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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
sem2006 Escreveu:Tenho a certeza que o Prius a fazer os mesmos percursos que tu fazes, faria 3,5l/100 ou mesmo menos.
Uma vez que o preço do gasóleo é 10% mais baixo que o preço da gasolina o Prius teria de fazer 3.3 aos 100 (+/-) só para ser equivalente em termos de $ por cada 100km! Estou apenas a falar consumos, não ponho o resto em questão!!
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"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Tenho a certeza que o Prius a fazer os mesmos percursos que tu fazes, faria 3,5l/100 ou mesmo menos. O record nacional no prius 2G é de 1536km com um depósito de 45l.
Eu mesmo tenho situações onde já fiz 3,5l/100. Ainda na passada quinta-feira, fui de Condeixa à praia da Tocha, andei por lá às voltas, voltei para Condeixa e num total de 170km fiz uma média de 3,5l/100.
Se vamos falar em revisões feitas em casa, o mesmo se pode fazer para o Prius (mudar o óleo e filtro é igual para qualquer carro).
Depois há outro ponto a considerar: estás a compara um 206 (gama inferior) com um Prius. Compara só os pesos de cada um, e logo vês as diferenças
Eu mesmo tenho situações onde já fiz 3,5l/100. Ainda na passada quinta-feira, fui de Condeixa à praia da Tocha, andei por lá às voltas, voltei para Condeixa e num total de 170km fiz uma média de 3,5l/100.
Se vamos falar em revisões feitas em casa, o mesmo se pode fazer para o Prius (mudar o óleo e filtro é igual para qualquer carro).
Depois há outro ponto a considerar: estás a compara um 206 (gama inferior) com um Prius. Compara só os pesos de cada um, e logo vês as diferenças

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
sem2006 Escreveu:Lamento dizer-te: estás enganado e muito..compensam e bem, especialmente a longo prazo. Antes de ter o Prius, tinha um corsa diesel que graças ao maldito FAP (filtro activo de particulas), tinha médias sempre na casa dos 5,6 a 5,8 litros. Com Prius ando com médias na casa dos 3,5 aos 4,2 litros. Fica aqui uma imagem da média da minha viagem de Condeixa à Guarda, hoje:
Cada caso é um caso... e sendo assim subscrevo o que diz o Marco e o Atomez - pequenos diesels modernos, associados a uma condução cuidadosa, fazem "milagres".
Para contrapor à tua imagem, aqui ficam 3 minhas. Trata-se da info após ter zerado os contadores quando atestei o depósito da última vez (meti +- 50 litros, estava na reserva).
Distância percorrida até agora:
Autonomia restante (nota: este valor em estrada seria cerca de 40 km superior - ele baixa drasticamente sempre que chego a casa, porque o último km é uma grande subida a puxar):
Média consumida:
sem2006 Escreveu:Depois existe outro conjunto de pontos que a maior parte das pessoas esquece, que está relacionada com a manutenção. Num Prius(ou qualquer outro veículo com a tecnologia HSD):
- Não existe embraiagem, logo não há custos com a sua substituição
- Não há correias de distribuição
- Grande parte da travagem é feita de forma regenerativa, logo os calços duram muito mais.
Acredito que as manutenções sejam mais acessíveis mas, mais uma vez, cada caso é um caso:
- Embraiagem tenho, e obviamente se chegar a hora dela, lá terá de ser;
- Correia (corrente) de distribuição existe, mas está programada ser trocada a cada 240 mil km (dá bem para a vida do veículo);
- Calços, vou com 90 mil km com os de origem, ainda com uns 30% de piso (pelo andar da coisa, uma muda faz a vida do carro).
MarcoAntonio Escreveu:Sem2006, olha que um diesel de última geração também faz médias inferiores a 5L. Os motores diesel dos Peugeot 308 são conhecidos pela sua economia por exemplo, entre outros.
E as médias que tu referes também são resultado da tua condução económica.
Portanto, teria de se comparar com a mesma condução em alternativas diesel económicas. Vais encontrar alternativas diesel em que o preço por kilómetro fica muito semelhante. Nalguns casos até mais baixo (pelo menos em Portugal com os nossos preços de gasolina e diesel).
My point exactly.
No meu caso, é exactamente um motor diesel Peugeot... 206 1.4 hdi.
Mas mais que isso, depende muito do tipo de percurso, e do tipo de condução.
Estas médias que mostrei incluem aproximadamente:
- 10% cidade;
- 20% AE (mais precisamente fim da A1, VCI e Via Norte, portanto sempre entre 80 e 110km/h);
- 70% nacionais.
O tipo de percurso e o meu tipo de condução permitem obter aqueles valores que indiquei... e justificam também como uns pneus da frente me duraram 80 mil km, e os calços já vão em 90 mil km.
Pé leve, mudança óptima para a velocidade, evitar ao máximo acelerações bruscas, prever os abrandamentos e paragens levantando o pé bem antes e quase não ter de travar... faz tudo parte destes números.
Ainda me lembro de ter tido 20 anos, e em carro do mesmo segmento, ter gasto um par de pneus em 15 mil km, e correspondentes calços em 25 mil km!

sem2006 Escreveu:Marco, é preciso ver quais as circunstâncias em cada caso..Nos diesel actuais, coloca-os a fazer percursos de cidade ou percursos curtos, começam logo a piorar consumos ou ficar "aflitos" com os FAP. Os FAP são o novo cancro dos carros diesel actuais. Basta perder uns minutos pelos fóruns de automóveis, para ver a quantidade de pessoas que se quer ver livre do FAP.
Obviamente, quem tenha carro com FAP (o meu não tem) e faça apenas cidade, está "lixado", pois este terá de regenerar de tempos a tempos, e se isso acontece em cidade, nota logo uma grande perda de potência e aumento de consumos...
Mas olha que eu ando também pelos foruns auto, e não é por esse motivo que vejo muito gente a ver-se livre do FAP... é mesmo pelo custo de manutenção do mesmo - quando chega a hora, apanham um susto!

sem2006 Escreveu:Depois, como eu disse, temos de atentar também aos custos de manutenção, que são muito mais elevados nos carros diesel.
Como disse, suponho que sim em relação aos híbridos, mas dou um exemplo de como é relativo entre diesel e gasolina:
- Eu faço a cada 2 anos uma manutenção em que gasto +- 50€ (diesel, 206 1.4 hdi) - de 6 em 6 anos, uma mais dispendiosa;
- O meu pai faz a cada 2 anos uma manutenção em que gasta mais de 200€ (gasolina, 207 1.4 VTI sport).
"Where's the catch?"
- Eu compro o material (é apenas óleo e filtro de óleo) e mudo eu próprio;
- O meu pai leva-o à Peugeot e... está tudo dito (óleo a 100€, atesto disto e daquilo cobrado, etc)
Mas ainda assim, essa mesma manutenção não ficaria mais cara na Peugeot - ambas são filtro e óleo, atesto de níveis e mão de obra.
Resumindo, isto tudo é apenas para fazer valer que, contra a opção híbrido, a opção "pequeno diesel", mesmo que com custos de manutenção superior, se associada a certos cuidados, pode perfeitamente equiparar-se.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
O Ampera não é muito bom, por ser um híbrido do tipo série. O Prius consegue juntar a tecnologia série com a paralela, juntando o melhor dos dois mundos...
A titulo de curiosidade, o record mundial num prius 2G é detido por um Japonês que conseguiu fazer 3000 e tal km com um único depósito (só uma pequena diferença: no modelo Japonês e Americano, o depósito leva 60l, enquanto que o Europeu leva 45l).

A titulo de curiosidade, o record mundial num prius 2G é detido por um Japonês que conseguiu fazer 3000 e tal km com um único depósito (só uma pequena diferença: no modelo Japonês e Americano, o depósito leva 60l, enquanto que o Europeu leva 45l).
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
O Novo Golf 1.6 TDI bluemotion ainda consome menos Marco:http://www.spritmonitor.de/de/uebersicht/50-Volkswagen/452-Golf.html?fueltype=1&constyear_s=2009&page=2&exactmodel=1.6
Sobre a comparação com plug ins daqui a pouco voltamos ao tesla que de consumo a gasolina tem zero ou então ao ampera que nos primeiros 100km tb tem consumo de 2 litros porque os primeiros 70 são eletricos. E os segundos 100 km??
Sobre a comparação com plug ins daqui a pouco voltamos ao tesla que de consumo a gasolina tem zero ou então ao ampera que nos primeiros 100km tb tem consumo de 2 litros porque os primeiros 70 são eletricos. E os segundos 100 km??
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
caracinha Escreveu:o preço km de um veiculo não pode ser só estimado com o valor do combustível também tem de contar as manutenções e os híbridos não podem entrar pois tem manutenções muito caras.
Manutenções muito caras? Onde foste buscar essa ideia totalmente errada? Aqui está um exemplo:

Editado pela última vez por sem2006 em 2/8/2013 23:42, num total de 1 vez.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Marco:
Há carros a gasolina e há o Prius. Como te disse, existem muito menos pontos no Prius que num carro a gasolina normal para efectuar manutenção. Quando achar, coloco aqui uma tabela dos preços de revisão do Prius e outros veículos (gasolina e gasóleo) da gama Toyota.
Há carros a gasolina e há o Prius. Como te disse, existem muito menos pontos no Prius que num carro a gasolina normal para efectuar manutenção. Quando achar, coloco aqui uma tabela dos preços de revisão do Prius e outros veículos (gasolina e gasóleo) da gama Toyota.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
o preço km de um veiculo não pode ser só estimado com o valor do combustível também tem de contar as manutenções e os híbridos não podem entrar pois tem manutenções muito caras.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
caracinha Escreveu:na empresa onde trabalho existem cerca de 50 prius que fazem medias muito boas eu próprio tenho um de serviço que e um espetáculo ,e eu sou um mercedista nato
Os Prius têm boas médias, isso não está em questão. O ponto é que existem Diesel com médias extremamente semelhantes (o que em Portugal ainda faz com que o consumo seja mais baixo por kilómetro dado que o gasóleo é cerca de 20 centimos mais barato que a gasolina cá no burgo). É esse o ponto, só.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
na empresa onde trabalho existem cerca de 50 prius que fazem medias muito boas eu próprio tenho um de serviço que e um espetáculo ,e eu sou um mercedista nato 

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
O plug-in não serve de comparação pois não sabemos (não é indicado) quanta carga eléctrica levaram.
Toma nota que eu gosto bastante do Prius (embora não tenha nenhum). Mas aquilo que o Atomez referiu em relação à comparação dos consumos com os diesel, tem muito de verdade. Em relação à manutenção, não vou comentar. Depende muito das marcas e também da experiência individual (eu tenho um Diesel que praticamente nunca vai à oficina e já tive veículos a gasolina e gasto manifestamente menos no Diesel em manutenções do que gastava e gasto - porque também ainda tenho um deles - nos de gasolina). É muito variável e não vou efectuar conclusões gerais.
Toma nota que eu gosto bastante do Prius (embora não tenha nenhum). Mas aquilo que o Atomez referiu em relação à comparação dos consumos com os diesel, tem muito de verdade. Em relação à manutenção, não vou comentar. Depende muito das marcas e também da experiência individual (eu tenho um Diesel que praticamente nunca vai à oficina e já tive veículos a gasolina e gasto manifestamente menos no Diesel em manutenções do que gastava e gasto - porque também ainda tenho um deles - nos de gasolina). É muito variável e não vou efectuar conclusões gerais.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Marco, é preciso ver quais as circunstâncias em cada caso..Nos diesel actuais, coloca-os a fazer percursos de cidade ou percursos curtos, começam logo a piorar consumos ou ficar "aflitos" com os FAP. Os FAP são o novo cancro dos carros diesel actuais. Basta perder uns minutos pelos fóruns de automóveis, para ver a quantidade de pessoas que se quer ver livre do FAP.
Depois, como eu disse, temos de atentar também aos custos de manutenção, que são muito mais elevados nos carros diesel.
Outro ponto que me esqueci de referir foi o turbo. É mais uma peça propensa a futuros problemas e cada vez mais nos carros diesel actuais, onde a tendência é para diminuir a cilindrada (por causa dos impostos, mal aplicados, diga-se de passagem) e puxar pelo motor com turbos cada vez mais complexos (geometria variável, bi-turbo, etc..)
Mas ainda te posso oferecer algo melhor (se bem que já é mais caro):
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... &gearing=3
Depois, como eu disse, temos de atentar também aos custos de manutenção, que são muito mais elevados nos carros diesel.
Outro ponto que me esqueci de referir foi o turbo. É mais uma peça propensa a futuros problemas e cada vez mais nos carros diesel actuais, onde a tendência é para diminuir a cilindrada (por causa dos impostos, mal aplicados, diga-se de passagem) e puxar pelo motor com turbos cada vez mais complexos (geometria variável, bi-turbo, etc..)
Mas ainda te posso oferecer algo melhor (se bem que já é mais caro):
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... &gearing=3
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Já agora, não é exacto mas dá para ter uma ideia aproximada (e trata-se de utilização real):
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... owerunit=2
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... owerunit=2
No canto superior direito podes ver a média, o mínimo e o máximo.
Dentro da mesma gama, o Renault Megane 1.5DCi ainda (gasta um pouco mais que o Peugeot mas não muito). E outros. Em veículos diesel de última geração e para familiares compactos comparáveis ao Prius existem várias opções diesel com baixos consumos, nestas ordens de grandeza.
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... owerunit=2
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... owerunit=2
No canto superior direito podes ver a média, o mínimo e o máximo.
Dentro da mesma gama, o Renault Megane 1.5DCi ainda (gasta um pouco mais que o Peugeot mas não muito). E outros. Em veículos diesel de última geração e para familiares compactos comparáveis ao Prius existem várias opções diesel com baixos consumos, nestas ordens de grandeza.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Sem2006, olha que um diesel de última geração também faz médias inferiores a 5L. Os motores diesel dos Peugeot 308 são conhecidos pela sua economia por exemplo, entre outros.
E as médias que tu referes também são resultado da tua condução económica.
Portanto, teria de se comparar com a mesma condução em alternativas diesel económicas. Vais encontrar alternativas diesel em que o preço por kilómetro fica muito semelhante. Nalguns casos até mais baixo (pelo menos em Portugal com os nossos preços de gasolina e diesel).
E as médias que tu referes também são resultado da tua condução económica.
Portanto, teria de se comparar com a mesma condução em alternativas diesel económicas. Vais encontrar alternativas diesel em que o preço por kilómetro fica muito semelhante. Nalguns casos até mais baixo (pelo menos em Portugal com os nossos preços de gasolina e diesel).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Atomez Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Só há 5 países excepção onde o gasóleo é mais caro e a diferença não chega a ultrapassar os 5 centimos. Em Portugal ronda os 20 centimos, está um pouco acima da média mas dentro de uma política que é genérica na Europa.
Ok. No UK é que o gasóleo é mais caro que a gasolina, no resto é ao contrário.
Então na Europa em geral os híbridos não valem a pena, o diesel fica mais barato.
Lamento dizer-te: estás enganado e muito..compensam e bem, especialmente a longo prazo. Antes de ter o Prius, tinha um corsa diesel que graças ao maldito FAP (filtro activo de particulas), tinha médias sempre na casa dos 5,6 a 5,8 litros. Com Prius ando com médias na casa dos 3,5 aos 4,2 litros. Fica aqui uma imagem da média da minha viagem de Condeixa à Guarda, hoje:

Depois existe outro conjunto de pontos que a maior parte das pessoas esquece, que está relacionada com a manutenção. Num Prius(ou qualquer outro veículo com a tecnologia HSD):
- Não existe embraiagem, logo não há custos com a sua substituição
- Não há correias de distribuição
- Grande parte da travagem é feita de forma regenerativa, logo os calços duram muito mais.
Aconselho também a espreitarem este teste real feito como contraposto a um artigo "científico" (muito pouco, diga-se de passagem) do IST, publicado no expresso:
http://prius-pt.com/cafe/forums/t/1233.aspx
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
MarcoAntonio Escreveu:Só há 5 países excepção onde o gasóleo é mais caro e a diferença não chega a ultrapassar os 5 centimos. Em Portugal ronda os 20 centimos, está um pouco acima da média mas dentro de uma política que é genérica na Europa.
Ok. No UK é que o gasóleo é mais caro que a gasolina, no resto é ao contrário.
Então na Europa em geral os híbridos não valem a pena, o diesel fica mais barato.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Atomez Escreveu:Portugal é um caso excecional no mundo porque, por razões fiscais, o gasóleo é mais barato que a gasolina, apesar de o seu custo de produção ser mais alto. No resto da Europa (tirando Espanha) o gasóleo é mais ou menos ao mesmo preço que a gasolina e nos States é mais caro que a gasolina.
Isso tá um pouco impreciso, Atomez, pois globalmente na Europa dos 28, em média, o gasóleo é mais barato que a gasolina cerca de 15 centimos.
Só há 5 países excepção onde o gasóleo é mais caro e a diferença não chega a ultrapassar os 5 centimos. Em Portugal ronda os 20 centimos, está um pouco acima da média mas dentro de uma política que é genérica na Europa.
20cts+ mais barato...: 4 * * * *
10-20cts mais barato: 8 * * * * * * * *
5-10cts mais barato..: 8 * * * * * * * *
0-5cts mais barato...: 3 * * *
0-5cts mais caro......: 5 * * * * *
À saída da refinaria, o gasóleo é ligeiramente mais barato que a gasolina (uma diferença bastante pequena) mas na esmagadora maioria dos países europeus chega ao cliente final mais barato (e por uma diferença bem maior) por razões de ordem fiscal. Na verdade, nos 28, só três favorecem a gasolina do ponto de vista fiscal se não me falha a memória.
Existem basicamente várias razões porque isto acontece: em primeiro lugar, tradicionalmente, o gasóleo era utilizado no contexto empresarial (transportes de pessoas e mercadorias, em particular); em segundo lugar porque, durante bastante tempo (hoje já não é verdade) existia excedente de gasóleo. Os Estados Unidos nunca abraçaram o consumo do Gasóleo e como maior consumidor de combustíveis auto, puxava a balança dramaticamente para o lado da gasolina. Ora, um barril produz cerca de 40% de gasolina e cerca de 20% de gasóleo (mais uma vez se não me falha a memória, teria de ir verificar) e resultava excedentes em gasóleo. A Europa foi então aproveitando este excedente e nessa altura, o gasóleo saia da refinaria mais barato (não era apenas a carga fiscal que o tornava mais barato). Existem ainda algumas razões técnicas, relacionadas com o rendimento dos motores e o facto dos veículos a gasóleo tenderem a consumir menos portanto deste ponto de vista há também interesse em fomentar o consumo do gasóleo pois desta forma consome-se menos combustível auto.
A contrabalançar isto existe a questão da poluição (há alguma polémica em torno disto dado que existem várias diferenças nas emissões e os automóveis a gasóleo consomem menos litros por quilómetro também mas a tendência geral é para concordar que o gasóleo polui mais, aliás, uma das razões porque os Americanos nunca abraçaram o gasóleo).
Entretanto, ocorreu um fenómeno a que normalmente se chama de "dieselização". Como era mais apelativo, os veículos a gasóleo foram tomando conta do mercado europeu. Por arrasto, o preço do gasóleo à saída da refinaria foi subindo à medida que deixava de existir excedente e os consumos equilibravam. Hoje, os preços são semelhantes, com o gasóleo até a maior parte do tempo a ser um pouco mais caro à saída da refinaria (os preços continuam a variar, por vezes são iguais ou o gasóleo um pouco mais barato, mas a tendência recente é para se manter um pouco acima da gasolina).
Um dos pressupostos para esta política desapareceu (já não há excedente de gasóloe) mas os outros mantém-se.
Isto pode ser verificado aqui no boletim periodicamente actualizado pela Comissão Europeia:
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... s_1664.pdf
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... s_es95.pdf
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... es_die.pdf
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Só para enviar um abraço ao Marco, até a um próximo debate.
Aqui entre nós que o Marco não me "ouve"; considero-o um guru neste assunto, pois é uma pessoa muito conhecedora da informação tornada pública mas, infelizmente, o nosso mundo não funciona só na base dessa informação e existe muita mais que condiciona a tomada de decisões que nos afectam todos os dias.
Acho ques estes carros são essencialmente carros de combustão a que acrescentaram um sistema eléctrico que permite economizar algum combustível em determinadas condições de circulação. O Prius é o melhor nesse aspecto.
Este Yaris é bom para andares na cidade no pára/arranca. Se fores para a estrada gasta tanto ou mais que os modelos convencionais.
Vê aqui por exemplo:
http://blogs.km77.com/arturoandres/4786/prueba-de-consumo-hibrido-108-toyota-yaris-hybrid/
Em geral acho os automóveis híbridos e os de extensão de autonomia só uma forma da industria automóvel nos continuar a vender os seus motores de combustão e mais uma série de aparelhagem eléctrica e atrasar o aparecimento no mercado dos automoveis 100% eléctricos.
Aqui entre nós que o Marco não me "ouve"; considero-o um guru neste assunto, pois é uma pessoa muito conhecedora da informação tornada pública mas, infelizmente, o nosso mundo não funciona só na base dessa informação e existe muita mais que condiciona a tomada de decisões que nos afectam todos os dias.
... o que é que pensam dos híbridos da toyota nomeadamente em carros pequenos como o yaris?
Acho ques estes carros são essencialmente carros de combustão a que acrescentaram um sistema eléctrico que permite economizar algum combustível em determinadas condições de circulação. O Prius é o melhor nesse aspecto.
Este Yaris é bom para andares na cidade no pára/arranca. Se fores para a estrada gasta tanto ou mais que os modelos convencionais.
Vê aqui por exemplo:
http://blogs.km77.com/arturoandres/4786/prueba-de-consumo-hibrido-108-toyota-yaris-hybrid/
Em geral acho os automóveis híbridos e os de extensão de autonomia só uma forma da industria automóvel nos continuar a vender os seus motores de combustão e mais uma série de aparelhagem eléctrica e atrasar o aparecimento no mercado dos automoveis 100% eléctricos.
Devagar se vai ao longe
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Tridion Escreveu:E agora uma opinião dos entendidos para quebrar um pouco a argumentação que está decorrer, o que é que pensam dos híbridos da toyota nomeadamente em carros pequenos como o yaris?
A opinião que tenho sobre os híbridos, como o Prius ou Yaris, é que em Portugal não valem a pena.
Isto porque não são competitivos face aos diesel. Os consumos dos diesel atuais são idênticos aos dos híbridos e, no caso português, o gasóleo é mais barato que a gasolina. Com a agravante de um híbrido ser ainda mais caro que um diesel idêntico, como é o caso do Yaris.
Portugal é um caso excecional no mundo porque, por razões fiscais, o gasóleo é mais barato que a gasolina, apesar de o seu custo de produção ser mais alto. No resto da Europa (tirando Espanha) o gasóleo é mais ou menos ao mesmo preço que a gasolina e nos States é mais caro que a gasolina.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
E agora uma opinião dos entendidos para quebrar um pouco a argumentação que está decorrer, o que é que pensam dos híbridos da toyota nomeadamente em carros pequenos como o yaris?
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Al_Trader Escreveu:Marco, realmente achas que conheces todas as razões para os grandes construtores não oferecerem automóveis eléctricos com autonomia acima dos 200 Kms ? Pois eu acho que não precisamos discutir nada de muito técnico
Sim , o melhor é mesmo passar por cima deles todos e ignora-los completamente (como tu fazes).
Al_Trader Escreveu:
(...) o facto por si só importante de uns oferecerem e outros não;
Isto já foi discutido até à exaustão. Eu francamente acho que tu nem sequer lês os posts...
Um abraço, tudo de bom para ti e encontramo-nos noutro debate qualquer.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
tu não podes olhar para autonomia e porque a achas reduzida, começares a elaborar porque não oferecem maiores sem efectuar nenhuma consideração (técnico-prática) de porque é que as ofertas de capacidade/autonomia não são maiores. Quando as razões são perfeitamente conhecidas.
Marco, realmente achas que conheces todas as razões para os grandes construtores não oferecerem automóveis eléctricos com autonomia acima dos 200 Kms ? Pois eu acho que não precisamos discutir nada de muito técnico (e ficar enredados, neste caso perdemos a noção "da floresta para olhar para uma árvore") sobre isso pois o que se passa é o facto por si só importante de uns oferecerem e outros não; nota na tabela que colocas-te aqui à pouco, todos os modelos de grandes construtoras - assinalei com um quadrado laranja - como Mitsubishi, Nissan, BMW, General Motors, Toyota, Ford oferecem modelos com baterias abaixo dos 30 KWs mas há dois construtores pequenos que propõe modelos com baterias maiores que 30 KW a Coda e a Tesla - assinalei a verde. Acho ser senso comum que devido ao tempo de carga, o tamanho da bateria é fundamental para a utilidade de um automóvel electrico. É a explicação para isto é que queria que desses mas sinceramente acho impossível porque simplesmente não são públicas e tu como pessoa racional não queres fazer suposições.
Afinal quem compra um automóvel é para poder andar com ele o mâximo de quilómetros sem precisar de abastecer (recarregar) e este aspecto os grandes construtores não querem cumprir assinalando que os automóveis ficam excessivamente pesados ou perdem a capacidade da bagagem. Como sabes a Tesla já resolveu praticamente o problema da bateria ocupar muito espaço, fazendo com a própria bateria seja a parte de baixo do carro e melhorando o centro de gravidade.
Assim sendo acho que fica explícito o meu ponto de vista.
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Devagar se vai ao longe
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Al_Trader Escreveu:... (a propósito o Tesla S custa 70000€ e não 100000€ como dizes !
Mete-lhe o IVA e mais o IA em cima!
Note-se que do outro lado do lago os preços públicos são apresentados sem impostos.
Mesmo nos States o PVP não é esse porque ainda leva com o sales tax que varia conforme o estado e a localidade e anda entre os 7% e os 10%.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Encontrei, aqui vai em anexo.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Al_Trader Escreveu:Marco
Olho para a autonomia porque é o calcanhar de aquiles de um automóvel.
Aqui a questão é apenas esta: tu não podes olhar para autonomia e porque a achas reduzida, começares a elaborar porque não oferecem maiores sem efectuar nenhuma consideração (técnico-prática) de porque é que as ofertas de capacidade/autonomia não são maiores. Quando as razões são perfeitamente conhecidas.
Mas enquanto as marcas estão a lidar com problemas reais e tentam oferecer o melhor possível no estágio actual da evolução ao mesmo tempo que tentam manter o produto comerciável, tu elaboras sobre hipóteses virtuais e não tens de te preocupar com mais nada. Pior do que ter, fazes o favor de ignorar toda e qualquer questão e no post a seguir voltas a escrever a mesma coisa.
Como se as marcas oferecessem aquelas capacidades de propósito, a gosto, só para convencer a malta que o eléctrico é mais fraco.
Al_Trader Escreveu:
Mas então concordamos que a Tesla conseguiu meter 85KW (são mais de 400 Km de autonomia) no Tesla S (equivalente a um Audi A8 ou BMW serie 6 ou 7) coisa que esses construtores e outros não fizeram até agora !
Que a Tesla está a oferecer isso (e de momento é a única) não é coisa para concordar ou discordar, é o facto que está na origem de toda a discussão. O debate nunca foi sobre se isso é verdade ou não.
Ao certo o que é que queres discutir neste ponto? Uma startup que se destina exclusivamente a desenvolver puros eléctricos ao fim de 10 anos coloca no mercado uma Berlina com uma autonomia que é na ordem de metade de uma berlina equivalente. A tecnologia ainda tem alguns percalços (por exemplo, de momento, os proprietários têm de ligar os seus automóveis todos os dias à tomada caso contrário perde alguma autonomia; outro aspecto ainda, apesar de marcarem pontos nesse capítulo, ainda são baterias que demoram bastante a carregar, muito mais do que abastecer um veículo convencional).
É um passo em frente, não é um passo atrás. E isso nunca esteve em questão. Eu nunca falei em momento algum mal da Tesla nem nunca desmereci o que tem feito. O que se passa é o oposto, tu tens vindo a argumentar e a insistir que as restantes marcas têm deliberadamente atrasado a evolução.
A Tesla não é a única a dar passos em frente. Antes da Tesla, a Toyota (com uma tecnologia de transição) e a Nissan (com uma outra oferta com intenção de venda em massa, num veículo situado no sector que mais vende que são os familiares compactos) deram igualmente passos que são - pelo menos! - tão significativos como os da Tesla.
Contudo, tu descreves essas ofertas como deliberadamente inferiores. Como se a Nissan oferecesse 24KWh só para chatear a malta. Como se fosse simples (e não existisse problema algum) em enfiar uma bateria de 65 ou 80KWh num Leaf e não se passasse nada. Como se fosse sequer viável e aquilo continuar a ser um Leaf com bagageira e capaz de transportar 4 ou 5 adultos.
Qual é o teu argumento? Que deviam ter oferecido antes uma alternativa diferente? Um automóvel de 2 toneladas e 5 metros de comprimento como a Tesla?
Bom então eu respondo (e parte já respondi antes):
> Primeiro, a Tesla só oferece isso agora, só agora o conseguiu realizar (não antes)... alguém tinha de ser o primeiro e as marcas convencionais não têm o ónus de inovar em tudo e mais alguma coisa;
> Segundo, tanto quanto sei, tantos os proprietários dos Prius (híbrido de maior sucesso) como os do Nissan Leaf (o primeiro puro eléctrico a vender-se em escala considerável e que se situa no segmento que mais vende globalmente) são clientes satisfeitos. Se essas marcas tivessem arriscado noutras apostas mais arrojadas e em veículos maiores, estavam esses compradores a "chuchar no dedo" sem nada para comprar.
Al_Trader Escreveu:Porque é que a BMW não conseguiu pôr no i3 mais do que 22 KW - praticamente 4 vezes menos ?!
E a Nissan só conseguiu apenas 24 KW embora tenha uma tolerância por ser uma tecnologia mais antiga?!
Ao certo, qual é a capacidade que tu achavas adequada? Já olhaste para o uma radiografia de um desses veículos (as do Leaf estão facilmente disponíveis) e já estudaste em que medida é prático encaixar lá uma bateria maior?
Já estudaste o impacto no preço final e em que medida isso afectaria o aspecto comercial do veículo, isto é, até que ponto os clientes continuavam interessados em comprar um veículo com aquelas características ao novo preço?
Já estudaste sequer se os clientes alvo do Leaf (e outros semelhantes) acham vantajosa essa diferença e acréscimo? É que a maior parte dos clientes do Leaf tanto quanto sei até acham suficiente a autonomia para a utilização que lhe dão. Suspeito que eles discordam de ti quando tu achas que a Nissan lá devia ter metido uma bateria maior (fazendo o carro que eles compraram então mais caro e maior (ou com menos espaço interior).
Eu pelo menos ainda não vi nenhum comprador do Leaf a argumentar e a pedir a mesma coisa que tu. Parece-me que os clientes reais (aqueles que compraram mesmo o carro) colocaram uma bateria de dimensões adequadas para aquele veículo.
Eu sugiro-te que leias (bastantes) posts em foruns de clientes do Leaf...
Al_Trader Escreveu:E o novo prius plug-in que só dá para 25 Km ( aprox. 5 KW) ! Considero até rídiculo não fosse o carro ter sido desenvolvido a partir de um veículo convencional.
O carro não foi desenvolvido a partir de um veículo convencional. As actuais gerações Prius são híbridos de raiz. Foram desenvolvidos de raiz para serem híbridos. Híbrido não é convencional.
Pessoalmente - e já o disse - o Prius Plug-In (continua a ser um híbrido) poderia ter uma bateria um pouco maior em minha opinião. Mais em linha, ou pelo menos meio termo, com o Chevrolet Volt. É a minha opinião, uma opinião pessoal. Não sei ao certo porque razões específicas o veículo não foi desenvolvido com características ligeiramente diferentes. E não me vou por a mandar postas de pescada sobre porque é que foi assim e não de outra forma. A Toyota é de longe o construtor de híbridos com mais sucesso. Dou-lhe o benefício da dúvida (e até é possível que esteja a cometer um erro comercial aqui). Seja como for, os Prius Plug-In estão a vender bastante bem e os clientes Prius são clientes satisfeitos, regra geral.
Não sou eu que agora vou querer dar lições de como se faz melhor à industria automóvel no forum de internet (e ainda por cima sem cobrir, virtualmente, qualquer aspecto técnico envolvido). Não, a minha abordagem num debate destes é outra bem diferente dessa!
Al_Trader Escreveu:A propósito: era boa ideia termos uma tabela neste post com as novas propostas dos fabricantes em termos de peso/autonomia/preço/dimensões para facilmente poder compar
Já me cruzei, há pouco tempo atrás por sinal, com uma tabela dessas. Vou procurar onde e coloco aqui se a encontrar novamente.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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