Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- Ryanair voos Lisboa-Porto por apenas 10€

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por A330-300 » 20/1/2013 18:36

Pata-Hari Escreveu:(as coisas que estes tipos sabem :shock: )

Não se impressione...
Tem a mesma utilidade de um relógio ou de um comando de TV complicado.Só são importantes para alguns cromos.:lol:

As coisas que você sabe são bem mais lucrativas.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por PIKAS » 20/1/2013 18:26

Tens toda a razão.
Isto é no que dá estar a escrever à pressa e a fazer outras coisas em simultâneo.
Aliás 3 graus são peannuts e corrigem-se à lá mano.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Elias » 20/1/2013 18:17

PIKAS Escreveu:03 é porque se afasta 3 graus do norte.

creio que serão 30 graus e não 3.

Na 35 são 350 graus.

Registado: 5/11/2002 12:21

por PIKAS » 20/1/2013 16:20

Elias Escreveu:obrigado RG e PIKAS.

Pikas a entrada por norte da 03, a tal por arruda, será a 21 correcto?

Já a entrada norte da 35 seria a 17 mas segundo julgo saber nunca é utilizada no sentido norte sul, pelo menos para aterragens.

Exacto.
A numeração das pistas é dada pelo desvio na bússola. 03 é porque se afasta 3 graus do norte.
A utilização está relacionada com os ventos predominantes.
Cumprimentos,

por Elias » 20/1/2013 16:14

obrigado RG e PIKAS.

Pikas a entrada por norte da 03, a tal por arruda, será a 21 correcto?

Já a entrada norte da 35 seria a 17 mas segundo julgo saber nunca é utilizada no sentido norte sul, pelo menos para aterragens.

por PIKAS » 20/1/2013 16:10

Elias Escreveu:
PIKAS Escreveu:Depois não tem ILS III ao passo que a 03 tem.
Quem aterra na 03 vindo de CP, sobretudo os conhecedores e mesmo com que seja com um heavy, vai de travão e dá para saír logo á direita pelo U5. Poupa-se muito tempo e combustível.

Podes explicar, por favor, o que é ILS e CP?

ILS ( instrument landing system )
http://en.wikipedia.org/wiki/Instrument_landing_system

CP = way point caparica. Ponto de referência para interceptar o glide da 03 de Lisboa. Por norte e para a mesma pista o waypoint é arruda ( cartas jeppsen ).
Cumprimentos,
Editado pela última vez por PIKAS em 20/1/2013 16:14, num total de 1 vez.

por rg7803 » 20/1/2013 16:09

Elias Escreveu:
Quem aterra na 03 vindo de CP, sobretudo os conhecedores e mesmo com que seja com um heavy, vai de travão e dá para saír logo á direita pelo U5. Poupa-se muito tempo e combustível.

ILS é instruments landing system
CP é Comboios de Portugal....como é que não sabes isto Elias??
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Pata-Hari » 20/1/2013 16:04

(as coisas que estes tipos sabem :shock: )
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Elias » 20/1/2013 15:38

por PIKAS » 20/1/2013 15:34

A-330 Escreveu:Serve ,e até é bastante usada em dias de vento forte de norte.Mas de resto ,é pouco usada porque é mais curta e a aproximação é de não precisão.Menos económica, mais demorada,mais trabalhosa.

Na verdade só é utilizada quando os pilotos a solicitam.Lisboa por default manda todo o tráfego todo para a 03.

A330

Ainda ontem foram as possíveis, mais que na 03, onde aconteciam os borregos.
Depois não tem ILS III ao passo que a 03 tem.
Quem aterra na 03 vindo de CP, sobretudo os conhecedores e mesmo com que seja com um heavy, vai de travão e dá para saír logo á direita pelo U5. Poupa-se muito tempo e combustível. Pela 35 em todos os casos tem que se andar a passear pelo táxi até dizer chega e depois vir cruzar com a 03.
Há ainda a questão do cone de aproximação. Para a 35 está-se sempre, mas mesmo sempre, a colidir com os militares do Montijo. Não são de chatear por aí além, mas militar é sempre um impecilho.
Cumprimentos,

por Elias » 20/1/2013 14:18

A-330 Escreveu:Serve ,e até é bastante usada em dias de vento forte de norte.Mas de resto ,é pouco usada porque é mais curta e a aproximação é de não precisão.Menos económica, mais demorada,mais trabalhosa.

Na verdade só é utilizada quando os pilotos a solicitam.Lisboa por default manda todo o tráfego todo para a 03.

A330

Pois, acredito que sim.

Mas tenho a sensação de que há uns 20 anos seria mais utilizada, morei muitos anos em Lisboa numa zona que era diariamente sobrevoada a baixa altitude por aviões que iam utilizar a 35. Nunca fiz contagens mas passavam mesmo muitos aviões e muitas vezes eu até ia à janela ver de que companhia eram, já que naquela zona voavam bastante baixo.

Uma dúvida: a 35 não é melhor que a 03 quando está vento noroeste, que é o vento dominante no nosso país, nomeadamente no Verão?

por A330-300 » 20/1/2013 14:06

Serve ,e até é bastante usada em dias de vento forte de norte.Mas de resto ,é pouco usada porque é mais curta e a aproximação é de não precisão.Menos económica, mais demorada,mais trabalhosa.

A330

por Elias » 20/1/2013 13:50

A 35 não serve para aterragens?

Lembro-me há uns anos de ver muitas vezes aviões a aterrarem nessa pista...

por mapaman » 20/1/2013 13:29

A-330 Escreveu:Mapaman ,

O problema de Lisboa está longe de passar pelo APP Lisboa.
O problema é muito mais as pistas cruzadas que temos que não podem ser usadas em simultâneo.Ou até podem , mas frequentemente não são. E mesmo quando são , o flow em duas pistas cruzadas nunca será o mesmo do que em duas pistas independentes.Principalmente em Lisboa.Poderia-se usar uma pista para descolagem e outra para aterragem, mas a 35 é limitada para a descolagem dos heavy e só tem uma NPA para aterragem.Por isso na prática temos duas pistas que valem menos de uma e meia.

Quantas e quantas vezes em aproximação pelo setor sul somos mandados até ao espichel, ou por Norte nos afastamos 10,15 milhas apenas porque há só uma pista e há gente para descolar e há que fazer o managment desse tráfego?

Quanto ao figo maduro? Ok , vão acabar por disponibilizar-lo , mas aquilo é pequeno.Não sei se chegam a caber ali 10 aviões médios.Acho que algo entre 5 e 10 é mais realista.

Quanto ao artigo, não o vejo tão irrealista.Antes pelo contrário !! Basta que a troika se vá embora, deixemos de estar sob a mira da europa e o PS volte ao poder e os devaneios vão voltar.Não tenho a mínima dúvida , porque os interesses envolvidos são enormes,estão acima da imaginação do comum mortal.

O que na minha opinião deveria ser feito ,sendo pobres como somos , era abrir um aeroporto secundário para as low cost,Sintra, Alverca, Montijo ou Ota , mandar as low cost para lá como se passa entre tantas outras cidades européias e já está.Gastaria-se mais ou menos 30 milhões de euros (foi o preço de reformular Beja).
Mas isso não satisfaz tantos interesses.

Ou continuar a deixar a Ryanair de fora de Lisboa. É uma porcaria de companhia, com uma porcaria de serviço e que vem causar muito mais prejuízos aos contribuintes na forma de prejuízos à TAP que é quem mais paga impostos neste país e ainda é estatal, do que os lucros que pode gerar às pessoas que comprarão meia dúzia de tickets a 10 euros e outros tantos gatos pingados empregados portugueses, que trabalharão em terra a 485 euros por mês e contratos precários.

Por mim a Ryanair continuaria à distância.

Eu não disse que o problema de Lisboa estava na Aproximação,só por si.O que tenho a certeza é que uma redução de separação conjugada com uma boa utilização do espaço aereo afeto a Sintra e até Monte Real em horas de pico de tráfego iria ajudar a meter mais avioes no mesmo espaço aereo.

Gatwick têm 115 stands,1 pista e faz 34 milhoes/ano e tambem está rodeado de casas,hoteis,estradas,comboios tal como Lisboa.Organização é o que é.

Se a 35 é pouco utlizada,que seja desativada e passa a placa na parte que não interfere com a 03/21.

Quanto a aeroporto para low cost,não vejo como seja possivel Ota e Alverca operarem em simultaneo com Lisboa,era meterem trafego no ar uns em cima dos outros.

Montijo parece ser o mais lógico mas a tropa deve ter metido trancas na porta.Aliás,podia servir tambem para cargueiros mas não, têm de ir para a Portela.

Um aeroporto que por força do Lobby dos taxistas nunca teve uma estação de metro a servir os passageiros,quando está localizado literalmente no meio de uma cidade atesta bem a treta de serviço prestado por quem nos Governou desde esse maravilhoso dia de Abril

Que eu saiba a EZY foi para Lisboa a troco de contrapartidas dadas pelo Sócrates para depois fazer concorrencia à ... Tap.A malta compra bilhete na ezy mais barato e diz que é o mercado e bate palmas,mas entretanto o Governo subsidia as rotas com o dinheiro dos impostos.Assim é fácil fazer dinheiro e enganar o contribuinte.

http://expresso.sapo.pt/base-da-easyjet ... je=f609950

Quanto à ryanair fica uma foto da sua base,dizem eles que é em Frankfurt...onde se percebe que a Portela é um luxo das arábias para o O´leary.
Anexos
Frankfurt_hahn_01.jpg
Frankfurt_hahn_01.jpg (957.03 KiB) Visualizado 1714 vezes
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por richardj » 20/1/2013 12:19

já que falam de investimentos em aeroportos, seria muito mais importante garantir que a ligação ferroviária de sines - madrid ser em bitola europeia.

Registado: 25/4/2011 22:36

por richardj » 20/1/2013 12:17

e não está a fazer dumping, em algumas situações?

Registado: 25/4/2011 22:36

por A330-300 » 20/1/2013 10:01

MAV8 Escreveu:
Como é que um serviço de ligação Lisboa/Porto pode ser mau quando é mais comodo, rápido e barato???

Se estivessemos a falar numa viagem de várias horas ainda admitia que a qualidade do serviço e o conforto podiam ser melhores ou piores e se justificaria a diferença de preço, agora numa ligação aérea de 3 0u 4 centenas de Kms s´o podem estar a brincar!!! è obvio que concorre com comboios e expressos rodoviários facilmente.

A haver esta ligação pelos tais 10 euros estaria sempre cheia de contribuintes a poupar muito dinheiro, tal como deviam poupar na TAP!!! Para quê ser dono de uma empresa e comprar os produtos dessa empresa mais caro que no mercado????

Os preços não são nem poderiam ser todos a 10 euros.Isso é o preço que alguns pagam.

A menos que a empresa estivesse a fazer dumping.

A330

por A330-300 » 20/1/2013 4:06

Quico Escreveu:
A-330 Escreveu:Ou continuar a deixar a Ryanair de fora de Lisboa. É uma porcaria de companhia, com uma porcaria de serviço e que vem causar muito mais prejuízos aos contribuintes na forma de prejuízos à TAP que é quem mais paga impostos neste país e ainda é estatal, do que os lucros que pode gerar às pessoas que comprarão meia dúzia de tickets a 10 euros e outros tantos gatos pingados empregados portugueses, que trabalharão em terra a 485 euros por mês e contratos precários.

E que tal não ter que pagar nada à TAP, sob a forma de impostos, e deixar-me decidir que serviço eu prefiro usar?! O de "porcaria" com um preço a condizer, ou o "de luxo" não subsidiado com os meus impostos...

Francamente: é impressionante como a defesa dos interesses pessoais consegue pôr alguém a chamar os outros de burros sem que estes se apercebam. (Se calhar nem quem chama se apercebe! :roll:)

Quico ,

1. A TAP , de acordo com Bruxelas não pode receber qualquer dinheiro do governo há anos.Nem a TAP nem as suas congéneres europeias.

2.Não tenho qualquer interesse na TAP. Nunca trabalhei lá nem pretendo. Nem tenho qualquer familiar lá.A minha opinião é completamente isenta.

A330

por MAV8 » 20/1/2013 3:22

A-330 Escreveu:Mapaman ,

O problema é muito mais as pistas cruzadas que temos que não podem ser usadas em simultâneo.Ou até podem , mas frequentemente não são. E mesmo quando são , o flow em duas pistas cruzadas nunca será o mesmo do que em duas pistas independentes.Principalmente em Lisboa.Poderia-se usar uma pista para descolagem e outra para aterragem, mas a 35 é limitada para a descolagem dos heavy e só tem uma NPA para aterragem.Por isso na prática temos duas pistas que valem menos de uma e meia.

Quantas e quantas vezes em aproximação pelo setor sul somos mandados até ao espichel, ou por Norte nos afastamos 10,15 milhas apenas porque há só uma pista e há gente para descolar e há que fazer o managment desse tráfego?

Quanto ao figo maduro? Ok , vão acabar por disponibilizar-lo , mas aquilo é pequeno.Não sei se chegam a caber ali 10 aviões médios.Acho que algo entre 5 e 10 é mais realista.

Quanto ao artigo, não o vejo tão irrealista.Antes pelo contrário !! Basta que a troika se vá embora, deixemos de estar sob a mira da europa e o PS volte ao poder e os devaneios vão voltar.Não tenho a mínima dúvida , porque os interesses envolvidos são enormes,estão acima da imaginação do comum mortal.

O que na minha opinião deveria ser feito ,sendo pobres como somos , era abrir um aeroporto secundário para as low cost,Sintra, Alverca, Montijo ou Ota , mandar as low cost para lá como se passa entre tantas outras cidades européias e já está.Gastaria-se mais ou menos 30 milhões de euros (foi o preço de reformular Beja).

Ou continuar a deixar a Ryanair de fora de Lisboa. É uma porcaria de companhia, com uma porcaria de serviço e que vem causar muito mais prejuízos aos contribuintes na forma de prejuízos à TAP que é quem mais paga impostos neste país e ainda é estatal, do que os lucros que pode gerar às pessoas que comprarão meia dúzia de tickets a 10 euros e outros tantos gatos pingados empregados portugueses, que trabalharão em terra a 485 euros por mês e contratos precários.

Como é que um serviço de ligação Lisboa/Porto pode ser mau quando é mais comodo, rápido e barato???

Se estivessemos a falar numa viagem de várias horas ainda admitia que a qualidade do serviço e o conforto podiam ser melhores ou piores e se justificaria a diferença de preço, agora numa ligação aérea de 3 0u 4 centenas de Kms s´o podem estar a brincar!!! è obvio que concorre com comboios e expressos rodoviários facilmente.

A haver esta ligação pelos tais 10 euros estaria sempre cheia de contribuintes a poupar muito dinheiro, tal como deviam poupar na TAP!!! Para quê ser dono de uma empresa e comprar os produtos dessa empresa mais caro que no mercado????

Registado: 10/11/2006 10:43

por Quico » 20/1/2013 3:12

A-330 Escreveu:Ou continuar a deixar a Ryanair de fora de Lisboa. É uma porcaria de companhia, com uma porcaria de serviço e que vem causar muito mais prejuízos aos contribuintes na forma de prejuízos à TAP que é quem mais paga impostos neste país e ainda é estatal, do que os lucros que pode gerar às pessoas que comprarão meia dúzia de tickets a 10 euros e outros tantos gatos pingados empregados portugueses, que trabalharão em terra a 485 euros por mês e contratos precários.

E que tal não ter que pagar nada à TAP, sob a forma de impostos, e deixar-me decidir que serviço eu prefiro usar?! O de "porcaria" com um preço a condizer, ou o "de luxo" não subsidiado com os meus impostos...

Francamente: é impressionante como a defesa dos interesses pessoais consegue pôr alguém a chamar os outros de burros sem que estes se apercebam. (Se calhar nem quem chama se apercebe! :roll:)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por A330-300 » 20/1/2013 2:20

Mapaman ,

por Elias » 19/1/2013 23:11

thanks

por mapaman » 19/1/2013 22:54

por Elias » 19/1/2013 22:00

desculpa a ignorância, mas o que é APP?

por mapaman » 19/1/2013 21:39

Elias Escreveu:tenho ideia de ter ouvido qualquer coisa há dias sobre o previsto encerramento do figo maduro mas não consigo relocalizar a notícia.

Tens razão,a placa passa para uso civil.

O "barracão" espero que seja remodelado e aumentado.Existe sempre a questão dos slots e a sua gestão mais eficiente,como por exemplo,concentrar picos de chegadas e partidas de forma a ocupar menos tempo de pista.

Redução de separação na APP de Lisboa.

No lado w do aeroporto penso que existe distancia para construir mais uma placa de estacionamento.

O que eu não sei é se a Vinci têm essa capacidade quando comparados com a Fraport por exemplo,que só pelo simples facto de gerirem Frankfurt têm uma "bagagem" muito maior.É esperar para ver.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Casconho, castrojjf, Google [Bot], iniciado1, IX Hispana, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 273 visitantes