Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Leilão de fecho - e.g. PTI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Leilão de fecho - e.g. PTI

por canguru » 23/9/2013 22:16

exacto. corrobora o exemplo do Tiago.

entendido esses valores aparentemente anormais

thanks!

Registado: 6/4/2008 22:41

por MarcoAntonio » 23/9/2013 22:14

canguru Escreveu:certo, Marco et al (e agradeço o link)! julgo saber a generalidade da formação de preços e sua prioridade (fora dos leilões de abertura e fecho).

o que a mim me faz confusão são determinados valores (a) e b))

a) venda a 2.562
b) compra a 2.82

dai continuar sem entender a razão que vocês apontaram

Canguru, enquanto o leilão está a decorrer tu não sabes exactamente em que valor ele vai terminar (tens porém uma ideia da gama de valores em que provavelmente se vai situar).

Supõe que a acção xis deverá fechar por volta dos 5 euros e tu pretendes comprar (a menos que o fecho de repente, por qualquer anormalidade, dispare e vá terminar num valor muito elevado para o teu "gosto"). Estás determinado a comprar, para o que serviria uma ordem ao melhor. Mas podes optar por uma solução alternativa e mais segura que é colocar a ordem de compra com um valor confortável e que te garante a compra para a generalidade dos cenários e evita a compra em cenários indesejáveis.

Assim, colocas uma ordem de compra por exemplo a 5.20. Isto é praticamente o mesmo que colocares uma ordem ao melhor dado que o fecho vai ser pelos 5 euros, centimos para trás ou para a frente. Mas se por acaso o leilão se desiquilibrar e acabar a fechar, sei lá, 5,25 euros, então a tua ordem não é executada. Ela só é executada de 5,20 euros para baixo (e é executada ao valor a que se der o fecho, se for 4,98 é a 4,98 que compras as acções).

Assim, em termos práticos, a ordem funciona da seguinte forma:

> até 5,19 funciona como uma ordem a melhor e terá sido executada com toda a certeza (para qualquer valor, a esse valor);

> para fechos exactamente a 5,20 pode ser executada ou não (dependendo das ofertas de cada lado) - é possível não ser executada se sobrarem muitas ordens do lado da compra tendo sido esgotada a venda para 5.20 e dependendo da posição da ordem;

> para fechos de 5.21 (inclusivé) para cima, a ordem nunca é executada.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por canguru » 23/9/2013 22:12

tiagopt Escreveu:Canguru,
Eu faço esse tipo de ordens com alguma frequência, sempre que quero mesmo satisfazer uma ordem.
Vou exemplificar, talvez seja mais fácil de compreender. Imagina que quero comprar portucel e que a cotação está em 3€. Eu quero mesmo comprá-la mas sempre que dou uma ordem ao último preço ela foge-me e sobe um cêntimo. Decido então comprar ao melhor, para a apanhar sem mais demoras. Se houver falta de liquidez e não houver ninguém que queira vender a 3 euros corro o risco de comprar a 3,5€, por exemplo! Basta não haver nenhuma ordem até esse valor (nas obrigações é frequente). Então o que é que eu faço? Dou uma ordem de compra a 3,10€. O mais provável é ela ser satisfeita a 3€ ou a 3,01 ou a 3,02 ou a 3,03 (...). Porque a minha ordem vai ser satisfeita pela ordem de venda disponível ao preço mais baixo. Mas se por acaso não houver nenhuma ordem de venda até aos 3,5€ eu não vou ter de comprar o título 50 cêntimos acima do último preço. O meu limite, caso as coisas corram muito mal, é pagar 10 cêntimos acima do último preço de custo. Por isso digo que é uma ordem "tipo" ao melhor. Para todos os efeitos é uma ordem ao melhor mas sem o risco de levares uma barretada por falta de liquidez. Este mecanismo é igual tanto para os negócios feitos durante o dia como para os negócios feitos em leilão.

muito bom. limpinho pá! :D

um abraço, Tiago

por tiagopt2 » 23/9/2013 22:09

Canguru,
Eu faço esse tipo de ordens com alguma frequência, sempre que quero mesmo satisfazer uma ordem.
Vou exemplificar, talvez seja mais fácil de compreender. Imagina que quero comprar portucel e que a cotação está em 3€. Eu quero mesmo comprá-la mas sempre que dou uma ordem ao último preço ela foge-me e sobe um cêntimo. Decido então comprar ao melhor, para a apanhar sem mais demoras. Se houver falta de liquidez e não houver ninguém que queira vender a 3 euros corro o risco de comprar a 3,5€, por exemplo! Basta não haver nenhuma ordem até esse valor (nas obrigações é frequente). Então o que é que eu faço? Dou uma ordem de compra a 3,10€. O mais provável é ela ser satisfeita a 3€ ou a 3,01 ou a 3,02 ou a 3,03 (...). Porque a minha ordem vai ser satisfeita pela ordem de venda disponível ao preço mais baixo. Mas se por acaso não houver nenhuma ordem de venda até aos 3,5€ eu não vou ter de comprar o título 50 cêntimos acima do último preço. O meu limite, caso as coisas corram muito mal, é pagar 10 cêntimos acima do último preço de custo. Por isso digo que é uma ordem "tipo" ao melhor. Para todos os efeitos é uma ordem ao melhor mas sem o risco de levares uma barretada por falta de liquidez. Este mecanismo é igual tanto para os negócios feitos durante o dia como para os negócios feitos em leilão.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por canguru » 23/9/2013 21:55

certo, Marco et al (e agradeço o link)! julgo saber a generalidade da formação de preços e sua prioridade (fora dos leilões de abertura e fecho).

o que a mim me faz confusão são determinados valores (a) e b))

a) venda a 2.562
b) compra a 2.82

dai continuar sem entender a razão que vocês apontaram

tiagopt Escreveu:A e B: são ordens "tipo" ao melhor mas com um valor travão de segurança, em caso de falta de liquidez.

MarcoAntonio Escreveu:De qq das formas, quem coloca esses valores não quer necessariamente comprar a esses valores (provavelmente, quer garantir a compra ou venda, mas dentro de um certo limite).

já agora, depois do fecho (16:30) só são efetuadas transações ao preço a que a acção tinha a essa hora, certo?

faço 95% das minhas compras 16:20-30 e só por 1-2 vezes tive de comprar em leilão, sendo que por via das dúvidas coloquei ordem de compra ao preço de fecho (como havia vendedores..., houve transação) ;)

por MarcoAntonio » 23/9/2013 17:47

Devo ter mais por aí (pois já expliquei o processo várias vezes) mas uma delas com exemplos práticos (é mais fácil assimilar o processo e o efeito de determinadas ordens olhando para exemplos) encontra-se aqui:

viewtopic.php?f=3&t=57613&p=373815#p373815

Só há um único preço de fecho e as ordens são executadas a esse preço (o preço de equilibrio) desde que cumpram os requisitos necessários para serem executadas, conforme já expliquei acima sucintamente. Os exemplos práticos ajudarão a entender melhor.

Aplicam-se as prioridades habituais (primeiro as ordens ao melhor, seguidas das ordens com preço limite com as prioridades valor (primeiro) e ordem cronológica (segundo). Por isso, como disse acima, quando se vêm preços bastante afastados do real valor do fecho, estamos com grande probabilidade, conforme disse acima, perante casos onde o comprador/vendedor quer garantir que compra/vende, como se fosse uma ordem ao melhor mas com a diferença de que introduz uma barreira/limite a partir do qual a ordem já não é executada, não vá ocorrer um fecho ou abertura anormais.

E claro, nalguns casos há também erro na introdução do valor (o que suponho que é mais frequente até no fecho ou abertura pois por vezes os investidores estão a introduzir ordens sobre pressão, a seguir o desenrolar do leilão, e com um limite de tempo).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 23/9/2013 17:43

canguru, queria apenas recordar-te uma coisa: Quando dás uma ordem de compra de 1000 acções a 2,80, por exemplo, significa que compras 1000 acções ao melhor preço até 2,8. Não significa que as compres a 2,8.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bossa » 23/9/2013 17:40

As vezes é dificil saber o estado final dos cofres ás 16:35:00, pq ha sempre alguem que da/retira orderns a 1sec do fim.....
Isso depois pode baralhar as tuas contas.

cumps

Registado: 10/7/2013 21:16

por MarcoAntonio » 23/9/2013 17:36

Canguru, tenho um post algures (já antiguinho) onde explico o processo. Vou ver se o encontro mas poderá ser difícil pois já tem uns tempos e estará enterrado no forum algures (poupava trabalho, pois a explicação está toda lá).

De qq das formas, quem coloca esses valores não quer necessariamente comprar a esses valores (provavelmente, quer garantir a compra ou venda, mas dentro de um certo limite). As ordens são todas "casadas" desde que cumpram os requisitos para serem executadas sendo que: a) as ao melhor são sempre executadas (cumprem sempre!); as ordens com valor limite dependem do preço de equilibrio final (mas elas próprias competem e influenciam o preço de equilibrio).

O preço de equilibrio é simplesmente aquele que permite o máximo de acções transaccionadas.
Imagem

Administrador Fórum

por tiagopt2 » 23/9/2013 17:30

A e B: são ordens "tipo" ao melhor mas com um valor travão de segurança, em caso de falta de liquidez.
C: neste caso não estou certo mas penso que as ordens ao melhor se casam ao preço de referência anterior e as que sejam deliberadamente superiores / inferiores ao preço de referência, como as que apontaste, casam também ao preço de referência.
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

Leilão de fecho - e.g. PTI

por canguru » 23/9/2013 17:07

epá nunca percebi muito bem como é que funciona a lógica do leilão de fecho, apesar de já ter feito uma ou outra compra nessa altura embora nunca ligue a esta info - a info que necessito está no preço, and that's it!)

como e.g., trago aqui o leilão da PTI no dia de hoje (23-Set)

ajudem-me lá a entender isto. ora, havia (e com o preço de fecho a 2.725):

- alguém a vender 315 acções ao melhor;
- 2 a vender a 2.562

- 3 compradores ao melhor
- 1 comprador a 2.82

por pontos:
a) porque é que alguém haveria de querer vender a 2.562?
b) porque é que alguém haveria de querer comprar a 2.82 ?
c) no final só as ordem ao melhor se casam, certo? e ao preço de fecho (2.725), certo?
Anexos
leilao.bmp
leilao.bmp (280.81 KiB) Visualizado 1823 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], jprgodinho, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, PMP69, yggy e 196 visitantes