OT- Ryanair voos Lisboa-Porto por apenas 10€
Elias Escreveu:obrigado RG e PIKAS.
Pikas a entrada por norte da 03, a tal por arruda, será a 21 correcto?
Já a entrada norte da 35 seria a 17 mas segundo julgo saber nunca é utilizada no sentido norte sul, pelo menos para aterragens.
Exacto.
A numeração das pistas é dada pelo desvio na bússola. 03 é porque se afasta 3 graus do norte.
A utilização está relacionada com os ventos predominantes.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Elias Escreveu:PIKAS Escreveu:Depois não tem ILS III ao passo que a 03 tem.
Quem aterra na 03 vindo de CP, sobretudo os conhecedores e mesmo com que seja com um heavy, vai de travão e dá para saír logo á direita pelo U5. Poupa-se muito tempo e combustível.
Podes explicar, por favor, o que é ILS e CP?
ILS ( instrument landing system )
http://en.wikipedia.org/wiki/Instrument_landing_system
CP = way point caparica. Ponto de referência para interceptar o glide da 03 de Lisboa. Por norte e para a mesma pista o waypoint é arruda ( cartas jeppsen ).
Cumprimentos,
Editado pela última vez por PIKAS em 20/1/2013 16:14, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:PIKAS Escreveu:Depois não tem ILS III ao passo que a 03 tem.
Quem aterra na 03 vindo de CP, sobretudo os conhecedores e mesmo com que seja com um heavy, vai de travão e dá para saír logo á direita pelo U5. Poupa-se muito tempo e combustível.
ILS é instruments landing system
CP é Comboios de Portugal....como é que não sabes isto Elias??
“Buy high, sell higher...”.
PIKAS Escreveu:Depois não tem ILS III ao passo que a 03 tem.
- Registado: 5/11/2002 12:21
A-330 Escreveu:Serve ,e até é bastante usada em dias de vento forte de norte.Mas de resto ,é pouco usada porque é mais curta e a aproximação é de não precisão.Menos económica, mais demorada,mais trabalhosa.
Na verdade só é utilizada quando os pilotos a solicitam.Lisboa por default manda todo o tráfego todo para a 03.
A330
Ainda ontem foram as possíveis, mais que na 03, onde aconteciam os borregos.
Depois não tem ILS III ao passo que a 03 tem.
Quem aterra na 03 vindo de CP, sobretudo os conhecedores e mesmo com que seja com um heavy, vai de travão e dá para saír logo á direita pelo U5. Poupa-se muito tempo e combustível. Pela 35 em todos os casos tem que se andar a passear pelo táxi até dizer chega e depois vir cruzar com a 03.
Há ainda a questão do cone de aproximação. Para a 35 está-se sempre, mas mesmo sempre, a colidir com os militares do Montijo. Não são de chatear por aí além, mas militar é sempre um impecilho.
Cumprimentos,
A-330 Escreveu:Serve ,e até é bastante usada em dias de vento forte de norte.Mas de resto ,é pouco usada porque é mais curta e a aproximação é de não precisão.Menos económica, mais demorada,mais trabalhosa.
Na verdade só é utilizada quando os pilotos a solicitam.Lisboa por default manda todo o tráfego todo para a 03.
A330
Pois, acredito que sim.
Mas tenho a sensação de que há uns 20 anos seria mais utilizada, morei muitos anos em Lisboa numa zona que era diariamente sobrevoada a baixa altitude por aviões que iam utilizar a 35. Nunca fiz contagens mas passavam mesmo muitos aviões e muitas vezes eu até ia à janela ver de que companhia eram, já que naquela zona voavam bastante baixo.
Uma dúvida: a 35 não é melhor que a 03 quando está vento noroeste, que é o vento dominante no nosso país, nomeadamente no Verão?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Serve ,e até é bastante usada em dias de vento forte de norte.Mas de resto ,é pouco usada porque é mais curta e a aproximação é de não precisão.Menos económica, mais demorada,mais trabalhosa.
A330
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
A-330 Escreveu:Mapaman ,
O problema de Lisboa está longe de passar pelo APP Lisboa.
O problema é muito mais as pistas cruzadas que temos que não podem ser usadas em simultâneo.Ou até podem , mas frequentemente não são. E mesmo quando são , o flow em duas pistas cruzadas nunca será o mesmo do que em duas pistas independentes.Principalmente em Lisboa.Poderia-se usar uma pista para descolagem e outra para aterragem, mas a 35 é limitada para a descolagem dos heavy e só tem uma NPA para aterragem.Por isso na prática temos duas pistas que valem menos de uma e meia.
Quantas e quantas vezes em aproximação pelo setor sul somos mandados até ao espichel, ou por Norte nos afastamos 10,15 milhas apenas porque há só uma pista e há gente para descolar e há que fazer o managment desse tráfego?
Quanto ao figo maduro? Ok , vão acabar por disponibilizar-lo , mas aquilo é pequeno.Não sei se chegam a caber ali 10 aviões médios.Acho que algo entre 5 e 10 é mais realista.
Quanto ao artigo, não o vejo tão irrealista.Antes pelo contrário !! Basta que a troika se vá embora, deixemos de estar sob a mira da europa e o PS volte ao poder e os devaneios vão voltar.Não tenho a mínima dúvida , porque os interesses envolvidos são enormes,estão acima da imaginação do comum mortal.
O que na minha opinião deveria ser feito ,sendo pobres como somos , era abrir um aeroporto secundário para as low cost,Sintra, Alverca, Montijo ou Ota , mandar as low cost para lá como se passa entre tantas outras cidades européias e já está.Gastaria-se mais ou menos 30 milhões de euros (foi o preço de reformular Beja).
Mas isso não satisfaz tantos interesses.
Ou continuar a deixar a Ryanair de fora de Lisboa. É uma porcaria de companhia, com uma porcaria de serviço e que vem causar muito mais prejuízos aos contribuintes na forma de prejuízos à TAP que é quem mais paga impostos neste país e ainda é estatal, do que os lucros que pode gerar às pessoas que comprarão meia dúzia de tickets a 10 euros e outros tantos gatos pingados empregados portugueses, que trabalharão em terra a 485 euros por mês e contratos precários.
Por mim a Ryanair continuaria à distância.
Eu não disse que o problema de Lisboa estava na Aproximação,só por si.O que tenho a certeza é que uma redução de separação conjugada com uma boa utilização do espaço aereo afeto a Sintra e até Monte Real em horas de pico de tráfego iria ajudar a meter mais avioes no mesmo espaço aereo.
Gatwick têm 115 stands,1 pista e faz 34 milhoes/ano e tambem está rodeado de casas,hoteis,estradas,comboios tal como Lisboa.Organização é o que é.
Se a 35 é pouco utlizada,que seja desativada e passa a placa na parte que não interfere com a 03/21.
Quanto a aeroporto para low cost,não vejo como seja possivel Ota e Alverca operarem em simultaneo com Lisboa,era meterem trafego no ar uns em cima dos outros.
Montijo parece ser o mais lógico mas a tropa deve ter metido trancas na porta.Aliás,podia servir tambem para cargueiros mas não, têm de ir para a Portela.
Um aeroporto que por força do Lobby dos taxistas nunca teve uma estação de metro a servir os passageiros,quando está localizado literalmente no meio de uma cidade atesta bem a treta de serviço prestado por quem nos Governou desde esse maravilhoso dia de Abril
Que eu saiba a EZY foi para Lisboa a troco de contrapartidas dadas pelo Sócrates para depois fazer concorrencia à ... Tap.A malta compra bilhete na ezy mais barato e diz que é o mercado e bate palmas,mas entretanto o Governo subsidia as rotas com o dinheiro dos impostos.Assim é fácil fazer dinheiro e enganar o contribuinte.
http://expresso.sapo.pt/base-da-easyjet ... je=f609950
Quanto à ryanair fica uma foto da sua base,dizem eles que é em Frankfurt...onde se percebe que a Portela é um luxo das arábias para o O´leary.
- Anexos
-
- Frankfurt_hahn_01.jpg (957.03 KiB) Visualizado 1709 vezes
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
MAV8 Escreveu:
Como é que um serviço de ligação Lisboa/Porto pode ser mau quando é mais comodo, rápido e barato???
Se estivessemos a falar numa viagem de várias horas ainda admitia que a qualidade do serviço e o conforto podiam ser melhores ou piores e se justificaria a diferença de preço, agora numa ligação aérea de 3 0u 4 centenas de Kms s´o podem estar a brincar!!! è obvio que concorre com comboios e expressos rodoviários facilmente.
A haver esta ligação pelos tais 10 euros estaria sempre cheia de contribuintes a poupar muito dinheiro, tal como deviam poupar na TAP!!! Para quê ser dono de uma empresa e comprar os produtos dessa empresa mais caro que no mercado????
Os preços não são nem poderiam ser todos a 10 euros.Isso é o preço que alguns pagam.
A menos que a empresa estivesse a fazer dumping.
A330
Quico Escreveu:A-330 Escreveu:Ou continuar a deixar a Ryanair de fora de Lisboa. É uma porcaria de companhia, com uma porcaria de serviço e que vem causar muito mais prejuízos aos contribuintes na forma de prejuízos à TAP que é quem mais paga impostos neste país e ainda é estatal, do que os lucros que pode gerar às pessoas que comprarão meia dúzia de tickets a 10 euros e outros tantos gatos pingados empregados portugueses, que trabalharão em terra a 485 euros por mês e contratos precários.
E que tal não ter que pagar nada à TAP, sob a forma de impostos, e deixar-me decidir que serviço eu prefiro usar?! O de "porcaria" com um preço a condizer, ou o "de luxo" não subsidiado com os meus impostos...
Francamente: é impressionante como a defesa dos interesses pessoais consegue pôr alguém a chamar os outros de burros sem que estes se apercebam. (Se calhar nem quem chama se apercebe!)
Quico ,
1. A TAP , de acordo com Bruxelas não pode receber qualquer dinheiro do governo há anos.Nem a TAP nem as suas congéneres europeias.
2.Não tenho qualquer interesse na TAP. Nunca trabalhei lá nem pretendo. Nem tenho qualquer familiar lá.A minha opinião é completamente isenta.
A330
A-330 Escreveu:Mapaman ,
O problema é muito mais as pistas cruzadas que temos que não podem ser usadas em simultâneo.Ou até podem , mas frequentemente não são. E mesmo quando são , o flow em duas pistas cruzadas nunca será o mesmo do que em duas pistas independentes.Principalmente em Lisboa.Poderia-se usar uma pista para descolagem e outra para aterragem, mas a 35 é limitada para a descolagem dos heavy e só tem uma NPA para aterragem.Por isso na prática temos duas pistas que valem menos de uma e meia.
Quantas e quantas vezes em aproximação pelo setor sul somos mandados até ao espichel, ou por Norte nos afastamos 10,15 milhas apenas porque há só uma pista e há gente para descolar e há que fazer o managment desse tráfego?
Quanto ao figo maduro? Ok , vão acabar por disponibilizar-lo , mas aquilo é pequeno.Não sei se chegam a caber ali 10 aviões médios.Acho que algo entre 5 e 10 é mais realista.
Quanto ao artigo, não o vejo tão irrealista.Antes pelo contrário !! Basta que a troika se vá embora, deixemos de estar sob a mira da europa e o PS volte ao poder e os devaneios vão voltar.Não tenho a mínima dúvida , porque os interesses envolvidos são enormes,estão acima da imaginação do comum mortal.
O que na minha opinião deveria ser feito ,sendo pobres como somos , era abrir um aeroporto secundário para as low cost,Sintra, Alverca, Montijo ou Ota , mandar as low cost para lá como se passa entre tantas outras cidades européias e já está.Gastaria-se mais ou menos 30 milhões de euros (foi o preço de reformular Beja).
Ou continuar a deixar a Ryanair de fora de Lisboa. É uma porcaria de companhia, com uma porcaria de serviço e que vem causar muito mais prejuízos aos contribuintes na forma de prejuízos à TAP que é quem mais paga impostos neste país e ainda é estatal, do que os lucros que pode gerar às pessoas que comprarão meia dúzia de tickets a 10 euros e outros tantos gatos pingados empregados portugueses, que trabalharão em terra a 485 euros por mês e contratos precários.
Como é que um serviço de ligação Lisboa/Porto pode ser mau quando é mais comodo, rápido e barato???
Se estivessemos a falar numa viagem de várias horas ainda admitia que a qualidade do serviço e o conforto podiam ser melhores ou piores e se justificaria a diferença de preço, agora numa ligação aérea de 3 0u 4 centenas de Kms s´o podem estar a brincar!!! è obvio que concorre com comboios e expressos rodoviários facilmente.
A haver esta ligação pelos tais 10 euros estaria sempre cheia de contribuintes a poupar muito dinheiro, tal como deviam poupar na TAP!!! Para quê ser dono de uma empresa e comprar os produtos dessa empresa mais caro que no mercado????
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
A-330 Escreveu:Ou continuar a deixar a Ryanair de fora de Lisboa. É uma porcaria de companhia, com uma porcaria de serviço e que vem causar muito mais prejuízos aos contribuintes na forma de prejuízos à TAP que é quem mais paga impostos neste país e ainda é estatal, do que os lucros que pode gerar às pessoas que comprarão meia dúzia de tickets a 10 euros e outros tantos gatos pingados empregados portugueses, que trabalharão em terra a 485 euros por mês e contratos precários.
E que tal não ter que pagar nada à TAP, sob a forma de impostos, e deixar-me decidir que serviço eu prefiro usar?! O de "porcaria" com um preço a condizer, ou o "de luxo" não subsidiado com os meus impostos...
Francamente: é impressionante como a defesa dos interesses pessoais consegue pôr alguém a chamar os outros de burros sem que estes se apercebam. (Se calhar nem quem chama se apercebe!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Mapaman ,
Elias Escreveu:desculpa a ignorância, mas o que é APP?
approach control.
http://www.youtube.com/watch?v=V1hCY1lHlkU
http://www.youtube.com/watch?v=462H-XBpRSE

http://www.youtube.com/watch?v=-1Iz9KyVfbM
Elias Escreveu:tenho ideia de ter ouvido qualquer coisa há dias sobre o previsto encerramento do figo maduro mas não consigo relocalizar a notícia.
Tens razão,a placa passa para uso civil.
O "barracão" espero que seja remodelado e aumentado.Existe sempre a questão dos slots e a sua gestão mais eficiente,como por exemplo,concentrar picos de chegadas e partidas de forma a ocupar menos tempo de pista.
Redução de separação na APP de Lisboa.
No lado w do aeroporto penso que existe distancia para construir mais uma placa de estacionamento.
O que eu não sei é se a Vinci têm essa capacidade quando comparados com a Fraport por exemplo,que só pelo simples facto de gerirem Frankfurt têm uma "bagagem" muito maior.É esperar para ver.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carvman, castrojjf, iniciado1, IX Hispana, Luzemburg, m-m, macau5m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Purificaçao, Shimazaki_2, trilhos2006 e 292 visitantes