Obrigações Mota-Engil
mais_um Escreveu:Ou tens 4 obrigações (2000,00€) ou não tens nada, agora tens que ver se com 4 obrigações, tendo em conta os custos de guarda de titulos (caso seja os unicos titulos que tenhas) e comissões diversas, é um bom investimento.
Ok, assim faz muito mais sentido, aliás, todo o sentido. A decisão então será sobre poder ter de empatar só 2000 eur a 3,19% líquidos, q é o que Best diz garantir já livres de todas as comissões. As taxas andam tão baixas q tb já nem parece assim tão mau. Mas tb não se pode dizer q seja bom.

- Registado: 23/12/2011 14:35
kalina Escreveu:mais_um Escreveu:Sim, eu seimas hoje tive a informação do valor exacto (supostamente) que foi subscrito no 1º dia e do valor aproximado no 2º dia. Não consegui saber o nº de subscrições.
Olá! Podias partilhar o grandioso número, mesmo que "suposto"?
Já não sei se não deva anular o pedido de subscrição... Se foi um nº assim tão grande logo no 1º dia e, se em vez de corresponder a poucas subscrições de grandes somas, corresponder a muitas subscrições de pequenas somas, no sorteio podem não garantir sequer as 4 obrig por pessoa, não é?
Ou tens 4 obrigações (2000,00€) ou não tens nada, agora tens que ver se com 4 obrigações, tendo em conta os custos de guarda de titulos (caso seja os unicos titulos que tenhas) e comissões diversas, é um bom investimento.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Sim, eu seimas hoje tive a informação do valor exacto (supostamente) que foi subscrito no 1º dia e do valor aproximado no 2º dia. Não consegui saber o nº de subscrições.
Olá! Podias partilhar o grandioso número, mesmo que "suposto"?

Já não sei se não deva anular o pedido de subscrição... Se foi um nº assim tão grande logo no 1º dia e, se em vez de corresponder a poucas subscrições de grandes somas, corresponder a muitas subscrições de pequenas somas, no sorteio podem não garantir sequer as 4 obrig por pessoa, não é?
- Registado: 23/12/2011 14:35
Pata-Hari Escreveu:Mais_um, para o banco, quanto mais clientes ficarem com elas, mais comissões cobra, certo? Não faz sentido dissuadir os clientes.
O que pode fazer sentido é explicar que o rateio é uma loucura e que o montante que será atribuído nesta altura será ridículo e que pode nem compensar comissões sobretudo se o cliente não tiver títulos em carteira e começar a pagar guarda de titulos por causa disso.
Pois, não sei em que circunstancias e que argumentação é que o gestor de conta utilizou para aconselhar o bmmteixeira a não ir à subscrição.
Estive a falar com um amigo meu que me referiu que as pessoas estavam loucas, entravam pela agência a dentro e queriam era subscrever, mesmo apenas com 1000€, ele a tentar explicar que com as comissões, etc...a rentabilidade seria inferior ao anunciado mas borrifavam-se para o assunto.
Um bom gestor (do ponto de vista do cliente) aconselha-o a de forma a garantir o melhor para o cliente e não para o banco.
Pata-Hari Escreveu:(fui eu quem mencionou que aparentemente houve 500 milhões de pedidos no primeiro dia)
Sim, eu sei

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Mais_um, para o banco, quanto mais clientes ficarem com elas, mais comissões cobra, certo? Não faz sentido dissuadir os clientes. O que pode fazer sentido é explicar que o rateio é uma loucura e que o montante que será atribuído nesta altura será ridículo e que pode nem compensar comissões sobretudo se o cliente não tiver títulos em carteira e começar a pagar guarda de titulos por causa disso.
(fui eu quem mencionou que aparentemente houve 500 milhões de pedidos no primeiro dia)
(fui eu quem mencionou que aparentemente houve 500 milhões de pedidos no primeiro dia)
Pata-Hari Escreveu:bmmteixeira Escreveu:Ora viva... Hoje aconteceu-me algo que não estava à espera... Falei com o meu gestor de conta para subscrever as obrigações da Mota-engil, mas hoje ele telefona-me a dizer que o banco está a pressionar os clientes a não subscrever... Então mas isto faz algum sentido? Publicitam e depois telefonam para não o fazer... Estas quedas recentes poderão estar relacionadas com alguma notícia que se desconhece? Alguém teve o mesmo tipo de "desincentivo"? Importante: o banco foi o BPI.
Fiquei um pouco boquiaberto...
Não me parece.... o bpi é banco colocador, não faz sentido pressionar os clientes a não subscrever. Isso é totalmente despropositado e ridiculo. Ou ele se explicou mal ou qualquer outra coisa.
Pode não ser assim tão despropositado, qual a TIR no BPI para quem fique apenas com 2000€?
A informação que tenho é que já ultrapassou largamente os 500 milhões de €, ouvi uns rumores que teria ultrapassado mesmo os mil milhões. Assim a probabilidade de conseguires mais de 2000€, é reduzida e com as comissões que alguns bancos cobram pode acabar por ser um mau investimento.
bmmteixeira Escreveu:Ora viva... Hoje aconteceu-me algo que não estava à espera... Falei com o meu gestor de conta para subscrever as obrigações da Mota-engil, mas hoje ele telefona-me a dizer que o banco está a pressionar os clientes a não subscrever... Então mas isto faz algum sentido? Publicitam e depois telefonam para não o fazer... Estas quedas recentes poderão estar relacionadas com alguma notícia que se desconhece? Alguém teve o mesmo tipo de "desincentivo"? Importante: o banco foi o BPI.
Não me parece.... o bpi é banco colocador, não faz sentido pressionar os clientes a não subscrever. Isso é totalmente despropositado e ridiculo. Ou ele se explicou mal ou qualquer outra coisa.
bmmteixeira Escreveu:Ora viva... Hoje aconteceu-me algo que não estava à espera... Falei com o meu gestor de conta para subscrever as obrigações da Mota-engil, mas hoje ele telefona-me a dizer que o banco está a pressionar os clientes a não subscrever... Então mas isto faz algum sentido? Publicitam e depois telefonam para não o fazer... Estas quedas recentes poderão estar relacionadas com alguma notícia que se desconhece? Alguém teve o mesmo tipo de "desincentivo"? Importante: o banco foi o BPI.
Subscreve que depois eu compro tas a 100,5%, tranquilo...
Lose your opinion, not your money
Ora viva... Hoje aconteceu-me algo que não estava à espera... Falei com o meu gestor de conta para subscrever as obrigações da Mota-engil, mas hoje ele telefona-me a dizer que o banco está a pressionar os clientes a não subscrever... Então mas isto faz algum sentido? Publicitam e depois telefonam para não o fazer... Estas quedas recentes poderão estar relacionadas com alguma notícia que se desconhece? Alguém teve o mesmo tipo de "desincentivo"? Importante: o banco foi o BPI.
- Registado: 6/5/2004 20:19
Sr_SNiper Escreveu:Ainda não á movidades ? Quantio foi a subscrição até hoje, se aumentam a oferta... nada de nada na imprensa...
Mas o que é que se está a passar com as ações da Mota?
F###-se que miséria esta bolsa portuguesa, mal encostou no Bull ficou logo Bear.
O lixo é mesmo o último a subir.
Ainda bem que desde à dois anos que invisto também nas bolsas americanas.
- Registado: 11/10/2012 14:18
Lion_Heart Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Lion_Heart Escreveu:não esquecer que do valor apregoado , o liquido nem chega a metade!
Que afirmação ridícula, enfim, passando à frente, eu fiz a minha parte, subscrevi 110% da minha carteira em Obrigações da Mota no primeiro dia e por mim ficava com os 110%...
Vamos ver 28,5 % Estado, comissões (umas poucas) , imposto selo, inflação...
Camarada, mas isso é entudo, mete debaixo do colchão ou no cofre que já não pagas 28% de imposto
tu e que disseste que era ridícula a minha afirmação.
Por ex: o BPI tem isto:
A subscrição das obrigações está sujeita a uma comissão de subscrição. O Banco BPI cobrará ainda uma comissão sobre o pagamento de juros e reembolso das Obrigações, bem como uma comissão de custódia relativamente aos valores mobiliários depositados no Banco BPI. Todas as comissões poderão ser consultadas no Preçário ou em www.cmvm.pt, podendo o Investidor, em qualquer momento prévio à subscrição solicitar a simulação dos custos do investimento que pretende efectuar, obtendo assim a respectiva taxa interna de rentabilidade
In BPI
E são obrigados a porem lá as obrigações, escolham outra onde não se pague nada.
Sr_SNiper Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Lion_Heart Escreveu:não esquecer que do valor apregoado , o liquido nem chega a metade!
Que afirmação ridícula, enfim, passando à frente, eu fiz a minha parte, subscrevi 110% da minha carteira em Obrigações da Mota no primeiro dia e por mim ficava com os 110%...
Camarada, mas isso é entudo, mete debaixo do colchão ou no cofre que já não pagas 28% de imposto
tu e que disseste que era ridícula a minha afirmação.
Por ex: o BPI tem isto:
A subscrição das obrigações está sujeita a uma comissão de subscrição. O Banco BPI cobrará ainda uma comissão sobre o pagamento de juros e reembolso das Obrigações, bem como uma comissão de custódia relativamente aos valores mobiliários depositados no Banco BPI. Todas as comissões poderão ser consultadas no Preçário ou em www.cmvm.pt, podendo o Investidor, em qualquer momento prévio à subscrição solicitar a simulação dos custos do investimento que pretende efectuar, obtendo assim a respectiva taxa interna de rentabilidade
In BPI
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Lion_Heart Escreveu:não esquecer que do valor apregoado , o liquido nem chega a metade!
Sr_SNiper Escreveu:Lion_Heart Escreveu:não esquecer que do valor apregoado , o liquido nem chega a metade!
Vamos ver 28,5 % Estado, comissões (umas poucas) , imposto selo, já para não falar na inflação...
Editado pela última vez por Lion_Heart em 27/2/2013 18:21, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Nunooo Escreveu:Se o valor da OPS for aumentada para o dobro (como tudo indica que será), as ordens são satisfeitas mantendo-se o mesmo criterio para o primeiro dia de subscrição, ou seja, esse aumento vai servir para satisfazer as ordens que foram colocadas no primeiro dia?
Depende do nº de subscritores do 1º dia e/ou do nº total de subscritores.
Se o nº total for inferior a 75000 (caso a OPS seja duplicada) o que tu referes é verdade.
Pois, eu também já tinha comentado isso numa outra emissão. Até mesmo no caso dos bancos parece bizarro que andem a pagar 8% por ajudas do estado, quando podiam fazer emissão de obrigações a taxas mais baixas (isto para contornar a suposta impossibilidade de oferecer 3% (penso) acima da Euribor nos DPs, a qual seria outra alternativa às ajudas de recapitalização).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Isso é algo que me faz confusão nestas OPS. Se a procura excede tão largamente a oferta, isso não é sinal que os emitentes estão a oferecer juros excessivos? Se calhar se a mota oferecesse "apenas" um cupão de 6% (ou até menos), consegueria na mesma colocar a totalidade das obrigações, sem grandes dificuldades.
Enfim, pelo menos espero que me calhem os tais 2.000 euritos...
Enfim, pelo menos espero que me calhem os tais 2.000 euritos...
jcpereira Escreveu:Pata-Hari Escreveu:De facto, no primeiro dia a procura excedeu largamente a oferta. Tanto quanto sei, terá ficado nos 500ME.
500? Estive a ver os prospetos das últimas ofertas de obrigações e quase nenhuma ultrapassou esse valor no total da operação:
PT 490
REN 600
Continente 424
ZON 317
SEMAPA 317
e? tens de começar a distinguir quem manda bitaites de quem sabe do que fala

P.S.- Tb já ouvi falar de desse valor e não foi com certeza coincidência

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 177 visitantes