Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- Candidaturas ao almoço Caldeirão (10 anos)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulrich » 7/1/2013 23:11

Sr_SNiper Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Ulises
A minha opinião e sugestão é que deverias abrir uma votação para os participantes do caldeiraoe scolherem o local, e não seres tu a impor um.
É a minha humilde opinião, é claro que tu podes impor o lugar que quiseres, mas seria mais vantajoso para todos até porque é um evento de convívio, deixar os convidas decidir.
Um forte abraço

Só quero desejar um bom jantar seja ele onde a administração quiser, já que os próprios participantes nem sequer podem votar onde querem ir, porque a administração já sabe previamente a vontade dos participantes. Se fosse a administração a pagar, tudo bem, agora quem quiser ir vai pagar do seu bolso o amoço e a deslocação, não faz sentido não ter voto na matéria.
Bom almoço, não posto mais nada neste tópico.

Não estás a fazer justiça à tua assinatura... :wink:
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por Sr_SNiper » 7/1/2013 23:08

Sr_SNiper Escreveu:Ulises
A minha opinião e sugestão é que deverias abrir uma votação para os participantes do caldeiraoe scolherem o local, e não seres tu a impor um.
É a minha humilde opinião, é claro que tu podes impor o lugar que quiseres, mas seria mais vantajoso para todos até porque é um evento de convívio, deixar os convidas decidir.
Um forte abraço

Só quero desejar um bom jantar seja ele onde a administração quiser, já que os próprios participantes nem sequer podem votar onde querem ir, porque a administração já sabe previamente a vontade dos participantes. Se fosse a administração a pagar, tudo bem, agora quem quiser ir vai pagar do seu bolso o amoço e a deslocação, não faz sentido não ter voto na matéria.
Bom almoço, não posto mais nada neste tópico.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Lion_Heart » 7/1/2013 22:31

Atomez Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:local neutro e sem favoritismo : madrid. e perto e barato : ryanair.

Indo por aí, então Dublin

O jantar era só copos, mas também quem é que se ia queixar?

Dublin não tem voos directos porto no inverno.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por atomez » 7/1/2013 22:29

Lion_Heart Escreveu:local neutro e sem favoritismo : madrid. e perto e barato : ryanair.

Indo por aí, então Dublin

O jantar era só copos, mas também quem é que se ia queixar?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por ferreira10 » 7/1/2013 22:29

Se o almoço for ao Sábado, longe das férias escolares (Carnaval, Pascoa,Férias de verão) O dinheiro que perco( ou por outra; dinheiro que não ganho) indo ao almoço, é varias vezes o preço do almoço.Pelo que bem pode a vaca tussir varias vezes que muito dificilmente iria a tal almoço.

Para mim é mais importante o dia de semana e a altura do ano em que se realizará tal almoço do que o local de Portugal.Tendo tempo vou daqui até à lua na boa.Quanto mais longe mais paisagem vejo pelo caminho.E depois sempre se pode ir no dia anterior e pernoitar de um dia para o outro na hotelaria local.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Lion_Heart » 7/1/2013 22:27

Quico Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
E continuas a atirar achas para a fogueira. Daí o recurso ao polémico "espoletar", certo?

:wink:

Por acaso... até pensei nisso! Tu lês-me os pensamentos! :shock:

local neutro e sem favoritismo : madrid. e perto e barato : ryanair.

ps. em aveiro ja se fez
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Quico » 7/1/2013 22:23

MarcoAntonio Escreveu:
E continuas a atirar achas para a fogueira. Daí o recurso ao polémico "espoletar", certo?

Por acaso... até pensei nisso! Tu lês-me os pensamentos! :shock:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por caracinha » 7/1/2013 22:23

Atomez Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:... o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.

Pois. Mas não o "centro da massa" :mrgreen:

Para ser minimamente "científico" tinha era de se saber o nº de utilizadores regulares do forum por região.

Por isso proponho... Cascais.

iamos todos a tasca do manel diabo ( conhecido agora por Entraguas )

Registado: 23/6/2009 21:43

por Elias » 7/1/2013 22:14

MarcoAntonio Escreveu:Elias, esta conversa tem como objectivo e resultado... abrir o apetite para o almoço!

:lol:

Nem mais 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 7/1/2013 22:11

Atomez Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:... o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.

Ah, isso do centro "da" massa será sempre no local do almoço, seja lá ele onde for. Nem que seja no sentido figurado...

:mrgreen:

Elias, esta conversa tem como objectivo e resultado... abrir o apetite para o almoço!

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por atomez » 7/1/2013 22:05

Para ser minimamente "científico" tinha era de se saber o nº de utilizadores regulares do forum por região.

Por isso proponho... Cascais.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Elias » 7/1/2013 22:04

MarcoAntonio Escreveu:Esse método não está realmente correcto, Elias, não pelo facto de utilizar como proxy o número de deputados (são uma boa aproximação à população de cada círculo) mas porque não computa distâncias (sofre assim de um problema de falta de detalhe do mesmo género do problema associado a bandas de densidade arbitrariamente escolhidas inerente ao tipo de gráfico utilizado pelo Quico).

Correcto, é apenas uma aproximação, mas a questão das distâncias e da ponderação resolve-se facilmente da seguinte forma (e usando o teu mapa como auxiliar visual):

Porto + Braga + Aveiro = 74; como Braga e Aveiro têm quase o mesmo peso podemos considerar um grande círculo de 74 centrado no Porto;

Lisboa + Leiria + Setúbal = 74; Setúbal pesa um pouco mais que Leiria o que puxaria o centro de gravidade para sul do 'meio' mas a população desse distrito está concentrada na parte norte, o que compensa um pouco a coisa; podemos considerar assim um grande círculo de 74 centrado em Lisboa.

Temos assim dois grandes círculos equivalentes em termos populacionais, sendo um centrado em Lisboa e outro no Porto. Ambos com 74 deputados. O centro de gravidade dos dois grandes círculos equivalentes estará algures na zona entre Pombal e Condeixa.

Com estes dois círculos temos 148 dos 215 deputados. A que podemos somar os 9 de Coimbra que também 'fazem peso' nessa zona. O que dá um total de 157 Ou seja, para 73% da população residente o centro fica na zona anteriormente referida.

Viseu e Santarém anulam-se mutuamente, também com o centro de gravidade na zona de Condeixa. O que nos leva aos 176 deputados (82%).

Os deputados que faltam (cerca de 40) ficam 20 para norte de Coimbra e 20 para sul, o que significa que o peso destes círculos mais pequenos também se situa na latitude de Coimbra; como têm pouca população, acabam por ter um peso relativo pequeno, tendo talvez como efeito menor puxar alguns quilómetros o centro de gravidade alguns quilómetros para o interior.

Isto foi a olhómetro, claro que ainda com algumas imprecisões, mas acho que vamos sempre chegar à mesma conclusão.

(nota: como certamente calculas, este exercício já nada tem a ver com o almoço, mas sim com a curiosidade matemática).

por MarcoAntonio » 7/1/2013 22:01

Quico Escreveu:(Eu já sabia que ia espoletar um desabar de sapiência do Marco e do Elias. Hi, hi, hi! :lol: )

Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Quico » 7/1/2013 21:53

(Eu já sabia que ia espoletar um desabar de sapiência do Marco e do Elias. Hi, hi, hi! :lol: )
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por MarcoAntonio » 7/1/2013 21:41

Esse método não está realmente correcto, Elias, não pelo facto de utilizar como proxy o número de deputados (são uma boa aproximação à população de cada círculo) mas porque não computa distâncias (sofre assim de um problema de falta de detalhe do mesmo género do problema associado a bandas de densidade arbitrariamente escolhidas inerente ao tipo de gráfico utilizado pelo Quico).

Mas servirá como aproximação e eu creio que olhando para o gráfico que eu coloquei se consegue intuitivamente perceber que é mais ou menos nessa região (se alguém se quiser dar ao trabalho de computar para conferir ou existir alguém que já o tenha feito, força... mas eu ficaria surpreendido se o resultado não desse algures ali naquela região).

Já agora, aproveito para "corrigir" a forma grosseira que utilizei para me referir ao tipo de gráficos a que estava a aludir: tecnicamente são conhecidos como "mapas de círculos proporcionais" ("proportional circle maps") e são obviamente a melhor forma de apresentar num mapa uma variável de natureza quantitativa deste tipo.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 7/1/2013 21:30

MarcoAntonio Escreveu:Olhando para ele pode-se confirmar visualmente com relativa facilidade aquilo que o Elias referiu: o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.

As minhas contas tiveram por base o número de deputados por círculo eleitoral, que são aproximadamente proporcionais à população.

Resumidamente:

- a norte do Mondego sem contar Coimbra temos
Viana 6 + Braga 19 + Porto 39 + Aveiro 16 + Beira Alta 13 + Trás-os-Montes 8 = 101
- a sul do Mondego também sem contar Coimbra temos
Leiria 10 + Lisboa 47 + Setúbal 17 + Santarém 10 + C. Branco 4 + Alentejo 8 + Algarve 9 = 105

Isto dá um total de 206 deputados.
Os deputados do continente são 215. Faltam aqui os 9 de Coimbra. Para a distribuição ficar equilibrada, terá de ir uma maior fatia do distrito para a parte norte do que para a parte sul.

A linha divisória em termos populacionais passa pois alguns quilómetros a sul de Coimbra, o que significa que o centro geográfico populacional ficaria situado entre Coimbra e Condeixa-a-Nova.

por MarcoAntonio » 7/1/2013 21:14

Já agora aqui fica um exemplo do tipo de gráfico que refiro e este sim que transmite de forma muito mais clara e intuitiva onde está realmente a população.

Olhando para ele pode-se confirmar visualmente com relativa facilidade aquilo que o Elias referiu: o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/1/2013 20:55

Esse gráfico é bastante enganador, Quico e na verdade não é o melhor método para perceber/transmitir como está distribuida a população.

O maior centro populacional do país sai "desfavorecido" nesse mapa por falta de detalhe (tem que ver com as bandas de densidade populacionais escolhidas para colorir o gráfico e com o espaço que ocupam no mapa, nada disso é verdadeiramente perceptível num gráfico com essa apresentação).

A area metropolitana de lisboa representa perto de 30% da população de portugal continental.

E para quem estiver curioso, representa cerca de 40% das visitas do caldeirão no último meio ano.

Uma alternativa para uma melhor percepção da distribuição da população num mapa é utilizar "bolas" com o tamanho da população em cada zona do gráfico. É muito mais intuitivo e permite perceber de forma bastante mais clara como realmente está distribuida a população.

Isto (este método alternativo) contorna os dois problemas de falta de detalhe que eu referi atrás.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 7/1/2013 20:54

Quico Escreveu:O "centro de gravidade" que interessa não fica assim tão longe de Braga! :wink:

Mas já cá não está quem falou. :-# )

O centro de gravidade fica em Coimbra, mais ou menos a meio caminho entre Lisboa e Braga.

por Quico » 7/1/2013 20:29

Desculpem lá, que a discussão passou-me ao lado!

Afinal é onde e quando?

(Só uma acha para a fogueira:

Imagem
Densidade populacional em Portugal Continental por quilómetro quadrado

O "centro de gravidade" que interessa não fica assim tão longe de Braga! :wink:

Mas já cá não está quem falou. :-# )

por zguibz » 7/1/2013 20:19

Bem, parece que lá vamos nós ao "pexinho" fresco! :mrgreen:

Não é mal escolhido não senhor, nunca se diz que não a uma bela caldeirada de enguias e uns ovos moles; por mim Braga até era mais pertinho, mas o ideal era mesmo poder ir a pé :P ; não sendo possivel lá tenho de fazer mais uns kilometrositos até Aveiro, cidade que eu gosto muito por sinal!
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por Sr_SNiper » 7/1/2013 18:00

Ulisses Pereira Escreveu: Aqui no Caldeirão, o tema é um almoço do Caldeirão e esse será sempre num local onde possam ir a maior parte das pessoas.
Ulisses

OK, fico contente por tu saberes onde é que a maioria das pessoas quer e pode ir.
Um abraço

por Ulisses Pereira » 7/1/2013 17:42

Sniper, a Administração do Caldeirão já tinha decidido e dito neste tópico que não haveria um almoço do Caldeirão nos extremos do país, seja o Algarve ou Braga.

Se vocês se quiserem e trocarem mails para irem jantar onde quiserem, estão à vontade. Aqui no Caldeirão, o tema é um almoço do Caldeirão e esse será sempre num local onde possam ir a maior parte das pessoas.

Ah... e aqui no Caldeirão, as decisões da Administração não são tomadas por um, mas sim por três. Como neste caso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Sr_SNiper » 7/1/2013 17:32

Ulises
Um forte abraço

por defst0ned » 7/1/2013 14:08

Alguém devia pegar na base de dados do caldeirão, e fazer uma ponderação do sítio/nº de pessoas e ver onde o centro de massa da totalidade dos pesos fica num gráfico de Portugal continental. :)

A não ser que 99 em cada 100 sejam de braga ou acima de braga, não faz sentido nenhum o almoço ser ai. Pode ser no centro do minho mas n é longe para o resto do país.
É justo (e a mim dava-me jeito ser em lx) ser algures entre aveiro e coimbra.

this is only my opinion. :)
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Apramg, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, MP65, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, TTM62, zulu404 e 200 visitantes