PSI 20 à moda do Donchian
rsacramento Escreveu:fui comparar, em condições idênticas, o sistema como estava e o mesmo sistema mas usando um stop a 2 ATR(), que encontrei no tópico do Cem
mas para minha muito maior surpresa o que ambos os sistemas ganham é ridiculamente pouco, ou estou a ver mal a coisa?
o que se passa é que esses ganhos são função da percentagem que se atribui a cada trade: caso aumente o valor, assim aumenta, e bastante, o lucro global
alguém já alguma vez tinha tropeçado nisto?
menos é mais
fui comparar, em condições idênticas, o sistema como estava e o mesmo sistema mas usando um stop a 2 ATR(), que encontrei no tópico do Cem
para minha surpresa o sistema com stops tem melhor desempenho, mas para minha muito maior surpresa o que ambos os sistemas ganham é ridiculamente pouco
, ou estou a ver mal a coisa?
por fim, ao menos o sistema com stops tem perdas, por activo, muitíssimo menores
para minha surpresa o sistema com stops tem melhor desempenho, mas para minha muito maior surpresa o que ambos os sistemas ganham é ridiculamente pouco

por fim, ao menos o sistema com stops tem perdas, por activo, muitíssimo menores
- Anexos
-
- resumo comparativo.PNG (15.88 KiB) Visualizado 2200 vezes
menos é mais
rsacramento Escreveu:de facto os códigos são muito parecidos, embora eu use a véspera, mas agora, que penso melhor, não sei se estarei a fazer bem;
- Código: Selecionar todos
C>=Ref(HHV(H,20),-1)
qual a tua opinião, cemStops?
quanto ao stop, vou demorar mais tempo a digerir adequadamente
Amigo Sacra:
Sim, creio que o teu raciocínio está correcto, a única "nuance" é de teres a consciência de que na realidade estás a considerar uma análise comparativa com 21 sessões, quebrando o máximo das anteriores 20 sessões, e contando com a actual em que fazes o "breakout" do máximo das 20 sessões anteriores.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
segue-se o banco da moda - o bes
note-se que no gráfico os sinais começam em meados de 2011, mas os testes cobrem todo o histórico
Performance
Profit $11025.37
Performance 11.03 %
Annualized Performance 0.59 %
Buy & Hold Profit $-2343.41
Buy & Hold Performance -2.34 %
Buy & Hold Annualized Performance -0.13 %
Account Variation
Highest Account Balance $111025.37
Lowest Account Balance $94931.28
Highest Portfolio Value $10234.19
Highest Open Drawdown $-99.79
Highest Closed Drawdown $-36.09
note-se que no gráfico os sinais começam em meados de 2011, mas os testes cobrem todo o histórico
Performance
Profit $11025.37
Performance 11.03 %
Annualized Performance 0.59 %
Buy & Hold Profit $-2343.41
Buy & Hold Performance -2.34 %
Buy & Hold Annualized Performance -0.13 %
Account Variation
Highest Account Balance $111025.37
Lowest Account Balance $94931.28
Highest Portfolio Value $10234.19
Highest Open Drawdown $-99.79
Highest Closed Drawdown $-36.09
- Anexos
-
- bes.PNG (39.01 KiB) Visualizado 1994 vezes
menos é mais
de facto os códigos são muito parecidos, embora eu use a véspera, mas agora, que penso melhor, não sei se estarei a fazer bem;
- Código: Selecionar todos
C>=Ref(HHV(H,20),-1)
Comments
Amigo Sacra:
Em 2005 publiquei aqui no site a fórmula em Metastock para um sistema muito semelhante, tratava-se de uma das duas versões existentes do sistema das "Turtles", que é muito semelhante à que agora aqui indicaste.
No entanto os resultados dos "backtests" foram um pouco decepcionantes, nada que se compare com os excelentes resultados que conseguiste com a tua versão.
Se quiseres ter a curiosidade de deitar uma vista de olhos à fórmula que desenvolvi, a pedido da nossa amiga Patarocas, aqui vai a localização do tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
Abraço.
Em 2005 publiquei aqui no site a fórmula em Metastock para um sistema muito semelhante, tratava-se de uma das duas versões existentes do sistema das "Turtles", que é muito semelhante à que agora aqui indicaste.
No entanto os resultados dos "backtests" foram um pouco decepcionantes, nada que se compare com os excelentes resultados que conseguiste com a tua versão.
Se quiseres ter a curiosidade de deitar uma vista de olhos à fórmula que desenvolvi, a pedido da nossa amiga Patarocas, aqui vai a localização do tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
- Registado: 4/3/2008 17:21
lamento, mas vou apresentar uma 3ª versão do reumo, desta vez com uma entrada máxima de 5% dos 100000 € de capital inicial, ou seja, uma entrada máxima de 5000 €; eu sei que não se faz assim, antes usa-se o MM (máx 2% de perdas, p. ex.; distância do stop dimensiona a posição)
os valores actuais para a altri ficam assim:
Performance
Profit $25122.08
Performance 25.12 %
Annualized Performance 3.11 %
Buy & Hold Profit $58932.74
Buy & Hold Performance 58.93 %
Buy & Hold Annualized Performance 7.29 %
Account Variation
Highest Account Balance $125122.08
Lowest Account Balance $94607.04
Highest Portfolio Value $17482.55
Highest Open Drawdown $-316.46
Highest Closed Drawdown $-282.01
os valores actuais para a altri ficam assim:
Performance
Profit $25122.08
Performance 25.12 %
Annualized Performance 3.11 %
Buy & Hold Profit $58932.74
Buy & Hold Performance 58.93 %
Buy & Hold Annualized Performance 7.29 %
Account Variation
Highest Account Balance $125122.08
Lowest Account Balance $94607.04
Highest Portfolio Value $17482.55
Highest Open Drawdown $-316.46
Highest Closed Drawdown $-282.01
- Anexos
-
- sumario3.PNG (56.39 KiB) Visualizado 2083 vezes
menos é mais
novo gráfico para a altri, desta vez com os canais pelos extremos: diminuíram os negócios em quantidade mas aumentaram em duração
Profit $1387582.53
Performance 1387.58 %
Annualized Performance 171.74 %
Buy & Hold Profit $1062977.02
Buy & Hold Performance 1062.98 %
Buy & Hold Annualized Performance 131.57 %
Account Variation
Highest Account Balance $1487582.53
Lowest Account Balance $2912.19
Highest Portfolio Value $1503379.58
Highest Open Drawdown $-5536.81
Highest Closed Drawdown $-4745.21
Profit $1387582.53
Performance 1387.58 %
Annualized Performance 171.74 %
Buy & Hold Profit $1062977.02
Buy & Hold Performance 1062.98 %
Buy & Hold Annualized Performance 131.57 %
Account Variation
Highest Account Balance $1487582.53
Lowest Account Balance $2912.19
Highest Portfolio Value $1503379.58
Highest Open Drawdown $-5536.81
Highest Closed Drawdown $-4745.21
- Anexos
-
- altri2.PNG (37.19 KiB) Visualizado 2108 vezes
menos é mais
Os resultados são bastante impressionantes quando comparados com o próprio PSI 20 que está hoje pouco acima do que estava em 1994 (inicio de alguns testes) e a 50% do que estava no ano 2000.
Fonte: Wikipedia

Fonte: Wikipedia
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Zeb_PT Escreveu:Elias Escreveu:não há curtos?
Tenho que concordar com o Elias. O teste é incompleto sem curtos pois despreza a hipotese de o teste ser enviazado devido a ter sido num ambiente bull...
as acções testadas são-nos muitos anos para trás também, logo não se pode falar de ambiente bull: umas vezes sim, mas outras nada
menos é mais
rsacramento Escreveu:100% de acordo quanto à necessidade de diversificação alargada a todos os mercados, se possível
já agora: porque é que achas que os canais devem passar pelos extremos?
Eu penso que os verdadeiros canais de Donchian eram assim. Mas é uma mera questão de gosto pessoal.
Eu não vejo nada de relevante no preço de abertura ou de fecho numa sessão. Mas os máximos e mínimos já me parecem valores importantes.
(...embora hája uns spikes nos títulos pouco líquidos que lixam tudo

Editado pela última vez por Quico em 29/3/2013 18:32, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Elias Escreveu:não há curtos?
Tenho que concordar com o Elias. O teste é incompleto sem curtos pois despreza a hipotese de o teste ser enviazado devido a ter sido num ambiente bull...
Contra o argumento de para testar bem ter de estar sempre no mercado é necessário um 3º estado como alternativa ao longo e curto, o estar de fora...
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
rsacramento Escreveu:Quico Escreveu:Não gosto muito desses canais. Apenas usam preços de abertura e fecho e ignoram máximos e mínimos.
obsta-se a isso substituindo o 'close' pelo 'high', etc, não é assim?
Mais ou menos: o topo do canal procura o máximo dos high's; a base do canal procura o mínimo dos low's.
(O que tens: o de cima procura o máximo dos open'e e close's; o de baixo o mínimo dos open'e e close's.)
rsacramento Escreveu:Quico Escreveu:Por outro lado, pode-se usar uma estratégia de SAR mas isso implica estar sempre no mercado, mesmo em períodos de lateralização o que não é grande coisa. E se assim já esses períodos são maus, dessa forma poderiam ser desastrosos.
como este exemplo da altri mostra, lateralizações prolongadas podem ser ruinosas: dentro dum sistema deste tipo como é que se contorna isso?
Com o que disse acima.
E também com um filtro que te faça apenas abrir apenas longos ou curtos. Qualquer coisa que te indique a tendência de longo prazo. Pode ser um canal bem mais largo (muitos mais dias - é o que eu faço, embora não goste muito...), a inclinação de uma MA200, um MACD senanal, "wareba"...
Claro que vais ter periodos desses - o Seykota chama-lhes "whipsaw" - mas fazes apenas metade das entradas do que farias se entrasses em qualquer direcção (ou em SAR).
Editado pela última vez por Quico em 29/3/2013 18:20, num total de 2 vezes.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Relativamente ao grande número de trades falhados: eles são suportáveis se usarmos um conjunto de activos diversificado (é o que fazem todas as correctas estratégias de TF). Quando falo em diversificação, não estou a falar de diversidade de acções; mesmo de sectores diversos, elas tendem a subir descer e sobretudo lateralizar em conjunto (basta dar uma olhada no conjunto de acções do PSI20 - vistos "de longe" os movimentos parecem ser grosso modo os mesmos; claro que há honrosas excepções como a JMT, mas no geral...).
Falo de diversificar MESMO os mercados que se negoceia. Podemos estar durante meses a "apanhar no pêlo" nas acções; isso é frustrante. Mas se nesse período se apanhar um trend brutal no Forex, ou nos metais, ou nos futuros agrícolas, "wareva"... (e isso é muito frequente) muito provavelmente acabaremos com uma evolução positiva na carteira e continuamos - com a desejável paciência - a obedecer às regras do sistema que implementamos.
Falo de diversificar MESMO os mercados que se negoceia. Podemos estar durante meses a "apanhar no pêlo" nas acções; isso é frustrante. Mas se nesse período se apanhar um trend brutal no Forex, ou nos metais, ou nos futuros agrícolas, "wareva"... (e isso é muito frequente) muito provavelmente acabaremos com uma evolução positiva na carteira e continuamos - com a desejável paciência - a obedecer às regras do sistema que implementamos.

Editado pela última vez por Quico em 29/3/2013 18:22, num total de 1 vez.
Quico Escreveu:Não gosto muito desses canais. Apenas usam preços de abertura e fecho e ignoram máximos e mínimos.
obsta-se a isso substituindo o 'close' pelo 'high', etc, não é assim?
Quico Escreveu:Por outro lado, pode-se usar uma estratégia de SAR mas isso implica estar sempre no mercado, mesmo em períodos de lateralização o que não é grande coisa. E se assim já esses períodos são maus, dessa forma poderiam ser desastrosos.
como este exemplo da altri mostra, lateralizações prolongadas podem ser ruinosas: dentro dum sistema deste tipo como é que se contorna isso?
Não gosto muito desses canais. Apenas usam preços de abertura e fecho e ignoram máximos e mínimos. Mas isso sou eu...
Por outro lado, pode-se usar uma estratégia de SAR mas isso implica estar sempre no mercado, mesmo em períodos de lateralização o que não é grande coisa. E se assim já esses períodos são maus, dessa forma poderiam ser desastrosos.

Por outro lado, pode-se usar uma estratégia de SAR mas isso implica estar sempre no mercado, mesmo em períodos de lateralização o que não é grande coisa. E se assim já esses períodos são maus, dessa forma poderiam ser desastrosos.
Hmm não podes pôr o desvio padrão, para eu fazer um intervalo de confiança para o retorno esperado?
Imagino que este sistema e outros de trend-following tenham funcionado bem nas acções, o problema é se vêm períodos tipo o dos anos 70 em que o mercado lateralizou durante bastante tempo. É sempre um risco, e é preciso ter estômago para aguentar bastante trades falhados!
Imagino que este sistema e outros de trend-following tenham funcionado bem nas acções, o problema é se vêm períodos tipo o dos anos 70 em que o mercado lateralizou durante bastante tempo. É sempre um risco, e é preciso ter estômago para aguentar bastante trades falhados!
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, SalvaFP, Shimazaki_2, yggy e 167 visitantes