Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Perdidos no Bull Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sr_SNiper » 31/1/2013 20:31

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, também.

E claro que há a hipótese das subidas dos últimos 7 meses terem sido apenas um ressalto e eu estar errado. ;)

Um abraço,
Ulisses

Não estás nada errado... daqui a 2 semanas já estamos em valores superiores aos de hoje :)
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Elias » 31/1/2013 20:30

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, não te podes esquecer que a maioria das pessoas investe numa óptica de longo prazo.

Há também um conjunto (possivelmente grande) de pessoas que não sabe muito bem em que prazo anda a investir :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 31/1/2013 20:28

Mas os participantes do Caldeirão é um público muito específico, muito interessado pelos mercados financeiros.

O público do Jornal de negócios é bem diferente.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 31/1/2013 20:16

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, não te podes esquecer que a maioria das pessoas investe numa óptica de longo prazo.

Um abraço,
Ulisses

"Olhe que não, olhe que não"

Falando aqui dos participantes do Caldeirão, até seria interessante fazer uma votação para ver qual o prazo temporal de cada um em média...

Eu acredito que dos participantes do Caldeirão só apenas uns 3 ou 4% investem numa óptica de longo prazo (mais de 3 anos). Pois a maioria entra e sai semana sim semana não com base na AT. No máximo 2 ou 3 meses com trade.

Eu acredito que pouca gente por aqui tem a preserverança e a paciência duradoura de esperar por um trade positivo.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 31/1/2013 18:50

Euroverde, não te podes esquecer que a maioria das pessoas investe numa óptica de longo prazo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 31/1/2013 17:12

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, também.

E claro que há a hipótese das subidas dos últimos 7 meses terem sido apenas um ressalto e eu estar errado. ;)

Um abraço,
Ulisses

Inicialmente quando as espectativas estão em baixo (julho 2012) até podia ser o inicio dum ressalto, mas depois, quando o péssimismo deixar de o ser, e quando o mercado atingir aquele suposto ponto/zona de inversão para as supostas novas quedas, acontece que os investidores começam todos a comprar quando o mercado já leva alguns meses de obvio bull (neste caso PSI desde Julho2012) e o que era espectável de descer, não desce, antes pelo contrário.

O que há a retirar daqui é que existem certos momentos duvidosos que independentemente de se formar um ressalto de bear market ou inversão de tendência definitiva, vale a pena comprar. Esses momentos são de pouca duração (dizia Mandelbrot) Naturalmente que o prazo temporal conta, mas deixa de ter tanta importância porque uma vez -in, ficamos sujeitos às oscilações do indice.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 31/1/2013 17:00

Sim, também.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 31/1/2013 16:59

Ulisses Pereira Escreveu::) E nada melhor do que correcções fortes para o fazer e para expulsar as mãos fracas do mercado.

Um abraço,
Ulisses

para ti têm mãos fracas também aqueles cujos sistemas em breve acionarão stops, dando eventualmente sinal de compra posteriormente?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 31/1/2013 16:50

:) Estas correcções são mesmo testes muito importantes aos "Bull Markets" e fazem parte do seu processo. É preciso destruir o optimismo, aumentar o cepticismo e a dúvida sobre as subidas. E nada melhor do que correcções fortes para o fazer e para expulsar as mãos fracas do mercado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rjac » 31/1/2013 16:29

Ulisses Pereira Escreveu:Às vezes, escrevo artigos e tenho que os reescrever porque entre serem escritos e a publicação, algo já mudou. Felizmente, este foi publicado na Segunda porque, se fosse publicado na próxima Segunda poderia parecer que fui a reboque.

Essa é uma forma de ver as coisas...

outra forma poderia ser que a culpa desta correcção é toda tua! "ah, e tal... é normal haver uma correcção..." tss tss :mrgreen:

P.S. Bem sei que não contribui nada para a discussão pós-super-artigo-do-ulisses-como-é-habitual, mas não consegui resistir
Cpts,
rjac

Registado: 29/7/2008 7:57

por Ulisses Pereira » 31/1/2013 16:22

Às vezes, escrevo artigos e tenho que os reescrever porque entre serem escritos e a publicação, algo já mudou. Felizmente, este foi publicado na Segunda porque, se fosse publicado na próxima Segunda poderia parecer que fui a reboque.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por *manchini* » 30/1/2013 15:33

Boas

E não é que está mesmo a acontecer…
Muita experiencia, parabéns…
Com a notícia dos EUA, vai ampliar a correcção.

Manchini

Registado: 27/9/2011 17:49

por djovarius » 29/1/2013 15:56

Boas tardes,

É assim mesmo, quando as coisas estão bem, há sempre um momento em que as mãos fracas têm de abanar.

Como se pode quantificar uma correção "saudável" e diferenciá-la de uma correção "perigosa".

Isso depende da velocidade e da %% da subida de um ativo. Não há valores absolutos.

Vejam o exemplo do SPX (SP 500) que voou de 1340/50 para 1500 pontos em pouco mais de dois meses. De permeio, nunca teve uma correção superior a 2 ou 3%.
Isso é bom em termos técnicos. Num caso destes, pode-se facilmente ver que uma correção entre 2 a 5% pode ser vista como benigna, mas mais do que isso seria visto de outra maneira. Talvez como uma inversão de curto / médio prazo.

Num caso como o PSI-20, que voou cerca de 40% em poucos meses, se não estou em erro, nada impede que uma correção entre 5 a 10% seja vista como benigna e até talvez suficiente para expurgar os exageros, dando condição para reforço de posições ou reavaliação de investimentos.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por bogos » 29/1/2013 14:26

Boa tarde

Bom artigo, pois interpreta bem o que pode ser o sentimento/realidade prática do investidor. Colocas a situação do netos, do ter saído e não esperado, etc, etc.
Isso é da realidade a parte prática do trading.

No entanto, saber se é ali o bull, para onde vai o bull, onde vai parar o bull, parece-me um pouco retórica. Eu não acredito que 80% dos que aqui andam façam buy & hold, aliás antes pelo contrário.

Penso, na minha forma de ver, que para um verdadeiro investidor perceber o que é bull e bear é fundamental na sua carteira ter de investimentos de LP, aliás uma forma de muitos Fundos de Investimento actuarem.

Para o comum daytrader, bull ou bear é meramente indiferente.

Como sou investidor de duas facetas, pois tenho investimento de bastante longo-prazo, o artigo é muito interessante.
Para o mero daytrading, como referi, o bull em nada acrescenta aos negócios a realizar.

Cumprimentos

Registado: 29/12/2005 16:34

por Dom_Quixote » 29/1/2013 14:05

Quando a Bolsa portuguesa corrigir 8 ou 10% - e algumas acções 15 ou 20% - a convicção de quem detém acções será posta à prova e, em boa verdade, este "Bull Market" também. (...) Se a mudança de sentimento for assim tão radical, rapidamente poderá chegar a tal correcção forte que colocará o mercado à prova e abanará as mãos fracas.(...)

Meu caro Ulisses,

Interpretei as "mãos fracas" como sendo principalmente os pequenos investidores, ainda com pouca experiência em bolsa tal como eu.

O panic sell verificado esta manhã, durante largos minutos, nalgumas cotadas que estão prestes a apresentar resultados que se antecipam como bons, acho que demonstra bem até que ponto abanarão as mãos fracas se houver uma forte correcção do índice.

Como dizias no artigo, quando tal cenário acontecer vai ser preciso estar muito atento. Eu diria que toda a atenção vai ser pouca... :wink:

Abraço,

Registado: 3/4/2012 21:06

por Ulisses Pereira » 28/1/2013 20:04

The mind, eu não censuro que cada um escreva o que quer. E até pode ser legítimo. Mas os meus 15 anos de fóruns me fazem perceber quando alguns tópicos representam um sentimento muito optimista. Repara que foi exactamente a situação contrária que me fez deixar de estar pessimista em Maio do ano passado...

Dom_Quixote, essa questão é mesmo complicada e impossível de responder. Dei um exemplo do que poderia ser uma correcção, mas não faço a menor ideia dos valores das retracções quando elas acontecem. Não é possível termos esse grau de precisão.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Dom_Quixote » 28/1/2013 19:42

(...) mais próximo estará o momento em que o mercado terá uma correcção forte (...)

Ulisses, how deep will be the dip?

(...) corrigir 8 ou 10% - e algumas acções 15 ou 20% (...)

Like this?

abraço,

Registado: 3/4/2012 21:06

por Texano Bill » 28/1/2013 19:24

Excelente artigo Ulisses. E que o bull seja para continuar.

Registado: 20/8/2011 12:52

Re: Perdidos no Bull

por Conquistador » 28/1/2013 19:21

the mind Escreveu:Porque não topicos de accoes que vão subir 100%? Não é possivel e realista? Para já metade do caminho já está percorrido em algumas so este ano, porque se vamos buscar um ano, algumas ja subiram mais de 100%.
Por isso é legitimo falar em subidas de 100 ou 200%, no entanto respeito e partilho da tua prudencia.

Ou não fosses tu o autor deste tópico
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=
:roll:

Abraço

Registado: 3/7/2008 11:58

Perdidos no Bull

por the mind » 28/1/2013 18:51

Porque não topicos de accoes que vão subir 100%? Não é possivel e realista? Para já metade do caminho já está percorrido em algumas so este ano, porque se vamos buscar um ano, algumas ja subiram mais de 100%.
Por isso é legitimo falar em subidas de 100 ou 200%, no entanto respeito e partilho da tua prudencia.
The Mind

Registado: 5/1/2012 13:12

por migasl » 28/1/2013 18:15

Gostei muito do tópico Ulisses.

Um abraço

Registado: 9/11/2012 15:38

por STRESSZERO » 28/1/2013 17:58

Boa tarde Ulisses,

Gostei do artigo e faço parte dos que já estão dentro (vamos ver se tenho "maõs fortes").
Estamos realmete mais próximos do momento da retração, sem dúvida, só não sabemos o quão mais próximo. O psi20 continua claramente bull, só que a partir de agora optei por stops mais apertados.
Abraço. 8-)

Registado: 16/9/2011 9:25

Perdidos no Bull Market

por Ulisses Pereira » 28/1/2013 17:46

Foi hoje publicado o meu novo artigo: "Perdidos no Bull Market":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... arket.html

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA e 131 visitantes