OT- Buscas a Bancos Suspeita de Cartel
23 mensagens
|Página 1 de 1
Do escândalo Libor às buscas em Portugal
Informações com origem na sede do Barclays, em Inglaterra, permitiram identificar todos os bancos e os funcionários suspeitos de partilharem "informação sensível".
Sónia M. Lourenço e Rui Gustavo
10:15 Sábado, 16 de março de 2013
Informações com origem na sede do Barclays em Inglaterra permitiram às autoridades portuguesas identificar todos os bancos e os funcionários suspeitos de partilharem "informação sensível" sobre empréstimos à habitação e ao consumo.
O que tem o escândalo financeiro internacional Libor que ver com as buscas á banca em Portugal? Tudo.
No centro do processo sobre a manipulação da Libor (taxa de referência interbancária) esteve o Barclays PLC, culminando numa multa das autoridades britânicas e norte-americanas de 335 milhões de euros e na demissão do presidente executivo do banco, Bob Diamond.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/do-escandalo-li ... z2NiLaoukj
Parece que a papa esta feita é só condenar...pois isso.
Informações com origem na sede do Barclays, em Inglaterra, permitiram identificar todos os bancos e os funcionários suspeitos de partilharem "informação sensível".
Sónia M. Lourenço e Rui Gustavo
10:15 Sábado, 16 de março de 2013
Informações com origem na sede do Barclays em Inglaterra permitiram às autoridades portuguesas identificar todos os bancos e os funcionários suspeitos de partilharem "informação sensível" sobre empréstimos à habitação e ao consumo.
O que tem o escândalo financeiro internacional Libor que ver com as buscas á banca em Portugal? Tudo.
No centro do processo sobre a manipulação da Libor (taxa de referência interbancária) esteve o Barclays PLC, culminando numa multa das autoridades britânicas e norte-americanas de 335 milhões de euros e na demissão do presidente executivo do banco, Bob Diamond.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/do-escandalo-li ... z2NiLaoukj
Parece que a papa esta feita é só condenar...pois isso.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Pata-Hari Escreveu:Sim, claro que há análise da concorrência. È o que digo, a banca acaba por se ajustar ao que o resto do mercado está a fazer. Aliás, os próprios clientes o fazem, ligam e dizem que o banco X e Y está a fazer a oferta A e B. Daí a isso ser cartelização...!
Acharia estranho haverem mails de "conspiração comercial", mas já vi tudo, até elefantes a voar.
Oh Pata.. tens inúmeros exemplos de "conspiração comercial" que "parecem" salutar concorrência..
Recentemente e se a memória não me falha, tivemos o relacionado com lcd's ou monitores...
Se todos (ou quase todos) concordarem em não descer ou subir as taxas não é cartel?
Lembraste do estatismo das comunicações móveis antes da Optimus? Tinham 500 tarifários e diferentes preços... mas na base... era igual.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Terá sido o Barclays a denunciar cartel na banca
A Autoridade da Concorrência iniciou uma investigação à banca por suspeitas de concertação de preços nas comissões e “spreads”. A investigação foi despoletada por uma denúncia. O “Diário Económico” diz que hoje que foi o Barclays que denunciou o cartel.
In Negocios
A Autoridade da Concorrência iniciou uma investigação à banca por suspeitas de concertação de preços nas comissões e “spreads”. A investigação foi despoletada por uma denúncia. O “Diário Económico” diz que hoje que foi o Barclays que denunciou o cartel.
In Negocios
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
PSG , tem esta linhas no se comentário de hoje :
"... se o Governo achar que os créditos estão caros tem um banco para fazê-los descer: a Caixa é suficientemente grande para impor uma descida generalizada do crédito. E isso significa que, se há cartel, o banco do Estado tem de fazer parte dele..."
"... se o Governo achar que os créditos estão caros tem um banco para fazê-los descer: a Caixa é suficientemente grande para impor uma descida generalizada do crédito. E isso significa que, se há cartel, o banco do Estado tem de fazer parte dele..."
- Registado: 14/3/2009 0:19
A-330 Escreveu:(Sei que dentro de nada aparecerá o Marco e o Elias a dizerem que não há cartel nas gasolineiras , mas aí custa-me muito a crer.)
lol... eu não sei se há cartel ou não, o que sei é que os preços são bastante diferentes (especialmente tendo em conta a estrutura do preço) e bem mais diferentes do que em mil e uma coisas em que a malta não se queixa.
A malta parece esquecer-se que entre impostos e matéria prima vai entre 80 a 90% do preço portanto ele nunca pode diferir muito na perspectiva do cliente final. Se estão à espera de diferenças muito maiores do que aquelas que já se verificam bem podem esperar sentados, porque com ou sem cartel, elas não são possíveis...
Depois há uma coisa engraçadíssima: as pessoas protestam sempre em relação aos preços dos combustíveis, quando são diferentes porque são diferentes (os mais caros são uns "gatunos" e podiam vender mais barato) e quando são iguais, porque são iguais (porque supostamente estão "combinados").
Suspeito que o pessoal o que não gosta mesmo é de pagar e o resto é mais ou menos acessório...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Por acaso também não acho que haja cartel entre os bancos , até porque são muitos e oriundos de diferentes países.
Dizer que os spreads são cartelizados seria o mesmo que dizer que as ofertas de juros aos DP também são por todos oferecerem mais ou menos a mesma coisa.
É diferente das gasolineiras.São meia dúzia e os preços são mesmo muito iguais. A diferença entre elas são aquelas ofertas da treta , cartões de pontos , etc, excepção feita às dos supermercados.
(Sei que dentro de nada aparecerá o Marco e o Elias a dizerem que não há cartel nas gasolineiras , mas aí custa-me muito a crer.)
Isto dos bancos não passa de mais um teatro pobre para entreter o Zé e para fazer parecer que somos um país muito eficiente .Até porque neste momento o Zé não tem dinheiro para se meter em compras de casas e nem quer , e os que querem muitas vezes não conseguem aprovação do crédito seja com que spread for.
Resumindo tudo, é mais um exemplo prático da ineficiência deste sistema.Tudo feito mal e com muito alarde que é para parecer sério,mas que ao final não chegam a conclusão nenhuma.Chateiam os bancos ,que tem que mobilizar recursos para atender os patetas que vão lá chatear.
E assim vamos caminhando, de circo em circo , tudo resultando em falta de produtividade.
E ao final de cada espetáculo ainda sublinham que querem atrair investimento externo.
Somos mesmo ridículos, patéticos.
A330
Dizer que os spreads são cartelizados seria o mesmo que dizer que as ofertas de juros aos DP também são por todos oferecerem mais ou menos a mesma coisa.
É diferente das gasolineiras.São meia dúzia e os preços são mesmo muito iguais. A diferença entre elas são aquelas ofertas da treta , cartões de pontos , etc, excepção feita às dos supermercados.
(Sei que dentro de nada aparecerá o Marco e o Elias a dizerem que não há cartel nas gasolineiras , mas aí custa-me muito a crer.)
Isto dos bancos não passa de mais um teatro pobre para entreter o Zé e para fazer parecer que somos um país muito eficiente .Até porque neste momento o Zé não tem dinheiro para se meter em compras de casas e nem quer , e os que querem muitas vezes não conseguem aprovação do crédito seja com que spread for.
Resumindo tudo, é mais um exemplo prático da ineficiência deste sistema.Tudo feito mal e com muito alarde que é para parecer sério,mas que ao final não chegam a conclusão nenhuma.Chateiam os bancos ,que tem que mobilizar recursos para atender os patetas que vão lá chatear.
E assim vamos caminhando, de circo em circo , tudo resultando em falta de produtividade.
E ao final de cada espetáculo ainda sublinham que querem atrair investimento externo.
Somos mesmo ridículos, patéticos.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Sim, claro que há análise da concorrência. È o que digo, a banca acaba por se ajustar ao que o resto do mercado está a fazer. Aliás, os próprios clientes o fazem, ligam e dizem que o banco X e Y está a fazer a oferta A e B. Daí a isso ser cartelização...!
Acharia estranho haverem mails de "conspiração comercial", mas já vi tudo, até elefantes a voar.
Pata-Hari Escreveu:Juro que não estou nada a ver como é que isso pode suceder. Os bancos ajustam à concorrência, é o normal. E como é que se prova algo deste tipo mesmo que houvesse "acordo" entre diferentes bancos...? não estou nada a ver....
Prova através de documentos, troca de emails, etc...
Onde trabalhas não tens acesso a um observatório da concorrência? Eu tenho.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
rmachado Escreveu:Libor?
Querem exemplo mais flagrante de cartel?
Isso não foi cartel.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Multas ?
Se encontrassem alguma evidência ou prova conclusiva que houve concertação faríamos o quê ? Uma multa a Bancos intervencionados para ser paga por todos nós ? Do género: banca paga, financiam-se com um aumento de capital e o ministério das finanças vai lá colocar dinheiro ? E os contratos alegadamente ao abrigo de concertação de preços caducam, são nulos ou passam a estar ilegais ? É que os mais recentes (2 a 3 anos) devem estar a financiar os que dão buraco (literalmente).
- Registado: 29/11/2007 4:32
Pata-Hari Escreveu:(abri o tópico a apostar que me ias contrariar de algum modo![]()
)

Basta entrar nos sites de cada banco para verifcar que as diferenças entre bancos até são significativas.
Alguns casos:
https://ws.cgd.pt/Precario/Precario.pdf
http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Articles ... 02_FTJ.pdf
http://www.bbva.pt/TLEU/fbin/PrecarioBB ... 173017.pdf
http://www.santandertotta.pt/ficheros/P ... 130306.pdf
Alguns casos:
https://ws.cgd.pt/Precario/Precario.pdf
http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Articles ... 02_FTJ.pdf
http://www.bbva.pt/TLEU/fbin/PrecarioBB ... 173017.pdf
http://www.santandertotta.pt/ficheros/P ... 130306.pdf
- Registado: 24/8/2004 10:42
Obviamente que nunca se prova nada, é como a gasolina o café e etc. O preço é todo igual nas marcas mas não existe cartel. Isto é só para entreter.
Alias só faltava num País de Oligarcas existir Cartel.Que crime seria.
Alias só faltava num País de Oligarcas existir Cartel.Que crime seria.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 6/3/2013 17:28, num total de 1 vez.
Lion_Heart
Lion_Heart
Entreter
Mais um assunto para entreter. Logo à noite nas notícias não se vai falar noutra coisa, depois esquece.
Na verdadeira corrupção ninguém lhe pega. Ou se pega, não prova nada.
Na verdadeira corrupção ninguém lhe pega. Ou se pega, não prova nada.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»
Karl Popper
Karl Popper
- Registado: 6/11/2002 0:41
Re: OT- Buscas a Bancos Suspeita de Cartel
Lion_Heart Escreveu:Esta no terreno uma mega operação busca aos bancos.
Suspeita de cartel.
Como se existissem duvidas...
Podes concretizar?....

Concorrência, DIAP, TIC e PSP fazem buscas a bancos
Económico
06/03/13 12:02
SIC Notícias avança que em causa estão suspeitas de cartelização de ‘spreads' e comissões.
Está em curso uma mega operação conduzida pela Autoridade da Concorrência, Departamento de Investigação e de Acção Penal de Lisboa (DIAP), liderado por Maria José Morgado, e Tribunal de Instrução Criminal que, também com o auxílio da PSP, realizam buscas a bancos em Portugal, noticiou a SIC Notícias.
Na base desta operação estão, segundo a mesma fonte, suspeitas de cartelização de ‘spreads' e de comissões. São cerca de duas dezenas de buscas em curso.
Não foi possível até ao momento obter uma confirmação junto das autoridades.
In Economico
Económico
06/03/13 12:02
SIC Notícias avança que em causa estão suspeitas de cartelização de ‘spreads' e comissões.
Está em curso uma mega operação conduzida pela Autoridade da Concorrência, Departamento de Investigação e de Acção Penal de Lisboa (DIAP), liderado por Maria José Morgado, e Tribunal de Instrução Criminal que, também com o auxílio da PSP, realizam buscas a bancos em Portugal, noticiou a SIC Notícias.
Na base desta operação estão, segundo a mesma fonte, suspeitas de cartelização de ‘spreads' e de comissões. São cerca de duas dezenas de buscas em curso.
Não foi possível até ao momento obter uma confirmação junto das autoridades.
In Economico
Lion_Heart
Lion_Heart
OT- Buscas a Bancos Suspeita de Cartel
Esta no terreno uma mega operação busca aos bancos.
Suspeita de cartel.
Suspeita de cartel.
Lion_Heart
Lion_Heart
23 mensagens
|Página 1 de 1