Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT-Isabel Jonet e o Banco Alimentar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tava3 » 11/11/2012 12:52

No fundo, anda muita gente a orientar-se com os donativos e o voluntariado. Ela não, porque é uma senhora tia, mas podia ter sido mais humilde quando veio desculpar-se. Ela disse que fomos "nós" que não percebemos quando podia ter dito que se explicou mal, ficava-lhe bem, mas também, depois da do copo e da água...
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Las_Vegas » 11/11/2012 12:38

Elias Escreveu:
Las_Vegas Escreveu:Para o que servem está aqui:
http://bancoalimentar.pt/article/8

E também está aqui:

O princípio da gratuidade é reafirmado no que se refere às entregas de produtos às instituições. Na relação instituição/pessoas apoiadas, a contribuição dos beneficiários pode traduzir-se num pagamento em dinheiro que deve ser mínimo.

http://bancoalimentar.pt/article/11?pg=2

Ou seja, efectivamente as instituições podem vender aquilo que recebem gratuitamente.

Donde se conclui que os BA servem para as IPSS fazerem negócio.

Registado: 4/11/2002 23:12

por Elias » 11/11/2012 12:32

Las_Vegas Escreveu:Para o que servem está aqui:

E também está aqui:

O princípio da gratuidade é reafirmado no que se refere às entregas de produtos às instituições. Na relação instituição/pessoas apoiadas, a contribuição dos beneficiários pode traduzir-se num pagamento em dinheiro que deve ser mínimo.

http://bancoalimentar.pt/article/11?pg=2

Ou seja, efectivamente as instituições podem vender aquilo que recebem gratuitamente.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Las_Vegas » 11/11/2012 12:25

Elias Escreveu:Mas fica a questão: os alimentos dados para o BA servem para dar de comer aos pobres, isto é, a quem tem fome, ou para as IPSS fazerem negócio?

Para o que servem está aqui:

Registado: 4/11/2002 23:12

por JMHP » 11/11/2012 12:21

A-330 Escreveu:
mcarvalho Escreveu:http://expresso.sapo.pt/isabel-jonet-as-palavras-e-os-atos=f765673

presidente do Banco Alimentar deu umas opiniões, anteontem à noite, na SIC Notícias. Ontem, durante todo o dia, foi simbolicamente queimada na fogueira das redes sociais; hoje segue o auto-de-fé em alguns jornais. Salvo algumas boas almas (de esquerda e de direita) que a tentaram compreender, o veredicto foi unânime: ela disse o que não se pode dizer.

Na sociedade atual, como no tempo da Inquisição, todos temos de andar com um credo na boca. Tal como o credo católico, também este se baseia em crenças e não em factos!

E o que disse Isabel Jonet? Enfim, disse o que pensa e isso hoje pode ser quase um crime.

Tanto bastou para os arautos do politicamente correto se porem em ação. Uns escreveram que não dão nem mais um quilo de arroz enquanto ela for presidente do Banco Alimentar; outros exigiram a sua demissão (da instituição privada que ela dirige há anos); uma série deles acusou-a de insultar os pobres (embora os próprios não sejam pobres sabem quando os pobres se sentem insultados) e um movimento ameaça-a de não sei o quê.

A obra de Isabel Jonet fala por si. Mas há uma certa categoria de gente para quem o importante são palavras. Para quem os pobres não são pessoas reais, com qualidades e defeitos, mas categorias político-filosóficas abstratas. Claro que nenhum daqueles que critica violentamente Isabel Jonet terá feito um centésimo do que ela fez no combate à pobreza e à fome em concreto. Mas a pessoas assim não interessam obras nem atos concretos. Apenas ideias e palavras.

E vivem iludidos com palavras a vida toda.

Isto é lindo:

- Uns muito preocupados com os pobres , não contribuem com nem mais 1 kg de arroz. Como se estivessem a afetar a Isabel Jonet.

-Outros querem a sua demissão.Esta está a fazer um ótimo trabalho em prol dos pobres. Querem alguém que não sabem como se portará à frente do BA. Mas isso não é importante.Quem vai passar pela experiência são os pobres mesmo , não é?

-Todos tão preocupados com os pobrezinhos.Mas 99% não contribui com nada.

- Alguém se lembrou de perguntar aos pobres o que é que eles acharam da declaração?? Acho que não.

- Alguém se lembrou de perguntar a quem é ajudado pelo BA se querem que troque a sua presidente? Acho que não.

- O pobre está-se a marimbar para as declarações da Jonet. A preocupação do pobre é se vai ter comida na mesa para ele e para os filhos na próxima refeição.

- As pessoas podem ter a sua opinião contra a Jonet?
Podem, mas são essas pessoas muito sensííiveis às verdades que também chamavam o Medina Carreira de profeta do apocalipse porque dizia as verdades e agora o resultado está à vista.
Claro que agora já ninguém fala mal do homem.

- Também tem um interesse danado para o pobre a discussão sobre se a Isabel Jonet é doutora,engenheira , dona ou Senhora. É mesmo fundamental !!

- Deixem-se de me$%&# , e se estão mesmo preocupados com os pobres façam doações regulares.É disso que o pobre precisa.E já agora , para o banco alimentar.
Ou façam parte de uma instituição de caridade, daquelas que distribuem comida pelas ruas , e vão para as ruas saber o que é a vida real.E já agora perguntem aos moradores de rua quem é a Isabel Jonet , ou o que foi que ela disse.

-Feito isto , voltem para casa , sentem-se em frente ao computador , com internet a 60 euros por mês e venham criticar quem faz.

Haja discernimento.
Alguns comentários são de dar congestão em gente faminta.

A330

:clap:

Registado: 19/5/2009 18:26

por pvg80713 » 11/11/2012 12:13

uma ultima coisa,

A Jonet, de certeza que se orienta bem com isto tudo !

pode até receber 0 do BACF...

mas não é à toa que ela é administradora da Fundação Manuel dos Santos (?) com o presidente da Jerónimo Martins...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Elias » 11/11/2012 12:03

A-330,

Parece-me importante esclarecer uma coisa:

O banco alimentar não distribui alimentos pelos pobres. Distribui pelas IPSS.

Se as IPSS depois fazem chegar os alimentos aos pobres, é outra conversa.

Esta semana li na net o comentário de uma pessoa bastante indignada que dizia que o pai tinha passado os últimos anos da vida numa dada IPSS e que lá era muito bem tratado. Pagava-se bem, claro, mas o serviço era óptimo e a comida também.

Mais tarde veio a descobrir que os alimentos servidos às pessoas que lá viviam eram todos dados pelo banco alimentar. Ou seja, a IPSS vendia serviços com base em alimentos dados de borla.

Não sei se este caso é representativo do que quer que seja. Não tenho elementos para o avaliar.

Mas fica a questão: os alimentos dados para o BA servem para dar de comer aos pobres, isto é, a quem tem fome, ou para as IPSS fazerem negócio?

por pvg80713 » 11/11/2012 11:50

caro Elias,
de acordo. mas esse problema já é antigo...
puxá-lo agora, parece-me despropositado...

abram um tópico sobre esse tema...

não posso deixar passar, que junto com a parolice, está a aparecer malta ressabiada por não ser Dr,não ter BMW, não comer bifes com lagosta todos os dias...casa com piscina, uma esposa com botox. sei lá que mais.

estas pessoas têm todas iphones, etc.

mas deve ser dificil explicar a um desempregado da margem sul que ser Dr da Católica deu muito trabalho.

por A330-300 » 11/11/2012 11:43

mcarvalho Escreveu:http://expresso.sapo.pt/isabel-jonet-as-palavras-e-os-atos=f765673

presidente do Banco Alimentar deu umas opiniões, anteontem à noite, na SIC Notícias. Ontem, durante todo o dia, foi simbolicamente queimada na fogueira das redes sociais; hoje segue o auto-de-fé em alguns jornais. Salvo algumas boas almas (de esquerda e de direita) que a tentaram compreender, o veredicto foi unânime: ela disse o que não se pode dizer.

Na sociedade atual, como no tempo da Inquisição, todos temos de andar com um credo na boca. Tal como o credo católico, também este se baseia em crenças e não em factos!

E o que disse Isabel Jonet? Enfim, disse o que pensa e isso hoje pode ser quase um crime.

Tanto bastou para os arautos do politicamente correto se porem em ação. Uns escreveram que não dão nem mais um quilo de arroz enquanto ela for presidente do Banco Alimentar; outros exigiram a sua demissão (da instituição privada que ela dirige há anos); uma série deles acusou-a de insultar os pobres (embora os próprios não sejam pobres sabem quando os pobres se sentem insultados) e um movimento ameaça-a de não sei o quê.

A obra de Isabel Jonet fala por si. Mas há uma certa categoria de gente para quem o importante são palavras. Para quem os pobres não são pessoas reais, com qualidades e defeitos, mas categorias político-filosóficas abstratas. Claro que nenhum daqueles que critica violentamente Isabel Jonet terá feito um centésimo do que ela fez no combate à pobreza e à fome em concreto. Mas a pessoas assim não interessam obras nem atos concretos. Apenas ideias e palavras.

Isto é lindo:

- Uns muito preocupados com os pobres , não contribuem com nem mais 1 kg de arroz. Como se estivessem a afetar a Isabel Jonet.

-Outros querem a sua demissão.Esta está a fazer um ótimo trabalho em prol dos pobres. Querem alguém que não sabem como se portará à frente do BA. Mas isso não é importante.Quem vai passar pela experiência são os pobres mesmo , não é?

-Todos tão preocupados com os pobrezinhos.Mas 99% não contribui com nada.

- Alguém se lembrou de perguntar aos pobres o que é que eles acharam da declaração?? Acho que não.

- Alguém se lembrou de perguntar a quem é ajudado pelo BA se querem que troque a sua presidente? Acho que não.

- O pobre está-se a marimbar para as declarações da Jonet. A preocupação do pobre é se vai ter comida na mesa para ele e para os filhos na próxima refeição.

- As pessoas podem ter a sua opinião contra a Jonet?
Podem, mas são essas pessoas muito sensííiveis às verdades que também chamavam o Medina Carreira de profeta do apocalipse porque dizia as verdades e agora o resultado está à vista.
Claro que agora já ninguém fala mal do homem.

- Também tem um interesse danado para o pobre a discussão sobre se a Isabel Jonet é doutora,engenheira , dona ou Senhora. É mesmo fundamental !!

- Deixem-se de me$%&# , e se estão mesmo preocupados com os pobres façam doações regulares.É disso que o pobre precisa.E já agora , para o banco alimentar.
Ou façam parte de uma instituição de caridade, daquelas que distribuem comida pelas ruas , e vão para as ruas saber o que é a vida real.E já agora perguntem aos moradores de rua quem é a Isabel Jonet , ou o que foi que ela disse.

-Feito isto , voltem para casa , sentem-se em frente ao computador , com internet a 60 euros por mês e venham criticar quem faz.

Haja discernimento.
Alguns comentários são de dar congestão em gente faminta.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Elias » 11/11/2012 11:38

pvg80713 Escreveu:
QuimPorta Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
QuimPorta Escreveu:
Elias Escreveu:
JMHP Escreveu:A Dra. Isabel Jonet esclareceu hoje, na Rádio Renascença, a tão "polémica" entrevista

Ênfase em "doutora" :roll:

E mesmo essa a parte nuclear da notícia a que e importante para dar ênfase :roll:

a sra é licenciada pela Católica,foi colega do Gaspar e aluna do Cavaco. Foi boa aluna.
a mim parece-me que pode usar o Dra.

Nem foi ela que o usou. Foi quem passou a noticia.

e quem usou o titulo, fez bem...
eu não vejo problema nenhum.

O problema é a forma parola como em Portugal se usam os títulos académicos.

Ainda há dias ouvi um conhecido político português, salvo erro na SIC notícias, dizer algo como isto "A senhora Merkel e o senhor Trichet já tinham dito ao doutor Passos Coelho..."

Angela Merkel é doutorada, Passos Coelho não. Mas é a este último que é concedido o título de doutor. A Merkel leva com o "senhora" e já é uma sorte...

Viva o nacionalparolismo :roll:

por pvg80713 » 11/11/2012 11:15

artista Escreveu:
É assim tão difícil perceber que vocês é que estão a negar o direito a ter opinião a alguém?! Quem a critica (e eu até sou dos que lhe fez criticas mais moderadas) não tem o direito a ter essa opinião sobre o que ela disse?!

Ou seja, qualquer um pode dizer o que quiser, desde que seja a sua opinião, mas ninguém tem o direito de criticar essa opinião. Ou será que ninguém tem o direito de ter uma opinião sobre essa opinião diferente da vossa?!

eu estou de acordo com as tuas palavras. e tu?

este fórum, espelho da sociedade Portuguesa, está a ficar muito intolerante.

por pvg80713 » 11/11/2012 11:03

QuimPorta Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
QuimPorta Escreveu:
Elias Escreveu:
JMHP Escreveu:A Dra. Isabel Jonet esclareceu hoje, na Rádio Renascença, a tão "polémica" entrevista

E mesmo essa a parte nuclear da notícia a que e importante para dar ênfase :roll:

a sra é licenciada pela Católica,foi colega do Gaspar e aluna do Cavaco. Foi boa aluna.

e quem usou o titulo, fez bem...
eu não vejo problema nenhum.

por Quimporta » 11/11/2012 11:02

pvg80713 Escreveu:
QuimPorta Escreveu:
Elias Escreveu:

"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por pvg80713 » 11/11/2012 10:57

QuimPorta Escreveu:
Elias Escreveu:

por mcarvalho » 11/11/2012 10:26

http://expresso.sapo.pt/isabel-jonet-as ... os=f765673

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/isabel-jonet-as ... z2Bu7fbfJ4

e muitos dos que inquisidores ... dizem que são contra a inquisição :roll:

isto está no ponto

até os militares se aproveitam em benefício próprio instigando a população à revolta.. estamos quasi na pré síria :( pois como somos meio árabes ... o mandantes do mundo querem obrigar-nos a fazer parte da "sua" Primavera...........

Já lhes cheira a petóleo, gás , ferro, ouro , mão de obra barata e outras matérias primas

ps. politicos altamente corruptos, lambe botas e quem esteja disposto a vender o pai , a mãe e os filhos já há
Editado pela última vez por mcarvalho em 11/11/2012 11:37, num total de 1 vez.
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Quimporta » 11/11/2012 9:42

Elias Escreveu:

por artista_ » 11/11/2012 4:01

A-330 Escreveu:O Elias , não canse o pessoal que o lê.

- Ela não pertence ao governo.Não estava a dar uma versão oficial do problema. Não pode mais um cidadão comum dar a sua opinião? Não apregoam tanto que vivemos em democracia?? Ou se concorda ou não.Simples assim.

O comentário não me foi dirigido mas como me faz muita confusão, até porque já respondi a isto ao JMHP, vou responder-te a ti também porque parece que não entra!

Não consigo compreender que se fale em "democracia" e "direito a ter opinião" para defender o que ela disse. E, ao mesmo tempo, querer tirar esse direito, a quem acha que o que ela disse é criticável, infeliz ou outra coisa qualquer... mas parece que já tem direito a ter opinião quem acha que ela fez um excelente comentário, que foi corajosa ou que disse exatamente o que era preciso dizer! :roll:

É assim tão difícil perceber que vocês é que estão a negar o direito a ter opinião a alguém?! Quem a critica (e eu até sou dos que lhe fez criticas mais moderadas) não tem o direito a ter essa opinião sobre o que ela disse?!

Ou seja, qualquer um pode dizer o que quiser, desde que seja a sua opinião, mas ninguém tem o direito de criticar essa opinião. Ou será que ninguém tem o direito de ter uma opinião sobre essa opinião diferente da vossa?!

Vamos a um exemplo. O Marcelo diz amanhã "os tipos que escrevem no Caldeirão são na sua grande maioria uns ignorantes, desconhecem a realidade do país, gostam é de copos e outras atividades menos "produtivas". Bom, se ele o disser e for essa a sua opinião ninguém o pode criticar, certo?! Ou ninguém pode ter uma opinião diferente da vossa?... mesmo que ele não andasse longe da verdade ao afirmar tal coisa! :mrgreen: :mrgreen:

PS: O exemplo que arranjei foi dos mais aceitáveis, nem imaginam o que me passou pela cabeça! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 10/11/2012 23:42

por Elias » 10/11/2012 23:38

A-330 Escreveu:O Elias , não canse o pessoal que o lê.

Se te cansas com aquilo que eu escrevo, tens bom remédio: não leias os meus posts. :P

A-330 Escreveu:- Ela não pertence ao governo.Não estava a dar uma versão oficial do problema. Não pode mais um cidadão comum dar a sua opinião? Não apregoam tanto que vivemos em democracia?? Ou se concorda ou não.Simples assim.

Pois é. Acontece que isto não é uma mera opinião.

O protagonismo de Isabel Jonet é mais ou menos proporcional ao número de pobres em Portugal: quanto mais pobres houver, mais protagonismo terá a instituição a que preside.
Neste contexto, a afirmação "vamos ter que empobrecer" configura uma situação em que o protagonismo do BA aumenta. A afirmação não é inocente.

Alguma Verdade nesta Mentira....

por ocart » 10/11/2012 23:26

Claro que sempre houve gente a viver acima das possibilidades pois lhes davam as facilidades para isso,MAS...........os que vivem ou sobrevivem com ordenados minimos ou pensoes de 200 ou 300 Euros comno se podem sentir com esta BABOSEIRA????!!!!!!Estupidamente o Governo está a cortar na Classe que mantinha a economia a funcionar (a maioria da população) pois os cortes na pequena percentagem dos preveligiados não afeta a economia. Nem sempre os graficos têm razão principalmente quando se sobrepôem á realidade.

Registado: 29/11/2007 11:18

por Quimporta » 10/11/2012 23:22

JMHP Escreveu:[b]A Dra. Isabel Jonet esclareceu (...)

O pior é que se tinha uma expectativa de vida que não pode ser realizada exactamente porque a conjuntura e o mundo mudaram. E vemos que os nossos filhos vão viver pior do que nós vivemos. Se nada for feito, ou nada fizermos por eles.

Penso que muitas das criticas que me foram feitas, sobretudo nas redes sociais, foram por pessoas que nem ouviram o programa de televisão nem tudo o que eu disse mas que interpretaram parcialmente o que foi sendo comentado, descontextualizando totalmente o que expressei.

Tenho pena desta polémica que não é boa para ninguém. É triste ver a incapacidade de encarar com realismo que, se não mudarmos nada a situação, não é mesmo sustentável.

Aqui, nos BAs, continuaremos a fazer o mesmo trabalho sem perder de vista quem efectivamente precisa."

Se não tivesse sido desde inicio óbvio que era este o sentido das palavras da Isabel Jonet, haveria alguma esperança de que declarações com esta serenidade e equilíbrio servissem para trazer de novo o bom senso.

Mas são tão diversas as motivações de quem anda à procura de matéria para se atirar ao Banco Alimentar que as únicas declarações que realmente sao importantes ouvir não estão a ter qualquer relevo mediático .

Enfim Isabel... Há pouco mais a dizer. Tem paciência e não desistas. Este país comporta-se como se tivesse muitos que se possam medir contigo .

por A330-300 » 10/11/2012 22:54

Elias Escreveu:
JMHP Escreveu:Mas a onde é que a senhora foi infeliz?!... qual foi o crime?!

Eu acho que foi infeliz em duas coisas:

- ao fazer juízos de valor sobre a forma como os outros gastam o seu dinheiro; mesmo que tenha razão nalguns aspectos que referiu, não é a ela que compete ajuizar isso;

- ao fazer generalizações, misturando a situação do Estado com a das famílias; o discurso dela sugere que toda a gente vive acima das suas possibilidades, o que não é verdade.

O Elias , não canse o pessoal que o lê.

- Ela não pertence ao governo.Não estava a dar uma versão oficial do problema. Não pode mais um cidadão comum dar a sua opinião? Não apregoam tanto que vivemos em democracia?? Ou se concorda ou não.Simples assim.

- Só alguém limitado é que vai pensar que em 10.5 milhões não há um só que viva dentro das suas possibilidades. Mas concordo com ela. Que havia muuuita gente a viver acima das possibilidades , havia. E muita gente que não vivia acima , mas que gastava tudo o que ganhava e que ficou na penúria quando perdeu o emprego.Refiro-me,claro, a pessoas que podiam juntar dinheiro,não aos pobres.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por mais_um » 10/11/2012 20:38

JMHP Escreveu:
"Isabel Jonet:
(...)
Não quero ver em Portugal o que vi na Grécia, onde estou a preparar BA e onde há tanta miséria que nem se encontram medicamentos para os doentes crónicos, onde falta o gás e a luz, onde escasseia a comida nos supermercados.
(...)"

Só lamento que a senhora continue a desconhecer a nossa realidade porque o que ela refere já há em Portugal e não é só de agora.

Em relação à falta de comida nos supermercados já me parece que está a inventar um bocado, afinal o governo grego aprovou recentemente uma lei para permitir vender comida após o prazo de validade, o problema não é a falta de comida , é o preço da comida!

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... 65161.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 10/11/2012 20:25

Ainda bem que ela veio explicar o que quis dizer, acho que poderá ser uma forma de acalmar isto tudo. Como já tinha dito, acho que os comentários foram infelizes, mas há coisas muito mais importantes em que pensar. Espero que esta explicação contribua para acabar em definitivo com a polémica e que o BA não sofra nada com isto...

Na volta tudo isto foi uma manobra publicitária, no próximo "peditório" o BA bate todos os recordes de donativos! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por JMHP » 10/11/2012 20:22

artista Escreveu:EDIT: Já agora o facto de teres colocado a palavra "professor" entre aspas tem algum significado especial?!

LOL!... Nada. Era só para te provocar, aos poucos vou-te "conhecendo". :mrgreen:

Artista... Agora não dá para escrever mais, vou sair para comer uns "bifes". Fica bem! :wink:

Registado: 19/5/2009 18:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fred2008 , Google [Bot], Heldroo, iniciado1, latbal, Luzemburg, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pedro1974, PMP69, Shimazaki_2, TTM62, yggy e 364 visitantes