Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mão fraca vs Stop

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kknd » 20/2/2013 18:59

Não associo estes termos, à estratégia de trading.
Um pequeno investidor será sempre um mãos fracas, pois não tem recursos para fazer face a um comportamento não esperado no mercado.
Basicamente, quando as mãos fortes estão presentes num activo, temos uma grande percentagem desse activo, numa pequena percentagem de intervenientes.

+/- isto:

http://www.investopedia.com/terms/s/str ... z2LSl5UJsR

http://www.investopedia.com/terms/w/wea ... z2LSl5UJsR

O que não invalida que mãos fracas realizem boas mais valias, sobretudo, se estiverem do lado das mãos fortes.

Registado: 14/8/2009 12:27

por Ulisses Pereira » 20/2/2013 18:20

latrina, excelente post para reflexão. Eu utilizo algumas vezes o termo "mãos fracas" pois é a terminologia utilizada há décadas nos manuais de Bolsa, não querendo que ele tenha nenhuma conotação negativa.

A ideia da expressão não tem a ver com os investidores que tentam fazer "swing trading", mas sim com investidores que tentam ter posições de mais longo prazo. Neste caso, a ideia é que as pessoas que começaram a ouvir falar das subidas da Bolsa e pensaram que, se calhar, agora é hora de subir, depois de entrarem, vão ser testados com essas correcções e vão colocar em causa essa sua ideia do "Bull Market".

Se tui tens uma estratégia, valores claramente definidos para sair e também valores claramente definidos para reentrar, estarás no caminho certo. O que acontece é que muitas vezes os investidores quando são "stopados", ficam tão desanimados com a sua opção que não conseguem reentrar quando o mercado dá sinais de acordo com a sua estratégia.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: Mão fraca vs Stop

por Elias » 20/2/2013 17:32

latrinaxxl Escreveu:Stop a 8% é bem colocado? a 20%? Aguentar uma descida de 50% é de um "mãos fortes"?

Depende da tua aversão ao risco e do horizonte temporal do teu investimento.

A minha visão é esta:

Maior aversão ao risco ---> stops mais apertados
Menor aversão ao risco (i.e., mais tolerância ao risco) ---> stops mais folgados

Investimento de curto prazo ---> stops mais apertados
Investimento de longo prazo ---> stops mais folgados

Adicionalmente, é importante ter em atenção dois aspectos:

1. Títulos voláteis (Beta elevado) disparam stops com mais frequência.
2. Investindo contra a tendência dominante os stops disparam com mais frequência

Espero ter ajudado :wink:

NOTA: editei o post pois na versão anterior não expliquei correctamente o que pretendia
Editado pela última vez por Elias em 20/2/2013 18:31, num total de 1 vez.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Zeb_PT » 20/2/2013 17:24

Latrina, não há nada de mal em ser mão fraca, tudo depende da tua estratégia (desde que a mesma seja vencedora) e do teu ponto de entrada.

Eu dentro do meu portfolio tenho stops fisicos colocados para entradas que ainda não deram um salto que me levasse a ter confiança (para minimizar a perda) e para posições em que as divergencias me deixam nervoso (para não deixar uma posição positiva passar a negativa). Depois tenho stops mentais para as posições em que estou a deixar correr os ganhos.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

Mão fraca vs Stop

por latrinaxxl » 20/2/2013 17:20

Como definir as percentagens que separam um "mãos fracas" do tipo com stops bem colocados?
Alguém que não coloca stops nunca será considerado então um "mãos fracas"!?
É uma expressão que realmente me deixa mal-disposto, ainda por cima tenho-a visto várias vezes escrita por pessoas que aconselham os stops como água-benta contra os vampiros. Stop a 8% é bem colocado? a 20%? Aguentar uma descida de 50% é de um "mãos fortes"?
A verdade é que neste pouco tempo de bolsa, não sei se perdi mais por ter stops ou por não ter, mas lá se foi enraizando a necessidade de o colocar (para ver num dia a cotação a descer aos infernos e subir com a mesma velocidade aos céus) e ultimamente não passo sem eles. Agradecem os bancos e mais o resto que vive dos targets e de influenciar as massas de "mãos fracas" que vão deixando o capital para os 2% que ficam ricos com a bolsa.
Alguém esclarece?

Registado: 15/2/2010 20:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33, PAULOJOAO, PMP69, serdom, Shimazaki_2 e 303 visitantes