Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações FCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Storgoff » 19/12/2012 18:51

Para quem quiser fazer umas contas e perceber o que lhe calhou em sorte.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd26355.pdf

Registado: 21/5/2009 18:43

por VirtuaGod » 19/12/2012 18:27

Só dia 21 é a liquidação física. Não sei é se te informam antes com quantas ficaste.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/mais_de_7_mil_investidores_compraram_obrigacoes_da_porto_sad.html
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ig25191 » 19/12/2012 18:27

A SAD portista anunciou hoje que concluiu com sucesso um empréstimo obrigacionista de 30 milhões de euros.

A procura por obrigações superou em 5,47 vezes a oferta, obrigando a rateio, com 98% das ordens a serem dadas por investidores residentes.

Em comunicado o Porto esclarece que será atribuído a cada investidor, no mínimo, 200 obrigações, a menos que tenha sido solicitada uma quantidade inferior de títulos. A partir daí o critério é cronológico: "às ordens de subscrição recebidas no dia que se atinja o montante máximo da emissão são atribuídas obrigações de forma proporcional à quantidade solicitada". Depois poderá haver sorteio.

Os resultados da operação mostram que cerca de metade dos subscritores deu ordens para ficar com entre mil e cinco mil obrigações, que vencem a 21 de Maio de 2015 e pagam um cupão de 8,25%.

BESI, Millennium investment banking e Caixa BI lideraram a operação

http://economico.sapo.pt/noticias/procu ... 58862.html

Registado: 29/11/2007 3:54

por Sr_SNiper » 19/12/2012 18:22

ig25191 Escreveu:
jtavelar Escreveu:
Madofi Escreveu:Boas
Alguém já sabe quantas tiveram?
No BPI ainda não sabem, mas penso que já deveriam saber, certo?

Na GoBulling só sabem resultados a partir das 17h00.

Santander só amanha consegue dizer a informação!

Ainda não vejo nada na minha plataforma...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por ig25191 » 19/12/2012 15:20

jtavelar Escreveu:

Santander só amanha consegue dizer a informação!

Registado: 29/11/2007 3:54

por jtavelar » 19/12/2012 12:10

Registado: 5/4/2010 16:23

por AmgMaia » 19/12/2012 11:20

Boas

Registado: 14/3/2008 18:27

por Automech » 15/12/2012 23:25

O Pinto da Costa já deve estar a ver que foi asneira ter oferecido uma taxa tão alta. Com os DPs em baixa, qualquer taxa de 6% era capaz de vender tudo e ainda sobrar procura.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 15/12/2012 23:22

Procura por obrigações do Porto quase quintuplica oferta
Pedro Latoeiro
15/12/12 16:54
economico

Foram já dadas ordens que superam em 4,7 vezes a oferta. Subscrição termina dia 18 de Dezembro.

A SAD portista informou o mercado de que "foram recolhidas ordens de subscrição que correspondem a 28.413.408 obrigações solicitadas", correspondentes a 142 milhões de euros e a 473,56% do montante máximo da operação.

No mesmo documento, o Porto lembra que o período de subscrição termina às 15 horas de 18 de Dezembro e que os resultados da oferta serão apurados no dia seguinte.

Esta emissão obrigacionista de até 30 milhões de euros vence em 2015 e vai pagar um juro de 8,25%.

Registado: 5/11/2002 12:21

por VirtuaGod » 14/12/2012 20:02

fernmato Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Existe uma coisa chamada crédito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas as taxas cobradas pelas corretoras tornam esta alternativa pouco interesante, depois de comissões, juros e impostos, ou não?

5% (referidos enteriormente e sei falando de tx que sei que se praticam em PT) não me parece impeditivo de nada!!

(e esses 5% já é com tudo incluído não é o spread)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por matos_1 » 14/12/2012 19:54

VirtuaGod Escreveu:Existe uma coisa chamada crédito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas as taxas cobradas pelas corretoras tornam esta alternativa pouco interesante, depois de comissões, juros e impostos, ou não?
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por VirtuaGod » 14/12/2012 18:51

Sr_SNiper Escreveu:Como é que alavancas nas Obrigações da EDP, ou em Obrigações no Geral?

Existe uma coisa chamada crédito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por Sr_SNiper » 14/12/2012 18:41

Como é que alavancas nas Obrigações da EDP, ou em Obrigações no Geral?
Realemnte, quando as OT´s estavam a ficar boas para ti vendi e comprei Chipre, mas as do CHipre já subiram mais do que as OT´s no periodo considerado, logo, em termos absolutos, e felizmente, foi um bom investimento, o vender OT´s e comprar Chipre

por VirtuaGod » 14/12/2012 18:02

Sr_SNiper Escreveu: se consegues os mesmos 30% com menos riscos, quereria que investisses o meu dinheiro

Para quê? Fazes tudo oposto a mim lol. Disse-te para comprares EDP 2020 (abaixo de 90%) aquando da tua venda da 2015 mas achaste que para 2020 era um prazo muito longo. Quando comecei a achar piada às OT vendeste para comprar chipre. Disse-te para ouvires um comentário" Se daqui a 1 ano a Sonae estiver a cotar a 105 ganhas os 7% na mesma". E vendeste.

E já disse a uma amiga... FCP?? Vais buscar o mesmo que o "Manel" (outro amigo nosso) com as tuas Semapa (e depois tive 10 minutos a explicar o conceito de Total Return Vs Income). Temos forma muito diferentes de investir sniper, como já disse, política, futebol e religião e o meu $ estão 100% separados!!

2012 foi tão bom que não só deu para ganhar bastante dinheiro como ainda podemos escolher os riscos com que estamos confortáveis :mrgreen: :wink:

Relativamente às Obrigações do FCP SAD, não sou só eu, mas o mercado, que vê um risco reduzido ao fazer uma oferta de 10x o valor a subscrever...

A única coisa que eu gostaria de saber é quanto desses milhões são de apoiantes do FCP e quantos milhões são de pessoas que acham que é o mesmo risco que um depósito a prazo (e não, não estou a brincar).

E 10X's? Tens fonte? A última vez que vi ia em cento e poucos milhões, um valor impressionante mas ainda longe dos 300 milhões que seriam precisos para os 10Xs :wink:

P.S. Preferia ter EDP alavancadas mesmo a pagar 5%/ano de crédito do que OTs em carteira (na altura que tinham 2 dígitos de yield)!!

por LUISSM3 » 14/12/2012 2:25

Aí vai.

As TIR calculadas à esquerda não estão corretas, pois consideram 3 anos completos, o que não é o caso pois serão 2 anos e 5 meses.

O valor percentual a encarnado é a divisão simples da rentabilidade total por 2.5 anos. Não é uma TIR, assim como o período em causa não são dois anos e meio certos, no entanto dá para ter uma ideia aproximada uma vez que o prazo para a maturidade não é muito longo.

Julgo que para quem paga comissões de custódia o negócio só será rentável se por ventura as obrigações valorizarem e forem alienadas nos próximos meses com um lucro apreciável, libertando assim o capital novamente.
Anexos
OB FCP 2015.PNG
OB FCP 2015.PNG (69.06 KiB) Visualizado 2154 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por LUISSM3 » 14/12/2012 1:53

Sr_SNiper,

Editei e coloquei os elementos relativos aos custos.

Desculpa lá, não fui a tempo do teu post.
Bons Ventos,
SW

por Sr_SNiper » 14/12/2012 1:48

luissm Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Não percebo logo os 5 euros na subscrição inicial... 0,2% de 1000EUR são 2EUR e não 5EUR...

Virtuagood, dá-me um exemplo da mesma rentabilidade com menor risco.
Relativamente às Obrigações do FCP SAD, não sou só eu, mas o mercado, que vê um risco reduzido ao fazer uma oferta de 10x o valor a subscrever...

Julgo que os 5€ é valor mínimo.

A rentabilidade em termos de TIR que apresento não está correta, pois não são 3 anos completos, e o 1ºcupão aparece inferior aos restantes por não cumprir um período completo.

Os cupões são pagos a 21 de Maio e 21de Novembro.

Julgo que assim será mais correto. Considero o 1º cupão em separado e os restantes correspondentes a 2 anos.

Mesmo assim não deve estar 100% correto.

NA GB para obrigações nacionais não tem mínimo, julgo eu, e faz um cálculo mas sem a custódia de títulos, porque só paga quem quer e eu não quero. E a comissão de cupão 1%

por LUISSM3 » 14/12/2012 1:44

Sr_SNiper Escreveu:Não percebo logo os 5 euros na subscrição inicial... 0,2% de 1000EUR são 2EUR e não 5EUR...

Comissões:
Comissões, segundo preçário do Banco Best em vigor à data da presente estimativa:
Comissão de subscrição OPS - 5,00 EUR + Imposto de selo 4%
Comissão de pagamento de cupão - 2% + IVA à taxa em vigor
Comissão de Amortização final/Reembolso maturidade - 0,20% + IVA à taxa em vigor
Comissão de Custódia: 6,00 EUR por Trimestre (máximo)

A rentabilidade em termos de TIR que apresento não está correta, pois não são 3 anos completos, e o 1ºcupão aparece inferior aos restantes por não cumprir um período completo.

Os cupões são pagos a 21 de Maio e 21de Novembro.

Julgo que assim será mais correto. Considero o 1º cupão em separado e os restantes correspondentes a 2 anos.

Mesmo assim não deve estar 100% correto.
Anexos
OB FCP 2015.PNG
OB FCP 2015.PNG (48.29 KiB) Visualizado 2176 vezes
Editado pela última vez por LUISSM3 em 14/12/2012 1:51, num total de 1 vez.
Bons Ventos,
SW

por Sr_SNiper » 14/12/2012 1:30

Não percebo logo os 5 euros na subscrição inicial... 0,2% de 1000EUR são 2EUR e não 5EUR...

por LUISSM3 » 14/12/2012 1:19

luissm Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Que percentagens de omissões usas para os cálculos?
Ora põem aí 0% de custódia de títulos, 1% sobre o cupão e 0,2% na compra e 0,2% na maturidade.
Calcula ilíquido de impostos para comparar com um DP

Storgoff Escreveu:luissm,

Não sei qual foi o preçario que usaste.
Mas ai na coluna das comisões pagas pelos eventos, do que eu conheço e até por experiencia própria, há valores minímos a pagar.

Ou seja, tanto os pagamentos de juros como reembolsos pagam no mínímo €2,5 em regra.
Senão o banco não ganhava nem para o papel.
:lol:

Depois não te esqueças que a todas essas comissões acresce o IVA.
A comissaõ de custodia tambem está baratinha.
Podes por ai 40€ por ano mais IVA.

Para os ditos 1000€ a rendibilidade ainda baixava muito mais.

Se objectivo for manter as obrigações em carteira para receber os juros, tendo em conta a inflacção e acima de tudo o risco envolvido, na minha opinião não passa dum negócio completamente estupido.

Coisa diferente ja se pode dizer se o objectivo for vender essas obrigações em mercado secundário no curto prazo na expectativa de realizar mais valias.

Tendo em conta a procura na OPS pode ser que haja muita procura em mercado secundario e a parada suba ai para os 104, nas primeiras semanas

A imagem colocada é copiada de um PDF do cálculo efetuado pelo simulador do banco, não posso alterar.

A informação é oficial.

Se ainda for a tempo replicarei esse mapa em excel.

Aí está.

Era isto? Vejam se não me enganei. A TIR é que não dá igual ao simulador do banco.
Anexos
OB FCP 2015.PNG
OB FCP 2015.PNG (47.9 KiB) Visualizado 2201 vezes
Bons Ventos,
SW

por Sr_SNiper » 13/12/2012 22:43

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Esse argumento para mim vale zero. Quero lá saber se está tudo a falir, desde que ganhe uns trocos, quem quiser ficar de fora a ver que fique

Da forma que li o teu post pareceu algo tipo "O Risco num investimento não me interessa desde que ele dê lucro".

E se eu te disser que consigo o mesmo lucro com menos risco? Altera a tua percepção de investimento? E se eu te disser que uma vez que tenho menos risco posso alavancar de forma a ter tanto risco como o investimento que fizeste e consigo obter mais 50% de lucro que tu se igualarmos o risco dos nossos investimentos?

Nem todos os 30% são iguais. :wink:

Isso não há dúvidas, se consegues os mesmos 30% com menos riscos, quereria que investisses o meu dinheiro

por Automech » 13/12/2012 22:12

carrancho Escreveu:Pois eu já fui sócio da DECO e anulei com uma carta a que nunca se dignaram responder.

Não estou para alimentar alguém que tem fins lucrativos e toma posições sobre assuntos onde é parte interessada mas disfarçada de defesa do consumidor! De mim não vão ver nem mais 1 centimo.

Bom, isso já é outra história Carrancho. A DECO é tudo menos impoluta. Agora, para mim é factual que me tem poupado dinheiro e chatices.

Mas isso é como o ACP. Há quem ache que tem vantagem em ser sócio e no entanto o Carlos Barbosa é do mais demagógico que existe no que toca ao preço dos combustíveis.

Eu nestas coisas de associações não as vejo como uma questão de fé mas sim de custo / beneficio. Nada mais que isso.

por VirtuaGod » 13/12/2012 20:46

Sr_SNiper Escreveu:Esse argumento para mim vale zero. Quero lá saber se está tudo a falir, desde que ganhe uns trocos, quem quiser ficar de fora a ver que fique

Da forma que li o teu post pareceu algo tipo "O Risco num investimento não me interessa desde que ele dê lucro".

E se eu te disser que consigo o mesmo lucro com menos risco? Altera a tua percepção de investimento? E se eu te disser que uma vez que tenho menos risco posso alavancar de forma a ter tanto risco como o investimento que fizeste e consigo obter mais 50% de lucro que tu se igualarmos o risco dos nossos investimentos?

Nem todos os 30% são iguais. :wink:

por carrancho » 13/12/2012 20:18

Pois eu já fui sócio da DECO e anulei com uma carta a que nunca se dignaram responder.

Não estou para alimentar alguém que tem fins lucrativos e toma posições sobre assuntos onde é parte interessada mas disfarçada de defesa do consumidor! De mim não vão ver nem mais 1 centimo.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Automech » 13/12/2012 18:59

Pata-Hari Escreveu:Bem, isso sao duas comissões de guarda de títulos...

O desconto não é só na custódia. É também nas comissões de compra, venda, reembolso e pagamento de juros. Pode ser significativo, dependendo do montante movimentado.

E têm outras vantagens. Na OK teleseguro têm um desconto porreiro.

E agora têm um protocolo para o gás que também é bom.

E depois depende do uso que fazes dos próprios serviços, se reclamas muito ou não.

Eu andei às voltas com a Dell num caso dificil de garantia de uma reparação, porque era um portátil de serviço comprado a uma empresa, e só quando meti a DECO é que a coisa se resolveu. Só aí já deu a anuidade de vários anos. O nome DECO ainda ajuda a resolver alguns imbróglios. Não todos, mas alguns.

Eu com a DECO tenho pago a subscrição e ainda poupo dinheiro. E mesmo que se fique ela por ela, não se perde nada em ser associado.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, latbal, PacoNasssa, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 303 visitantes