OT - Qualidade dos serviços publicos, FP e afins
Nos centros de saude a coisa funciona muito bem. Até dá para marcar a consulta pela internet.
PS. Tenho seguro de saude para quando não me apetece esperar.
Vou deixar o link, mas espero que não sejam da minha zona, porque segundo me apercebi o médico tem x horas por semana para estas consultas, logo marca-se de uma semana para a outra. (não digam a ninguem)
https://servicos.min-saude.pt/acesso/faces/Login.jsp
PS. Tenho seguro de saude para quando não me apetece esperar.
Vou deixar o link, mas espero que não sejam da minha zona, porque segundo me apercebi o médico tem x horas por semana para estas consultas, logo marca-se de uma semana para a outra. (não digam a ninguem)
https://servicos.min-saude.pt/acesso/faces/Login.jsp
Editado pela última vez por pocoyo em 29/10/2012 18:25, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:Os privados quando fazem asneira, são encerrados.
Os públicos fazem asneira, continua business as usual.
Vide clínica oftalmológica que foi encerrada no Algarve versus cegueiras no Hospital de Santa Maria.
Dois pesos e duas medidas?
Não sejas demagógico, queres encerrar o Hospital de Santa Maria?

A clinica foi encerrada porque o unico medico (e proprietário) foi suspenso.
http://expresso.sapo.pt/cegueira-traged ... ar=f594092
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Há 3 semanas (num sabado) fui visitar o meu pai (vive numa aldeia na região de Torres Vedras) e reparei que ele tinha um dedo muito inchado, tinha sido mordido por um gato já há uma semana, o dedo estava muito quente, claramente que tinha uma infecção. Liguei para a Saude 24 e mandaram-me ir ao CATUS de Torres Vedras, quando cheguei já tinha a ficha pronta e foi atendido de imediato, nem 5 minutos esperou, não havia uma unica pessoa na sala de espera.
Saiu de lá com antibiotico, anti inflamatorio e uma carta para ir de imediato ao hospital de TV levar uma injecção contra o tetano, já que no CATUS tinha acabado.
Cheguei ao hospital, tive que inscreve-lo mas não paguei nada porque vinha do CATUS. Obviamente deram-lhe pulseira verde, nem 20 minutos esperamos, foi chamado para o banco de cirugia, tinham 3 medicos, 3! Um analisou a carta do medico do CATUS e ligou-lhe a dar uma piçada porque com uma semana já não se dava a injeção contra o tetano, outro validou a receita e outro fez-lhe um apoio para colocar o braço ao pescoço de modo a ter o dedo virado para cima.
Não tenho nada a apontar, pelo contrario o sistema funcionou bem.
Saiu de lá com antibiotico, anti inflamatorio e uma carta para ir de imediato ao hospital de TV levar uma injecção contra o tetano, já que no CATUS tinha acabado.
Cheguei ao hospital, tive que inscreve-lo mas não paguei nada porque vinha do CATUS. Obviamente deram-lhe pulseira verde, nem 20 minutos esperamos, foi chamado para o banco de cirugia, tinham 3 medicos, 3! Um analisou a carta do medico do CATUS e ligou-lhe a dar uma piçada porque com uma semana já não se dava a injeção contra o tetano, outro validou a receita e outro fez-lhe um apoio para colocar o braço ao pescoço de modo a ter o dedo virado para cima.
Não tenho nada a apontar, pelo contrario o sistema funcionou bem.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Eu também não vejo nenhum modelo fácil em que os privados possam substituir o público na saúde. Mas vejo modelos em que possam complementar naquilo que chamamos serviços "extra" (apoios de saúde não básicos - claro está, define básico - eu definiria básico como "tudo o que o estado pode financiar sem entrar em ruptura) . O que vejo é o estado a pagar aos privados valores exagerados nas PPPs, baseados em médias de serviços bem mais caros que são prestados no público. Ou seja, mais uma vez, péssima gestão (que em nada tem a ver com o pessoal médico).
E os exemplos de má gestão na saúde são infinitos (sendo que eu só tenho boas experiências no centro de saúde com as vacinas, nada mais, e nesse caso até tenho más experiências com os médicos, coisa que não acontece com facilidade nos hospitais)
E os exemplos de má gestão na saúde são infinitos (sendo que eu só tenho boas experiências no centro de saúde com as vacinas, nada mais, e nesse caso até tenho más experiências com os médicos, coisa que não acontece com facilidade nos hospitais)
Pata-Hari Escreveu:Tocaste no ponto crucial. O privado só existe onde não perde dinheiro. Mas o público pode perder. Resultado, não te podes queixar do que se está a passar, terás sempre deficit crescente.
Não obrigatóriamente, eu quero que os recursos publicos sejam bem geridos (seja na saude seja nas outras areas). Assim como não pudemos ter um policia à porta de cada um de nós também não podemos ter um medico a 5 min de distancia de qualquer cidadão. Há que haver razoabilidade no que se exige e não entrar em demagogias.
Mas não te enganes, os privados não são a solução para substituir o SNS.
Tocaste no ponto crucial. O privado só existe onde não perde dinheiro. Mas o público pode perder. Resultado, não te podes queixar do que se está a passar, terás sempre deficit crescente.
(As PPPs são uma questão diferente. Alguém deveria ser processado e condenado pelo modo como, mais uma vez, foram estimados os custos dos Ks pagos por cada acto médico baseados em médias do custo dos actos médicos praticados nos públicos... - lindo, não...? -.... e isto, por sua vez, é igualzinho às estimativas de utilização que permitiram a construção de autoestradas vazias por todo lado)
(As PPPs são uma questão diferente. Alguém deveria ser processado e condenado pelo modo como, mais uma vez, foram estimados os custos dos Ks pagos por cada acto médico baseados em médias do custo dos actos médicos praticados nos públicos... - lindo, não...? -.... e isto, por sua vez, é igualzinho às estimativas de utilização que permitiram a construção de autoestradas vazias por todo lado)
Pata-Hari Escreveu:Mas os nossos médicos são excelentes em qualquer lugar do mundo. E a melhor escola para os médicos, é nos hospitais públicos. A qualidade do pessoal médico, enfermeiros incluídos, é excelente uma vez que se chegue a ser atendido....!
Mais_um, e a qualidade dos centros de saúde...?
A qualidade dos Centros de Saúde deixa muito a desejar para todos os que ainda não pertencem a uma UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR.
Não podemos generalizar, na maioria dos centros de Saúde já há USF, mas nem todos os utentes pertencem a esse serviço, é normal ver-se grandes diferenças no atendimento e sobretudo no tempo de espara mesmo dentro do mesmo espaço Físico (Centro de Saúde). Os utentes que não são abrangidos pelas USF continuam com as mesmas queixas de há muitos anos e que por vezes ainda passam na TV, já os utentes inseridos numa USF sentem-se como numa clinica privada.
Nas USF, as marcações de consultas são feitas num espaço temporal aceitavel, as consultas são à hora marcada com tempos de espera insignificantes ou inexistentes e ainda há urgencias nas quais há um 1º rastreio inicial por parte de um enfermeiro e de seguida uma consulta com o médico (aqui o tempo de espera depende da gravidade). Nas USF é ainda possivel fazer as consultas de desenvolvimento (pediatria - o meu filho tem 3 anos e foi sempre acompanhado na USF pela médica de familia) e acompanhamento de grávidas no período pré natal para além de todos os restantes serviços de um centro de saúde.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Pata-Hari Escreveu:Mas os nossos médicos são excelentes em qualquer lugar do mundo. E a melhor escola para os médicos, é nos hospitais públicos. A qualidade do pessoal médico, enfermeiros incluídos, é excelente uma vez que se chegue a ser atendido....!
Mais_um, e a qualidade dos centros de saúde...?
Embora viva nas Calda da Rainha utilizo o centro de saude de Benfica, gosto muito da minha medica de familia, assim quando mudei para as Caldas mantive a morada da minha casa de Benfica no centro de saude.
Como já referi, tenho um seguro de saude muito bom, pago pela empresa da minha mulher, tenho SAMS Quadros e SNS. Neste momento tenho a familia toda a fazer as consultas de rotina no SNS. Deixei de usar pediatras privados, embora não pagasse nada por isso.
Se é perfeito? Não não é, tentei marcar consulta por telefone (antes funcionava bem) e ninguém atendia o telefone, tive que ir marcar a consulta directamente e perguntei porque não atendiam o telefone, a resposta foi que a telefonista estava de baixa e não tinham mais ninguém para a susbtituir. Em contrapartida ligaram-me para marcar a consulta de acompanhamento especifico quando meu filho mais velho fez os 12 anos.
Consultas de urgência para mim, uso o SMAS Quadros já que não pago, quando estou em Lisboa vou ao Hospital da Luz, já cheguei a esperar 3 horas para ser atendido. Marcar consultas de oftamologia no Hospital da Luz desiti, o tempo de espera era sempre superior a 2 meses.
Não há sistemas perfeitos, até porque por vezes há picos para o qual é impossivel haver uma resposta rapida. Mas uma coisa eu sei, hospitais privado só existem onde podem ganhar dinheiro e o SNS existe para servir a população.
Isto responde à tua pergunta?

Há areas que funcionam bem e há outras que funcionam mal.
Por exemplo o hospital de S. João em pediatria é topo, já por exemplo o hospital da Povoa de Varzim não vale um caracol.
As seguranças sociais no geral funcionam todas mal, ou tenho muito azar!!!
Acho que é preciso meter junto de todos os serviços um questionário de satisfação e fechar os serviços que no geral têm nota negativa.
Acho que era assim que se criava bons serviços e acabava-se com os maus.
Por exemplo o hospital de S. João em pediatria é topo, já por exemplo o hospital da Povoa de Varzim não vale um caracol.
As seguranças sociais no geral funcionam todas mal, ou tenho muito azar!!!
Acho que é preciso meter junto de todos os serviços um questionário de satisfação e fechar os serviços que no geral têm nota negativa.
Acho que era assim que se criava bons serviços e acabava-se com os maus.
A grande maioria dos FPs que conheço (e são muitos, administração central na sua maioria) são bastante competentes e trabalham muito para além do que são obrigados. Claro que há sempre aquele estereotipo da mulher do guichet das finanças mal humurada que só nos quer lixar a vida mas enfim...
Médicos então ui, a minha mulher é médica e já teve 2 acidentes por adormecer ao volante depois de turnos de 24h. E não é porque quer. É porque precisam e pedem, aquele pedir a que não se pode dizer que não senão há mais quem faça...
Médicos então ui, a minha mulher é médica e já teve 2 acidentes por adormecer ao volante depois de turnos de 24h. E não é porque quer. É porque precisam e pedem, aquele pedir a que não se pode dizer que não senão há mais quem faça...
- Registado: 27/5/2010 11:11
OT - Qualidade dos serviços publicos, FP e afins
No seguimento dos comentários do topico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1675
Temos a tendência para focarmo-nos nas coisas más ou negativas, basta ver o que se passa com a apreciação sobre os serviços públicos feita por muitos aqui no fórum.
Os serviços públicos não são sempre maus, tal como qualquer outra organização depende bastante da atitude dos funcionários.
As estatísticas demonstram que em média temos áreas que estão ao nível do melhor que se faz por esse mundo fora, por exemplo a mortalidade neonatal, um recém-nascido nos EUA tem (ou tinha, porque há algum tempo que não acompanho essas estatísticas) o dobro das probabilidades de morrer no 1º ano de vida em relação a um recém-nascido em Portugal.
Há uns anos, o meu filho mais novo foi um dos afectados por algo que nunca se descobriu a origem e que afectou vários jardins-de-infância e creches nas Caldas da Rainha, basicamente foram bastantes dezenas de crianças afectadas em pouco tempo que levou a um entupimento da urgência do hospital. Quando cheguei à urgência estava o caos instalado, muitos pais, crianças, etc.. Mas apesar de os serviços estarem sobrecarregados, funcionavam, o meu filho foi rapidamente visto por um médico e teve que ficar internado como muitos outros, como devem calcular a enfermaria pediátrica de um hospital de província é relativamente reduzida, passado estes anos a ideia que eu tenho é que seriam cerca de 4 quartos com capacidade para 16 crianças no total e de repente já não havia capacidade para mais, por exemplo o meu filho ficou numa maca no gabinete do chefe de serviço. Uma das instituições afectadas emprestou aquelas camas que se usam nos jardins-de-infância e era ver os miúdos deitados nessas camas improvisadas no corredor e na sala de brinquedos, com um pai/mãe junto.
Resumindo, vi médicos, enfermeiros, etc… a continuarem nos seus postos de trabalho apesar de já terem terminado o tempo de serviço, vi o civismo dos pais/mães que se entreajudaram, sem histerismos nem atropelos, vi como perante uma situação critica houve empenho por parte dos profissionais de saúde darem o máximo para ultrapassar as dificuldades existentes. E assim como critico quando corre mal, também elogio quando corre bem. No dia seguinte depois de ir buscar o meu filho e a minha mulher ao hospital, quando cheguei a casa, sentei-me em frente ao PC, escrevi um email à administração do hospital a agradecer o empenho e esforço de todos os profissionais envolvidos e pedi para lhes ser transmitido, porque nem sempre os agradecimentos chegam a quem os merece.
Os serviços públicos não são todos ineficazes, nem os FP são todos preguiçosos e incompetentes, conheço muitos FP, trabalhei com vários FP e considero injusto a generalização das críticas de que são alvo.
Uma nota final, mais que as palavras, conta o que fazemos e eu apesar de ter seguro de saude e SAMS quadros vou ao meu medico de familia do SNS. Já tenho a consulta anual marcada para a familia toda.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1675
Temos a tendência para focarmo-nos nas coisas más ou negativas, basta ver o que se passa com a apreciação sobre os serviços públicos feita por muitos aqui no fórum.
Os serviços públicos não são sempre maus, tal como qualquer outra organização depende bastante da atitude dos funcionários.
As estatísticas demonstram que em média temos áreas que estão ao nível do melhor que se faz por esse mundo fora, por exemplo a mortalidade neonatal, um recém-nascido nos EUA tem (ou tinha, porque há algum tempo que não acompanho essas estatísticas) o dobro das probabilidades de morrer no 1º ano de vida em relação a um recém-nascido em Portugal.
Há uns anos, o meu filho mais novo foi um dos afectados por algo que nunca se descobriu a origem e que afectou vários jardins-de-infância e creches nas Caldas da Rainha, basicamente foram bastantes dezenas de crianças afectadas em pouco tempo que levou a um entupimento da urgência do hospital. Quando cheguei à urgência estava o caos instalado, muitos pais, crianças, etc.. Mas apesar de os serviços estarem sobrecarregados, funcionavam, o meu filho foi rapidamente visto por um médico e teve que ficar internado como muitos outros, como devem calcular a enfermaria pediátrica de um hospital de província é relativamente reduzida, passado estes anos a ideia que eu tenho é que seriam cerca de 4 quartos com capacidade para 16 crianças no total e de repente já não havia capacidade para mais, por exemplo o meu filho ficou numa maca no gabinete do chefe de serviço. Uma das instituições afectadas emprestou aquelas camas que se usam nos jardins-de-infância e era ver os miúdos deitados nessas camas improvisadas no corredor e na sala de brinquedos, com um pai/mãe junto.
Resumindo, vi médicos, enfermeiros, etc… a continuarem nos seus postos de trabalho apesar de já terem terminado o tempo de serviço, vi o civismo dos pais/mães que se entreajudaram, sem histerismos nem atropelos, vi como perante uma situação critica houve empenho por parte dos profissionais de saúde darem o máximo para ultrapassar as dificuldades existentes. E assim como critico quando corre mal, também elogio quando corre bem. No dia seguinte depois de ir buscar o meu filho e a minha mulher ao hospital, quando cheguei a casa, sentei-me em frente ao PC, escrevi um email à administração do hospital a agradecer o empenho e esforço de todos os profissionais envolvidos e pedi para lhes ser transmitido, porque nem sempre os agradecimentos chegam a quem os merece.
Os serviços públicos não são todos ineficazes, nem os FP são todos preguiçosos e incompetentes, conheço muitos FP, trabalhei com vários FP e considero injusto a generalização das críticas de que são alvo.
Uma nota final, mais que as palavras, conta o que fazemos e eu apesar de ter seguro de saude e SAMS quadros vou ao meu medico de familia do SNS. Já tenho a consulta anual marcada para a familia toda.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Investor Tuga, Nightrader, Opcard e 55 visitantes