Zon/Sonaecom
Re: zon/sonaecom
dexter44 Escreveu:AT é análise de tendência? O unico aspecto que at´+e agora tenho como adquirido é que de facto é preferivel comprar accoes de empresas que estejam com uma dinamica de subida do que de descida.
E mais importante ainda para um mercado pequeno como o nosso, é saber em quem é que os Bancos de Investimentos escolhem para o trimestre. Mesmo que haja uma conjintura economico-financeira adversa a probabilidade de se perder dinheiro é baixa.
Observem quais os títulos escolhidos pelo Besi etc e vejam as suas performances.
Sim a análise técnica num serve para nada, basta ver que o Ulisses em Agosto já falava numa mudança de sentimento relativamente ao mercado e que estava naquele momento com uma postura positiva. Há videos a comprovar isso. E afirmações que foram feitas quando a crise parecia que estava completamente fora de controlo e tudo baseado em?

Análise técnia...
Queres outro exemplo olha para a Apple e outro mais flagrante Amazon. A análise fundamental tem demasiadas variáveis envolvidas é irracional tentar compreender tudo aquilo que está em jogo, há ainda a importância dos sistemas automáticos de trading que fazem 90% das transações de mercado. Portanto ou és um grande investidor com inside knowledge ou então a AT oferece uma visão muito mais clara e imparcial do estado de um titulo.
Elias Escreveu:dexter44 Escreveu:Ou eu muito me engano ou recomendar não é a mesma coisa que comprar, investir.
De facto não é a mesma coisa.
Quem recomenda não corre risco algum.
O risco está todo do lado de quem investe.
Aqui está uma das grandes lacunas existente nos mercados a que a CMVM deveria intervir de forma pesada, as entidades que aconselham ao investimento, deveriam ser chamado à folha e responsabilizado pelas suas recomendações.
I do it...my way :)
dexter44 Escreveu:Seguindo a linha de raciocinio do Hope de facto a Sonaecom tem tido uma má performance bolsista sobretudo desde a anunciada fusão o que parece ser um contrasenso face aos bons resultados que apresentou.
Dois comentarios para esta situaçªa:
1- Os fundamentais das empresas parecem náo ter peso algum na cotacao de uma empresa numa perspectiva de curto prazo a nao ser que haja grandes surpresas positivas nos resultados.
2- O que é mais importante no caso da Sonaecom a meu ver é o facto de a zon no processo de fusao com a Optimus ser para todos os efeitos a empresa adquirente a quem a maior parte das sinergias serao imputadas (60%), Havendo no dia em que a nova empresa for cotada no mercado a substituicao de 1 accao da Sonaecom por quase meia accao da Zon e o mercado não gosta destas situacoes.
Na realidade ninguem sai prejudicado porque a nova cotacao incorpora um premio para os accionistas das duas empresas igual e elevado caso a CMVM aceite as sinergias propostas
Pois Dexter, é isso mesmo, é assim que eu penso.
É claro que tenho andado um pouco frustado desde há um mês e meio atrás, desde que comprei o 1º lote de acções da Sonaecom (já reforcei por mais 5 vezes).
Ver outros títulos a valorizar 50%-100% nesse período não é fácil. Fica-se com aquele gosto de amargura, de injustiça.
Mas tb sei que a empresa tem sido bem gerida e que vai sair reforçada desta fusão (não estou a ver ser rejeitada, pela Autoridade).
Portanto é aguardar calmamente e esperar pela minha vez. Quase (uma vez que nunca há certezas) que inevitavelmente o Mercado vai atribuir um melhor justo valor à empresa.
De qualquer forma, não tenho o capital todo empatado nesta cotada (nem devia ter). Tenho outras cotadas em carteira (BES, Soares da Costa) e ainda uma parte oscilatória, para o day trade (ontem Mota Engil, hoje Galp, amanhã ???)...maldito vício! Lol
Saudações a todos e bons investimentos!

Uma pergunta: há alguma plataforma que permita entrar longo e curto nos vários títulos do PSI?
- Registado: 29/11/2007 3:50
Seguindo a linha de raciocinio do Hope de facto a Sonaecom tem tido uma má performance bolsista sobretudo desde a anunciada fusão o que parece ser um contrasenso face aos bons resultados que apresentou.
1- Os fundamentais das empresas parecem náo ter peso algum na cotacao de uma empresa numa perspectiva de curto prazo a nao ser que haja grandes surpresas positivas nos resultados.
2- O que é mais importante no caso da Sonaecom a meu ver é o facto de a zon no processo de fusao com a Optimus ser para todos os efeitos a empresa adquirente a quem a maior parte das sinergias serao imputadas (60%), Havendo no dia em que a nova empresa for cotada no mercado a substituicao de 1 accao da Sonaecom por quase meia accao da Zon e o mercado não gosta destas situacoes.
Na realidade ninguem sai prejudicado porque a nova cotacao incorpora um premio para os accionistas das duas empresas igual e elevado caso a CMVM aceite as sinergias propostas
- Registado: 5/2/2011 23:36
Re: Zon/Sonaecom
HOPE Escreveu:dexter44 Escreveu:É de certa forma incompreensível que nesta altura, e após a zon/Sonaecom ter tornado público o estudo que aponta para 350 a 400 milhoes de sinergias caso a fusao seja aprovada pela CMVM, que ambas as cotacoes das empresas sejam das que tiveram pior performances no psi em Janeiro, a sonaecom inclusivamente com variacao negativa.
Porquê esta irracionalidade dos investidores?
Porque sendo a fusão levada a cabo por troca de accoes como é o caso, se por hipotese amanha dia 01-de Fevereiro fosse o dia da entrada da nova empresa À cotacao da bolsa a zon por exemplo entraria a cotar a +/-3,88.
A fórmula de cálculo é conhecida e é a usada pela CMVM. Logo há um prémio para os accionistas consideravel e ele é calculado com base na cotação do último anterior em bolsa da empresa que funciona como adquirente, a Zon. A minha justificação é que os investidores estão talvez com receio que a fusaão não vá para a frente ou as sinergias apontadas não sejaM aceite pela CMVM.
Completamente de acodo. A Sonaecom é uma das acções mais sub avaliadas deste PSI. E curiosamente tem tido muito bons resultados em trimestres anteriores (foi brilhante no ano difícil de 2012) e está num processo de fusão, através da Optimus, que vai gerar cinergias significativas.
Portanto, optei por ir reforçando a posição e esperar até ao dia em que acontecerá o inevitável: o título desperta e explode...para Norte!
Se eu andasse à espera do inevitável e fosse reforçando sempre já andava a pão e água à muito tempo... prefiro ir com o mercado e nao com o inevitável...
Lose your opinion, not your money
dexter44 Escreveu:É de certa forma incompreensível que nesta altura, e após a zon/Sonaecom ter tornado público o estudo que aponta para 350 a 400 milhoes de sinergias caso a fusao seja aprovada pela CMVM, que ambas as cotacoes das empresas sejam das que tiveram pior performances no psi em Janeiro, a sonaecom inclusivamente com variacao negativa.
Porque sendo a fusão levada a cabo por troca de accoes como é o caso, se por hipotese amanha dia 01-de Fevereiro fosse o dia da entrada da nova empresa À cotacao da bolsa a zon por exemplo entraria a cotar a +/-3,88.
A fórmula de cálculo é conhecida e é a usada pela CMVM. Logo há um prémio para os accionistas consideravel e ele é calculado com base na cotação do último anterior em bolsa da empresa que funciona como adquirente, a Zon. A minha justificação é que os investidores estão talvez com receio que a fusaão não vá para a frente ou as sinergias apontadas não sejaM aceite pela CMVM.
Completamente de acodo. A Sonaecom é uma das acções mais sub avaliadas deste PSI. E curiosamente tem tido muito bons resultados em trimestres anteriores (foi brilhante no ano difícil de 2012) e está num processo de fusão, através da Optimus, que vai gerar cinergias significativas.
Portanto, optei por ir reforçando a posição e esperar até ao dia em que acontecerá o inevitável: o título desperta e explode...para Norte!

- Registado: 29/11/2007 3:50
Ou eu muito me engano ou recomendar não é a mesma coisa que comprar, investir.
Os bancos de investimento, fundos etc aumentam ou diminuem a sua exposição a certos títulos e geralmente comunicam-no no inicio/fim de cada trimestre. Se um dos títulos escolhido tiver pouca liquidez geralmente durante esse trimestre tem no minimo uma performance bastante razoavel.
Os bancos de investimento, fundos etc aumentam ou diminuem a sua exposição a certos títulos e geralmente comunicam-no no inicio/fim de cada trimestre. Se um dos títulos escolhido tiver pouca liquidez geralmente durante esse trimestre tem no minimo uma performance bastante razoavel.
Só para mostrar até que ponto pode ser desastroso seguir as recomendações dos bancos de investimento, cito esta notícia de 2011, com uma recomendação emitida precisamente pelo BESI:
À data da notícia (18-Mai-2011), a PTC cotava a 8,73; nos dias que se seguiram foi a 8,83 e depois foi sempre a cair. Hoje está a 4,30. Quem tivesse seguido a recomendação estaria a perder mais de 51% (depois de ter estado a perder mais de 65%).
Em minha opinião, a taxa de acerto aparentemente elevada das recentes recomendações do BESI (ou de outras casas de investimento) tem a ver com o momento favorável do mercado e nada mais.
BESI reinicia cobertura da PT com recomendação de "comprar"
18 Maio 2011, 11:37 por Hugo Paula | hugopaula@negocios.pt
A unidade de "research" do BES retomou a cobertura das acções da Portugal Telecom depois de esta ter "remodelado a sua presença no Brasil".
O novo preço-alvo para a operadora é de 10,20 euros por acção. Um valor que compara com uma avaliação de 9,00 que data de Dezembro, segundo a Bloomberg.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... rquot.html
À data da notícia (18-Mai-2011), a PTC cotava a 8,73; nos dias que se seguiram foi a 8,83 e depois foi sempre a cair. Hoje está a 4,30. Quem tivesse seguido a recomendação estaria a perder mais de 51% (depois de ter estado a perder mais de 65%).
Em minha opinião, a taxa de acerto aparentemente elevada das recentes recomendações do BESI (ou de outras casas de investimento) tem a ver com o momento favorável do mercado e nada mais.
- Anexos
-
- P.TELECOM 4.png (16.15 KiB) Visualizado 1822 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
dexter44 Escreveu:É de certa forma incompreensível que nesta altura, e após a zon/Sonaecom ter tornado público o estudo que aponta para 350 a 400 milhoes de sinergias caso a fusao seja aprovada pela CMVM, que ambas as cotacoes das empresas sejam das que tiveram pior performances no psi em Janeiro, a sonaecom inclusivamente com variacao negativa.
A mim parece-me que é porque os investidores já tinham entrado com todos esses fatores antes do anúncio e agora estão a realizar as mais valias...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
dexter44 Escreveu:AT é análise de tendência? O unico aspecto que at´+e agora tenho como adquirido é que de facto é preferivel comprar accoes de empresas que estejam com uma dinamica de subida do que de descida.
E mais importante ainda para um mercado pequeno como o nosso, é saber em quem é que os Bancos de Investimentos escolhem para o trimestre. Mesmo que haja uma conjintura economico-financeira adversa a probabilidade de se perder dinheiro é baixa.
Observem quais os títulos escolhidos pelo Besi etc e vejam as suas performances.
Nem eu diria melhor, é tal e qual... e o que dizem os bancos de investimento sobre a sonaecom?
dexter,
alguns comentários:
Análise Técnica.
Genericamente é verdade, mas é preciso escolher bem os momentos de entrada, pois mesmo as subidas prolongadas são interrompidas por patamares que dão pelo nome de lateralizações.
Se isso fosse assim tão fácil, estávamos todos ricos.
Sugiro que faças o mesmo exercício para os primeiros seis meses do ano passado. Se calhar vais ficar surpreendido com os resultados...
alguns comentários:
dexter44 Escreveu:AT é análise de tendência?
Análise Técnica.
dexter44 Escreveu:O unico aspecto que at´+e agora tenho como adquirido é que de facto é preferivel comprar accoes de empresas que estejam com uma dinamica de subida do que de descida.
Genericamente é verdade, mas é preciso escolher bem os momentos de entrada, pois mesmo as subidas prolongadas são interrompidas por patamares que dão pelo nome de lateralizações.
dexter44 Escreveu:E mais importante ainda para um mercado pequeno como o nosso, é saber em quem é que os Bancos de Investimentos escolhem para o trimestre. Mesmo que haja uma conjintura economico-financeira adversa a probabilidade de se perder dinheiro é baixa.
Se isso fosse assim tão fácil, estávamos todos ricos.
Sugiro que faças o mesmo exercício para os primeiros seis meses do ano passado. Se calhar vais ficar surpreendido com os resultados...
- Registado: 5/11/2002 12:21
zon/sonaecom
AT é análise de tendência? O unico aspecto que at´+e agora tenho como adquirido é que de facto é preferivel comprar accoes de empresas que estejam com uma dinamica de subida do que de descida.
Nunca perco uma explicação sobre o desce sobe diário das cotadas... A irracionalidade dos investidores... só eu é que sou racional... Fazes trades baseado na AT?
Zon/Sonaecom
É de certa forma incompreensível que nesta altura, e após a zon/Sonaecom ter tornado público o estudo que aponta para 350 a 400 milhoes de sinergias caso a fusao seja aprovada pela CMVM, que ambas as cotacoes das empresas sejam das que tiveram pior performances no psi em Janeiro, a sonaecom inclusivamente com variacao negativa.
Quem está ligado: