OT- Candidaturas ao almoço Caldeirão (10 anos)
Sr_SNiper Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Ulises
A minha opinião e sugestão é que deverias abrir uma votação para os participantes do caldeiraoe scolherem o local, e não seres tu a impor um.
É a minha humilde opinião, é claro que tu podes impor o lugar que quiseres, mas seria mais vantajoso para todos até porque é um evento de convívio, deixar os convidas decidir.
Um forte abraço
Só quero desejar um bom jantar seja ele onde a administração quiser, já que os próprios participantes nem sequer podem votar onde querem ir, porque a administração já sabe previamente a vontade dos participantes. Se fosse a administração a pagar, tudo bem, agora quem quiser ir vai pagar do seu bolso o amoço e a deslocação, não faz sentido não ter voto na matéria.
Bom almoço, não posto mais nada neste tópico.
Não estás a fazer justiça à tua assinatura...

“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Salvador Dali
Sr_SNiper Escreveu:Ulises
A minha opinião e sugestão é que deverias abrir uma votação para os participantes do caldeiraoe scolherem o local, e não seres tu a impor um.
É a minha humilde opinião, é claro que tu podes impor o lugar que quiseres, mas seria mais vantajoso para todos até porque é um evento de convívio, deixar os convidas decidir.
Um forte abraço
Só quero desejar um bom jantar seja ele onde a administração quiser, já que os próprios participantes nem sequer podem votar onde querem ir, porque a administração já sabe previamente a vontade dos participantes. Se fosse a administração a pagar, tudo bem, agora quem quiser ir vai pagar do seu bolso o amoço e a deslocação, não faz sentido não ter voto na matéria.
Bom almoço, não posto mais nada neste tópico.
Lose your opinion, not your money
Atomez Escreveu:Lion_Heart Escreveu:local neutro e sem favoritismo : madrid. e perto e barato : ryanair.
Indo por aí, então Dublin
O jantar era só copos, mas também quem é que se ia queixar?
Dublin não tem voos directos porto no inverno.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:local neutro e sem favoritismo : madrid. e perto e barato : ryanair.
Indo por aí, então Dublin
O jantar era só copos, mas também quem é que se ia queixar?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Se o almoço for ao Sábado, longe das férias escolares (Carnaval, Pascoa,Férias de verão) O dinheiro que perco( ou por outra; dinheiro que não ganho) indo ao almoço, é varias vezes o preço do almoço.Pelo que bem pode a vaca tussir varias vezes que muito dificilmente iria a tal almoço.
Para mim é mais importante o dia de semana e a altura do ano em que se realizará tal almoço do que o local de Portugal.Tendo tempo vou daqui até à lua na boa.Quanto mais longe mais paisagem vejo pelo caminho.E depois sempre se pode ir no dia anterior e pernoitar de um dia para o outro na hotelaria local.
Para mim é mais importante o dia de semana e a altura do ano em que se realizará tal almoço do que o local de Portugal.Tendo tempo vou daqui até à lua na boa.Quanto mais longe mais paisagem vejo pelo caminho.E depois sempre se pode ir no dia anterior e pernoitar de um dia para o outro na hotelaria local.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Quico Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
E continuas a atirar achas para a fogueira. Daí o recurso ao polémico "espoletar", certo?
Por acaso... até pensei nisso! Tu lês-me os pensamentos!
local neutro e sem favoritismo : madrid. e perto e barato : ryanair.
ps. em aveiro ja se fez
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Atomez Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:... o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.
Pois. Mas não o "centro da massa"
Para ser minimamente "científico" tinha era de se saber o nº de utilizadores regulares do forum por região.
Por isso proponho... Cascais.
iamos todos a tasca do manel diabo ( conhecido agora por Entraguas )
- Registado: 23/6/2009 21:43
Atomez Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:... o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.
Ah, isso do centro "da" massa será sempre no local do almoço, seja lá ele onde for. Nem que seja no sentido figurado...

Elias, esta conversa tem como objectivo e resultado... abrir o apetite para o almoço!

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:... o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.

Para ser minimamente "científico" tinha era de se saber o nº de utilizadores regulares do forum por região.
Por isso proponho... Cascais.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
MarcoAntonio Escreveu:Esse método não está realmente correcto, Elias, não pelo facto de utilizar como proxy o número de deputados (são uma boa aproximação à população de cada círculo) mas porque não computa distâncias (sofre assim de um problema de falta de detalhe do mesmo género do problema associado a bandas de densidade arbitrariamente escolhidas inerente ao tipo de gráfico utilizado pelo Quico).
Correcto, é apenas uma aproximação, mas a questão das distâncias e da ponderação resolve-se facilmente da seguinte forma (e usando o teu mapa como auxiliar visual):
Porto + Braga + Aveiro = 74; como Braga e Aveiro têm quase o mesmo peso podemos considerar um grande círculo de 74 centrado no Porto;
Lisboa + Leiria + Setúbal = 74; Setúbal pesa um pouco mais que Leiria o que puxaria o centro de gravidade para sul do 'meio' mas a população desse distrito está concentrada na parte norte, o que compensa um pouco a coisa; podemos considerar assim um grande círculo de 74 centrado em Lisboa.
Temos assim dois grandes círculos equivalentes em termos populacionais, sendo um centrado em Lisboa e outro no Porto. Ambos com 74 deputados. O centro de gravidade dos dois grandes círculos equivalentes estará algures na zona entre Pombal e Condeixa.
Com estes dois círculos temos 148 dos 215 deputados. A que podemos somar os 9 de Coimbra que também 'fazem peso' nessa zona. O que dá um total de 157 Ou seja, para 73% da população residente o centro fica na zona anteriormente referida.
Viseu e Santarém anulam-se mutuamente, também com o centro de gravidade na zona de Condeixa. O que nos leva aos 176 deputados (82%).
Os deputados que faltam (cerca de 40) ficam 20 para norte de Coimbra e 20 para sul, o que significa que o peso destes círculos mais pequenos também se situa na latitude de Coimbra; como têm pouca população, acabam por ter um peso relativo pequeno, tendo talvez como efeito menor puxar alguns quilómetros o centro de gravidade alguns quilómetros para o interior.
Isto foi a olhómetro, claro que ainda com algumas imprecisões, mas acho que vamos sempre chegar à mesma conclusão.
(nota: como certamente calculas, este exercício já nada tem a ver com o almoço, mas sim com a curiosidade matemática).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Quico Escreveu:(Eu já sabia que ia espoletar um desabar de sapiência do Marco e do Elias. Hi, hi, hi!)
E continuas a atirar achas para a fogueira. Daí o recurso ao polémico "espoletar", certo?

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Esse método não está realmente correcto, Elias, não pelo facto de utilizar como proxy o número de deputados (são uma boa aproximação à população de cada círculo) mas porque não computa distâncias (sofre assim de um problema de falta de detalhe do mesmo género do problema associado a bandas de densidade arbitrariamente escolhidas inerente ao tipo de gráfico utilizado pelo Quico).
Mas servirá como aproximação e eu creio que olhando para o gráfico que eu coloquei se consegue intuitivamente perceber que é mais ou menos nessa região (se alguém se quiser dar ao trabalho de computar para conferir ou existir alguém que já o tenha feito, força... mas eu ficaria surpreendido se o resultado não desse algures ali naquela região).
Já agora, aproveito para "corrigir" a forma grosseira que utilizei para me referir ao tipo de gráficos a que estava a aludir: tecnicamente são conhecidos como "mapas de círculos proporcionais" ("proportional circle maps") e são obviamente a melhor forma de apresentar num mapa uma variável de natureza quantitativa deste tipo.
Mas servirá como aproximação e eu creio que olhando para o gráfico que eu coloquei se consegue intuitivamente perceber que é mais ou menos nessa região (se alguém se quiser dar ao trabalho de computar para conferir ou existir alguém que já o tenha feito, força... mas eu ficaria surpreendido se o resultado não desse algures ali naquela região).
Já agora, aproveito para "corrigir" a forma grosseira que utilizei para me referir ao tipo de gráficos a que estava a aludir: tecnicamente são conhecidos como "mapas de círculos proporcionais" ("proportional circle maps") e são obviamente a melhor forma de apresentar num mapa uma variável de natureza quantitativa deste tipo.
MarcoAntonio Escreveu:Olhando para ele pode-se confirmar visualmente com relativa facilidade aquilo que o Elias referiu: o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.
As minhas contas tiveram por base o número de deputados por círculo eleitoral, que são aproximadamente proporcionais à população.
Resumidamente:
- a norte do Mondego sem contar Coimbra temos
Viana 6 + Braga 19 + Porto 39 + Aveiro 16 + Beira Alta 13 + Trás-os-Montes 8 = 101
- a sul do Mondego também sem contar Coimbra temos
Leiria 10 + Lisboa 47 + Setúbal 17 + Santarém 10 + C. Branco 4 + Alentejo 8 + Algarve 9 = 105
Isto dá um total de 206 deputados.
Os deputados do continente são 215. Faltam aqui os 9 de Coimbra. Para a distribuição ficar equilibrada, terá de ir uma maior fatia do distrito para a parte norte do que para a parte sul.
A linha divisória em termos populacionais passa pois alguns quilómetros a sul de Coimbra, o que significa que o centro geográfico populacional ficaria situado entre Coimbra e Condeixa-a-Nova.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Já agora aqui fica um exemplo do tipo de gráfico que refiro e este sim que transmite de forma muito mais clara e intuitiva onde está realmente a população.
Olhando para ele pode-se confirmar visualmente com relativa facilidade aquilo que o Elias referiu: o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.

Olhando para ele pode-se confirmar visualmente com relativa facilidade aquilo que o Elias referiu: o "centro de massa" encontra-se algures na região de Coimbra.

Esse gráfico é bastante enganador, Quico e na verdade não é o melhor método para perceber/transmitir como está distribuida a população.
O maior centro populacional do país sai "desfavorecido" nesse mapa por falta de detalhe (tem que ver com as bandas de densidade populacionais escolhidas para colorir o gráfico e com o espaço que ocupam no mapa, nada disso é verdadeiramente perceptível num gráfico com essa apresentação).
A area metropolitana de lisboa representa perto de 30% da população de portugal continental.
E para quem estiver curioso, representa cerca de 40% das visitas do caldeirão no último meio ano.
Uma alternativa para uma melhor percepção da distribuição da população num mapa é utilizar "bolas" com o tamanho da população em cada zona do gráfico. É muito mais intuitivo e permite perceber de forma bastante mais clara como realmente está distribuida a população.
Isto (este método alternativo) contorna os dois problemas de falta de detalhe que eu referi atrás.
O maior centro populacional do país sai "desfavorecido" nesse mapa por falta de detalhe (tem que ver com as bandas de densidade populacionais escolhidas para colorir o gráfico e com o espaço que ocupam no mapa, nada disso é verdadeiramente perceptível num gráfico com essa apresentação).
A area metropolitana de lisboa representa perto de 30% da população de portugal continental.
E para quem estiver curioso, representa cerca de 40% das visitas do caldeirão no último meio ano.
Uma alternativa para uma melhor percepção da distribuição da população num mapa é utilizar "bolas" com o tamanho da população em cada zona do gráfico. É muito mais intuitivo e permite perceber de forma bastante mais clara como realmente está distribuida a população.
Isto (este método alternativo) contorna os dois problemas de falta de detalhe que eu referi atrás.
Desculpem lá, que a discussão passou-me ao lado!
Afinal é onde e quando?
(Só uma acha para a fogueira:
Densidade populacional em Portugal Continental por quilómetro quadrado
O "centro de gravidade" que interessa não fica assim tão longe de Braga!
Mas já cá não está quem falou.
)
Afinal é onde e quando?
(Só uma acha para a fogueira:
Densidade populacional em Portugal Continental por quilómetro quadrado
O "centro de gravidade" que interessa não fica assim tão longe de Braga!

Mas já cá não está quem falou.

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Bem, parece que lá vamos nós ao "pexinho" fresco!
Não é mal escolhido não senhor, nunca se diz que não a uma bela caldeirada de enguias e uns ovos moles; por mim Braga até era mais pertinho, mas o ideal era mesmo poder ir a pé
; não sendo possivel lá tenho de fazer mais uns kilometrositos até Aveiro, cidade que eu gosto muito por sinal!

Não é mal escolhido não senhor, nunca se diz que não a uma bela caldeirada de enguias e uns ovos moles; por mim Braga até era mais pertinho, mas o ideal era mesmo poder ir a pé

O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Sniper, a Administração do Caldeirão já tinha decidido e dito neste tópico que não haveria um almoço do Caldeirão nos extremos do país, seja o Algarve ou Braga.
Se vocês se quiserem e trocarem mails para irem jantar onde quiserem, estão à vontade. Aqui no Caldeirão, o tema é um almoço do Caldeirão e esse será sempre num local onde possam ir a maior parte das pessoas.
Ah... e aqui no Caldeirão, as decisões da Administração não são tomadas por um, mas sim por três. Como neste caso.
Um abraço,
Ulisses
Se vocês se quiserem e trocarem mails para irem jantar onde quiserem, estão à vontade. Aqui no Caldeirão, o tema é um almoço do Caldeirão e esse será sempre num local onde possam ir a maior parte das pessoas.
Ah... e aqui no Caldeirão, as decisões da Administração não são tomadas por um, mas sim por três. Como neste caso.
Um abraço,
Ulisses
Ulises
Um forte abraço
Um forte abraço
Lose your opinion, not your money
Alguém devia pegar na base de dados do caldeirão, e fazer uma ponderação do sítio/nº de pessoas e ver onde o centro de massa da totalidade dos pesos fica num gráfico de Portugal continental.
A não ser que 99 em cada 100 sejam de braga ou acima de braga, não faz sentido nenhum o almoço ser ai. Pode ser no centro do minho mas n é longe para o resto do país.
É justo (e a mim dava-me jeito ser em lx) ser algures entre aveiro e coimbra.
this is only my opinion.

A não ser que 99 em cada 100 sejam de braga ou acima de braga, não faz sentido nenhum o almoço ser ai. Pode ser no centro do minho mas n é longe para o resto do país.
É justo (e a mim dava-me jeito ser em lx) ser algures entre aveiro e coimbra.
this is only my opinion.

Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.
- Registado: 15/1/2009 15:14
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, aaugustobb_69, carlosdsousa, darkreflection, Google Adsense [Bot], Heldroo, jls1, latbal, m-m, malakas, Manchini888, MR32, Musus, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, SalvaFP, Shimazaki_2 e 590 visitantes