Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Chipre congela depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por myself11 » 4/4/2013 20:34

Penso que "fortuna" neste caso corresponderá a "depósitos à ordem e a prazo, Certificados de Aforro e Tesouro, de quem tem o suficiente para ser taxado sem levantar demasiado alarido social, mas não tem possibilidade, conhecimento ou vontade de retirar o dinheiro dos bancos portugueses".

Registado: 14/6/2012 15:31

por Elias » 4/4/2013 20:18

Pata-Hari Escreveu:Eu estaria mais inclinada para uma situação de imposto sobre fortuna.

O que incluis no conceito de fortuna?

E como é que isso é avaliado?

Registado: 5/11/2002 12:21

por VirtuaGod » 4/4/2013 20:16

Pata-Hari Escreveu:Eu estaria mais inclinada para uma situação de imposto sobre fortuna do que uma situação equiparada ao chipre onde se optou por deixar "falir" um banco. No Chipre a UE sentiu que iria dinheiro era salvar dinheiro Russo. No nosso caso o problema não está nos bancos (pelo menos para já) mas na colecta dos impostos que precisamos para alimentar " monstro".

+1 Tenho refectido bastante sobre isso!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Elias » 4/4/2013 20:05

madrimo Escreveu:Alguma coisa me anda a escapar:NUNCA recebi qualquer montante por ter o capital à ordem ...e tenho-o distribuido por vários bancos (uns 8 ...). O único , que me lembre , que me reminera o capital á ordem é o bigonline desde que o coloca na superconta anexa..

BPI Online também remunera.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 4/4/2013 19:37

Eu estaria mais inclinada para uma situação de imposto sobre fortuna do que uma situação equiparada ao chipre onde se optou por deixar "falir" um banco. No Chipre a UE sentiu que iria dinheiro era salvar dinheiro Russo. No nosso caso o problema não está nos bancos (pelo menos para já) mas na colecta dos impostos que precisamos para alimentar " monstro".
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por tonirai » 4/4/2013 19:36

madrimo Escreveu:Alguma coisa me anda a escapar:NUNCA recebi qualquer montante por ter o capital à ordem ...e tenho-o distribuido por vários bancos (uns 8 ...). O único , que me lembre , que me reminera o capital á ordem é o bigonline desde que o coloca na superconta anexa..

Se calhar tens isso espalhado demais! :lol:
Digo isto, porque creio que só a partir de determinado montante este é remunerado - na minha conta à ordem "habitual", na CGD, há anos que mensalmente me cai uma remuneração, mas penso que a mesma só exista com montantes à ordem acima de 3 ou 5 mil...

Registado: 19/4/2007 18:26

por JMHP » 4/4/2013 16:35

Lion_Heart Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Pata-Hari Escreveu: O facto é que isto está a ser tratado como de se de uma falência do banco se tratasse. E em situações normais, a perda de depósitos é exactamente deveria acontecer.

GRAÇAS A DEUS QUE ALGUÉM ENTENDE.... tava complicado encontra 1 (uma) só pessoa que visse isto como é!! A falência ordeira de um banco.

Pois, mas em vez de ser a regra essa é a excepção , o que torna tudo muito estranho.

Mas quem nos garante que depois do episódio de Chipre a regra é para se manter?!

Não custa acreditar que se cairmos numa situação de 2º resgate nada volta como dantes e "Chipre-gate" ou algo semelhante vai pairar sobre as nossas cabeças... :pray:

Registado: 19/5/2009 18:26

por madrimo2 » 4/4/2013 16:15

Marco Martins Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Marco, mas tens essa opção: chama-se cofre.

Com o cofre não dá para movimentar o dinheiro nem para usar cartão de crédito.
A movimentação do dinheiro não deveria estar associado a um risco de o perder, mas sim apenas a taxas de manutenção e guarda.

Concordo 100% (não que isso tenha qualquer relevância mas...gosto de opinar 8-) =

Registado: 29/11/2007 1:43

por Marco Martins » 4/4/2013 15:44

Pata-Hari Escreveu:Marco, mas tens essa opção: chama-se cofre.

Com o cofre não dá para movimentar o dinheiro nem para usar cartão de crédito.
A movimentação do dinheiro não deveria estar associado a um risco de o perder, mas sim apenas a taxas de manutenção e guarda.

Registado: 7/4/2007 17:13

por madrimo2 » 4/4/2013 15:22

reminerar soa bem .. :lol:

por madrimo2 » 4/4/2013 15:21

Pata-Hari Escreveu:Aliás, Madrimo, os depósitos são o que permite ao banco fazer empréstimos a outros (é por isso que se fala no rácio de capitais, que determina o valor máximo de empréstimos passíveis de serem feitos em função dos depósitos). Se estivessem sob custódia, o banco não os poderia utilizar em seu nome e, como disseram várias pessoas, não te pagariam para receber o dinheiro - serias tu a pagar.

Alguma coisa me anda a escapar:NUNCA recebi qualquer montante por ter o capital à ordem ...e tenho-o distribuido por vários bancos (uns 8 ...). O único , que me lembre , que me reminera o capital á ordem é o bigonline desde que o coloca na superconta anexa..

por Pata-Hari » 4/4/2013 13:35

Marco, mas tens essa opção: chama-se cofre.
Administrador Fórum

por Marco Martins » 4/4/2013 9:44

Legendz Escreveu:Grande parte das contas à ordem tem remuneração... 0,25% e coisas do género. Daí teres no final do ano uma devolução desse prémio pelo teu "empréstimo" ao banco.

daí ser importante ser criada legislação de protecção do cliente onde o mesmo indicaria no momento do depósito se pretendia que essa conta fosse apenas de depósito (não recebendo juros e pagando apenas taxas de depósito do dinheiro no banco) ou de empréstimo ao banco (recebendo juros).

Neste momento todos somos obrigados a emprestar ao banco e ele faz o que bem entender com o nosso dinheiro!

Registado: 7/4/2007 17:13

por Pata-Hari » 4/4/2013 7:04

Aliás, Madrimo, os depósitos são o que permite ao banco fazer empréstimos a outros (é por isso que se fala no rácio de capitais, que determina o valor máximo de empréstimos passíveis de serem feitos em função dos depósitos). Se estivessem sob custódia, o banco não os poderia utilizar em seu nome e, como disseram várias pessoas, não te pagariam para receber o dinheiro - serias tu a pagar.
Administrador Fórum

por Lion_Heart » 4/4/2013 3:41

VirtuaGod Escreveu:
Pata-Hari Escreveu: O facto é que isto está a ser tratado como de se de uma falência do banco se tratasse. E em situações normais, a perda de depósitos é exactamente deveria acontecer.

GRAÇAS A DEUS QUE ALGUÉM ENTENDE.... tava complicado encontra 1 (uma) só pessoa que visse isto como é!! A falência ordeira de um banco.

Pois, mas em vez de ser a regra essa é a excepção , o que torna tudo muito estranho.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por VirtuaGod » 4/4/2013 3:36

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Pata-Hari » 3/4/2013 21:53

madrimo, à ordem é igual. São depósitos over-night com taxas baixas,´só isso.
Administrador Fórum

por Legendz » 3/4/2013 16:02

Grande parte das contas à ordem tem remuneração... 0,25% e coisas do género. Daí teres no final do ano uma devolução desse prémio pelo teu "empréstimo" ao banco.

Registado: 9/2/2012 13:59

por madrimo2 » 3/4/2013 15:50

Pata-Hari Escreveu:Estás enganado. O dinheiro depositado é um empréstimo feito a banco a troco de uma taxa. E uma dívida do banco para contigo, uma responsabilidade. Os fundos e outros activos é que estão sob custódia.

Então e os depósitos à ordem...meros depósitos sem remuneração ...que podem ser levantados em qualquer momento ? Custa-me a aceitar que possam ser considerados empréstimos "automáticos"...a legislação falha nesse aspecto

por pepi » 3/4/2013 15:45

elbmurcs Escreveu:Não concordo com a perda de depósitos, o dinheiro depositado é suposto estar à guarda do banco. O banco deve poder garantir os valores que os clientes depositam.

Hummm, é suposto que esteja parado na caixa forte a ganhar raízes?! Se assim fosse, porque haveriam os bancos de remunerar os depósitos?! Em vez disso deveriam cobrar pelo serviço de vigilância... :roll:

Registado: 17/3/2009 14:43

por Pata-Hari » 3/4/2013 14:20

Estás enganado. O dinheiro depositado é um empréstimo feito a banco a troco de uma taxa. E uma dívida do banco para contigo, uma responsabilidade. Os fundos e outros activos é que estão sob custódia.
Administrador Fórum

por elbmurcs » 3/4/2013 12:48

Pata-Hari Escreveu:Agora imagina-me o desgraçado que lá meteu o dinheiro. O facto é que isto está a ser tratado como de se de uma falência do banco se tratasse. E em situações normais, a perda de depósitos é exactamente deveria acontecer.

Trata-se mesmo de uma falência de um banco.

Não concordo com a perda de depósitos, o dinheiro depositado é suposto estar à guarda do banco. O banco deve poder garantir os valores que os clientes depositam.

Registado: 18/7/2008 9:00

por Pata-Hari » 2/4/2013 21:03

Agora imagina-me o desgraçado que lá meteu o dinheiro. O facto é que isto está a ser tratado como de se de uma falência do banco se tratasse. E em situações normais, a perda de depósitos é exactamente deveria acontecer.
Administrador Fórum

por iront » 2/4/2013 13:53

Sr_SNiper Escreveu:Congelaram-me o guito :(

7 minutos mais tarde e isso era gravíssimo!! :lol:

Registado: 27/3/2010 12:50

daaaaasssse !

por bboniek33 » 2/4/2013 13:23

Sr_SNiper Escreveu:Congelaram-me o guito :(

Ees Russo ? :?
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, icemetal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, Pmart 1 e 118 visitantes