Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Funcionários públicos pagos em títulos do tesouro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 8/4/2013 23:32

Mcmad Escreveu:Pata, longe de mim desejar-te isso :oops: Tenho-te aliás, em muita boa consideração.

Quando quis dizer, que sem o Estado, o tem banco falia,não me estava a referir aos rácios, e sim ao " negócios da dívida pública".

Se estou errado, fico contente

Pois, mas os negócios de divida publica nao colocaram o banco em risco apesar de terem criado um prejuízo gigante.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por bogos » 8/4/2013 23:16

Pata-Hari Escreveu:ppbogos, vamos trazer a conversa para o tema. Atirar o tema para o espaço não ajuda, senão daqui a pouco estou a falar na influência do planeta neptuno na capitalização do BPI e na carteira de crédito malparado do BES.

Compreendo que a discussão possa divagar.
Mas temos que compreender as causas. Eu estou a referir um grande e o maior problema que nos trouxe até aqui.

Enquanto se passam as décadas, em "algures momentum" a politica atravessa-se da maneira mais ignobil prejudicando a sociadade como um todo.

Sabes bem que o que está em causa é o interesse politico sobre o económico e vice-versa.

Isto para referir que andam agora todos a correr "à pressa" atrás dos tão famosos Core Tier, uma espécie de moda que se implementou porque a selvajaria foi mais que muita.

Questão directa.... O BPI é dos bancos nacionais que não embarcou como outros nas loucuras da última década, mas tem também os seus pecados, muito também por interesse da sua estrutura accionista.
O cidadão comum também tem culpa no cartório, pois não se lembra que um dia terá que pagar com juros. Mas não o queiram é colocar na linha de frente para ser imediatamente abatido.

Cumprimentos

Registado: 29/12/2005 16:34

por Mcmad » 8/4/2013 23:11

Pata, longe de mim desejar-te isso :oops: Tenho-te aliás, em muita boa consideração.

Quando quis dizer, que sem o Estado, o tem banco falia,não me estava a referir aos rácios, e sim ao " negócios da dívida pública".

Se estou errado, fico contente
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Pata-Hari » 8/4/2013 23:04

ppbogos, vamos trazer a conversa para o tema. Atirar o tema para o espaço não ajuda, senão daqui a pouco estou a falar na influência do planeta neptuno na capitalização do BPI e na carteira de crédito malparado do BES.
Administrador Fórum

por bogos » 8/4/2013 22:56

VirtuaGod Escreveu:
Tridion Escreveu: e vejo que o início do problema global foi criado pelo sistema bancário :wink:

E se eu te disser que foi político e começa muito antes da sobre alavancagem da banca internacional acreditas? E se eu te disser que politicamente e/ou através de decisões dos bancos centrais se consegue controlar +/- o grau de alavancagem da economia? :wink:

P.S. - O que eu gosto mais é daquelas justificações de pessoas sobreendividadas, "Foi o banco que me fez o crédito, eu nem queria muito..." :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

O origem da problema é mesmo politico e hoje morreu uma senhora que em muito contribuiu para o inicio do "esquema em que nos encontramos". Chama-se desregulação bancária. Depois da grande depressão de 1929 a coisa andou de modo "controlado nas leis bancárias" que se mantiveram até 1980.
A partir daí foi um tal de meter fichas na máquina que só deu jackpot's a uns e a 99% a penuria...

Cumprimentos

Registado: 29/12/2005 16:34

por Pata-Hari » 8/4/2013 22:52

Tridion Escreveu:Pata, não me leves a mal. A minha família directa depende da tua empresa, eu nasci a gostar da tua empresa...mas também não sou cego e vejo que o início do problema global foi criado pelo sistema bancário :wink:

Tridion, ora explica lá essa tua ideia para eu conseguir entender o que a mim me parece cegueira e ignorância. Qual problema é que foi criado pela banca nacional? chavões genéricos e verdades misteriosamente absolutas, não.

(eu gosto muito dos meus filhos mas sou a primeira a apontar-lhes defeitos. O meu amor por eles não me deixa cega, pelo contrário.)
Administrador Fórum

por VirtuaGod » 8/4/2013 22:24

Tridion Escreveu: e vejo que o início do problema global foi criado pelo sistema bancário :wink:

E se eu te disser que foi político e começa muito antes da sobre alavancagem da banca internacional acreditas? E se eu te disser que politicamente e/ou através de decisões dos bancos centrais se consegue controlar +/- o grau de alavancagem da economia? :wink:

P.S. - O que eu gosto mais é daquelas justificações de pessoas sobreendividadas, "Foi o banco que me fez o crédito, eu nem queria muito..." :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Tridion » 8/4/2013 22:02

Pata, não me leves a mal. A minha família directa depende da tua empresa, eu nasci a gostar da tua empresa...mas também não sou cego e vejo que o início do problema global foi criado pelo sistema bancário :wink:

Registado: 13/5/2010 17:53

por Pata-Hari » 8/4/2013 21:16

Eu vou ajudar:

Governo anuncia recapitalização da Caixa, BPI e BCP
04/06/2012 | 08:46 | Dinheiro Vivo

O ministro das Finanças anunciou hoje o compromisso de realizar uma injecção significativa de capital nos maiores bancos portugueses.

Vítor Gaspar anunciou, em comunicado enviado à CMVM, uma injecção de 1,65 mil milhões de euros de capital elegível como Core Tier 1 na Caixa Geral de Depósitos; um compromisso de injecção de 3,5 mil milhões de euros de capital elegível como Core Tier 1 no BCP e 1,5 mil milhões de euros no BPI ao abrigo do BSSF, a linha de recapitalização da banca portuguesa no valor de 12 mil milhões de euros, ao abrigo do resgate financeiro a Portugal.

A tutela assegura assim que cada um dos bancos irá ultrapassar os requisitos de capital exigidos pela autoridade bancária europeia que entrarão em vigor no final de Junho.
O ministério diz no comunicado que "os bancos participantes irão estar entre os bancos mais bem capitalizados da Europa".

"Estarão assim bem posicionados para continuar a assegurar o acesso ao crédito pelos sectores produtivos e de bens transaccionáveis da economia portuguesa", pode-se ler no comunicado.

E peço desde já desculpa a quem incomoda eu ter trabalho - coisa que parece incomodar imenso muita gente. Não se preocupem que pode chegar a minha vez a qualquer momento. É o que temos praticamente todos como cenário perfeitamente possível à nossa frente neste momento.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 8/4/2013 20:58

Estás enganado, tens andado muito distraído. Sem a ajuda da troika - foi de lá que veio o dinheiro - a minha instituição não estaria a cumprir os novos rácios exigidos para a banca, sim. E não, não teria falido.

Já agora a unica participação do meu estado foi a cortesia de gerar o problema e depois lucrar com ele usando o dinheiro da troika disponibilizado à banca.
Administrador Fórum

por Mcmad » 8/4/2013 20:46

Pata-Hari Escreveu:
Tridion Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Se a minha empresa estiver com problemas, prefiro uma redução de ordenado (em formato de subsidio ou outro) a ser despedida. Se me reduzirem tanto o ordenado que não em compensa continuar lá, procurarei outro emprego e mudarei quando o encontrar. Parece-me mais "traquilo", equitativo e justo.

Julgo que a tua empresa está ou esteve em problemas, e teve que pedir emprestado 700 milhões ao Estado, dinheiro esse sobre o qual os portugueses tiveram que acarretar o custo dos juros e fazer grandes sacrifícios para que a troika disponibilizasse liquidez para a banca. Tiveste alguma redução de salário? Parecia-me mais "traquilo", equitativo e justo. :wink:

Tridion, agradece à minha empresa. Os portugueses fizeram um excelente negócio com base num sarilho criado pelo estado português (pelos portugueses, portanto) que fizeram com que a sua dívida desvalorizasse anormalmente no mercado.

E sim, por acaso tive várias reduções de salário variável e não foi de agora. Começaram em 2007. acrescento mais, o meu departamento foi reduzido em 1/3 do pessoal. Pena não ter sucedido o mesmo no sector público, não? se serve para mim, deve servir para os outros, não? equitativo é para todos e não só para uns.

Pata,

Sem ajuda do Estado a tua empresa teria falido.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

Re: Funcionários públicos pagos em títulos do tesouro?

por Quico » 8/4/2013 20:34

crustas Escreveu:Encontrei esta informação, será verdade?

Portugal Considers Paying Public Workers In Treasury Bills Instead Of Cash

Dados os últimos acontecimentos, e o carácter sagrado daquele texto, poderiam pagar antes com as páginas da constituição, talvez cortadas na forma de notas... :mrgreen:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Pata-Hari » 8/4/2013 20:16

E é uma estratégia correcta. No dia em que houver um haircut da nossa dívida, não tenhas dúvida que a banca portuguesa acabará no mesmo instante porque ninguém emprestará dinheiro a um banco português.
Administrador Fórum

por Tridion » 8/4/2013 20:09

Pata-Hari Escreveu:
Tridion Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Essas histórias são tão mal contadinhas... Até parece que não estão a pagar juros e já devolveram boa parte do capital!! Com tanto onde pegar (BPN, PPPs, BPP, BCP, etc) nem se sabe distinguir o bom do mau... dispara-se em todos os sentidos!! Na banca é só gatunos...

Não me vou alongar em grandes discussões ou alimentar grandes polémicas...todos cometeram erros. Todos são a parte de um todo. A crise da dívida soberana não começou com os governos, foi uma resposta a uma crise anterior, provocada por um sector que ainda está sem controlo.

Ainda bem que os portugueses puseram a mão por baixo da empresa da Pata, e até agora eles têm conseguido dar volta...

Tridion, é verdade, todos cometem erros, sobretudo quando se fala de algo que nem se entende.

Relembro-te, por o sabes certamente, que o problema de portugal é um problema de finanças públicas. Por muito que não o queiras aceitar, é disso que se trata. Não é um problema de sobre-alavancagem da banca.

Ainda bem que assim é, até porque deposito só "toda a minha confiança na tua empresa €€€", por isso posso ficar descanso que em caso de hair-cut da nossa dívida, a tua empresa tenha utilizado estes últimos anos para se desfazer de toda a dívida deste triste país, e assim não ficar com problemas de solvibilidade.

por alexandre7ias » 8/4/2013 19:47

É para pagar com € e mais nada. A Tróika empresta!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Pata-Hari » 8/4/2013 17:59

Tridion Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Essas histórias são tão mal contadinhas... Até parece que não estão a pagar juros e já devolveram boa parte do capital!! Com tanto onde pegar (BPN, PPPs, BPP, BCP, etc) nem se sabe distinguir o bom do mau... dispara-se em todos os sentidos!! Na banca é só gatunos...

Não me vou alongar em grandes discussões ou alimentar grandes polémicas...todos cometeram erros. Todos são a parte de um todo. A crise da dívida soberana não começou com os governos, foi uma resposta a uma crise anterior, provocada por um sector que ainda está sem controlo.

Ainda bem que os portugueses puseram a mão por baixo da empresa da Pata, e até agora eles têm conseguido dar volta...

A troika pôs a mão por baixo do País e até agora estamos a conseguir dar a volta...

Esperemos que continue assim...

Tridion, é verdade, todos cometem erros, sobretudo quando se fala de algo que nem se entende.

Relembro-te, por o sabes certamente, que o problema de portugal é um problema de finanças públicas. Por muito que não o queiras aceitar, é disso que se trata. Não é um problema de sobre-alavancagem da banca.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 8/4/2013 17:58

Tridion Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Se a minha empresa estiver com problemas, prefiro uma redução de ordenado (em formato de subsidio ou outro) a ser despedida. Se me reduzirem tanto o ordenado que não em compensa continuar lá, procurarei outro emprego e mudarei quando o encontrar. Parece-me mais "traquilo", equitativo e justo.

Julgo que a tua empresa está ou esteve em problemas, e teve que pedir emprestado 700 milhões ao Estado, dinheiro esse sobre o qual os portugueses tiveram que acarretar o custo dos juros e fazer grandes sacrifícios para que a troika disponibilizasse liquidez para a banca. Tiveste alguma redução de salário? Parecia-me mais "traquilo", equitativo e justo. :wink:

Tridion, agradece à minha empresa. Os portugueses fizeram um excelente negócio com base num sarilho criado pelo estado português (pelos portugueses, portanto) que fizeram com que a sua dívida desvalorizasse anormalmente no mercado.

E sim, por acaso tive várias reduções de salário variável e não foi de agora. Começaram em 2007. acrescento mais, o meu departamento foi reduzido em 1/3 do pessoal. Pena não ter sucedido o mesmo no sector público, não? se serve para mim, deve servir para os outros, não? equitativo é para todos e não só para uns.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 8/4/2013 18:05, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

por Tridion » 8/4/2013 15:50

A troika pôs a mão por baixo do País e até agora estamos a conseguir dar a volta...

Esperemos que continue assim...

por VirtuaGod » 8/4/2013 15:29

Tridion Escreveu:

Essas histórias são tão mal contadinhas... Até parece que não estão a pagar juros e já devolveram boa parte do capital!! Com tanto onde pegar (BPN, PPPs, BPP, BCP, etc) nem se sabe distinguir o bom do mau... dispara-se em todos os sentidos!! Na banca é só gatunos...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Tridion » 8/4/2013 14:41

por Elias » 8/4/2013 14:31

Governo paga subsídios de férias a funcionários e pensionistas em dinheiro
08 Abril 2013, 13:19 por Elisabete Miranda | elisabetemiranda@negocios.pt

"Está completamente fora de questão" pagar os subsídios de férias aos funcionários públicos e pensionistas em títulos do tesouro, diz fonte oficial do Ministério das Finanças.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... heiro.html

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 8/4/2013 14:27

Se a minha empresa estiver com problemas, prefiro uma redução de ordenado (em formato de subsidio ou outro) a ser despedida. Se me reduzirem tanto o ordenado que não em compensa continuar lá, procurarei outro emprego e mudarei quando o encontrar. Parece-me mais "traquilo", equitativo e justo.
Administrador Fórum

por Valete » 8/4/2013 14:24

jcpereira Escreveu:Se uma empresa privada estivesse perto da falência, os trabalhadores também gostavam de receber o subsidio de férias em obrigações da empresa?

Depende, se isso salvasse a empresa e permite-se manter os postos de trabalho, seria um mal menor. A vida seguiria sem grandes dramas.

Agora fica a questão: também estás disposto a fazer o mesmo pela tua "empresa", ou preferes que a tua "empresa" vá mesmo à falência? Ou já foi à falência? Ou está em concurso de credores ou assim...
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Zeb_PT » 8/4/2013 14:22

jcpereira Escreveu:Se uma empresa privada estivesse perto da falência, os trabalhadores também gostavam de receber o subsidio de férias em obrigações da empresa?

Obviamente que não, mas numa situação duma empresa privada ou haveriam medidas para diminuir os custos, 99% à custa dos empregados como por exemplo despedimento, ou abria falencia sendo tal e qual como um despedimento colectivo...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por Prof. Martelo » 8/4/2013 14:11

Se uma empresa privada estivesse perto da falência, os trabalhadores também gostavam de receber o subsidio de férias em obrigações da empresa?

Registado: 29/11/2007 4:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google [Bot], Jonas74, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2, yggy, zulu404 e 224 visitantes