Obrigações FCP
Para quem quiser fazer umas contas e perceber o que lhe calhou em sorte.
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd26355.pdf
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd26355.pdf
- Registado: 21/5/2009 18:43
Só dia 21 é a liquidação física. Não sei é se te informam antes com quantas ficaste.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/mais_de_7_mil_investidores_compraram_obrigacoes_da_porto_sad.html
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/mais_de_7_mil_investidores_compraram_obrigacoes_da_porto_sad.html
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
A SAD portista anunciou hoje que concluiu com sucesso um empréstimo obrigacionista de 30 milhões de euros.
A procura por obrigações superou em 5,47 vezes a oferta, obrigando a rateio, com 98% das ordens a serem dadas por investidores residentes.
Em comunicado o Porto esclarece que será atribuído a cada investidor, no mínimo, 200 obrigações, a menos que tenha sido solicitada uma quantidade inferior de títulos. A partir daí o critério é cronológico: "às ordens de subscrição recebidas no dia que se atinja o montante máximo da emissão são atribuídas obrigações de forma proporcional à quantidade solicitada". Depois poderá haver sorteio.
Os resultados da operação mostram que cerca de metade dos subscritores deu ordens para ficar com entre mil e cinco mil obrigações, que vencem a 21 de Maio de 2015 e pagam um cupão de 8,25%.
BESI, Millennium investment banking e Caixa BI lideraram a operação
http://economico.sapo.pt/noticias/procu ... 58862.html
A procura por obrigações superou em 5,47 vezes a oferta, obrigando a rateio, com 98% das ordens a serem dadas por investidores residentes.
Em comunicado o Porto esclarece que será atribuído a cada investidor, no mínimo, 200 obrigações, a menos que tenha sido solicitada uma quantidade inferior de títulos. A partir daí o critério é cronológico: "às ordens de subscrição recebidas no dia que se atinja o montante máximo da emissão são atribuídas obrigações de forma proporcional à quantidade solicitada". Depois poderá haver sorteio.
Os resultados da operação mostram que cerca de metade dos subscritores deu ordens para ficar com entre mil e cinco mil obrigações, que vencem a 21 de Maio de 2015 e pagam um cupão de 8,25%.
BESI, Millennium investment banking e Caixa BI lideraram a operação
http://economico.sapo.pt/noticias/procu ... 58862.html
- Registado: 29/11/2007 3:54
ig25191 Escreveu:jtavelar Escreveu:Madofi Escreveu:Boas
Alguém já sabe quantas tiveram?
No BPI ainda não sabem, mas penso que já deveriam saber, certo?
Na GoBulling só sabem resultados a partir das 17h00.
Santander só amanha consegue dizer a informação!
Ainda não vejo nada na minha plataforma...
Lose your opinion, not your money
Procura por obrigações do Porto quase quintuplica oferta
Pedro Latoeiro
15/12/12 16:54
economico
Foram já dadas ordens que superam em 4,7 vezes a oferta. Subscrição termina dia 18 de Dezembro.
A SAD portista informou o mercado de que "foram recolhidas ordens de subscrição que correspondem a 28.413.408 obrigações solicitadas", correspondentes a 142 milhões de euros e a 473,56% do montante máximo da operação.
No mesmo documento, o Porto lembra que o período de subscrição termina às 15 horas de 18 de Dezembro e que os resultados da oferta serão apurados no dia seguinte.
Esta emissão obrigacionista de até 30 milhões de euros vence em 2015 e vai pagar um juro de 8,25%.
Pedro Latoeiro
15/12/12 16:54
economico
Foram já dadas ordens que superam em 4,7 vezes a oferta. Subscrição termina dia 18 de Dezembro.
A SAD portista informou o mercado de que "foram recolhidas ordens de subscrição que correspondem a 28.413.408 obrigações solicitadas", correspondentes a 142 milhões de euros e a 473,56% do montante máximo da operação.
No mesmo documento, o Porto lembra que o período de subscrição termina às 15 horas de 18 de Dezembro e que os resultados da oferta serão apurados no dia seguinte.
Esta emissão obrigacionista de até 30 milhões de euros vence em 2015 e vai pagar um juro de 8,25%.
- Registado: 5/11/2002 12:21
fernmato Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Existe uma coisa chamada crédito![]()
![]()
Mas as taxas cobradas pelas corretoras tornam esta alternativa pouco interesante, depois de comissões, juros e impostos, ou não?
5% (referidos enteriormente e sei falando de tx que sei que se praticam em PT) não me parece impeditivo de nada!!
(e esses 5% já é com tudo incluído não é o spread)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:Existe uma coisa chamada crédito![]()
![]()
Mas as taxas cobradas pelas corretoras tornam esta alternativa pouco interesante, depois de comissões, juros e impostos, ou não?
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
- Registado: 29/11/2007 3:18
Sr_SNiper Escreveu:Como é que alavancas nas Obrigações da EDP, ou em Obrigações no Geral?
Existe uma coisa chamada crédito

Como é que alavancas nas Obrigações da EDP, ou em Obrigações no Geral?
Realemnte, quando as OT´s estavam a ficar boas para ti vendi e comprei Chipre, mas as do CHipre já subiram mais do que as OT´s no periodo considerado, logo, em termos absolutos, e felizmente, foi um bom investimento, o vender OT´s e comprar Chipre
Realemnte, quando as OT´s estavam a ficar boas para ti vendi e comprei Chipre, mas as do CHipre já subiram mais do que as OT´s no periodo considerado, logo, em termos absolutos, e felizmente, foi um bom investimento, o vender OT´s e comprar Chipre
Sr_SNiper Escreveu: se consegues os mesmos 30% com menos riscos, quereria que investisses o meu dinheiro
Para quê? Fazes tudo oposto a mim lol. Disse-te para comprares EDP 2020 (abaixo de 90%) aquando da tua venda da 2015 mas achaste que para 2020 era um prazo muito longo. Quando comecei a achar piada às OT vendeste para comprar chipre. Disse-te para ouvires um comentário" Se daqui a 1 ano a Sonae estiver a cotar a 105 ganhas os 7% na mesma". E vendeste.
E já disse a uma amiga... FCP?? Vais buscar o mesmo que o "Manel" (outro amigo nosso) com as tuas Semapa (e depois tive 10 minutos a explicar o conceito de Total Return Vs Income). Temos forma muito diferentes de investir sniper, como já disse, política, futebol e religião e o meu $ estão 100% separados!!
2012 foi tão bom que não só deu para ganhar bastante dinheiro como ainda podemos escolher os riscos com que estamos confortáveis

Relativamente às Obrigações do FCP SAD, não sou só eu, mas o mercado, que vê um risco reduzido ao fazer uma oferta de 10x o valor a subscrever...
A única coisa que eu gostaria de saber é quanto desses milhões são de apoiantes do FCP e quantos milhões são de pessoas que acham que é o mesmo risco que um depósito a prazo (e não, não estou a brincar).
E 10X's? Tens fonte? A última vez que vi ia em cento e poucos milhões, um valor impressionante mas ainda longe dos 300 milhões que seriam precisos para os 10Xs

P.S. Preferia ter EDP alavancadas mesmo a pagar 5%/ano de crédito do que OTs em carteira (na altura que tinham 2 dígitos de yield)!!
Aí vai.
As TIR calculadas à esquerda não estão corretas, pois consideram 3 anos completos, o que não é o caso pois serão 2 anos e 5 meses.
O valor percentual a encarnado é a divisão simples da rentabilidade total por 2.5 anos. Não é uma TIR, assim como o período em causa não são dois anos e meio certos, no entanto dá para ter uma ideia aproximada uma vez que o prazo para a maturidade não é muito longo.
Julgo que para quem paga comissões de custódia o negócio só será rentável se por ventura as obrigações valorizarem e forem alienadas nos próximos meses com um lucro apreciável, libertando assim o capital novamente.
As TIR calculadas à esquerda não estão corretas, pois consideram 3 anos completos, o que não é o caso pois serão 2 anos e 5 meses.
O valor percentual a encarnado é a divisão simples da rentabilidade total por 2.5 anos. Não é uma TIR, assim como o período em causa não são dois anos e meio certos, no entanto dá para ter uma ideia aproximada uma vez que o prazo para a maturidade não é muito longo.
Julgo que para quem paga comissões de custódia o negócio só será rentável se por ventura as obrigações valorizarem e forem alienadas nos próximos meses com um lucro apreciável, libertando assim o capital novamente.
- Anexos
-
- OB FCP 2015.PNG (69.06 KiB) Visualizado 2153 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
luissm Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Não percebo logo os 5 euros na subscrição inicial... 0,2% de 1000EUR são 2EUR e não 5EUR...
Virtuagood, dá-me um exemplo da mesma rentabilidade com menor risco.
Relativamente às Obrigações do FCP SAD, não sou só eu, mas o mercado, que vê um risco reduzido ao fazer uma oferta de 10x o valor a subscrever...
Julgo que os 5€ é valor mínimo.
A rentabilidade em termos de TIR que apresento não está correta, pois não são 3 anos completos, e o 1ºcupão aparece inferior aos restantes por não cumprir um período completo.
Os cupões são pagos a 21 de Maio e 21de Novembro.
Julgo que assim será mais correto. Considero o 1º cupão em separado e os restantes correspondentes a 2 anos.
Mesmo assim não deve estar 100% correto.
NA GB para obrigações nacionais não tem mínimo, julgo eu, e faz um cálculo mas sem a custódia de títulos, porque só paga quem quer e eu não quero. E a comissão de cupão 1%
Sr_SNiper Escreveu:Não percebo logo os 5 euros na subscrição inicial... 0,2% de 1000EUR são 2EUR e não 5EUR...
Comissões:
Comissões, segundo preçário do Banco Best em vigor à data da presente estimativa:
Comissão de subscrição OPS - 5,00 EUR + Imposto de selo 4%
Comissão de pagamento de cupão - 2% + IVA à taxa em vigor
Comissão de Amortização final/Reembolso maturidade - 0,20% + IVA à taxa em vigor
Comissão de Custódia: 6,00 EUR por Trimestre (máximo)
A rentabilidade em termos de TIR que apresento não está correta, pois não são 3 anos completos, e o 1ºcupão aparece inferior aos restantes por não cumprir um período completo.
Os cupões são pagos a 21 de Maio e 21de Novembro.
Julgo que assim será mais correto. Considero o 1º cupão em separado e os restantes correspondentes a 2 anos.
Mesmo assim não deve estar 100% correto.
- Anexos
-
- OB FCP 2015.PNG (48.29 KiB) Visualizado 2175 vezes
Editado pela última vez por LUISSM3 em 14/12/2012 1:51, num total de 1 vez.
Bons Ventos,
SW
SW
Não percebo logo os 5 euros na subscrição inicial... 0,2% de 1000EUR são 2EUR e não 5EUR...
luissm Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Que percentagens de omissões usas para os cálculos?
Ora põem aí 0% de custódia de títulos, 1% sobre o cupão e 0,2% na compra e 0,2% na maturidade.
Calcula ilíquido de impostos para comparar com um DPStorgoff Escreveu:luissm,
Não sei qual foi o preçario que usaste.
Mas ai na coluna das comisões pagas pelos eventos, do que eu conheço e até por experiencia própria, há valores minímos a pagar.
Ou seja, tanto os pagamentos de juros como reembolsos pagam no mínímo €2,5 em regra.
Senão o banco não ganhava nem para o papel.
Depois não te esqueças que a todas essas comissões acresce o IVA.
A comissaõ de custodia tambem está baratinha.
Podes por ai 40€ por ano mais IVA.
Para os ditos 1000€ a rendibilidade ainda baixava muito mais.
Se objectivo for manter as obrigações em carteira para receber os juros, tendo em conta a inflacção e acima de tudo o risco envolvido, na minha opinião não passa dum negócio completamente estupido.
Coisa diferente ja se pode dizer se o objectivo for vender essas obrigações em mercado secundário no curto prazo na expectativa de realizar mais valias.
Tendo em conta a procura na OPS pode ser que haja muita procura em mercado secundario e a parada suba ai para os 104, nas primeiras semanas
A imagem colocada é copiada de um PDF do cálculo efetuado pelo simulador do banco, não posso alterar.
A informação é oficial.
Se ainda for a tempo replicarei esse mapa em excel.
Aí está.
Era isto? Vejam se não me enganei. A TIR é que não dá igual ao simulador do banco.
- Anexos
-
- OB FCP 2015.PNG (47.9 KiB) Visualizado 2200 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Esse argumento para mim vale zero. Quero lá saber se está tudo a falir, desde que ganhe uns trocos, quem quiser ficar de fora a ver que fique
Da forma que li o teu post pareceu algo tipo "O Risco num investimento não me interessa desde que ele dê lucro".
E se eu te disser que consigo o mesmo lucro com menos risco? Altera a tua percepção de investimento? E se eu te disser que uma vez que tenho menos risco posso alavancar de forma a ter tanto risco como o investimento que fizeste e consigo obter mais 50% de lucro que tu se igualarmos o risco dos nossos investimentos?
Nem todos os 30% são iguais.
Isso não há dúvidas, se consegues os mesmos 30% com menos riscos, quereria que investisses o meu dinheiro
carrancho Escreveu:Pois eu já fui sócio da DECO e anulei com uma carta a que nunca se dignaram responder.
Não estou para alimentar alguém que tem fins lucrativos e toma posições sobre assuntos onde é parte interessada mas disfarçada de defesa do consumidor! De mim não vão ver nem mais 1 centimo.
Bom, isso já é outra história Carrancho. A DECO é tudo menos impoluta. Agora, para mim é factual que me tem poupado dinheiro e chatices.
Mas isso é como o ACP. Há quem ache que tem vantagem em ser sócio e no entanto o Carlos Barbosa é do mais demagógico que existe no que toca ao preço dos combustíveis.
Eu nestas coisas de associações não as vejo como uma questão de fé mas sim de custo / beneficio. Nada mais que isso.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Sr_SNiper Escreveu:Esse argumento para mim vale zero. Quero lá saber se está tudo a falir, desde que ganhe uns trocos, quem quiser ficar de fora a ver que fique
Da forma que li o teu post pareceu algo tipo "O Risco num investimento não me interessa desde que ele dê lucro".
E se eu te disser que consigo o mesmo lucro com menos risco? Altera a tua percepção de investimento? E se eu te disser que uma vez que tenho menos risco posso alavancar de forma a ter tanto risco como o investimento que fizeste e consigo obter mais 50% de lucro que tu se igualarmos o risco dos nossos investimentos?
Nem todos os 30% são iguais.

Pata-Hari Escreveu:Bem, isso sao duas comissões de guarda de títulos...
O desconto não é só na custódia. É também nas comissões de compra, venda, reembolso e pagamento de juros. Pode ser significativo, dependendo do montante movimentado.
E têm outras vantagens. Na OK teleseguro têm um desconto porreiro.
E agora têm um protocolo para o gás que também é bom.
E depois depende do uso que fazes dos próprios serviços, se reclamas muito ou não.
Eu andei às voltas com a Dell num caso dificil de garantia de uma reparação, porque era um portátil de serviço comprado a uma empresa, e só quando meti a DECO é que a coisa se resolveu. Só aí já deu a anuidade de vários anos. O nome DECO ainda ajuda a resolver alguns imbróglios. Não todos, mas alguns.
Eu com a DECO tenho pago a subscrição e ainda poupo dinheiro. E mesmo que se fique ela por ela, não se perde nada em ser associado.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, latbal, PacoNasssa, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 305 visitantes