Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Zon/Sonaecom

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: zon/sonaecom

por BearManBull » 1/2/2013 16:21

dexter44 Escreveu:AT é análise de tendência? O unico aspecto que at´+e agora tenho como adquirido é que de facto é preferivel comprar accoes de empresas que estejam com uma dinamica de subida do que de descida.
E mais importante ainda para um mercado pequeno como o nosso, é saber em quem é que os Bancos de Investimentos escolhem para o trimestre. Mesmo que haja uma conjintura economico-financeira adversa a probabilidade de se perder dinheiro é baixa.
Observem quais os títulos escolhidos pelo Besi etc e vejam as suas performances.

Sim a análise técnica num serve para nada, basta ver que o Ulisses em Agosto já falava numa mudança de sentimento relativamente ao mercado e que estava naquele momento com uma postura positiva. Há videos a comprovar isso. E afirmações que foram feitas quando a crise parecia que estava completamente fora de controlo e tudo baseado em? :idea:

Análise técnia...

Queres outro exemplo olha para a Apple e outro mais flagrante Amazon. A análise fundamental tem demasiadas variáveis envolvidas é irracional tentar compreender tudo aquilo que está em jogo, há ainda a importância dos sistemas automáticos de trading que fazem 90% das transações de mercado. Portanto ou és um grande investidor com inside knowledge ou então a AT oferece uma visão muito mais clara e imparcial do estado de um titulo.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Investbem » 1/2/2013 16:19

Elias Escreveu:
dexter44 Escreveu:Ou eu muito me engano ou recomendar não é a mesma coisa que comprar, investir.

De facto não é a mesma coisa.

Quem recomenda não corre risco algum.

O risco está todo do lado de quem investe.

Aqui está uma das grandes lacunas existente nos mercados a que a CMVM deveria intervir de forma pesada, as entidades que aconselham ao investimento, deveriam ser chamado à folha e responsabilizado pelas suas recomendações.

Registado: 29/11/2007 3:56

I do it...my way :)

por HOPE » 1/2/2013 16:08

dexter44 Escreveu:Seguindo a linha de raciocinio do Hope de facto a Sonaecom tem tido uma má performance bolsista sobretudo desde a anunciada fusão o que parece ser um contrasenso face aos bons resultados que apresentou.
Dois comentarios para esta situaçªa:
1- Os fundamentais das empresas parecem náo ter peso algum na cotacao de uma empresa numa perspectiva de curto prazo a nao ser que haja grandes surpresas positivas nos resultados.
2- O que é mais importante no caso da Sonaecom a meu ver é o facto de a zon no processo de fusao com a Optimus ser para todos os efeitos a empresa adquirente a quem a maior parte das sinergias serao imputadas (60%), Havendo no dia em que a nova empresa for cotada no mercado a substituicao de 1 accao da Sonaecom por quase meia accao da Zon e o mercado não gosta destas situacoes.
Na realidade ninguem sai prejudicado porque a nova cotacao incorpora um premio para os accionistas das duas empresas igual e elevado caso a CMVM aceite as sinergias propostas

Pois Dexter, é isso mesmo, é assim que eu penso.
É claro que tenho andado um pouco frustado desde há um mês e meio atrás, desde que comprei o 1º lote de acções da Sonaecom (já reforcei por mais 5 vezes).
Ver outros títulos a valorizar 50%-100% nesse período não é fácil. Fica-se com aquele gosto de amargura, de injustiça.
Mas tb sei que a empresa tem sido bem gerida e que vai sair reforçada desta fusão (não estou a ver ser rejeitada, pela Autoridade).
Portanto é aguardar calmamente e esperar pela minha vez. Quase (uma vez que nunca há certezas) que inevitavelmente o Mercado vai atribuir um melhor justo valor à empresa.
De qualquer forma, não tenho o capital todo empatado nesta cotada (nem devia ter). Tenho outras cotadas em carteira (BES, Soares da Costa) e ainda uma parte oscilatória, para o day trade (ontem Mota Engil, hoje Galp, amanhã ???)...maldito vício! Lol
Saudações a todos e bons investimentos! :)

Uma pergunta: há alguma plataforma que permita entrar longo e curto nos vários títulos do PSI?

Registado: 29/11/2007 3:50

por dexter44 » 1/2/2013 10:43

Seguindo a linha de raciocinio do Hope de facto a Sonaecom tem tido uma má performance bolsista sobretudo desde a anunciada fusão o que parece ser um contrasenso face aos bons resultados que apresentou.
Dois comentarios para esta situaçªa:
1- Os fundamentais das empresas parecem náo ter peso algum na cotacao de uma empresa numa perspectiva de curto prazo a nao ser que haja grandes surpresas positivas nos resultados.
2- O que é mais importante no caso da Sonaecom a meu ver é o facto de a zon no processo de fusao com a Optimus ser para todos os efeitos a empresa adquirente a quem a maior parte das sinergias serao imputadas (60%), Havendo no dia em que a nova empresa for cotada no mercado a substituicao de 1 accao da Sonaecom por quase meia accao da Zon e o mercado não gosta destas situacoes.
Na realidade ninguem sai prejudicado porque a nova cotacao incorpora um premio para os accionistas das duas empresas igual e elevado caso a CMVM aceite as sinergias propostas

Registado: 5/2/2011 23:36

Re: Zon/Sonaecom

por Sr_SNiper » 1/2/2013 10:37

HOPE Escreveu:
dexter44 Escreveu:É de certa forma incompreensível que nesta altura, e após a zon/Sonaecom ter tornado público o estudo que aponta para 350 a 400 milhoes de sinergias caso a fusao seja aprovada pela CMVM, que ambas as cotacoes das empresas sejam das que tiveram pior performances no psi em Janeiro, a sonaecom inclusivamente com variacao negativa.
Porquê esta irracionalidade dos investidores?
Porque sendo a fusão levada a cabo por troca de accoes como é o caso, se por hipotese amanha dia 01-de Fevereiro fosse o dia da entrada da nova empresa À cotacao da bolsa a zon por exemplo entraria a cotar a +/-3,88.
A fórmula de cálculo é conhecida e é a usada pela CMVM. Logo há um prémio para os accionistas consideravel e ele é calculado com base na cotação do último anterior em bolsa da empresa que funciona como adquirente, a Zon. A minha justificação é que os investidores estão talvez com receio que a fusaão não vá para a frente ou as sinergias apontadas não sejaM aceite pela CMVM.

Completamente de acodo. A Sonaecom é uma das acções mais sub avaliadas deste PSI. E curiosamente tem tido muito bons resultados em trimestres anteriores (foi brilhante no ano difícil de 2012) e está num processo de fusão, através da Optimus, que vai gerar cinergias significativas.
Portanto, optei por ir reforçando a posição e esperar até ao dia em que acontecerá o inevitável: o título desperta e explode...para Norte! :)

Se eu andasse à espera do inevitável e fosse reforçando sempre já andava a pão e água à muito tempo... prefiro ir com o mercado e nao com o inevitável...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Elias » 1/2/2013 9:59

dexter44 Escreveu:Ou eu muito me engano ou recomendar não é a mesma coisa que comprar, investir.

De facto não é a mesma coisa.

Quem recomenda não corre risco algum.

O risco está todo do lado de quem investe.

Registado: 5/11/2002 12:21

por HOPE » 1/2/2013 9:27

dexter44 Escreveu:É de certa forma incompreensível que nesta altura, e após a zon/Sonaecom ter tornado público o estudo que aponta para 350 a 400 milhoes de sinergias caso a fusao seja aprovada pela CMVM, que ambas as cotacoes das empresas sejam das que tiveram pior performances no psi em Janeiro, a sonaecom inclusivamente com variacao negativa.
Porque sendo a fusão levada a cabo por troca de accoes como é o caso, se por hipotese amanha dia 01-de Fevereiro fosse o dia da entrada da nova empresa À cotacao da bolsa a zon por exemplo entraria a cotar a +/-3,88.
A fórmula de cálculo é conhecida e é a usada pela CMVM. Logo há um prémio para os accionistas consideravel e ele é calculado com base na cotação do último anterior em bolsa da empresa que funciona como adquirente, a Zon. A minha justificação é que os investidores estão talvez com receio que a fusaão não vá para a frente ou as sinergias apontadas não sejaM aceite pela CMVM.

Completamente de acodo. A Sonaecom é uma das acções mais sub avaliadas deste PSI. E curiosamente tem tido muito bons resultados em trimestres anteriores (foi brilhante no ano difícil de 2012) e está num processo de fusão, através da Optimus, que vai gerar cinergias significativas.
Portanto, optei por ir reforçando a posição e esperar até ao dia em que acontecerá o inevitável: o título desperta e explode...para Norte! :)

Registado: 29/11/2007 3:50

por Elias » 1/2/2013 9:16

dexter44 Escreveu:Se um dos títulos escolhido tiver pouca liquidez geralmente durante esse trimestre tem no minimo uma performance bastante razoavel.

Podes dizer em que te baseaste para chegares a esta conclusão?

por dexter44 » 1/2/2013 9:13

Ou eu muito me engano ou recomendar não é a mesma coisa que comprar, investir.
Os bancos de investimento, fundos etc aumentam ou diminuem a sua exposição a certos títulos e geralmente comunicam-no no inicio/fim de cada trimestre. Se um dos títulos escolhido tiver pouca liquidez geralmente durante esse trimestre tem no minimo uma performance bastante razoavel.

por Elias » 1/2/2013 1:25

Só para mostrar até que ponto pode ser desastroso seguir as recomendações dos bancos de investimento, cito esta notícia de 2011, com uma recomendação emitida precisamente pelo BESI:

BESI reinicia cobertura da PT com recomendação de "comprar"
18 Maio 2011, 11:37 por Hugo Paula | hugopaula@negocios.pt

A unidade de "research" do BES retomou a cobertura das acções da Portugal Telecom depois de esta ter "remodelado a sua presença no Brasil".
O novo preço-alvo para a operadora é de 10,20 euros por acção. Um valor que compara com uma avaliação de 9,00 que data de Dezembro, segundo a Bloomberg.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... rquot.html

À data da notícia (18-Mai-2011), a PTC cotava a 8,73; nos dias que se seguiram foi a 8,83 e depois foi sempre a cair. Hoje está a 4,30. Quem tivesse seguido a recomendação estaria a perder mais de 51% (depois de ter estado a perder mais de 65%).

Em minha opinião, a taxa de acerto aparentemente elevada das recentes recomendações do BESI (ou de outras casas de investimento) tem a ver com o momento favorável do mercado e nada mais.
Anexos
P.TELECOM 4.png
P.TELECOM 4.png (16.15 KiB) Visualizado 1825 vezes

por atomez » 1/2/2013 1:14

A mim parece-me que é porque os investidores já tinham entrado com todos esses fatores antes do anúncio e agora estão a realizar as mais valias...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Sr_SNiper » 1/2/2013 1:12

dexter44 Escreveu:AT é análise de tendência? O unico aspecto que at´+e agora tenho como adquirido é que de facto é preferivel comprar accoes de empresas que estejam com uma dinamica de subida do que de descida.
E mais importante ainda para um mercado pequeno como o nosso, é saber em quem é que os Bancos de Investimentos escolhem para o trimestre. Mesmo que haja uma conjintura economico-financeira adversa a probabilidade de se perder dinheiro é baixa.
Observem quais os títulos escolhidos pelo Besi etc e vejam as suas performances.

Nem eu diria melhor, é tal e qual... e o que dizem os bancos de investimento sobre a sonaecom?

por Elias » 1/2/2013 1:11

dexter,

alguns comentários:

dexter44 Escreveu:AT é análise de tendência?

Análise Técnica.

dexter44 Escreveu:O unico aspecto que at´+e agora tenho como adquirido é que de facto é preferivel comprar accoes de empresas que estejam com uma dinamica de subida do que de descida.

Genericamente é verdade, mas é preciso escolher bem os momentos de entrada, pois mesmo as subidas prolongadas são interrompidas por patamares que dão pelo nome de lateralizações.

dexter44 Escreveu:E mais importante ainda para um mercado pequeno como o nosso, é saber em quem é que os Bancos de Investimentos escolhem para o trimestre. Mesmo que haja uma conjintura economico-financeira adversa a probabilidade de se perder dinheiro é baixa.

Se isso fosse assim tão fácil, estávamos todos ricos.

Sugiro que faças o mesmo exercício para os primeiros seis meses do ano passado. Se calhar vais ficar surpreendido com os resultados...

zon/sonaecom

por dexter44 » 1/2/2013 1:07

AT é análise de tendência? O unico aspecto que at´+e agora tenho como adquirido é que de facto é preferivel comprar accoes de empresas que estejam com uma dinamica de subida do que de descida.

por Sr_SNiper » 1/2/2013 0:59

Nunca perco uma explicação sobre o desce sobe diário das cotadas... A irracionalidade dos investidores... só eu é que sou racional... Fazes trades baseado na AT?

Zon/Sonaecom

por dexter44 » 1/2/2013 0:52

É de certa forma incompreensível que nesta altura, e após a zon/Sonaecom ter tornado público o estudo que aponta para 350 a 400 milhoes de sinergias caso a fusao seja aprovada pela CMVM, que ambas as cotacoes das empresas sejam das que tiveram pior performances no psi em Janeiro, a sonaecom inclusivamente com variacao negativa.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 277 visitantes