Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- Buscas a Bancos Suspeita de Cartel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 16/3/2013 15:49

Do escândalo Libor às buscas em Portugal
Informações com origem na sede do Barclays, em Inglaterra, permitiram identificar todos os bancos e os funcionários suspeitos de partilharem "informação sensível".

Sónia M. Lourenço e Rui Gustavo
10:15 Sábado, 16 de março de 2013

Informações com origem na sede do Barclays em Inglaterra permitiram às autoridades portuguesas identificar todos os bancos e os funcionários suspeitos de partilharem "informação sensível" sobre empréstimos à habitação e ao consumo.

O que tem o escândalo financeiro internacional Libor que ver com as buscas á banca em Portugal? Tudo.

No centro do processo sobre a manipulação da Libor (taxa de referência interbancária) esteve o Barclays PLC, culminando numa multa das autoridades britânicas e norte-americanas de 335 milhões de euros e na demissão do presidente executivo do banco, Bob Diamond.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/do-escandalo-li ... z2NiLaoukj

Parece que a papa esta feita é só condenar...pois isso.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por rmachado » 11/3/2013 15:23

Pata-Hari Escreveu:Sim, claro que há análise da concorrência. È o que digo, a banca acaba por se ajustar ao que o resto do mercado está a fazer. Aliás, os próprios clientes o fazem, ligam e dizem que o banco X e Y está a fazer a oferta A e B. Daí a isso ser cartelização...!

Acharia estranho haverem mails de "conspiração comercial", mas já vi tudo, até elefantes a voar.

Oh Pata.. tens inúmeros exemplos de "conspiração comercial" que "parecem" salutar concorrência..

Recentemente e se a memória não me falha, tivemos o relacionado com lcd's ou monitores...

Se todos (ou quase todos) concordarem em não descer ou subir as taxas não é cartel?

Lembraste do estatismo das comunicações móveis antes da Optimus? Tinham 500 tarifários e diferentes preços... mas na base... era igual.

Registado: 24/8/2004 10:42

por rmachado » 11/3/2013 15:19

mais_um Escreveu:
rmachado Escreveu:Libor?

Querem exemplo mais flagrante de cartel?

Isso não foi cartel.

Sim, tens razão... foi mais fraude.

por Lion_Heart » 11/3/2013 13:52

Terá sido o Barclays a denunciar cartel na banca
A Autoridade da Concorrência iniciou uma investigação à banca por suspeitas de concertação de preços nas comissões e “spreads”. A investigação foi despoletada por uma denúncia. O “Diário Económico” diz que hoje que foi o Barclays que denunciou o cartel.

In Negocios
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Opcard » 7/3/2013 14:48

PSG , tem esta linhas no se comentário de hoje :

"... se o Governo achar que os créditos estão caros tem um banco para fazê-los descer: a Caixa é suficientemente grande para impor uma descida generalizada do crédito. E isso significa que, se há cartel, o banco do Estado tem de fazer parte dele..."

Registado: 14/3/2009 0:19

por MarcoAntonio » 7/3/2013 8:59

A-330 Escreveu:(Sei que dentro de nada aparecerá o Marco e o Elias a dizerem que não há cartel nas gasolineiras , mas aí custa-me muito a crer.)

lol... eu não sei se há cartel ou não, o que sei é que os preços são bastante diferentes (especialmente tendo em conta a estrutura do preço) e bem mais diferentes do que em mil e uma coisas em que a malta não se queixa.

A malta parece esquecer-se que entre impostos e matéria prima vai entre 80 a 90% do preço portanto ele nunca pode diferir muito na perspectiva do cliente final. Se estão à espera de diferenças muito maiores do que aquelas que já se verificam bem podem esperar sentados, porque com ou sem cartel, elas não são possíveis...

Depois há uma coisa engraçadíssima: as pessoas protestam sempre em relação aos preços dos combustíveis, quando são diferentes porque são diferentes (os mais caros são uns "gatunos" e podiam vender mais barato) e quando são iguais, porque são iguais (porque supostamente estão "combinados").

Suspeito que o pessoal o que não gosta mesmo é de pagar e o resto é mais ou menos acessório...

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por A330-300 » 7/3/2013 5:23

Por acaso também não acho que haja cartel entre os bancos , até porque são muitos e oriundos de diferentes países.
Dizer que os spreads são cartelizados seria o mesmo que dizer que as ofertas de juros aos DP também são por todos oferecerem mais ou menos a mesma coisa.

É diferente das gasolineiras.São meia dúzia e os preços são mesmo muito iguais. A diferença entre elas são aquelas ofertas da treta , cartões de pontos , etc, excepção feita às dos supermercados.

(Sei que dentro de nada aparecerá o Marco e o Elias a dizerem que não há cartel nas gasolineiras , mas aí custa-me muito a crer.)

Isto dos bancos não passa de mais um teatro pobre para entreter o Zé e para fazer parecer que somos um país muito eficiente .Até porque neste momento o Zé não tem dinheiro para se meter em compras de casas e nem quer , e os que querem muitas vezes não conseguem aprovação do crédito seja com que spread for.

Resumindo tudo, é mais um exemplo prático da ineficiência deste sistema.Tudo feito mal e com muito alarde que é para parecer sério,mas que ao final não chegam a conclusão nenhuma.Chateiam os bancos ,que tem que mobilizar recursos para atender os patetas que vão lá chatear.

E assim vamos caminhando, de circo em circo , tudo resultando em falta de produtividade.
E ao final de cada espetáculo ainda sublinham que querem atrair investimento externo.

Somos mesmo ridículos, patéticos.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Pata-Hari » 6/3/2013 21:50

Sim, claro que há análise da concorrência. È o que digo, a banca acaba por se ajustar ao que o resto do mercado está a fazer. Aliás, os próprios clientes o fazem, ligam e dizem que o banco X e Y está a fazer a oferta A e B. Daí a isso ser cartelização...!

Acharia estranho haverem mails de "conspiração comercial", mas já vi tudo, até elefantes a voar.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por mais_um » 6/3/2013 21:06

Pata-Hari Escreveu:Juro que não estou nada a ver como é que isso pode suceder. Os bancos ajustam à concorrência, é o normal. E como é que se prova algo deste tipo mesmo que houvesse "acordo" entre diferentes bancos...? não estou nada a ver....

Prova através de documentos, troca de emails, etc...

Onde trabalhas não tens acesso a um observatório da concorrência? Eu tenho.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 6/3/2013 21:02

rmachado Escreveu:Libor?

Isso não foi cartel.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Multas ?

por johncq » 6/3/2013 19:07

Se encontrassem alguma evidência ou prova conclusiva que houve concertação faríamos o quê ? Uma multa a Bancos intervencionados para ser paga por todos nós ? Do género: banca paga, financiam-se com um aumento de capital e o ministério das finanças vai lá colocar dinheiro ? E os contratos alegadamente ao abrigo de concertação de preços caducam, são nulos ou passam a estar ilegais ? É que os mais recentes (2 a 3 anos) devem estar a financiar os que dão buraco (literalmente).

Registado: 29/11/2007 4:32

por mais_um » 6/3/2013 18:33

Pata-Hari Escreveu:(abri o tópico a apostar que me ias contrariar de algum modo :evil: :twisted: )

:lol: :lol: , Está tranquila, apesar de seres giraça (mesmo com mau feitio) e de estares bem conservada para a idade, eu não ando a perseguir-te, já tenho lenha suficiente para me queimar! :mrgreen: :mrgreen:

por Dialmedia » 6/3/2013 18:02

De facto, se há coisa onde existem divergências de preços significativas é nos bancos.

Mais cartel fazem as operadores de TV e Net cujos pacotes andam sempre quase sempre taco a taco no preço.

Não será esta notícia areia para tapar algum assunto mais sério?

Registado: 26/1/2007 17:07

por Pata-Hari » 6/3/2013 18:02

(abri o tópico a apostar que me ias contrariar de algum modo :evil: :twisted: )
Administrador Fórum

por mais_um » 6/3/2013 17:55

por rmachado » 6/3/2013 16:50

Libor?

por Lion_Heart » 6/3/2013 16:47

Obviamente que nunca se prova nada, é como a gasolina o café e etc. O preço é todo igual nas marcas mas não existe cartel. Isto é só para entreter.

Alias só faltava num País de Oligarcas existir Cartel.Que crime seria.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 6/3/2013 17:28, num total de 1 vez.

Lion_Heart

por Pata-Hari » 6/3/2013 16:37

Juro que não estou nada a ver como é que isso pode suceder. Os bancos ajustam à concorrência, é o normal. E como é que se prova algo deste tipo mesmo que houvesse "acordo" entre diferentes bancos...? não estou nada a ver....
Administrador Fórum

por PMACS » 6/3/2013 16:28

Parece que mais uma vez houve fuga de informações, nas noticias da Sic o carro dos jornalistas acompanha os da PJ quando estes se dirigem para fazer as buscas! :roll:
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

Entreter

por oscar c. » 6/3/2013 15:22

Mais um assunto para entreter. Logo à noite nas notícias não se vai falar noutra coisa, depois esquece.
Na verdadeira corrupção ninguém lhe pega. Ou se pega, não prova nada.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper

Registado: 6/11/2002 0:41

Re: OT- Buscas a Bancos Suspeita de Cartel

por mais_um » 6/3/2013 15:17

Lion_Heart Escreveu:Esta no terreno uma mega operação busca aos bancos.
Suspeita de cartel.

Como se existissem duvidas...

Podes concretizar?.... :roll:

por Lion_Heart » 6/3/2013 13:21

Concorrência, DIAP, TIC e PSP fazem buscas a bancos
Económico
06/03/13 12:02

SIC Notícias avança que em causa estão suspeitas de cartelização de ‘spreads' e comissões.

Está em curso uma mega operação conduzida pela Autoridade da Concorrência, Departamento de Investigação e de Acção Penal de Lisboa (DIAP), liderado por Maria José Morgado, e Tribunal de Instrução Criminal que, também com o auxílio da PSP, realizam buscas a bancos em Portugal, noticiou a SIC Notícias.

Na base desta operação estão, segundo a mesma fonte, suspeitas de cartelização de ‘spreads' e de comissões. São cerca de duas dezenas de buscas em curso.

Não foi possível até ao momento obter uma confirmação junto das autoridades.

In Economico

Lion_Heart

OT- Buscas a Bancos Suspeita de Cartel

por Lion_Heart » 6/3/2013 13:18

Esta no terreno uma mega operação busca aos bancos.
Suspeita de cartel.

Como se existissem duvidas...

Lion_Heart

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 258 visitantes