Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações Mota-Engil

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kalina » 5/3/2013 16:12

mais_um Escreveu:Ou tens 4 obrigações (2000,00€) ou não tens nada, agora tens que ver se com 4 obrigações, tendo em conta os custos de guarda de titulos (caso seja os unicos titulos que tenhas) e comissões diversas, é um bom investimento.

Ok, assim faz muito mais sentido, aliás, todo o sentido. A decisão então será sobre poder ter de empatar só 2000 eur a 3,19% líquidos, q é o que Best diz garantir já livres de todas as comissões. As taxas andam tão baixas q tb já nem parece assim tão mau. Mas tb não se pode dizer q seja bom. :-k

Registado: 23/12/2011 14:35

por andre.p » 5/3/2013 14:24

Balcões e centros de investimento do BPI, só no primeiro dia ouve 158 milhões se subscrição.
Agora façam as contas aos outros bancos e aos resto dos diss.

Cumps

Registado: 9/11/2008 23:27

por mais_um » 5/3/2013 14:13

kalina Escreveu:
mais_um Escreveu:Sim, eu sei :) mas hoje tive a informação do valor exacto (supostamente) que foi subscrito no 1º dia e do valor aproximado no 2º dia. Não consegui saber o nº de subscrições.

Olá! Podias partilhar o grandioso número, mesmo que "suposto"? :)

Já não sei se não deva anular o pedido de subscrição... Se foi um nº assim tão grande logo no 1º dia e, se em vez de corresponder a poucas subscrições de grandes somas, corresponder a muitas subscrições de pequenas somas, no sorteio podem não garantir sequer as 4 obrig por pessoa, não é?

Ou tens 4 obrigações (2000,00€) ou não tens nada, agora tens que ver se com 4 obrigações, tendo em conta os custos de guarda de titulos (caso seja os unicos titulos que tenhas) e comissões diversas, é um bom investimento.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por kalina » 5/3/2013 13:57

mais_um Escreveu:Sim, eu sei :) mas hoje tive a informação do valor exacto (supostamente) que foi subscrito no 1º dia e do valor aproximado no 2º dia. Não consegui saber o nº de subscrições.

Olá! Podias partilhar o grandioso número, mesmo que "suposto"? :)

Já não sei se não deva anular o pedido de subscrição... Se foi um nº assim tão grande logo no 1º dia e, se em vez de corresponder a poucas subscrições de grandes somas, corresponder a muitas subscrições de pequenas somas, no sorteio podem não garantir sequer as 4 obrig por pessoa, não é?

Registado: 23/12/2011 14:35

por mais_um » 4/3/2013 23:42

Pata-Hari Escreveu:Mais_um, para o banco, quanto mais clientes ficarem com elas, mais comissões cobra, certo? Não faz sentido dissuadir os clientes.
O que pode fazer sentido é explicar que o rateio é uma loucura e que o montante que será atribuído nesta altura será ridículo e que pode nem compensar comissões sobretudo se o cliente não tiver títulos em carteira e começar a pagar guarda de titulos por causa disso.

Pois, não sei em que circunstancias e que argumentação é que o gestor de conta utilizou para aconselhar o bmmteixeira a não ir à subscrição.

Estive a falar com um amigo meu que me referiu que as pessoas estavam loucas, entravam pela agência a dentro e queriam era subscrever, mesmo apenas com 1000€, ele a tentar explicar que com as comissões, etc...a rentabilidade seria inferior ao anunciado mas borrifavam-se para o assunto.

Um bom gestor (do ponto de vista do cliente) aconselha-o a de forma a garantir o melhor para o cliente e não para o banco.
Pata-Hari Escreveu:(fui eu quem mencionou que aparentemente houve 500 milhões de pedidos no primeiro dia)

Sim, eu sei :) mas hoje tive a informação do valor exacto (supostamente) que foi subscrito no 1º dia e do valor aproximado no 2º dia. Não consegui saber o nº de subscrições.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Pata-Hari » 4/3/2013 23:05

Mais_um, para o banco, quanto mais clientes ficarem com elas, mais comissões cobra, certo? Não faz sentido dissuadir os clientes. O que pode fazer sentido é explicar que o rateio é uma loucura e que o montante que será atribuído nesta altura será ridículo e que pode nem compensar comissões sobretudo se o cliente não tiver títulos em carteira e começar a pagar guarda de titulos por causa disso.

(fui eu quem mencionou que aparentemente houve 500 milhões de pedidos no primeiro dia)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por mais_um » 4/3/2013 21:43

Pata-Hari Escreveu:
bmmteixeira Escreveu:Ora viva... Hoje aconteceu-me algo que não estava à espera... Falei com o meu gestor de conta para subscrever as obrigações da Mota-engil, mas hoje ele telefona-me a dizer que o banco está a pressionar os clientes a não subscrever... Então mas isto faz algum sentido? Publicitam e depois telefonam para não o fazer... Estas quedas recentes poderão estar relacionadas com alguma notícia que se desconhece? Alguém teve o mesmo tipo de "desincentivo"? Importante: o banco foi o BPI.

Fiquei um pouco boquiaberto...

Não me parece.... o bpi é banco colocador, não faz sentido pressionar os clientes a não subscrever. Isso é totalmente despropositado e ridiculo. Ou ele se explicou mal ou qualquer outra coisa.

Pode não ser assim tão despropositado, qual a TIR no BPI para quem fique apenas com 2000€?

A informação que tenho é que já ultrapassou largamente os 500 milhões de €, ouvi uns rumores que teria ultrapassado mesmo os mil milhões. Assim a probabilidade de conseguires mais de 2000€, é reduzida e com as comissões que alguns bancos cobram pode acabar por ser um mau investimento.

por Pata-Hari » 4/3/2013 21:15

bmmteixeira Escreveu:Ora viva... Hoje aconteceu-me algo que não estava à espera... Falei com o meu gestor de conta para subscrever as obrigações da Mota-engil, mas hoje ele telefona-me a dizer que o banco está a pressionar os clientes a não subscrever... Então mas isto faz algum sentido? Publicitam e depois telefonam para não o fazer... Estas quedas recentes poderão estar relacionadas com alguma notícia que se desconhece? Alguém teve o mesmo tipo de "desincentivo"? Importante: o banco foi o BPI.

Não me parece.... o bpi é banco colocador, não faz sentido pressionar os clientes a não subscrever. Isso é totalmente despropositado e ridiculo. Ou ele se explicou mal ou qualquer outra coisa.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Sr_SNiper » 4/3/2013 20:00

Subscreve que depois eu compro tas a 100,5%, tranquilo...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por bmmteixeira » 4/3/2013 19:04

Ora viva... Hoje aconteceu-me algo que não estava à espera... Falei com o meu gestor de conta para subscrever as obrigações da Mota-engil, mas hoje ele telefona-me a dizer que o banco está a pressionar os clientes a não subscrever... Então mas isto faz algum sentido? Publicitam e depois telefonam para não o fazer... Estas quedas recentes poderão estar relacionadas com alguma notícia que se desconhece? Alguém teve o mesmo tipo de "desincentivo"? Importante: o banco foi o BPI.

Registado: 6/5/2004 20:19

por luisfm80 » 1/3/2013 17:43

Sr_SNiper Escreveu:Ainda não á movidades ? Quantio foi a subscrição até hoje, se aumentam a oferta... nada de nada na imprensa...

Mas o que é que se está a passar com as ações da Mota?
F###-se que miséria esta bolsa portuguesa, mal encostou no Bull ficou logo Bear.

O lixo é mesmo o último a subir.

Ainda bem que desde à dois anos que invisto também nas bolsas americanas.

Registado: 11/10/2012 14:18

por Sr_SNiper » 1/3/2013 16:31

Ainda não á movidades ? Quantio foi a subscrição até hoje, se aumentam a oferta... nada de nada na imprensa...

por Sr_SNiper » 27/2/2013 20:22

Lion_Heart Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:não esquecer que do valor apregoado , o liquido nem chega a metade!

Que afirmação ridícula, enfim, passando à frente, eu fiz a minha parte, subscrevi 110% da minha carteira em Obrigações da Mota no primeiro dia e por mim ficava com os 110%...

Vamos ver 28,5 % Estado, comissões (umas poucas) , imposto selo, inflação...

Camarada, mas isso é entudo, mete debaixo do colchão ou no cofre que já não pagas 28% de imposto

tu e que disseste que era ridícula a minha afirmação.

Por ex: o BPI tem isto:

A subscrição das obrigações está sujeita a uma comissão de subscrição. O Banco BPI cobrará ainda uma comissão sobre o pagamento de juros e reembolso das Obrigações, bem como uma comissão de custódia relativamente aos valores mobiliários depositados no Banco BPI. Todas as comissões poderão ser consultadas no Preçário ou em www.cmvm.pt, podendo o Investidor, em qualquer momento prévio à subscrição solicitar a simulação dos custos do investimento que pretende efectuar, obtendo assim a respectiva taxa interna de rentabilidade

In BPI

E são obrigados a porem lá as obrigações, escolham outra onde não se pague nada.

por Lion_Heart » 27/2/2013 18:24

Sr_SNiper Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:não esquecer que do valor apregoado , o liquido nem chega a metade!

Que afirmação ridícula, enfim, passando à frente, eu fiz a minha parte, subscrevi 110% da minha carteira em Obrigações da Mota no primeiro dia e por mim ficava com os 110%...

Camarada, mas isso é entudo, mete debaixo do colchão ou no cofre que já não pagas 28% de imposto

tu e que disseste que era ridícula a minha afirmação.

Por ex: o BPI tem isto:

A subscrição das obrigações está sujeita a uma comissão de subscrição. O Banco BPI cobrará ainda uma comissão sobre o pagamento de juros e reembolso das Obrigações, bem como uma comissão de custódia relativamente aos valores mobiliários depositados no Banco BPI. Todas as comissões poderão ser consultadas no Preçário ou em www.cmvm.pt, podendo o Investidor, em qualquer momento prévio à subscrição solicitar a simulação dos custos do investimento que pretende efectuar, obtendo assim a respectiva taxa interna de rentabilidade

In BPI
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Sr_SNiper » 27/2/2013 18:20

Lion_Heart Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:

por Lion_Heart » 27/2/2013 18:17

Sr_SNiper Escreveu:

Vamos ver 28,5 % Estado, comissões (umas poucas) , imposto selo, já para não falar na inflação...
Editado pela última vez por Lion_Heart em 27/2/2013 18:21, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Sr_SNiper » 27/2/2013 18:12

por mais_um » 27/2/2013 16:54

Nunooo Escreveu:Se o valor da OPS for aumentada para o dobro (como tudo indica que será), as ordens são satisfeitas mantendo-se o mesmo criterio para o primeiro dia de subscrição, ou seja, esse aumento vai servir para satisfazer as ordens que foram colocadas no primeiro dia?

Depende do nº de subscritores do 1º dia e/ou do nº total de subscritores.

Se o nº total for inferior a 75000 (caso a OPS seja duplicada) o que tu referes é verdade.

por Lion_Heart » 27/2/2013 16:50

não esquecer que do valor apregoado , o liquido nem chega a metade!

Lion_Heart

por Nunooo » 27/2/2013 16:48

Se o valor da OPS for aumentada para o dobro (como tudo indica que será), as ordens são satisfeitas mantendo-se o mesmo criterio para o primeiro dia de subscrição, ou seja, esse aumento vai servir para satisfazer as ordens que foram colocadas no primeiro dia?

Registado: 1/4/2009 0:25

por Reiposto » 27/2/2013 16:43

Tenham cuidado com o que escrevem ainda alguém mais influente vai ler isto e lá se vão as taxas de juro :twisted: e depois andam por aqui a dizer que as taxas são muito baixas e tal aproveitem enquanto ainda vai dando, esperem pelas do Benfica e vão ver quanto vai oferecer. :lol:

Registado: 8/2/2012 18:09

por Automech » 27/2/2013 16:35

Pois, eu também já tinha comentado isso numa outra emissão. Até mesmo no caso dos bancos parece bizarro que andem a pagar 8% por ajudas do estado, quando podiam fazer emissão de obrigações a taxas mais baixas (isto para contornar a suposta impossibilidade de oferecer 3% (penso) acima da Euribor nos DPs, a qual seria outra alternativa às ajudas de recapitalização).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por otangas » 27/2/2013 16:28

Isso é algo que me faz confusão nestas OPS. Se a procura excede tão largamente a oferta, isso não é sinal que os emitentes estão a oferecer juros excessivos? Se calhar se a mota oferecesse "apenas" um cupão de 6% (ou até menos), consegueria na mesma colocar a totalidade das obrigações, sem grandes dificuldades.

Enfim, pelo menos espero que me calhem os tais 2.000 euritos...

Registado: 25/3/2009 22:02

por Automech » 27/2/2013 16:22

Ou seja, no primeiro dia a procura foi quase 7x mais do que a oferta inicial de 75M. Era porreiro saber a quantos NIFs corresponde.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por VirtuaGod » 27/2/2013 16:11

jcpereira Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:De facto, no primeiro dia a procura excedeu largamente a oferta. Tanto quanto sei, terá ficado nos 500ME :shock: .

500? Estive a ver os prospetos das últimas ofertas de obrigações e quase nenhuma ultrapassou esse valor no total da operação:

PT 490
REN 600
Continente 424
ZON 317
SEMAPA 317

e? tens de começar a distinguir quem manda bitaites de quem sabe do que fala :wink:

P.S.- Tb já ouvi falar de desse valor e não foi com certeza coincidência :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Heldroo, iniciado1, junas, m-m, malakas, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 161 visitantes