OT- Maior Onda do Mundo Surfada em Portugal (27,4m)
rg7803 Escreveu:pessoal, esta foto é recente?
é espetacular!
Feita este ano, e não há muitos dias.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
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Estive nesse local (farol/forte) no principio de Janeiro e ainda estou a pensar nas pedras cá em baixo, se ele não se desviar..não sobra nada! 

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
a perspectiva desta foto, parte-me todo.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
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* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
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Lion_Heart Escreveu:A unica forma dos surfistas conseguirem "cavalgar" estas ondas é atraves de alguem que os leva de mota de agua , senao nunca conseguiriam
Aqui tens um recorde batido no Hawai, onde o Shane Dorian e o Mark Healy apanham uma onda de 17,5 metros sem qualquer ajuda.
http://www.youtube.com/watch?v=k1QMjn8Wu_E
Isto sim é o surf na sua pura essencia, apesar de admirar muito quem faz tow-in porque abriu uma nova forma de encarar as ondas e muitas vezes não só pelo tamanho.
Foi a onda premiada no XXL Wave awards de 201
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
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http://www.youtube.com/watch?v=7nS_aR8XX_U
Esta era considerada como uma das maiores ondas surfadas até hoje. Agora a Nazaré vai fazer mudar a historia.
Esta era considerada como uma das maiores ondas surfadas até hoje. Agora a Nazaré vai fazer mudar a historia.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
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Fica uma foto colocada pela Polen no FB com a respectiva explicação.
"Ainda acerca da onda de Garrett McNamara na Nazaré, um exercício interessante feito através de um programa vectorial de medição. Esclarecer também que quando se fala de ondas desta dimensão, a escala normalmente usada pelos surfistas é trocada pela escala métrica para que a comparação seja mais rigorosa e científica."
Fica também o link para outra edição em video do momento.
http://www.grindtv.com/surf/video/Garrett_McNamaras_rogue_wave_off_Portugal/
Abraço,
"Ainda acerca da onda de Garrett McNamara na Nazaré, um exercício interessante feito através de um programa vectorial de medição. Esclarecer também que quando se fala de ondas desta dimensão, a escala normalmente usada pelos surfistas é trocada pela escala métrica para que a comparação seja mais rigorosa e científica."
Fica também o link para outra edição em video do momento.
http://www.grindtv.com/surf/video/Garrett_McNamaras_rogue_wave_off_Portugal/
Abraço,
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Life is short, ride hard!!!
canguru Escreveu:carrancho Escreveu: Não é nada meigo, o maior swell que apanhei, tinha +- 6 metros, acredita que visto lá de dentro é mesmo monstruoso e assustador... dropei a 1ª onda, caí ao tentar fazer o botton turn (curva na base da onda para ir para a parede) e levei com aquilo tudo em cima. Cheguei à praia, beijei a areia e não voltei a entrar, tal tinha sido a tareia.
sounds familiar![]()
onde foi?
Praia da Barra junto ao molho sul, aliás, entrámos todos pelo paredão. A maioria ficou em cima do paredão a ver, só os Pro's entraram... e eu

1º calculei mal o pico (que éra no fim do paredão, enfiamento da entrada da barra) e passei as passas do algarve com o 1º set que levei, apanhei com o drop do Oliveiros que por pouco não me cortava em fatias. Depois, sentadinho no outside acabei por ficar só, cheinho de cagufa. No set seguinte tinha de ser, apanhei a minha onda, dropei e.... socorro mãezinhaaaaaaa!!!!

Abraço,
Carrancho
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carrancho Escreveu:AutoMech Escreveu:Pergunta de quem nunca fez surf. Se um gajo se desequilibrar quando está a "descer" na onda e levar com aquilo tudo em cima, é coisa para ficar partido aos bocados, não ?
Há vários perigos, quem se mete num monstro destes sabe que alguma vez pode não sair de lá vivo.
Há vários factores a ter em atenção como se a onda é tubular, quebra côco, se o fundo se é rochoso/recife ou areia, andas com uma prancha rigida com um bico e fins "afiados"... é quase como entrar numa máquina de lavar roupa juntamente com facas! Podes ficar longos segundos debaixo de água e chegar mesmo a perder a noção de onde fica a parte de cima... pode acontecer muita coisa.
Uma amiga minha aconteceu-lhe isso mesmo, estávamos todos no pico quando o set de final de maré traz ondas maiores apanhando todos para cá da rebentação. Éra só pranchas a voar, o caos complecto. Recomposto procurei pelos meus amigos e percebi que havia uma prancha de bodyboard sem ninguém. Aproximei-me rápidamente e "pesquei-a" pelo chop (cabo que prende a prancha ao pé/mão)... estava já sem sentidos e morreria afogada.
De notar, que apanhando com a 1ª onda do set levas de seguida com todas as outras em cima. Não é nada meigo, o maior swell que apanhei, tinha +- 6 metros, acredita que visto lá de dentro é mesmo monstruoso e assustador... dropei a 1ª onda, caí ao tentar fazer o botton turn (curva na base da onda para ir para a parede) e levei com aquilo tudo em cima. Cheguei à praia, beijei a areia e não voltei a entrar, tal tinha sido a tareia.
swell ou tamanho da onda mesmo?
é que se for onda de 6 mts isso é muita fruta.
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carrancho Escreveu: Não é nada meigo, o maior swell que apanhei, tinha +- 6 metros, acredita que visto lá de dentro é mesmo monstruoso e assustador... dropei a 1ª onda, caí ao tentar fazer o botton turn (curva na base da onda para ir para a parede) e levei com aquilo tudo em cima. Cheguei à praia, beijei a areia e não voltei a entrar, tal tinha sido a tareia.
sounds familiar

onde foi?
AutoMech Escreveu:Pergunta de quem nunca fez surf. Se um gajo se desequilibrar quando está a "descer" na onda e levar com aquilo tudo em cima, é coisa para ficar partido aos bocados, não ?
Há vários perigos, quem se mete num monstro destes sabe que alguma vez pode não sair de lá vivo.
Há vários factores a ter em atenção como se a onda é tubular, quebra côco, se o fundo se é rochoso/recife ou areia, andas com uma prancha rigida com um bico e fins "afiados"... é quase como entrar numa máquina de lavar roupa juntamente com facas! Podes ficar longos segundos debaixo de água e chegar mesmo a perder a noção de onde fica a parte de cima... pode acontecer muita coisa.
Uma amiga minha aconteceu-lhe isso mesmo, estávamos todos no pico quando o set de final de maré traz ondas maiores apanhando todos para cá da rebentação. Éra só pranchas a voar, o caos complecto. Recomposto procurei pelos meus amigos e percebi que havia uma prancha de bodyboard sem ninguém. Aproximei-me rápidamente e "pesquei-a" pelo chop (cabo que prende a prancha ao pé/mão)... estava já sem sentidos e morreria afogada.
De notar, que apanhando com a 1ª onda do set levas de seguida com todas as outras em cima. Não é nada meigo, o maior swell que apanhei, tinha +- 6 metros, acredita que visto lá de dentro é mesmo monstruoso e assustador... dropei a 1ª onda, caí ao tentar fazer o botton turn (curva na base da onda para ir para a parede) e levei com aquilo tudo em cima. Cheguei à praia, beijei a areia e não voltei a entrar, tal tinha sido a tareia.

Abraço,
Carrancho
Carrancho
josytoc,
Não está aqui em causa esta ter sido a maior onda do mundo, ou maior documentada... está em causa a maior onda do mundo alguma vez surfada. É uma onda capaz de destruir muita embarcação de vários metros, e que um gajo com uma pranchita nos pés anda a brincar junto ao Lip de um monstro destes.
É fantástico e agora vai haver mais certamente!!!
Não está aqui em causa esta ter sido a maior onda do mundo, ou maior documentada... está em causa a maior onda do mundo alguma vez surfada. É uma onda capaz de destruir muita embarcação de vários metros, e que um gajo com uma pranchita nos pés anda a brincar junto ao Lip de um monstro destes.
É fantástico e agora vai haver mais certamente!!!
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Uma das maiores ondas documentadas
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A maior onda do mundo
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Esta deve ser das menores.

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Esta deve ser das menores.

EuroVerde Escreveu:Supermann Escreveu:EuroVerde Escreveu:zecatreca Escreveu:EuroVerde Escreveu:30m não acredito. Mas o filme nada me diz que é Nazaré...
Não sei se vou acreditar...
épáh....se saiu no Jornal e no Telejornal, não acreditas na comunicação social?![]()
Para mim o gajo é GIGANTE.
A onda até a acho pequena mas o gajo tem uns tom... GIGANTES.
Nem tudo que passa na TV social é verdade.
2 mentiras. Dizem que é na Nazaré e o filme não dá provas disso.
e não tem sequer 20 m.
É porque és parvo.
Olha para o video e ves na zona superior a dizer Nazaré Qualification ...
Enfim...
E sim a onda deve ter uns 90-100 pés, o que dá algo como cerca de 30 metros.
Aliás este video nem é o melhor para ver o tamanho total da onda, visto que nunca a chegas a ver na totalidade.
Os gajos mudam o angulo para a GoPro sem se ver a base da onda.
Acho que não sou parvo como dizes.
Acho que não é preciso chamar nomes.
Debato e volto a dizer, que o filme não dá provas que a onda é na Nazaré porque não nos mostra a costa. Fazem montagem e dizer que é Nazaré e a maioria acredita? uhm..
Não sabes se tem 30m de altura porque não foste lá medir.
Vê a altura da onda e compara-a com o surfista, dou-lhe uns 10 a 15 m.
30m seria stunami.
Maior Onda De Sempre Na Nazaré - 30 Metros
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/0QdAbL0a2WU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
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As maiores ondas não são as junto ás praias, têm sido filmadas ondas gigantescas no meio do oceano qualquer velejador transoceânico sabe disso. São as maiores e as mais perigosas e atualmente a engenharia de construção naval já tem esse fenómeno bem documentado.
Existem diversos vídeos destas ondas no youtube onde a altura da onda pode ser referenciada pela altura da embarcação. A altura da onda mede-se entre cava e a crista.
Quantos aos canhões submarinos são estruturas geológicas e existem vários trabalhos científicos nacionais sobre os mesmos, lembro-me de um sobre o canhão do Cabo Espichel que li há tempos. Caracteriza a sua morfologia e formação.
Costuma-se distinguir entre ondulação e vaga, ambas produzem ondas mas de características distintas e de diferentes origens.
Aqui mais informação sobre o assunto;
http://www.ci.uc.pt/mhidro/edicoes_anti ... os_08a.pdf
Na navegação costeira quando existe forte ondulação num local altera-se a rota procurando-se na carta marítima uma zona com maior profundidade como percurso alternativo. Tenta-se assim obviar ao fenómeno de distorção das orbitas mecanismo que explica a sua rebentação.
Existem diversos vídeos destas ondas no youtube onde a altura da onda pode ser referenciada pela altura da embarcação. A altura da onda mede-se entre cava e a crista.
Quantos aos canhões submarinos são estruturas geológicas e existem vários trabalhos científicos nacionais sobre os mesmos, lembro-me de um sobre o canhão do Cabo Espichel que li há tempos. Caracteriza a sua morfologia e formação.
Costuma-se distinguir entre ondulação e vaga, ambas produzem ondas mas de características distintas e de diferentes origens.
Aqui mais informação sobre o assunto;
http://www.ci.uc.pt/mhidro/edicoes_anti ... os_08a.pdf
Na navegação costeira quando existe forte ondulação num local altera-se a rota procurando-se na carta marítima uma zona com maior profundidade como percurso alternativo. Tenta-se assim obviar ao fenómeno de distorção das orbitas mecanismo que explica a sua rebentação.
MarcoAntonio Escreveu:Folha_Verde Escreveu:Não sei se foi a maior onda do mundo a ser surfada!!!
Fiquem com estas imagens:
http://www.youtube.com/watch?v=7nS_aR8XX_U
Supostamente, essa onda tem apenas 20 metros ou pouco mais (65 e 66ft é o que aparece numa data de fontes).
O surfista no video é Mike Parsons.
A onda que se vê no vídeo da Nazaré tem visivelmente mais do que isso (dá para fazer uma estimativa ao segundo 6 do vídeo com base na altura do surfista).
Já agora, esse vídeo é de 2006 e de uma onda de 65 ou 66 pés. Mas esse mesmo Mike Parsons surfou tb com a ajuda de uma mota de água uma onda em 2008 maior do que essa desse vídeo, com mais de 70 pés e que aparentemente, a par de uma outra já de 1998, eram consideradas até agora as maiores ondas surfadas...
Provavelmente, alguns dos que estão a comentar o vídeo julgam que se trata da onda de 2008. Mas na verdade nem existe vídeo dessa onda, apenas uma foto. Já agora, a página do wikipédia sobre o local onde essa onde ocorreu e onde o facto é referido:
http://en.wikipedia.org/wiki/Cortes_Bank#Surfing
On January 5, 2008, Mike Parsons, Brad Gerlach, Grant "Twiggy" Baker and Greg Long returned to the location. Mike Parsons was photographed on a wave bigger than his award-winning ride of 2001, judged by the Billabong XXL judges as 70+ feet on the face.[3]
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Folha_Verde Escreveu:Não sei se foi a maior onda do mundo a ser surfada!!!
Fiquem com estas imagens:
http://www.youtube.com/watch?v=7nS_aR8XX_U
Essa onda é mais "oca" no entanto não é maior que a da Nazaré.
Mas sim é mais "oca", ou vulgo tubular. A Nazaré parte mais em triângulo, e como beachbreak aquele tamanho geralmente não consguem ser ocas ao contrario de em reefs.
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Folha_Verde Escreveu:Não sei se foi a maior onda do mundo a ser surfada!!!
Fiquem com estas imagens:
http://www.youtube.com/watch?v=7nS_aR8XX_U
Supostamente, essa onda tem apenas 20 metros ou pouco mais (65 e 66ft é o que aparece numa data de fontes).
O surfista no video é Mike Parsons.
A onda que se vê no vídeo da Nazaré tem visivelmente mais do que isso (dá para fazer uma estimativa ao segundo 6 do vídeo com base na altura do surfista).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não sei se foi a maior onda do mundo a ser surfada!!!
Fiquem com estas imagens:
http://www.youtube.com/watch?v=7nS_aR8XX_U
Fiquem com estas imagens:
http://www.youtube.com/watch?v=7nS_aR8XX_U
Cumprs,
Folha Verde
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