Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cortes na despesa, onde cortar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 2/11/2012 1:15

Banesco Escreveu:Despesas do Estado: execução orçamental por funções

<iframe width="600" height="450" src="http://www.pordata.pt/Site/EmbedChart.aspx?Micro=720&Width=598&Height=448&IsResizable=True&Language=1&DatabaseModeId=1" frameBorder="0" scrolling="no"></iframe>

http://www.pordata.pt/Portugal/Despesas ... uncoes-720

Falta ai qualquer coisa, relativamente ao ano de 2011, somados os parciais, estamos longe dos cerca de 70 mil milhões do orçamento!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Lion_Heart » 2/11/2012 1:04

lfhm Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
E preciso impor um tecto nas pensões e reformas nos 2.500eur.

Pelas minhas contas isso dava uma poupança de 50M de euros. Nada de muito significativo.

De Milhão em Milhão se chega ao Bilião !
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Texano Bill » 2/11/2012 1:03

Despesas do Estado: execução orçamental por funções

<iframe width="600" height="450" src="http://www.pordata.pt/Site/EmbedChart.aspx?Micro=720&Width=598&Height=448&IsResizable=True&Language=1&DatabaseModeId=1" frameBorder="0" scrolling="no"></iframe>

http://www.pordata.pt/Portugal/Despesas ... uncoes-720

Registado: 20/8/2011 12:52

por artista_ » 2/11/2012 0:53

Camisa Roxa Escreveu:
artista Escreveu:Mas essa é mesmo a minha questão, se vão cortar mais onde mais se gasta não seria na saúde e educação que deveriam cortar mais, já que apenas representam 20% do orçamento.

artista, os gastos na saúde, educação e seg social são 75% do orçamento, se queremos cortar a sério vai ter de ser nessas áreas...

Mas de onde é que tiraste essas contas? O orçamento da Educação de 2013 nem chega a 7 mil milhões, o da saúde é um pouco mais. Os dois juntos não chegam aos 20%... como é que com a segurança social (que acho que ronda os 20 mil milhões) se chega aos 75%?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Arte-Sacra » 2/11/2012 0:53

Se querem cortar 4.000 milhões é necessário colocar um tecto nas reformas/pensões nos 1000-1500 euros.

Que não é assim tão pouco, para quem já tem casa paga e filhos formados.

Qualquer corte na despesa que não passe pelo corte nas reformas/pensões, com tecto nos 1000-1500 euros, não terá expressão. Ponto.
Editado pela última vez por Arte-Sacra em 2/11/2012 0:53, num total de 1 vez.

Registado: 4/5/2008 16:15

por BearManBull » 2/11/2012 0:41

Lion_Heart Escreveu:

Pelas minhas contas isso dava uma poupança de 50M de euros. Nada de muito significativo.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Visitante57 » 2/11/2012 0:36

Cortar com efeitos que sejam uteis e visíveis, é na segurança social. São quase 40 mil milhões que pesam anualmente nas contas publicas.

É só aqui que se consegue chegar a um ponto de equilibrio. O resto dos cortes que sugerem são paliativos que não resolverão nada.

É uma questão de primeiro fazer contas, e depois decidir respeitando a dignidade das pessoas e o sentido humano e de justiça.

Registado: 3/7/2012 18:56

por Camisa Roxa » 2/11/2012 0:35

artista Escreveu:Mas essa é mesmo a minha questão, se vão cortar mais onde mais se gasta não seria na saúde e educação que deveriam cortar mais, já que apenas representam 20% do orçamento.

artista, os gastos na saúde, educação e seg social são 75% do orçamento, se queremos cortar a sério vai ter de ser nessas áreas...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Valete » 2/11/2012 0:22

Fácil.

Despedir todos os FP's que entraram de forma criminosa (vá lá em Portugal adocica-se a coisa para cunha).

Claro que lá se ia uns 80% dos FP's (meu Deus eu conheço tantos).

O Estado ia passar de obeso mórbido a anórectico num ápice (também não se quer assim um serviço público tão curto).

Solução?

Fácil.

Ir ás Universidades apanhar todos os novos Licenciados, Mestrados e Doutorados e oferecer no máximo 1500€ a cada um (verão, que o êxodo a que se assiste estanca logo e nunca serão atendidos por funcionários tão motivados quando precisarem do Estado).

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/Kc6BMosDE6M" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Texano Bill » 2/11/2012 0:20

Aqui vai uma lista que tirei agora da cabeça:

- Instalar software com licenças mais baratas nos computadores do Estado. Atenção que tem o custo associado da formação do pessoal.
- Administração central reter 30 % (ou mais) dos impostos arrecadados pelas autarquias (imi, derrama, etc);
- Cortar de vez os subsidios às energias renováveis; apostar em energias mais baratas (nuclear??); deixar de amortecer a subida no preço da electricidade;
- Nas pensões de reformas, colocar-lhes um "peg" aos descontos que naquele ano a população trabalhadora fez para a seg. social;
- Não adjudicar mais obras públicas, a não ser que sejam urgentes, ex. manutenção em estruturas degradadas; esta é dificil de implementar = autarquicas a vir e tem de haver obra para mostrar!

;)

Registado: 20/8/2011 12:52

por Investbem » 2/11/2012 0:01

Artista, ainda bem que abriste este tema porque por vezes dou por mim a pensar em todas as medidas do governo, e nunca ouvi falar, nem os jornalistas a questionar sobre os duzentos e tal carros que tem o governo. Se vendessem 200, a uma media de 40.000€/cada, colocariam ao bolsa cerca de 8.000.000€, já para não falar no que poupava com combustivel (sei que para o caso não é muito, mas judava a alguma coisa e acima de tudo era um exemplo). E os Srs membros do governo, no seu dia a dia, passarem a andar nos seus carros particulares com o combustivel pago do seu bolso, como o comum trabalhador? E em vez de hoteis de 5* passarem a pernoitar num de 4* ou de 3*? E a retirada dos cartões de credito? E já agora reduzir pelo menos 25% dos deputados de forma percentual relativamente aos lugares que cada partido ocupa? E retirar carros, motorista e secretárias aos antigos PR? E retirar as isenções de vários impostos de que muitos politicos estão a beneficiar e todos pagarem de igual forma? E se em vez de aumentarem a sobrecarga fiscal, diminuissem aos impostos, como o iva de forma a aumentar o poder de compra dos portugueses, será que não seriam compensados e até beneficados com os os impostos indiretos??? E se paralelamente à fome exacerbada das exportações (que são necessarias e bem vindas), olhassem também cá para dentro e apostassem em força no setor primario como forma de auto-subsistencia? Para quê pagarmos produtos estrangeiros se podemos consumir os nacionais que são de melhor qualidade, criaria emprego e os €s ficariam em Portugal? Porque é que houveram governos que deram subsidios para produzirem e para plantações e ao fim de 1 ou 2 anos deram novos subsidios para deitar tudo abaixo? MAS SERÁ QUE ESTÁ TUDO DOIDO????????? Se esses senhores precisarem de mais ideias para ajudar a economia, podem dispor porque tenho varias. Será que não entendem que vão tapar o buraquinho, se taparem, dos 6% (para agradar à troica) mas que poderão estar a abrir uma cratera para o futuro??? Onde é que estas e outras medidas criam emprego? Onde é que aumentam o poder de compra da população que é a forma de fazer crescer a economia? Será que não sabem que a torneira está prestes a fechar? E com todos as privatizações, no futuro vão buscar dinheiro onde? Voltam a nacionalizar ou novamente vão roubar mais 30% do bolso do trabalhador???
MAS SERÁ QUE ESSES SRS. ANDAM TODOS ENSONADOS OU SOU EU QUE ESTOU A VER COISAS ONDE NÃO EXISTEM???

Registado: 29/11/2007 3:56

Re: Cortes na despesa, onde cortar?

por MAV8 » 2/11/2012 0:00

artista Escreveu:

Por outro lado surpreende-me que nunca se fale no poder local, autarquias, freguesias, etc. Alguém consegue dados de quanto gasta o estado aqui? Em que ministério é que estas despesas aparecem? Se é que aparecem em algum?! É impressão minha ou os cortes aqui são residuais?! A ideia que tenho é que em 2013 até receberão mais do que receberam em 2012|

Também concordo com a tua ideia principal, no entanto e relativamente ao poder local tinha a mesma ideia que tu mas vim a verificar (não me lembro onde?! sorry) que os custos nesta área são relativamente curtos! Não quero estar a mentir mas penso que a totalidade anda bem abaixo desses tais 4 mil milhões que será necessário cortar...

De qualquer forma fico à espera que alguém me corrija se estiver errado.

E parece-me que o problema é mesmo este, a educação e a saúde é onde é mais facil retirar pois a despesa é naturalmente maior e uma ou duas medidas resolvem o problema, noutras áreas teriam de retirar às pinguinhas e andar o ano todo a anunciar medidas o que politicamente sai mais caro!

Não quero no entanto deixar este post sem colocar aqui a minha ideia de justiça moral:

Eu sei que temos de pagar e sei que cortar na Assembleia da Républica, Governo, Presidência da Républica e outros que tais não ia resolver o nosso problema financeiro, no entanto, penso que moralmente quem decide os cortes deveria ter começado exatamente por aqui e de forma exemplar (com força) pois só assim haveria moral para seguir o caminho da austeridade!!!! Uma vez que o não fizeram há um ditado Português que diz assim "Mais vale tarde que nunca"
Editado pela última vez por MAV8 em 2/11/2012 0:06, num total de 1 vez.

Registado: 10/11/2006 10:43

por Lion_Heart » 1/11/2012 23:56

artista Escreveu:
vitcosta Escreveu:Vão cortar onde se gasta mais, independentemente de serem áreas importantes ou não.

Mas essa é mesmo a minha questão, se vão cortar mais onde mais se gasta não seria na saúde e educação que deveriam cortar mais, já que apenas representam 20% do orçamento.

Por outro lado, tendo em conta a opinião dos portugueses, até deviam fazer um esforço para em termos proporcionais cortar menos nestas!

E nos salários na f. publica! 5.000€ talvez

E acabar com a j. freguesia nas cidades, com as policias municipais , e com metade das câmaras.

acabar com carros topo de gama excepto para assuntos de Estado, com os carros a torto e a direito, motoristas, casas, cartões de credito e etc.

Acabar com o cargo de Pres. da Republica.

Despedir metade dos militares em especial os que gostam de brinquedos caros e salários elevados. Ou seja quem fez o 25 de Abril para ter essas regalias!
Editado pela última vez por Lion_Heart em 2/11/2012 0:04, num total de 2 vezes.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por artista_ » 1/11/2012 23:52

vitcosta Escreveu:Vão cortar onde se gasta mais, independentemente de serem áreas importantes ou não.

Mas essa é mesmo a minha questão, se vão cortar mais onde mais se gasta não seria na saúde e educação que deveriam cortar mais, já que apenas representam 20% do orçamento.

Por outro lado, tendo em conta a opinião dos portugueses, até deviam fazer um esforço para em termos proporcionais cortar menos nestas!

por pedrom » 1/11/2012 23:51

Cortar??? cortar o pescoço a alguns, ajudava bastante principalmente nos que "ganham" mais: poupa-se nos salários e nas pensões!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por vitcosta » 1/11/2012 23:44

Vão cortar onde se gasta mais, independentemente de serem áreas importantes ou não.

Querem um exemplo, era precisar cortar nos medicamentos, foram à lista e cortaram nos 3 primeiros da lista de gastos.

Não importa se existiam outros com menos impacto na saúde futura , importa é cortar..

Maiores cortes vão ser na educação e saúde.. no fundo cada um de nós vai ter de pagar mais nestas áreas,

voltamos ao mesmo, dupla tributação.. pagamos ao estado para ter serviços que vamos ter de pagar uma segunda vez...

O povo é sereno...

Registado: 29/11/2007 14:17

por The Wave » 1/11/2012 23:43

Cortar com os representantes da Republica nos Açores e Madeira. A despesa, ainda, ronda uns milhões.

Registado: 20/8/2009 20:53

por Lion_Heart » 1/11/2012 23:37

2013 é ano de eleições, altura de eleger caciques e salta pocinhas.

Logo é preciso gastar para se ter tachos. Qual cortar qual que, gastar!!!

Lion_Heart

Cortes na despesa, onde cortar?

por artista_ » 1/11/2012 23:33

Abro um tópico porque não sabia bem onde colocar isto. Muito se tem falado nos últimos dias de que é necessário "refundar" o estado porque se tem de cortar 4 mil milhões na despesa!

Para iniciar o debate cria apenas deixar uma reflexão que começa com a minha surpresa quando verifico que de cada vez que se fala em cortes na despesa aprecem à cabeça a saúde e a educação. É que estas duas já só representam cerca 20% do orçamento, no entanto todos falam como se fossem os únicos sitios onde se pode cortar! :roll: Ainda para mais tendo em consideração que, segundo uma sondagem recente, os portugueses acham que a saúde e a educação deveriam ser as áreas onde se deveria mais evitar cortar!

Por outro lado surpreende-me que nunca se fale no poder local, autarquias, freguesias, etc. Alguém consegue dados de quanto gasta o estado aqui? Em que ministério é que estas despesas aparecem? Se é que aparecem em algum?! É impressão minha ou os cortes aqui são residuais?! A ideia que tenho é que em 2013 até receberão mais do que receberam em 2012|

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, dragom, latbal, Majestic-12 [Bot], OCTAMA, PacoNasssa, PAULOJOAO, Phil2014, PXYC, Shimazaki_2, smog63 e 338 visitantes