Leilão de fecho - e.g. PTI
11 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Leilão de fecho - e.g. PTI
exacto. corrobora o exemplo do Tiago.
entendido esses valores aparentemente anormais
thanks!
entendido esses valores aparentemente anormais
thanks!
canguru Escreveu:certo, Marco et al (e agradeço o link)! julgo saber a generalidade da formação de preços e sua prioridade (fora dos leilões de abertura e fecho).
o que a mim me faz confusão são determinados valores (a) e b))
a) venda a 2.562
b) compra a 2.82
dai continuar sem entender a razão que vocês apontaram
Canguru, enquanto o leilão está a decorrer tu não sabes exactamente em que valor ele vai terminar (tens porém uma ideia da gama de valores em que provavelmente se vai situar).
Supõe que a acção xis deverá fechar por volta dos 5 euros e tu pretendes comprar (a menos que o fecho de repente, por qualquer anormalidade, dispare e vá terminar num valor muito elevado para o teu "gosto"). Estás determinado a comprar, para o que serviria uma ordem ao melhor. Mas podes optar por uma solução alternativa e mais segura que é colocar a ordem de compra com um valor confortável e que te garante a compra para a generalidade dos cenários e evita a compra em cenários indesejáveis.
Assim, colocas uma ordem de compra por exemplo a 5.20. Isto é praticamente o mesmo que colocares uma ordem ao melhor dado que o fecho vai ser pelos 5 euros, centimos para trás ou para a frente. Mas se por acaso o leilão se desiquilibrar e acabar a fechar, sei lá, 5,25 euros, então a tua ordem não é executada. Ela só é executada de 5,20 euros para baixo (e é executada ao valor a que se der o fecho, se for 4,98 é a 4,98 que compras as acções).
Assim, em termos práticos, a ordem funciona da seguinte forma:
> até 5,19 funciona como uma ordem a melhor e terá sido executada com toda a certeza (para qualquer valor, a esse valor);
> para fechos exactamente a 5,20 pode ser executada ou não (dependendo das ofertas de cada lado) - é possível não ser executada se sobrarem muitas ordens do lado da compra tendo sido esgotada a venda para 5.20 e dependendo da posição da ordem;
> para fechos de 5.21 (inclusivé) para cima, a ordem nunca é executada.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
tiagopt Escreveu:Canguru,
Eu faço esse tipo de ordens com alguma frequência, sempre que quero mesmo satisfazer uma ordem.
Vou exemplificar, talvez seja mais fácil de compreender. Imagina que quero comprar portucel e que a cotação está em 3€. Eu quero mesmo comprá-la mas sempre que dou uma ordem ao último preço ela foge-me e sobe um cêntimo. Decido então comprar ao melhor, para a apanhar sem mais demoras. Se houver falta de liquidez e não houver ninguém que queira vender a 3 euros corro o risco de comprar a 3,5€, por exemplo! Basta não haver nenhuma ordem até esse valor (nas obrigações é frequente). Então o que é que eu faço? Dou uma ordem de compra a 3,10€. O mais provável é ela ser satisfeita a 3€ ou a 3,01 ou a 3,02 ou a 3,03 (...). Porque a minha ordem vai ser satisfeita pela ordem de venda disponível ao preço mais baixo. Mas se por acaso não houver nenhuma ordem de venda até aos 3,5€ eu não vou ter de comprar o título 50 cêntimos acima do último preço. O meu limite, caso as coisas corram muito mal, é pagar 10 cêntimos acima do último preço de custo. Por isso digo que é uma ordem "tipo" ao melhor. Para todos os efeitos é uma ordem ao melhor mas sem o risco de levares uma barretada por falta de liquidez. Este mecanismo é igual tanto para os negócios feitos durante o dia como para os negócios feitos em leilão.
muito bom. limpinho pá!

um abraço, Tiago
Canguru,
Eu faço esse tipo de ordens com alguma frequência, sempre que quero mesmo satisfazer uma ordem.
Vou exemplificar, talvez seja mais fácil de compreender. Imagina que quero comprar portucel e que a cotação está em 3€. Eu quero mesmo comprá-la mas sempre que dou uma ordem ao último preço ela foge-me e sobe um cêntimo. Decido então comprar ao melhor, para a apanhar sem mais demoras. Se houver falta de liquidez e não houver ninguém que queira vender a 3 euros corro o risco de comprar a 3,5€, por exemplo! Basta não haver nenhuma ordem até esse valor (nas obrigações é frequente). Então o que é que eu faço? Dou uma ordem de compra a 3,10€. O mais provável é ela ser satisfeita a 3€ ou a 3,01 ou a 3,02 ou a 3,03 (...). Porque a minha ordem vai ser satisfeita pela ordem de venda disponível ao preço mais baixo. Mas se por acaso não houver nenhuma ordem de venda até aos 3,5€ eu não vou ter de comprar o título 50 cêntimos acima do último preço. O meu limite, caso as coisas corram muito mal, é pagar 10 cêntimos acima do último preço de custo. Por isso digo que é uma ordem "tipo" ao melhor. Para todos os efeitos é uma ordem ao melhor mas sem o risco de levares uma barretada por falta de liquidez. Este mecanismo é igual tanto para os negócios feitos durante o dia como para os negócios feitos em leilão.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
certo, Marco et al (e agradeço o link)! julgo saber a generalidade da formação de preços e sua prioridade (fora dos leilões de abertura e fecho).
a) venda a 2.562
b) compra a 2.82
já agora, depois do fecho (16:30) só são efetuadas transações ao preço a que a acção tinha a essa hora, certo?
faço 95% das minhas compras 16:20-30 e só por 1-2 vezes tive de comprar em leilão, sendo que por via das dúvidas coloquei ordem de compra ao preço de fecho (como havia vendedores..., houve transação)
a) venda a 2.562
b) compra a 2.82
tiagopt Escreveu:A e B: são ordens "tipo" ao melhor mas com um valor travão de segurança, em caso de falta de liquidez.
MarcoAntonio Escreveu:De qq das formas, quem coloca esses valores não quer necessariamente comprar a esses valores (provavelmente, quer garantir a compra ou venda, mas dentro de um certo limite).
já agora, depois do fecho (16:30) só são efetuadas transações ao preço a que a acção tinha a essa hora, certo?
faço 95% das minhas compras 16:20-30 e só por 1-2 vezes tive de comprar em leilão, sendo que por via das dúvidas coloquei ordem de compra ao preço de fecho (como havia vendedores..., houve transação)

Devo ter mais por aí (pois já expliquei o processo várias vezes) mas uma delas com exemplos práticos (é mais fácil assimilar o processo e o efeito de determinadas ordens olhando para exemplos) encontra-se aqui:
viewtopic.php?f=3&t=57613&p=373815#p373815
Só há um único preço de fecho e as ordens são executadas a esse preço (o preço de equilibrio) desde que cumpram os requisitos necessários para serem executadas, conforme já expliquei acima sucintamente. Os exemplos práticos ajudarão a entender melhor.
Aplicam-se as prioridades habituais (primeiro as ordens ao melhor, seguidas das ordens com preço limite com as prioridades valor (primeiro) e ordem cronológica (segundo). Por isso, como disse acima, quando se vêm preços bastante afastados do real valor do fecho, estamos com grande probabilidade, conforme disse acima, perante casos onde o comprador/vendedor quer garantir que compra/vende, como se fosse uma ordem ao melhor mas com a diferença de que introduz uma barreira/limite a partir do qual a ordem já não é executada, não vá ocorrer um fecho ou abertura anormais.
E claro, nalguns casos há também erro na introdução do valor (o que suponho que é mais frequente até no fecho ou abertura pois por vezes os investidores estão a introduzir ordens sobre pressão, a seguir o desenrolar do leilão, e com um limite de tempo).
viewtopic.php?f=3&t=57613&p=373815#p373815
Só há um único preço de fecho e as ordens são executadas a esse preço (o preço de equilibrio) desde que cumpram os requisitos necessários para serem executadas, conforme já expliquei acima sucintamente. Os exemplos práticos ajudarão a entender melhor.
Aplicam-se as prioridades habituais (primeiro as ordens ao melhor, seguidas das ordens com preço limite com as prioridades valor (primeiro) e ordem cronológica (segundo). Por isso, como disse acima, quando se vêm preços bastante afastados do real valor do fecho, estamos com grande probabilidade, conforme disse acima, perante casos onde o comprador/vendedor quer garantir que compra/vende, como se fosse uma ordem ao melhor mas com a diferença de que introduz uma barreira/limite a partir do qual a ordem já não é executada, não vá ocorrer um fecho ou abertura anormais.
E claro, nalguns casos há também erro na introdução do valor (o que suponho que é mais frequente até no fecho ou abertura pois por vezes os investidores estão a introduzir ordens sobre pressão, a seguir o desenrolar do leilão, e com um limite de tempo).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
canguru, queria apenas recordar-te uma coisa: Quando dás uma ordem de compra de 1000 acções a 2,80, por exemplo, significa que compras 1000 acções ao melhor preço até 2,8. Não significa que as compres a 2,8.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
As vezes é dificil saber o estado final dos cofres ás 16:35:00, pq ha sempre alguem que da/retira orderns a 1sec do fim.....
Isso depois pode baralhar as tuas contas.
cumps
Isso depois pode baralhar as tuas contas.
cumps
- Registado: 10/7/2013 21:16
Canguru, tenho um post algures (já antiguinho) onde explico o processo. Vou ver se o encontro mas poderá ser difícil pois já tem uns tempos e estará enterrado no forum algures (poupava trabalho, pois a explicação está toda lá).
De qq das formas, quem coloca esses valores não quer necessariamente comprar a esses valores (provavelmente, quer garantir a compra ou venda, mas dentro de um certo limite). As ordens são todas "casadas" desde que cumpram os requisitos para serem executadas sendo que: a) as ao melhor são sempre executadas (cumprem sempre!); as ordens com valor limite dependem do preço de equilibrio final (mas elas próprias competem e influenciam o preço de equilibrio).
O preço de equilibrio é simplesmente aquele que permite o máximo de acções transaccionadas.
De qq das formas, quem coloca esses valores não quer necessariamente comprar a esses valores (provavelmente, quer garantir a compra ou venda, mas dentro de um certo limite). As ordens são todas "casadas" desde que cumpram os requisitos para serem executadas sendo que: a) as ao melhor são sempre executadas (cumprem sempre!); as ordens com valor limite dependem do preço de equilibrio final (mas elas próprias competem e influenciam o preço de equilibrio).
O preço de equilibrio é simplesmente aquele que permite o máximo de acções transaccionadas.
A e B: são ordens "tipo" ao melhor mas com um valor travão de segurança, em caso de falta de liquidez.
C: neste caso não estou certo mas penso que as ordens ao melhor se casam ao preço de referência anterior e as que sejam deliberadamente superiores / inferiores ao preço de referência, como as que apontaste, casam também ao preço de referência.
Abraço
C: neste caso não estou certo mas penso que as ordens ao melhor se casam ao preço de referência anterior e as que sejam deliberadamente superiores / inferiores ao preço de referência, como as que apontaste, casam também ao preço de referência.
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Leilão de fecho - e.g. PTI
epá nunca percebi muito bem como é que funciona a lógica do leilão de fecho, apesar de já ter feito uma ou outra compra nessa altura embora nunca ligue a esta info - a info que necessito está no preço, and that's it!)
como e.g., trago aqui o leilão da PTI no dia de hoje (23-Set)
ajudem-me lá a entender isto. ora, havia (e com o preço de fecho a 2.725):
- alguém a vender 315 acções ao melhor;
- 2 a vender a 2.562
- 3 compradores ao melhor
- 1 comprador a 2.82
por pontos:
a) porque é que alguém haveria de querer vender a 2.562?
b) porque é que alguém haveria de querer comprar a 2.82 ?
c) no final só as ordem ao melhor se casam, certo? e ao preço de fecho (2.725), certo?
como e.g., trago aqui o leilão da PTI no dia de hoje (23-Set)
ajudem-me lá a entender isto. ora, havia (e com o preço de fecho a 2.725):
- alguém a vender 315 acções ao melhor;
- 2 a vender a 2.562
- 3 compradores ao melhor
- 1 comprador a 2.82
por pontos:
a) porque é que alguém haveria de querer vender a 2.562?
b) porque é que alguém haveria de querer comprar a 2.82 ?
c) no final só as ordem ao melhor se casam, certo? e ao preço de fecho (2.725), certo?
- Anexos
-
- leilao.bmp (280.81 KiB) Visualizado 1818 vezes
11 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], Jonas74, jprgodinho, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, rg7803, Tiago2006, yggy e 222 visitantes