Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

AT - Tendências: identificação e quebra

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por yabadoo » 27/3/2013 1:38

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:Eu uso esse esquema com ATRs. (In)felizmente não uso metastock. (acho que há uma dll com trailings de chandelier para metastock - googla)

esse chandelier é o do Elder? bom, de qquer maneira vou investigar

Não tenho a certeza. Penso que sim.

yabadoo Escreveu:Eu uso esse esquema com ATRs. (In)felizmente não uso metastock. (acho que há uma dll com trailings de chandelier para metastock - googla)

Independentemente do tipo de traling, na vossa opinião será melhor colocar o trailing logo no início da trade ou, pelo contrário, será preferivel começar com um stop fixo e transforma-lo em trailing apenas quando já estivermos em território lucrativo ? Nos testes que tenho feito, a segunda opção tem-se mostrado algo melhor, mas não tenho opinião definitiva sobre o assunto.

por partes: dos testes que fiz, quanto mais largo o stop, mais lucrativo o conjunto

eu uso 2 stops: um para os primeiros tempos, e depois entra o trailing stop em acção

Mais lucrativo o conjunto mas também maior o drawdown, não é ?

'Primeiros tempos' implica uma passagem a trailing ao fim de x dias ou a medidas tipo MAE ou MFE ?
Passar a trailing ao fim de x dias nunca simulei e francamente não faz muito sentido na minha cabeça. (sair da posição ao fim de x dias já faz ...).
Usar MAE e MFE para colocação dos stops / passagem de fixo a traling (e piramidagem !) são ideias na minha opinião muito interessantes. É disso que estás a falar ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por rsacramento » 27/3/2013 1:16

esse chandelier é o do Elder? bom, de qquer maneira vou investigar

Independentemente do tipo de traling, na vossa opinião será melhor colocar o trailing logo no início da trade ou, pelo contrário, será preferivel começar com um stop fixo e transforma-lo em trailing apenas quando já estivermos em território lucrativo ? Nos testes que tenho feito, a segunda opção tem-se mostrado algo melhor, mas não tenho opinião definitiva sobre o assunto.

por partes: dos testes que fiz, quanto mais largo o stop, mais lucrativo o conjunto

eu uso 2 stops: um para os primeiros tempos, e depois entra o trailing stop em acção

Registado: 29/11/2007 12:50

por yabadoo » 27/3/2013 1:04

rsacramento Escreveu:deixo abaixo aquilo que pensava que usavas, aproximadamente: um canal de 30 sessões para longos e de metade para curtos

cada vez que o menor quebrasse em baixa, após uma entrada longa, era sinal de fechar a posição

mas voltndo ao que disseste, esses trailing stops baseados no ATR(), como os uso (em posições longas), só sobem, isto é: se o preço subir, ajustam, se o preço descer, mantêm-se no lugar, até finalmente serem quebrados => saída

era disto que falavas? alguém tem isto feito para metastock?

(PS eu tenho, mas não está muito robusto)

Eu uso esse esquema com ATRs. (In)felizmente não uso metastock. (acho que há uma dll com trailings de chandelier para metastock - googla)

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por rsacramento » 27/3/2013 0:48

deixo abaixo aquilo que pensava que usavas, aproximadamente: um canal de 30 sessões para longos e de metade para curtos

cada vez que o menor quebrasse em baixa, após uma entrada longa, era sinal de fechar a posição

mas voltndo ao que disseste, esses trailing stops baseados no ATR(), como os uso (em posições longas), só sobem, isto é: se o preço subir, ajustam, se o preço descer, mantêm-se no lugar, até finalmente serem quebrados => saída

era disto que falavas? alguém tem isto feito para metastock?

(PS eu tenho, mas não está muito robusto)
Anexos
donchian mota.png
donchian mota.png (11.47 KiB) Visualizado 2456 vezes
menos é mais

por Quico » 27/3/2013 0:34

rsacramento Escreveu:
Quico Escreveu:
yabadoo Escreveu:Boa Noite !

Sobre a questão das saídas:

Qual a vossa opinião sobre sistemas em que o único critério de saída seja por trailing stop ?

Eu só uso disso... ou algo do género.

queres falar um bocadinho disso?

Não há muito para falar, para além do que costumo "pregar" noutras discussões.

Não é segredo que costumo usar stops colocados logo abaixo de mínimos das x semanas anteriores ou dos últimos y dias (no caso de posições longas), e que vão sendo ajustados com o passar do tempo (todos os fins de semana ou finais do dia, se necessário). Trata-se de uma espécie de trailing stops. Estilo isto (Donchian channels)...
Imagem

Mas há vários sistemas de TF que usam como critério de saída um trailing stop colocado à distância de 3x, 3.5x ou 4x o range médio diário (ATR) - pode ser de vinte ou mais dias. Facilmente arranjas indicadores que fazem este serviço para Metatrader (se quiseres mando-te um); ou podes escrever um para o ProRealTime - exemplo abaixo (se quiseres também te mando), ou para o Metastock (nesse já não mexo há anos).

Abraço
Anexos
JPY Spot.png
JPY Spot.png (17.69 KiB) Visualizado 2479 vezes
Editado pela última vez por Quico em 27/3/2013 9:13, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por rsacramento » 26/3/2013 23:57

Quico Escreveu:

Qual a vossa opinião sobre sistemas em que o único critério de saída seja por trailing stop ?

Eu só uso disso... ou algo do género.

queres falar um bocadinho disso?

por Quico » 26/3/2013 23:48

Eu só uso disso... ou algo do género. Aliás, é o que fazem a maior parte dos sistemas de trend following. :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por rsacramento » 26/3/2013 23:43

de momento é a melhor possível :)

por yabadoo » 26/3/2013 23:27

Boa Noite !

por rsacramento » 26/3/2013 22:45

rsacramento Escreveu:
@Elias: o que te leva a sair, nos dois cenários t+ipicos: a ganhar e a perder?

creio que respondeste à segunda mas não à primeira questão, que era: o que te leva a encerrar uma posição em que tens lucro?

basta simplesmente a macd inverter, à mesma?

por Elias » 26/3/2013 22:36

lol, ok

respondendo:

- a passagem de +vo a -vo demora em média quanto?
é extremamente variável e nunca calculei médias mas assim a olhómetro eu diria que nas perdentes em média demora menos de 3 meses (por vezes apenas 1 ou 2 semanas) e nas ganhantes em média demora mais de 3 meses (por vezes 2 ou 3 anos).

- e quanto ao stoploss?
a passagem da MACD a negativo (em fecho semanal) é o stop loss.

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 26/3/2013 22:33

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:a passagem de +vo a -vo demora em média quanto?

e quanto ao stoploss?

o que é vo?

é positivo/negativo :lol:

por Elias » 26/3/2013 22:31

rsacramento Escreveu:a passagem de +vo a -vo demora em média quanto?

e quanto ao stoploss?

o que é vo?

por rsacramento » 26/3/2013 22:27

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:@Elias: o que te leva a sair, nos dois cenários t+ipicos: a ganhar e a perder?

Normalmente defino um critério de entrada e um critério de saída. Por exemplo se entrar com a passagem da MACD semanal a positivo, saio quando a MACD semanal passa a negativo.

Nota, contudo, que os critérios podem não ser os mesmos em todos os trades, depende sempre da situação técnica do activo e do horizonte temporal do investimento.

a passagem de +vo a -vo demora em média quanto?

e quanto ao stoploss?

por Elias » 26/3/2013 22:24

rsacramento Escreveu:@Elias: o que te leva a sair, nos dois cenários t+ipicos: a ganhar e a perder?

Normalmente defino um critério de entrada e um critério de saída. Por exemplo se entrar com a passagem da MACD semanal a positivo, saio quando a MACD semanal passa a negativo.

Nota, contudo, que os critérios podem não ser os mesmos em todos os trades, depende sempre da situação técnica do activo e do horizonte temporal do investimento.

por rsacramento » 26/3/2013 22:06

falou-se aqui muito em entradas, mas muito pouco em saídas (que podem ser a pedra de toque de um sistema)

@Elias: o que te leva a sair, nos dois cenários t+ipicos: a ganhar e a perder?

por Elias » 22/3/2013 20:11

Ah ok... não uso código algum, é tudo a olhómetro. :lol:

por rsacramento » 22/3/2013 19:57

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:@elias: programas alguma coisa no teu sistema de longo prazo (inversões da macd, p. ex.) ou é tudo discricionário?

Não percebi muito bem a questão: o que entendes por 'programar'?
escrever código

por Elias » 22/3/2013 19:52

rsacramento Escreveu:@elias: programas alguma coisa no teu sistema de longo prazo (inversões da macd, p. ex.) ou é tudo discricionário?

Não percebi muito bem a questão: o que entendes por 'programar'?

por rsacramento » 22/3/2013 19:42

@elias: programas alguma coisa no teu sistema de longo prazo (inversões da macd, p. ex.) ou é tudo discricionário?

por Elias » 22/3/2013 19:35

Sr_SNiper Escreveu:Pesados em termos de conhecimento, prestígio e reputação nos mercados de capitais, em Portugal e no mundo 8-)

Pronto está bem, já te redimiste dos off-topics 8-)

por Sr_SNiper » 22/3/2013 19:19

Pesados em termos de conhecimento, prestígio e reputação nos mercados de capitais, em Portugal e no mundo 8-)
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por TRSM86 » 22/3/2013 18:02

Sr_SNiper Escreveu:Este é um tópico excelente, que vou ler calmamente hoje à noite no tablet, na esplanada na praia.
Ainda por cima um tópico onde participam dois pesos pesados do forum.
Um abraço

O Elias é um peso pluma :lol: o sacramento pela voz parece ter mais uns kilitos
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Soma e segue » 22/3/2013 17:59

Sr_SNiper Escreveu:Ainda por cima um tópico onde participam dois pesos pesados do forum.

Pesados ? Está na hora do ginásio :roll: :mrgreen:

Registado: 15/1/2009 21:17

por Elias » 22/3/2013 17:53

Sr_SNiper Escreveu:Este é um tópico excelente, que vou ler calmamente hoje à noite no tablet, na esplanada na praia.
Ainda por cima um tópico onde participam dois pesos pesados do forum.
Um abraço

demoraste mais de 24 horas a reagir a este tópico, em vez disso andavas entretido a escrever off-topics...

(o que vale é que eu não sou de intrigas :twisted:)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, dragom, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Rafael Abreu, Shimazaki_2, trend=friend, yggy e 132 visitantes