Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Realizar menos-valias antes do fim do ano - sim ou não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Realizar menos-valias antes do fim do ano - sim ou não?

por jfa » 18/12/2013 14:55

"Sem englobamento

1.2 O saldo do ano de mais-valias (Anexo G) é positivo
Nesta situação a realização da menos-valia resultará num menor rendimento tributável e, consequentemente, em menos imposto; é claro que neste caso, se tudo o resto se mantiver, e se o ano seguinte também tiver saldo positivo, o imposto acabará por ser pago no ano que vem; mas lá diz o ditado "pagar e morrer quanto mais tarde melhor". :D"

Quase na maioria dos casos, as perdas potenciais (em caso de venda antes do ano) no caso de se ter em carteira possiveis menos valias, compensariam a diminuição do valor pago ao estado: 28%.

Mas cada caso é um caso...penso eu de que!!!!

Registado: 29/11/2007 4:10

por Elias » 18/12/2013 14:43

Sr_SNiper Escreveu:Eu compreendo, mas é o mal de ser um Grande Capitalista... mas educado, ao contrário do outro que é CEO na Suiça...

Sniper, este tópico é para falar de fiscalidade e não para lavar roupa suja. Por isso agradeço que não tragas para aqui a roupa suja que anda pelo outro tópico.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sr_SNiper » 18/12/2013 14:41

zecatreca_1 Escreveu:28% sem englobamento.

Este ano ando a transpirar só de pensar na quantia que tenho de pagar a esses macacos.

:|

Eu compreendo, mas é o mal de ser um Grande Capitalista... mas educado, ao contrário do outro que é CEO na Suiça...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por zecatreca_1 » 18/12/2013 14:38

28% sem englobamento.

Este ano ando a transpirar só de pensar na quantia que tenho de pagar a esses macacos.

:|

Registado: 17/2/2012 14:31

por Sr_SNiper » 18/12/2013 14:29

Razao_Pura Escreveu:Tenho duas dúvidas existenciais que partilho convosco:
I - o articulado entre o Artº 72 e o 10º do CIRS diz-nos que as mais valias bolsistas serão tributadas à taxa de 10% caso não se opte pelo englobamento.
II - li algures que o benefício da não tributação de mais valias até ao montante de 500€ deixaria de se aplicar a partir de 2013 inclusivé.

Concordam?

RP

Não é 28%
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Elias » 18/12/2013 14:29

RP,

Sobre o número 1, não sei explicar, parece que o CIRS não terá sido actualizado? Quer dizer, estou a partir do princípio que o OE se sobrepõe ao CIRS, mas não sei...

Quanto ao 2, a verdade é que para quem tem mais de 500 euros de mais-valias nunca houve isenção nenhuma, as finanças sempre tributaram pela totalidade.

por Razao_Pura » 18/12/2013 14:23

Tenho duas dúvidas existenciais que partilho convosco:
I - o articulado entre o Artº 72 e o 10º do CIRS diz-nos que as mais valias bolsistas serão tributadas à taxa de 10% caso não se opte pelo englobamento.
II - li algures que o benefício da não tributação de mais valias até ao montante de 500€ deixaria de se aplicar a partir de 2013 inclusivé.

Concordam?

RP
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por dfviegas » 18/12/2013 14:06

comecei hoje de manhã a fazer as menos valias com a venda da sonae industria. Acho que este ano o fazer menos valias para não pagar os 28% sejá uma boa opção, porque vivo na esperança que o imposto sobre as mais valias num futuro próximo venha a diminuir.

Registado: 29/11/2007 2:53

Realizar menos-valias antes do fim do ano - sim ou não?

por Elias » 18/12/2013 13:51

Um assunto que é abordado com alguma frequência é o de realizar menos-valias antes do fim do ano (isto é, de fechar posições perdentes antes de terminar o ano, de modo a obter uma vantagem fiscal).

Em minha opinião, não é líquido que exista uma vantagem fiscal de realizar as menos-valias antes do fim do ano, sendo necessário que cada um faça uma avaliação do resultado do exercício, de preferência antes de o ano terminar. Isto pode ser feito com recurso a um simulador, ver por exemplo aqui.

Há vários cenários possíveis:

1. Sem englobamento
Não havendo englobamento, as mais-valias são todas tributadas à mesma taxa: 28%. O que é importante aqui é determinar se o saldo do ano vai ser positivo ou negativo, bastando para isso somar as mais e as menos-valias dos negócios concluídos no ano em curso.

1.1 O saldo do ano de mais-valias (Anexo G) é negativo
Neste caso não há qualquer vantagem fiscal em realizar menos-valias, pois não irá ser pago qualquer imposto; poderá ser preferível esperar por Janeiro para fechar a posição; contudo tratando-se de uma posição perdente, é necessário avaliar se a situação técnica do título se está a degradar ou não, pois se for o caso corre-se o risco de a menos-valia resultante da decisão de vender vir a superar a vantagem fiscal pelo imposto que não é pago.

1.2 O saldo do ano de mais-valias (Anexo G) é positivo
Nesta situação a realização da menos-valia resultará num menor rendimento tributável e, consequentemente, em menos imposto; é claro que neste caso, se tudo o resto se mantiver, e se o ano seguinte também tiver saldo positivo, o imposto acabará por ser pago no ano que vem; mas lá diz o ditado "pagar e morrer quanto mais tarde melhor". :D

2. Com englobamento
Havendo englobamento de rendimentos, e partindo do princípio que há outros rendimentos, logo há algum imposto a pagar, as contas são menos simples. Convirá aqui determinar qual o escalão de rendimentos que irá corresponder aos rendimentos do ano. E convirá também apurar qual o escalão de rendimentos esperado para o próximo ano.
Várias hipóteses se colocam:
- se o escalão de rendimentos esperado para o próximo ano é superior (por exemplo porque espera uma receita extraordinária ou vai recomeçar a trabalhar ou obteve uma nova fonte de rendimento), nesse caso poderá ser preferível realizar a menos-valia no próximo ano, pois isso permitirá recuperar mais imposto - por exemplo se o contribuinte está nos 28,5% e espera passar para os 37%, então se a menos-valia for realizada no próximo ano, há um "ganho" de 8,5% em termos fiscais - se estivermos a falar de uma menos-valia de 500 euros, por exemplo, isto equivale a 42,5 euros, fora comissões;
- se o escalão esperado para o IRS for inferior (porque ficou desempregado, ou vai perder outros rendimentos), então recuperar-se-á mais imposto se a menos-valia for realizada até ao fim deste ano;
- por último, se o escalão esperado for igual, então aplica-se a máxima referida em 1.2

Convém também lembrar que no caso da opção pelo englobamento as menos-valias de um dado ano podem ser deduzidas às mais-valias do ano seguinte.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], Google Adsense [Bot], OCTAMA, TTM62 e 225 visitantes