Mão fraca vs Stop
5 mensagens
|Página 1 de 1
Não associo estes termos, à estratégia de trading.
Um pequeno investidor será sempre um mãos fracas, pois não tem recursos para fazer face a um comportamento não esperado no mercado.
Basicamente, quando as mãos fortes estão presentes num activo, temos uma grande percentagem desse activo, numa pequena percentagem de intervenientes.
+/- isto:
http://www.investopedia.com/terms/s/str ... z2LSl5UJsR
http://www.investopedia.com/terms/w/wea ... z2LSl5UJsR
O que não invalida que mãos fracas realizem boas mais valias, sobretudo, se estiverem do lado das mãos fortes.
Um pequeno investidor será sempre um mãos fracas, pois não tem recursos para fazer face a um comportamento não esperado no mercado.
Basicamente, quando as mãos fortes estão presentes num activo, temos uma grande percentagem desse activo, numa pequena percentagem de intervenientes.
+/- isto:
http://www.investopedia.com/terms/s/str ... z2LSl5UJsR
http://www.investopedia.com/terms/w/wea ... z2LSl5UJsR
O que não invalida que mãos fracas realizem boas mais valias, sobretudo, se estiverem do lado das mãos fortes.
- Registado: 14/8/2009 12:27
latrina, excelente post para reflexão. Eu utilizo algumas vezes o termo "mãos fracas" pois é a terminologia utilizada há décadas nos manuais de Bolsa, não querendo que ele tenha nenhuma conotação negativa.
A ideia da expressão não tem a ver com os investidores que tentam fazer "swing trading", mas sim com investidores que tentam ter posições de mais longo prazo. Neste caso, a ideia é que as pessoas que começaram a ouvir falar das subidas da Bolsa e pensaram que, se calhar, agora é hora de subir, depois de entrarem, vão ser testados com essas correcções e vão colocar em causa essa sua ideia do "Bull Market".
Se tui tens uma estratégia, valores claramente definidos para sair e também valores claramente definidos para reentrar, estarás no caminho certo. O que acontece é que muitas vezes os investidores quando são "stopados", ficam tão desanimados com a sua opção que não conseguem reentrar quando o mercado dá sinais de acordo com a sua estratégia.
Um abraço,
Ulisses
A ideia da expressão não tem a ver com os investidores que tentam fazer "swing trading", mas sim com investidores que tentam ter posições de mais longo prazo. Neste caso, a ideia é que as pessoas que começaram a ouvir falar das subidas da Bolsa e pensaram que, se calhar, agora é hora de subir, depois de entrarem, vão ser testados com essas correcções e vão colocar em causa essa sua ideia do "Bull Market".
Se tui tens uma estratégia, valores claramente definidos para sair e também valores claramente definidos para reentrar, estarás no caminho certo. O que acontece é que muitas vezes os investidores quando são "stopados", ficam tão desanimados com a sua opção que não conseguem reentrar quando o mercado dá sinais de acordo com a sua estratégia.
Um abraço,
Ulisses
Re: Mão fraca vs Stop
latrinaxxl Escreveu:Stop a 8% é bem colocado? a 20%? Aguentar uma descida de 50% é de um "mãos fortes"?
Depende da tua aversão ao risco e do horizonte temporal do teu investimento.
A minha visão é esta:
Maior aversão ao risco ---> stops mais apertados
Menor aversão ao risco (i.e., mais tolerância ao risco) ---> stops mais folgados
Investimento de curto prazo ---> stops mais apertados
Investimento de longo prazo ---> stops mais folgados
Adicionalmente, é importante ter em atenção dois aspectos:
1. Títulos voláteis (Beta elevado) disparam stops com mais frequência.
2. Investindo contra a tendência dominante os stops disparam com mais frequência
Espero ter ajudado

NOTA: editei o post pois na versão anterior não expliquei correctamente o que pretendia
Editado pela última vez por Elias em 20/2/2013 18:31, num total de 1 vez.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Latrina, não há nada de mal em ser mão fraca, tudo depende da tua estratégia (desde que a mesma seja vencedora) e do teu ponto de entrada.
Eu dentro do meu portfolio tenho stops fisicos colocados para entradas que ainda não deram um salto que me levasse a ter confiança (para minimizar a perda) e para posições em que as divergencias me deixam nervoso (para não deixar uma posição positiva passar a negativa). Depois tenho stops mentais para as posições em que estou a deixar correr os ganhos.
Eu dentro do meu portfolio tenho stops fisicos colocados para entradas que ainda não deram um salto que me levasse a ter confiança (para minimizar a perda) e para posições em que as divergencias me deixam nervoso (para não deixar uma posição positiva passar a negativa). Depois tenho stops mentais para as posições em que estou a deixar correr os ganhos.
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Mão fraca vs Stop
Como definir as percentagens que separam um "mãos fracas" do tipo com stops bem colocados?
Alguém que não coloca stops nunca será considerado então um "mãos fracas"!?
É uma expressão que realmente me deixa mal-disposto, ainda por cima tenho-a visto várias vezes escrita por pessoas que aconselham os stops como água-benta contra os vampiros. Stop a 8% é bem colocado? a 20%? Aguentar uma descida de 50% é de um "mãos fortes"?
A verdade é que neste pouco tempo de bolsa, não sei se perdi mais por ter stops ou por não ter, mas lá se foi enraizando a necessidade de o colocar (para ver num dia a cotação a descer aos infernos e subir com a mesma velocidade aos céus) e ultimamente não passo sem eles. Agradecem os bancos e mais o resto que vive dos targets e de influenciar as massas de "mãos fracas" que vão deixando o capital para os 2% que ficam ricos com a bolsa.
Alguém esclarece?
Alguém que não coloca stops nunca será considerado então um "mãos fracas"!?
É uma expressão que realmente me deixa mal-disposto, ainda por cima tenho-a visto várias vezes escrita por pessoas que aconselham os stops como água-benta contra os vampiros. Stop a 8% é bem colocado? a 20%? Aguentar uma descida de 50% é de um "mãos fortes"?
A verdade é que neste pouco tempo de bolsa, não sei se perdi mais por ter stops ou por não ter, mas lá se foi enraizando a necessidade de o colocar (para ver num dia a cotação a descer aos infernos e subir com a mesma velocidade aos céus) e ultimamente não passo sem eles. Agradecem os bancos e mais o resto que vive dos targets e de influenciar as massas de "mãos fracas" que vão deixando o capital para os 2% que ficam ricos com a bolsa.
Alguém esclarece?
5 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], J.f.vieira, Luzemburg, Mar58, nbms2012, PAULOJOAO, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2, smog63, tami, TheKuby, trilhos2006, yggy e 158 visitantes