveu:
ptbr13 Escreveu:A minha opinião é essa, mas devia dizer simplificando (em vez de resumidamente). Em economias maduras (EUA ou Inglaterra) é prática corrente o salário ser por semana, em Portugal haveria um risco...

Como empresário (que também sou) não haveria qualquer problema em pagar à semana. É uma questão de mentalidades...

Hoje estou do contra :twisted: é para começar bem o ano.

Se para o trabalhador compensa receber em duodecimos, para o empregador compensa pagar em subsidios. Porque o empregador pode cativar o dinheiro que iria ter de pagar em duodécimos e aplica-lo em poupanças.

Concordo com essa observação, mas podia propôr-se um regime misto, por exemplo, um trabalhador com um salário de 1000€, podia receber 150€/semana e no final mais 400€. Para além, de o salário passar a ser x12, em vez x14. Mais uma vez, é uma questão de mentalidades e, certamente, os grandes empresários não fazem muita questão em alterar o status quo...

por Blue Epsilon » 2/1/2014 12:08

ptbr13 Escreveu:A minha opinião é essa, mas devia dizer simplificando (em vez de resumidamente). Em economias maduras (EUA ou Inglaterra) é prática corrente o salário ser por semana, em Portugal haveria um risco...

Como empresário (que também sou) não haveria qualquer problema em pagar à semana. É uma questão de mentalidades...

Eu também sou a favor do pagamento à semana.

Isto obrigaria as pessoas a organizarem melhor os seus rendimentos e acabaria com o "síndroma" bem conhecido do "fim do mês". Em termos psicológicos daria uma sensação de retribuição muito mais imediata pelo trabalho, podendo mesmo fazer subir a motivação.

As mentalidades em Portugal não me parece que estejam preparadas para isto, infelizmente.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por dfviegas » 2/1/2014 12:06

Hoje estou do contra :twisted: é para começar bem o ano.

Se para o trabalhador compensa receber em duodecimos, para o empregador compensa pagar em subsidios. Porque o empregador pode cativar o dinheiro que iria ter de pagar em duodécimos e aplica-lo em poupanças.

por SAPT » 2/1/2014 12:05

Bom dia,
Muito obrigado.

por CTT17 » 2/1/2014 11:50

A minha opinião é essa, mas devia dizer simplificando (em vez de resumidamente). Em economias maduras (EUA ou Inglaterra) é prática corrente o salário ser por semana, em Portugal haveria um risco...

por JDMP » 2/1/2014 11:41

ptbr13 Escreveu:Resumidamente:

- Quem sabe poupar e investir bem, mais vale receber os duodécimos, quem é gastador e não sabe investir, não receba...

:?: :shock:
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

por CTT17 » 2/1/2014 11:34

Resumidamente:

- Quem sabe poupar e investir bem, mais vale receber os duodécimos, quem é gastador e não sabe investir, não receba...

por JDMP » 2/1/2014 10:10

Já tive nos dois regimes..

Posso te dizer que quando recebia mais compensava os duodecimos.. caso contrario prefiro receber na totalidade na devida altura..
Agora depende da gestao de cada um.

por dfviegas » 2/1/2014 9:59

Ó tonirai nem pareces homem da bolsa, atão mas faz algum sentido não querer ter duodécimos?

É receber dinheiro adiantado, pegas nesses tostões e colocas a render numa conta a prazo vais ficar sempre a ganhar nem que sejam centimos.

por tonirai » 2/1/2014 6:47

Do ponto de vista anual, nada muda, pois recebe-se o mesmo valor.

Do ponto de vista da gestão mensal, tudo dependerá da situação financeira do indivíduo e/ou seu agregado familiar:
- Para quem tem despesas que lhe consomem a quase totalidade do salário, ou por exemplo corre o risco de outro elemento do agregado deixar de ter emprego e ter por isso menos dinheiro a entrar mensalmente, os duodécimos vão amenizar a situação, na medida em que se terá mais algum dinheiro em cada mês (em contrapartida, terá apenas metade dos subsídios, quando chegarem);
- Para quem receia gastar mais por receber mais frequentemente aquilo que antes era pago 2 vezes ao ano, e/ou para quem vive com folga suficiente entre salário/despesas, se não tiver os duodécimos, verá o seu salário mensal líquido baixar um pouco, mas em contrapartida receberá de uma só vez os subsídios na devida altura, tornando mais fácil fazer face às despesas de férias/Natal.

Cada caso é um caso - na minha empresa, no ano passado, entre colegas ficou claro que a maioria quis os duodécimos, mas ainda assim houve muita gente que não (eu incluído).

Registado: 19/4/2007 18:26

Privados - regime de duodécimos

por SAPT » 1/1/2014 14:17

Bom dia,
Um Excelente 2014 para todos...
Agradecia a V/ ajuda no tema duodécimos no privado, nomeadamente as respectivas vantagens e desvantagens.
Alguém pode ajudar?
Muito obrigado.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], TTM62 e 252 visitantes