AT - Tendências: identificação e quebra
rsacramento Escreveu:yabadoo Escreveu:Eu uso esse esquema com ATRs. (In)felizmente não uso metastock. (acho que há uma dll com trailings de chandelier para metastock - googla)
esse chandelier é o do Elder? bom, de qquer maneira vou investigar
Não tenho a certeza. Penso que sim.yabadoo Escreveu:Eu uso esse esquema com ATRs. (In)felizmente não uso metastock. (acho que há uma dll com trailings de chandelier para metastock - googla)
Independentemente do tipo de traling, na vossa opinião será melhor colocar o trailing logo no início da trade ou, pelo contrário, será preferivel começar com um stop fixo e transforma-lo em trailing apenas quando já estivermos em território lucrativo ? Nos testes que tenho feito, a segunda opção tem-se mostrado algo melhor, mas não tenho opinião definitiva sobre o assunto.
por partes: dos testes que fiz, quanto mais largo o stop, mais lucrativo o conjunto
eu uso 2 stops: um para os primeiros tempos, e depois entra o trailing stop em acção
Mais lucrativo o conjunto mas também maior o drawdown, não é ?
'Primeiros tempos' implica uma passagem a trailing ao fim de x dias ou a medidas tipo MAE ou MFE ?
Passar a trailing ao fim de x dias nunca simulei e francamente não faz muito sentido na minha cabeça. (sair da posição ao fim de x dias já faz ...).
Usar MAE e MFE para colocação dos stops / passagem de fixo a traling (e piramidagem !) são ideias na minha opinião muito interessantes. É disso que estás a falar ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
yabadoo Escreveu:Eu uso esse esquema com ATRs. (In)felizmente não uso metastock. (acho que há uma dll com trailings de chandelier para metastock - googla)
esse chandelier é o do Elder? bom, de qquer maneira vou investigar
yabadoo Escreveu:Eu uso esse esquema com ATRs. (In)felizmente não uso metastock. (acho que há uma dll com trailings de chandelier para metastock - googla)
Independentemente do tipo de traling, na vossa opinião será melhor colocar o trailing logo no início da trade ou, pelo contrário, será preferivel começar com um stop fixo e transforma-lo em trailing apenas quando já estivermos em território lucrativo ? Nos testes que tenho feito, a segunda opção tem-se mostrado algo melhor, mas não tenho opinião definitiva sobre o assunto.
por partes: dos testes que fiz, quanto mais largo o stop, mais lucrativo o conjunto
eu uso 2 stops: um para os primeiros tempos, e depois entra o trailing stop em acção
rsacramento Escreveu:deixo abaixo aquilo que pensava que usavas, aproximadamente: um canal de 30 sessões para longos e de metade para curtos
cada vez que o menor quebrasse em baixa, após uma entrada longa, era sinal de fechar a posição
mas voltndo ao que disseste, esses trailing stops baseados no ATR(), como os uso (em posições longas), só sobem, isto é: se o preço subir, ajustam, se o preço descer, mantêm-se no lugar, até finalmente serem quebrados => saída
era disto que falavas? alguém tem isto feito para metastock?
(PS eu tenho, mas não está muito robusto)
Eu uso esse esquema com ATRs. (In)felizmente não uso metastock. (acho que há uma dll com trailings de chandelier para metastock - googla)
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
deixo abaixo aquilo que pensava que usavas, aproximadamente: um canal de 30 sessões para longos e de metade para curtos
cada vez que o menor quebrasse em baixa, após uma entrada longa, era sinal de fechar a posição
mas voltndo ao que disseste, esses trailing stops baseados no ATR(), como os uso (em posições longas), só sobem, isto é: se o preço subir, ajustam, se o preço descer, mantêm-se no lugar, até finalmente serem quebrados => saída
- Anexos
-
- donchian mota.png (11.47 KiB) Visualizado 2449 vezes
menos é mais
rsacramento Escreveu:Quico Escreveu:yabadoo Escreveu:Boa Noite !
Sobre a questão das saídas:
Qual a vossa opinião sobre sistemas em que o único critério de saída seja por trailing stop ?
Eu só uso disso... ou algo do género.
queres falar um bocadinho disso?
Não há muito para falar, para além do que costumo "pregar" noutras discussões.
Não é segredo que costumo usar stops colocados logo abaixo de mínimos das x semanas anteriores ou dos últimos y dias (no caso de posições longas), e que vão sendo ajustados com o passar do tempo (todos os fins de semana ou finais do dia, se necessário). Trata-se de uma espécie de trailing stops. Estilo isto (Donchian channels)...

Mas há vários sistemas de TF que usam como critério de saída um trailing stop colocado à distância de 3x, 3.5x ou 4x o range médio diário (ATR) - pode ser de vinte ou mais dias. Facilmente arranjas indicadores que fazem este serviço para Metatrader (se quiseres mando-te um); ou podes escrever um para o ProRealTime - exemplo abaixo (se quiseres também te mando), ou para o Metastock (nesse já não mexo há anos).
Abraço
- Anexos
-
- JPY Spot.png (17.69 KiB) Visualizado 2472 vezes
Editado pela última vez por Quico em 27/3/2013 9:13, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
yabadoo Escreveu:Boa Noite !
Sobre a questão das saídas:
Qual a vossa opinião sobre sistemas em que o único critério de saída seja por trailing stop ?
Eu só uso disso... ou algo do género. Aliás, é o que fazem a maior parte dos sistemas de trend following.

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
lol, ok
respondendo:
- a passagem de +vo a -vo demora em média quanto?
é extremamente variável e nunca calculei médias mas assim a olhómetro eu diria que nas perdentes em média demora menos de 3 meses (por vezes apenas 1 ou 2 semanas) e nas ganhantes em média demora mais de 3 meses (por vezes 2 ou 3 anos).
- e quanto ao stoploss?
a passagem da MACD a negativo (em fecho semanal) é o stop loss.
respondendo:
- a passagem de +vo a -vo demora em média quanto?
é extremamente variável e nunca calculei médias mas assim a olhómetro eu diria que nas perdentes em média demora menos de 3 meses (por vezes apenas 1 ou 2 semanas) e nas ganhantes em média demora mais de 3 meses (por vezes 2 ou 3 anos).
- e quanto ao stoploss?
a passagem da MACD a negativo (em fecho semanal) é o stop loss.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:rsacramento Escreveu:@Elias: o que te leva a sair, nos dois cenários t+ipicos: a ganhar e a perder?
Normalmente defino um critério de entrada e um critério de saída. Por exemplo se entrar com a passagem da MACD semanal a positivo, saio quando a MACD semanal passa a negativo.
Nota, contudo, que os critérios podem não ser os mesmos em todos os trades, depende sempre da situação técnica do activo e do horizonte temporal do investimento.
a passagem de +vo a -vo demora em média quanto?
e quanto ao stoploss?
rsacramento Escreveu:@Elias: o que te leva a sair, nos dois cenários t+ipicos: a ganhar e a perder?
Normalmente defino um critério de entrada e um critério de saída. Por exemplo se entrar com a passagem da MACD semanal a positivo, saio quando a MACD semanal passa a negativo.
Nota, contudo, que os critérios podem não ser os mesmos em todos os trades, depende sempre da situação técnica do activo e do horizonte temporal do investimento.
Sr_SNiper Escreveu:Este é um tópico excelente, que vou ler calmamente hoje à noite no tablet, na esplanada na praia.
Ainda por cima um tópico onde participam dois pesos pesados do forum.
Um abraço
O Elias é um peso pluma

- Registado: 29/11/2007 2:05
Sr_SNiper Escreveu:Este é um tópico excelente, que vou ler calmamente hoje à noite no tablet, na esplanada na praia.
Ainda por cima um tópico onde participam dois pesos pesados do forum.
Um abraço
demoraste mais de 24 horas a reagir a este tópico, em vez disso andavas entretido a escrever off-topics...
(o que vale é que eu não sou de intrigas

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], HFCA, jprgodinho, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, yggy e 93 visitantes