Funcionários públicos pagos em títulos do tesouro?
Mcmad Escreveu:Pata, longe de mim desejar-te issoTenho-te aliás, em muita boa consideração.
Quando quis dizer, que sem o Estado, o tem banco falia,não me estava a referir aos rácios, e sim ao " negócios da dívida pública".
Se estou errado, fico contente
Pois, mas os negócios de divida publica nao colocaram o banco em risco apesar de terem criado um prejuízo gigante.
Pata-Hari Escreveu:ppbogos, vamos trazer a conversa para o tema. Atirar o tema para o espaço não ajuda, senão daqui a pouco estou a falar na influência do planeta neptuno na capitalização do BPI e na carteira de crédito malparado do BES.
Compreendo que a discussão possa divagar.
Mas temos que compreender as causas. Eu estou a referir um grande e o maior problema que nos trouxe até aqui.
Enquanto se passam as décadas, em "algures momentum" a politica atravessa-se da maneira mais ignobil prejudicando a sociadade como um todo.
Sabes bem que o que está em causa é o interesse politico sobre o económico e vice-versa.
Isto para referir que andam agora todos a correr "à pressa" atrás dos tão famosos Core Tier, uma espécie de moda que se implementou porque a selvajaria foi mais que muita.
Questão directa.... O BPI é dos bancos nacionais que não embarcou como outros nas loucuras da última década, mas tem também os seus pecados, muito também por interesse da sua estrutura accionista.
O cidadão comum também tem culpa no cartório, pois não se lembra que um dia terá que pagar com juros. Mas não o queiram é colocar na linha de frente para ser imediatamente abatido.
Cumprimentos
VirtuaGod Escreveu:Tridion Escreveu: e vejo que o início do problema global foi criado pelo sistema bancário
E se eu te disser que foi político e começa muito antes da sobre alavancagem da banca internacional acreditas? E se eu te disser que politicamente e/ou através de decisões dos bancos centrais se consegue controlar +/- o grau de alavancagem da economia?
P.S. - O que eu gosto mais é daquelas justificações de pessoas sobreendividadas, "Foi o banco que me fez o crédito, eu nem queria muito..."![]()
![]()
![]()
O origem da problema é mesmo politico e hoje morreu uma senhora que em muito contribuiu para o inicio do "esquema em que nos encontramos". Chama-se desregulação bancária. Depois da grande depressão de 1929 a coisa andou de modo "controlado nas leis bancárias" que se mantiveram até 1980.
A partir daí foi um tal de meter fichas na máquina que só deu jackpot's a uns e a 99% a penuria...
Cumprimentos
Tridion Escreveu:Pata, não me leves a mal. A minha família directa depende da tua empresa, eu nasci a gostar da tua empresa...mas também não sou cego e vejo que o início do problema global foi criado pelo sistema bancário
Tridion, ora explica lá essa tua ideia para eu conseguir entender o que a mim me parece cegueira e ignorância. Qual problema é que foi criado pela banca nacional? chavões genéricos e verdades misteriosamente absolutas, não.
(eu gosto muito dos meus filhos mas sou a primeira a apontar-lhes defeitos. O meu amor por eles não me deixa cega, pelo contrário.)
Tridion Escreveu: e vejo que o início do problema global foi criado pelo sistema bancário
E se eu te disser que foi político e começa muito antes da sobre alavancagem da banca internacional acreditas? E se eu te disser que politicamente e/ou através de decisões dos bancos centrais se consegue controlar +/- o grau de alavancagem da economia?

P.S. - O que eu gosto mais é daquelas justificações de pessoas sobreendividadas, "Foi o banco que me fez o crédito, eu nem queria muito..."

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Eu vou ajudar:
E peço desde já desculpa a quem incomoda eu ter trabalho - coisa que parece incomodar imenso muita gente. Não se preocupem que pode chegar a minha vez a qualquer momento. É o que temos praticamente todos como cenário perfeitamente possível à nossa frente neste momento.
Governo anuncia recapitalização da Caixa, BPI e BCP
04/06/2012 | 08:46 | Dinheiro Vivo
O ministro das Finanças anunciou hoje o compromisso de realizar uma injecção significativa de capital nos maiores bancos portugueses.
Vítor Gaspar anunciou, em comunicado enviado à CMVM, uma injecção de 1,65 mil milhões de euros de capital elegível como Core Tier 1 na Caixa Geral de Depósitos; um compromisso de injecção de 3,5 mil milhões de euros de capital elegível como Core Tier 1 no BCP e 1,5 mil milhões de euros no BPI ao abrigo do BSSF, a linha de recapitalização da banca portuguesa no valor de 12 mil milhões de euros, ao abrigo do resgate financeiro a Portugal.
A tutela assegura assim que cada um dos bancos irá ultrapassar os requisitos de capital exigidos pela autoridade bancária europeia que entrarão em vigor no final de Junho.
O ministério diz no comunicado que "os bancos participantes irão estar entre os bancos mais bem capitalizados da Europa".
"Estarão assim bem posicionados para continuar a assegurar o acesso ao crédito pelos sectores produtivos e de bens transaccionáveis da economia portuguesa", pode-se ler no comunicado.
E peço desde já desculpa a quem incomoda eu ter trabalho - coisa que parece incomodar imenso muita gente. Não se preocupem que pode chegar a minha vez a qualquer momento. É o que temos praticamente todos como cenário perfeitamente possível à nossa frente neste momento.
Estás enganado, tens andado muito distraído. Sem a ajuda da troika - foi de lá que veio o dinheiro - a minha instituição não estaria a cumprir os novos rácios exigidos para a banca, sim. E não, não teria falido.
Já agora a unica participação do meu estado foi a cortesia de gerar o problema e depois lucrar com ele usando o dinheiro da troika disponibilizado à banca.
Já agora a unica participação do meu estado foi a cortesia de gerar o problema e depois lucrar com ele usando o dinheiro da troika disponibilizado à banca.
Pata-Hari Escreveu:Tridion Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Se a minha empresa estiver com problemas, prefiro uma redução de ordenado (em formato de subsidio ou outro) a ser despedida. Se me reduzirem tanto o ordenado que não em compensa continuar lá, procurarei outro emprego e mudarei quando o encontrar. Parece-me mais "traquilo", equitativo e justo.
Julgo que a tua empresa está ou esteve em problemas, e teve que pedir emprestado 700 milhões ao Estado, dinheiro esse sobre o qual os portugueses tiveram que acarretar o custo dos juros e fazer grandes sacrifícios para que a troika disponibilizasse liquidez para a banca. Tiveste alguma redução de salário? Parecia-me mais "traquilo", equitativo e justo.
Tridion, agradece à minha empresa. Os portugueses fizeram um excelente negócio com base num sarilho criado pelo estado português (pelos portugueses, portanto) que fizeram com que a sua dívida desvalorizasse anormalmente no mercado.
E sim, por acaso tive várias reduções de salário variável e não foi de agora. Começaram em 2007. acrescento mais, o meu departamento foi reduzido em 1/3 do pessoal. Pena não ter sucedido o mesmo no sector público, não? se serve para mim, deve servir para os outros, não? equitativo é para todos e não só para uns.
Pata,
Sem ajuda do Estado a tua empresa teria falido.
- Registado: 29/11/2007 10:26
Re: Funcionários públicos pagos em títulos do tesouro?
crustas Escreveu:Encontrei esta informação, será verdade?
Portugal Considers Paying Public Workers In Treasury Bills Instead Of Cash
Dados os últimos acontecimentos, e o carácter sagrado daquele texto, poderiam pagar antes com as páginas da constituição, talvez cortadas na forma de notas...

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Pata-Hari Escreveu:Tridion Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Essas histórias são tão mal contadinhas... Até parece que não estão a pagar juros e já devolveram boa parte do capital!! Com tanto onde pegar (BPN, PPPs, BPP, BCP, etc) nem se sabe distinguir o bom do mau... dispara-se em todos os sentidos!! Na banca é só gatunos...
Não me vou alongar em grandes discussões ou alimentar grandes polémicas...todos cometeram erros. Todos são a parte de um todo. A crise da dívida soberana não começou com os governos, foi uma resposta a uma crise anterior, provocada por um sector que ainda está sem controlo.
Ainda bem que os portugueses puseram a mão por baixo da empresa da Pata, e até agora eles têm conseguido dar volta...
Tridion, é verdade, todos cometem erros, sobretudo quando se fala de algo que nem se entende.
Relembro-te, por o sabes certamente, que o problema de portugal é um problema de finanças públicas. Por muito que não o queiras aceitar, é disso que se trata. Não é um problema de sobre-alavancagem da banca.
Ainda bem que assim é, até porque deposito só "toda a minha confiança na tua empresa €€€", por isso posso ficar descanso que em caso de hair-cut da nossa dívida, a tua empresa tenha utilizado estes últimos anos para se desfazer de toda a dívida deste triste país, e assim não ficar com problemas de solvibilidade.
Tridion Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Essas histórias são tão mal contadinhas... Até parece que não estão a pagar juros e já devolveram boa parte do capital!! Com tanto onde pegar (BPN, PPPs, BPP, BCP, etc) nem se sabe distinguir o bom do mau... dispara-se em todos os sentidos!! Na banca é só gatunos...
Não me vou alongar em grandes discussões ou alimentar grandes polémicas...todos cometeram erros. Todos são a parte de um todo. A crise da dívida soberana não começou com os governos, foi uma resposta a uma crise anterior, provocada por um sector que ainda está sem controlo.
Ainda bem que os portugueses puseram a mão por baixo da empresa da Pata, e até agora eles têm conseguido dar volta...
A troika pôs a mão por baixo do País e até agora estamos a conseguir dar a volta...
Esperemos que continue assim...
Tridion, é verdade, todos cometem erros, sobretudo quando se fala de algo que nem se entende.
Relembro-te, por o sabes certamente, que o problema de portugal é um problema de finanças públicas. Por muito que não o queiras aceitar, é disso que se trata. Não é um problema de sobre-alavancagem da banca.
Tridion Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Se a minha empresa estiver com problemas, prefiro uma redução de ordenado (em formato de subsidio ou outro) a ser despedida. Se me reduzirem tanto o ordenado que não em compensa continuar lá, procurarei outro emprego e mudarei quando o encontrar. Parece-me mais "traquilo", equitativo e justo.
Julgo que a tua empresa está ou esteve em problemas, e teve que pedir emprestado 700 milhões ao Estado, dinheiro esse sobre o qual os portugueses tiveram que acarretar o custo dos juros e fazer grandes sacrifícios para que a troika disponibilizasse liquidez para a banca. Tiveste alguma redução de salário? Parecia-me mais "traquilo", equitativo e justo.
Tridion, agradece à minha empresa. Os portugueses fizeram um excelente negócio com base num sarilho criado pelo estado português (pelos portugueses, portanto) que fizeram com que a sua dívida desvalorizasse anormalmente no mercado.
E sim, por acaso tive várias reduções de salário variável e não foi de agora. Começaram em 2007. acrescento mais, o meu departamento foi reduzido em 1/3 do pessoal. Pena não ter sucedido o mesmo no sector público, não? se serve para mim, deve servir para os outros, não? equitativo é para todos e não só para uns.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 8/4/2013 18:05, num total de 1 vez.
VirtuaGod Escreveu:Essas histórias são tão mal contadinhas... Até parece que não estão a pagar juros e já devolveram boa parte do capital!! Com tanto onde pegar (BPN, PPPs, BPP, BCP, etc) nem se sabe distinguir o bom do mau... dispara-se em todos os sentidos!! Na banca é só gatunos...
A troika pôs a mão por baixo do País e até agora estamos a conseguir dar a volta...
Esperemos que continue assim...
Tridion Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Se a minha empresa estiver com problemas, prefiro uma redução de ordenado (em formato de subsidio ou outro) a ser despedida. Se me reduzirem tanto o ordenado que não em compensa continuar lá, procurarei outro emprego e mudarei quando o encontrar. Parece-me mais "traquilo", equitativo e justo.
Essas histórias são tão mal contadinhas... Até parece que não estão a pagar juros e já devolveram boa parte do capital!! Com tanto onde pegar (BPN, PPPs, BPP, BCP, etc) nem se sabe distinguir o bom do mau... dispara-se em todos os sentidos!! Na banca é só gatunos...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Pata-Hari Escreveu:Se a minha empresa estiver com problemas, prefiro uma redução de ordenado (em formato de subsidio ou outro) a ser despedida. Se me reduzirem tanto o ordenado que não em compensa continuar lá, procurarei outro emprego e mudarei quando o encontrar. Parece-me mais "traquilo", equitativo e justo.

Governo paga subsídios de férias a funcionários e pensionistas em dinheiro
08 Abril 2013, 13:19 por Elisabete Miranda | elisabetemiranda@negocios.pt
"Está completamente fora de questão" pagar os subsídios de férias aos funcionários públicos e pensionistas em títulos do tesouro, diz fonte oficial do Ministério das Finanças.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... heiro.html
08 Abril 2013, 13:19 por Elisabete Miranda | elisabetemiranda@negocios.pt
"Está completamente fora de questão" pagar os subsídios de férias aos funcionários públicos e pensionistas em títulos do tesouro, diz fonte oficial do Ministério das Finanças.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... heiro.html
- Registado: 5/11/2002 12:21
jcpereira Escreveu:Se uma empresa privada estivesse perto da falência, os trabalhadores também gostavam de receber o subsidio de férias em obrigações da empresa?
Depende, se isso salvasse a empresa e permite-se manter os postos de trabalho, seria um mal menor. A vida seguiria sem grandes dramas.
Agora fica a questão: também estás disposto a fazer o mesmo pela tua "empresa", ou preferes que a tua "empresa" vá mesmo à falência? Ou já foi à falência? Ou está em concurso de credores ou assim...
In God we trust, all others bring data.
jcpereira Escreveu:Se uma empresa privada estivesse perto da falência, os trabalhadores também gostavam de receber o subsidio de férias em obrigações da empresa?
Obviamente que não, mas numa situação duma empresa privada ou haveriam medidas para diminuir os custos, 99% à custa dos empregados como por exemplo despedimento, ou abria falencia sendo tal e qual como um despedimento colectivo...
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, AlfaTrader, latbal, m-m, malakas, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, PXYC, Shimazaki_2, VALHALLA e 130 visitantes