Perdidos no Bull Market
Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, não te podes esquecer que a maioria das pessoas investe numa óptica de longo prazo.
Um abraço,
Ulisses
"Olhe que não, olhe que não"
Falando aqui dos participantes do Caldeirão, até seria interessante fazer uma votação para ver qual o prazo temporal de cada um em média...
Eu acredito que dos participantes do Caldeirão só apenas uns 3 ou 4% investem numa óptica de longo prazo (mais de 3 anos). Pois a maioria entra e sai semana sim semana não com base na AT. No máximo 2 ou 3 meses com trade.
Eu acredito que pouca gente por aqui tem a preserverança e a paciência duradoura de esperar por um trade positivo.
Ulisses Pereira Escreveu:Sim, também.
E claro que há a hipótese das subidas dos últimos 7 meses terem sido apenas um ressalto e eu estar errado.
Um abraço,
Ulisses
Inicialmente quando as espectativas estão em baixo (julho 2012) até podia ser o inicio dum ressalto, mas depois, quando o péssimismo deixar de o ser, e quando o mercado atingir aquele suposto ponto/zona de inversão para as supostas novas quedas, acontece que os investidores começam todos a comprar quando o mercado já leva alguns meses de obvio bull (neste caso PSI desde Julho2012) e o que era espectável de descer, não desce, antes pelo contrário.
O que há a retirar daqui é que existem certos momentos duvidosos que independentemente de se formar um ressalto de bear market ou inversão de tendência definitiva, vale a pena comprar. Esses momentos são de pouca duração (dizia Mandelbrot) Naturalmente que o prazo temporal conta, mas deixa de ter tanta importância porque uma vez -in, ficamos sujeitos às oscilações do indice.
Ulisses Pereira Escreveu:Às vezes, escrevo artigos e tenho que os reescrever porque entre serem escritos e a publicação, algo já mudou. Felizmente, este foi publicado na Segunda porque, se fosse publicado na próxima Segunda poderia parecer que fui a reboque.
Essa é uma forma de ver as coisas...
outra forma poderia ser que a culpa desta correcção é toda tua! "ah, e tal... é normal haver uma correcção..." tss tss

P.S. Bem sei que não contribui nada para a discussão pós-super-artigo-do-ulisses-como-é-habitual, mas não consegui resistir
Cpts,
rjac
rjac
- Registado: 29/7/2008 7:57
Boas tardes,
É assim mesmo, quando as coisas estão bem, há sempre um momento em que as mãos fracas têm de abanar.
Como se pode quantificar uma correção "saudável" e diferenciá-la de uma correção "perigosa".
Isso depende da velocidade e da %% da subida de um ativo. Não há valores absolutos.
Vejam o exemplo do SPX (SP 500) que voou de 1340/50 para 1500 pontos em pouco mais de dois meses. De permeio, nunca teve uma correção superior a 2 ou 3%.
Isso é bom em termos técnicos. Num caso destes, pode-se facilmente ver que uma correção entre 2 a 5% pode ser vista como benigna, mas mais do que isso seria visto de outra maneira. Talvez como uma inversão de curto / médio prazo.
Num caso como o PSI-20, que voou cerca de 40% em poucos meses, se não estou em erro, nada impede que uma correção entre 5 a 10% seja vista como benigna e até talvez suficiente para expurgar os exageros, dando condição para reforço de posições ou reavaliação de investimentos.
Abraço
dj
É assim mesmo, quando as coisas estão bem, há sempre um momento em que as mãos fracas têm de abanar.
Como se pode quantificar uma correção "saudável" e diferenciá-la de uma correção "perigosa".
Isso depende da velocidade e da %% da subida de um ativo. Não há valores absolutos.
Vejam o exemplo do SPX (SP 500) que voou de 1340/50 para 1500 pontos em pouco mais de dois meses. De permeio, nunca teve uma correção superior a 2 ou 3%.
Isso é bom em termos técnicos. Num caso destes, pode-se facilmente ver que uma correção entre 2 a 5% pode ser vista como benigna, mas mais do que isso seria visto de outra maneira. Talvez como uma inversão de curto / médio prazo.
Num caso como o PSI-20, que voou cerca de 40% em poucos meses, se não estou em erro, nada impede que uma correção entre 5 a 10% seja vista como benigna e até talvez suficiente para expurgar os exageros, dando condição para reforço de posições ou reavaliação de investimentos.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Boa tarde
Bom artigo, pois interpreta bem o que pode ser o sentimento/realidade prática do investidor. Colocas a situação do netos, do ter saído e não esperado, etc, etc.
Isso é da realidade a parte prática do trading.
No entanto, saber se é ali o bull, para onde vai o bull, onde vai parar o bull, parece-me um pouco retórica. Eu não acredito que 80% dos que aqui andam façam buy & hold, aliás antes pelo contrário.
Penso, na minha forma de ver, que para um verdadeiro investidor perceber o que é bull e bear é fundamental na sua carteira ter de investimentos de LP, aliás uma forma de muitos Fundos de Investimento actuarem.
Para o comum daytrader, bull ou bear é meramente indiferente.
Como sou investidor de duas facetas, pois tenho investimento de bastante longo-prazo, o artigo é muito interessante.
Para o mero daytrading, como referi, o bull em nada acrescenta aos negócios a realizar.
Cumprimentos
Bom artigo, pois interpreta bem o que pode ser o sentimento/realidade prática do investidor. Colocas a situação do netos, do ter saído e não esperado, etc, etc.
Isso é da realidade a parte prática do trading.
No entanto, saber se é ali o bull, para onde vai o bull, onde vai parar o bull, parece-me um pouco retórica. Eu não acredito que 80% dos que aqui andam façam buy & hold, aliás antes pelo contrário.
Penso, na minha forma de ver, que para um verdadeiro investidor perceber o que é bull e bear é fundamental na sua carteira ter de investimentos de LP, aliás uma forma de muitos Fundos de Investimento actuarem.
Para o comum daytrader, bull ou bear é meramente indiferente.
Como sou investidor de duas facetas, pois tenho investimento de bastante longo-prazo, o artigo é muito interessante.
Para o mero daytrading, como referi, o bull em nada acrescenta aos negócios a realizar.
Cumprimentos
Quando a Bolsa portuguesa corrigir 8 ou 10% - e algumas acções 15 ou 20% - a convicção de quem detém acções será posta à prova e, em boa verdade, este "Bull Market" também. (...) Se a mudança de sentimento for assim tão radical, rapidamente poderá chegar a tal correcção forte que colocará o mercado à prova e abanará as mãos fracas.(...)
Meu caro Ulisses,
Interpretei as "mãos fracas" como sendo principalmente os pequenos investidores, ainda com pouca experiência em bolsa tal como eu.
O panic sell verificado esta manhã, durante largos minutos, nalgumas cotadas que estão prestes a apresentar resultados que se antecipam como bons, acho que demonstra bem até que ponto abanarão as mãos fracas se houver uma forte correcção do índice.
Como dizias no artigo, quando tal cenário acontecer vai ser preciso estar muito atento. Eu diria que toda a atenção vai ser pouca...

Abraço,
The mind, eu não censuro que cada um escreva o que quer. E até pode ser legítimo. Mas os meus 15 anos de fóruns me fazem perceber quando alguns tópicos representam um sentimento muito optimista. Repara que foi exactamente a situação contrária que me fez deixar de estar pessimista em Maio do ano passado...
Dom_Quixote, essa questão é mesmo complicada e impossível de responder. Dei um exemplo do que poderia ser uma correcção, mas não faço a menor ideia dos valores das retracções quando elas acontecem. Não é possível termos esse grau de precisão.
Um abraço,
Ulisses
Dom_Quixote, essa questão é mesmo complicada e impossível de responder. Dei um exemplo do que poderia ser uma correcção, mas não faço a menor ideia dos valores das retracções quando elas acontecem. Não é possível termos esse grau de precisão.
Um abraço,
Ulisses
Re: Perdidos no Bull
the mind Escreveu:Porque não topicos de accoes que vão subir 100%? Não é possivel e realista? Para já metade do caminho já está percorrido em algumas so este ano, porque se vamos buscar um ano, algumas ja subiram mais de 100%.
Por isso é legitimo falar em subidas de 100 ou 200%, no entanto respeito e partilho da tua prudencia.
Ou não fosses tu o autor deste tópico
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

Abraço
Perdidos no Bull
Porque não topicos de accoes que vão subir 100%? Não é possivel e realista? Para já metade do caminho já está percorrido em algumas so este ano, porque se vamos buscar um ano, algumas ja subiram mais de 100%.
Por isso é legitimo falar em subidas de 100 ou 200%, no entanto respeito e partilho da tua prudencia.
The Mind
Boa tarde Ulisses,
Gostei do artigo e faço parte dos que já estão dentro (vamos ver se tenho "maõs fortes").
Estamos realmete mais próximos do momento da retração, sem dúvida, só não sabemos o quão mais próximo. O psi20 continua claramente bull, só que a partir de agora optei por stops mais apertados.
Abraço.
Gostei do artigo e faço parte dos que já estão dentro (vamos ver se tenho "maõs fortes").
Estamos realmete mais próximos do momento da retração, sem dúvida, só não sabemos o quão mais próximo. O psi20 continua claramente bull, só que a partir de agora optei por stops mais apertados.
Abraço.

Perdidos no Bull Market
Foi hoje publicado o meu novo artigo: "Perdidos no Bull Market":
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... arket.html
Um abraço,
Ulisses
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... arket.html
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Gold Stock, latbal, Luzemburg, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, tami, trilhos2006 e 473 visitantes