JARDIM GONÇALVES Neste momento, era importante PS no Governo
Lol, não quer dizer que não tenha sido básico, quer dizer que não estou completamente dentro do assunto, e não me expremi bem.
Ora bem se o que o pvg80713 defende é que o JJG já descontou para o que ganha de reforma, e se dizem que os calculos da altura foram muito optimistas, então eu proponho que só lhe paguem a reforma de 200M € até à data em que estava prevista a "morte" do senhor, a partir daí apenas irá auferir uma reforma de 2 ou 3 x o ordenado minimo.
Ora bem se o que o pvg80713 defende é que o JJG já descontou para o que ganha de reforma, e se dizem que os calculos da altura foram muito optimistas, então eu proponho que só lhe paguem a reforma de 200M € até à data em que estava prevista a "morte" do senhor, a partir daí apenas irá auferir uma reforma de 2 ou 3 x o ordenado minimo.
- Registado: 3/8/2011 0:20
Então e o Estado
Então numa matemática simples, independentemente de transferência de fundo de pensões ou não, partindo do presuposto que ele já descontou o valor de reforma que está a receber, deveria ser mudada a lei de modo a que, ultrapassando o tempo médio de vida calculado no inicio da retenção de Segurança Social, qualquer pessoa apenas tem direito a 2 ou 3 ordenados minimos de reforma vitalicia, isto se o valor da reforma não ultrapassar digamos os 10/15000€ mensais.
Parece-vos justo ou não, se a conta dá 2+2 = 5 então faz-se 2+2 = 5 - 1.
Tou a ser muito básico ?
Parece-vos justo ou não, se a conta dá 2+2 = 5 então faz-se 2+2 = 5 - 1.
Tou a ser muito básico ?
- Registado: 3/8/2011 0:20
Pata-Hari Escreveu:Hmm, comparas 200 000 por mês com 350 000 por ano? já agora, com avião ou sem avião?
De qualquer modo, eu não me meto na questão das pensões. Acho que devem ser calculadas em função directa do que cada um descontou, deduzida uma parte para suportar reformas solidárias e nunca nos modelos actuais.
A conversa na qual participei era bem diferente.
Mas pior do que isso são os 600 que vão despedir!
Hmm, comparas 200 000 por mês com 350 000 por ano? já agora, com avião ou sem avião?
De qualquer modo, eu não me meto na questão das pensões. Acho que devem ser calculadas em função directa do que cada um descontou, deduzida uma parte para suportar reformas solidárias e nunca nos modelos actuais.
Pata,
e esta,parece-te razoável?
«Banqueiro com reforma de 351 mil euros por ano» - Correio da Manhã
O fundador do BPI e atual líder da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, vai receber uma reforma anual superior a 351 mil euros.
a mim é simples. descontou.
e esta,parece-te razoável?
«Banqueiro com reforma de 351 mil euros por ano» - Correio da Manhã
O fundador do BPI e atual líder da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, vai receber uma reforma anual superior a 351 mil euros.
a mim é simples. descontou.
- Registado: 19/4/2005 11:11
pvg80713 Escreveu:artista Escreveu:Nuno Amado disse hoje com todas as letras que lhe "custava a falar do assunto", referindo-se à reforma de JJG. Judite de Sousa perguntou-lhe se achava a reforma "imoral" e ele respondeu que lhe custava a falar do assunto, dando a entender claramente que sim! Questionado sobre o seu vencimento, não teve qualquer hesitação, dizendo até que é algo público, 24 mil euros!
Questionado sobre quem paga a reforma, ele respondeu que é o BCP, embora esse valor já tenha sido colocado no fundo de pensões para o efeito... fica a pergunta sobre quanto é que lá colocaram? É que por cada ano que o JJG está vivo são mais uma carrada de euros que o fundo tem de ter lá? Quantos anos é que previram que ele viva? e se viver mais do que eles previram?! É caso para dizer que lhe ficava bem mais barato contratar um capanga para lhe "fazer a folha"!![]()
(desculpem o humor negro!)
Ainda acham que alguém merece 200 mil euros mensais para não fazer absolutamente nada?!
o que é que aqui há de novo que ainda não tenha sido falado ? o estado ao receber os fundos, certificou-se que estava lá o dinheiro todo... porque o vai ter que pagar ao BCP... como já falámos.
o PTP ao sair levou um bolo de 10M e não sei quanto de reforma,talvez JJG devesse receber o que está no fundo dele e depois receber 0 de pensão...
talvez assim fosse mais fácil de toda a gente entender...
eu não me importava que assim fizessem comigo...
sabe quantas pessoas no primeiro ano de reforma, morrem ? o cálculo actuarial é baseado nisto tudo.
Ok, já percebi, houve alguém que se "orientou" de forma diferente. Que pena, afinal ele podia ter feito as coisas de uma forma ainda melhor!

Isto realmente há com cada um...
Por alguma razão o BCP está como está!|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Pata-Hari Escreveu:AS_terix Escreveu:és mesmo um artista![]()
![]()
![]()
a solução ?! abate-lo ?!@artista Escreveu:pvg80713 Escreveu:pc05 Escreveu: O JG foi mais um que se abotoou à grande, só não vê quêm não quer!
Caro pc05, artista, a330, ltcm , arnie, Pata:
digam-me por favor, algo que achem que JJG não teria sem o BCP :
- uma casa, quinta etc
- carros
- horas de jacto
- empregados ao seu serviço
- uma reforma "excelente"
alguma coisa sff. porque eu hoje, só acho que ele arranjou chatices. Se tivesse ficado em Espanha e não
tivesse aceite ser presidente de um Banco Português,muito antes do BCP.......hoje tinha muito mais..... sem chatices.....
Não sei o que teria, e isso não interessa para nada. Sei que não deveria ter saído com as regalias que saiu e, pelos vistos, deu a outros que por lá andaram... e que tem contribuído bastante para o estado em que o banco se encontra!
O Mourinho fez algo que pareceria impossível, conseguiu ser campeão europeu com o Porto e com o Inter. Terá sempre o reconhecimento dos adeptos desses clubes, mas certamente não terá direito a regalias financeiras "porque merece" que sejam uma despesa grande para esses clubes.
Mas parece que o JG é diferente, merece tudo... se ele me desse amanhã uma pensão vitalícia eu também seria incapaz de dizer mal dele, mas não seria capaz de alterar a forma como penso para o defender! Agir por interesse é o que fazem uma boa parte dos políticos em Portugal... o país está como está também por causa disso! Aliás, esta "culpa" é extensiva à grande maioria dos portugueses, pensam de acordo com o que lhe interessa e não de acordo com o que é justo e bom para o bem comum!
Por acaso, a minha experiência diz-me que as pessoas com muito sucesso, ou muito ricas, ou o que quer que sejam, têm normalmente em comum uma característica. São muito bons em dadas coisas mas tiveram uma sorte fantástica num dado momento da sua vida. Normalmente teriam tido vidas muito diferentes, possivelmente com muitos sucessos noutras áreas, mas o sucesso que tiveram tem muito a ver com terem estado em lugares certos em momentos certos. Aliás, nem conheço nenhum exemplo a quem isto não se aplique. Ou seja, JJG poderia ter sido mil e uma coisas, inclusivamente poderia estar na cadeia se vivesse nos estados unidos. Ou ainda no pico do mundo se não tivesse aparecido um joe berardo. Isto sem desprimor para as qualidades do senhor em questão nem fazendo nenhum juízo de valor. A sorte determina muita coisa na vida das pessoas por muito que o talento, capacidade e trabalho façam o resto.
CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP!!! ( e estou de pé e em ovação).
- Registado: 24/8/2004 10:42
AS_terix Escreveu:és mesmo um artista![]()
![]()
![]()
a solução ?! abate-lo ?!@artista Escreveu:pvg80713 Escreveu:pc05 Escreveu: O JG foi mais um que se abotoou à grande, só não vê quêm não quer!
- uma casa, quinta etc
- carros
- horas de jacto
alguma coisa sff. porque eu hoje, só acho que ele arranjou chatices. Se tivesse ficado em Espanha e não
tivesse aceite ser presidente de um Banco Português,muito antes do BCP.......hoje tinha muito mais..... sem chatices.....
Não sei o que teria, e isso não interessa para nada. Sei que não deveria ter saído com as regalias que saiu e, pelos vistos, deu a outros que por lá andaram... e que tem contribuído bastante para o estado em que o banco se encontra!
O Mourinho fez algo que pareceria impossível, conseguiu ser campeão europeu com o Porto e com o Inter. Terá sempre o reconhecimento dos adeptos desses clubes, mas certamente não terá direito a regalias financeiras "porque merece" que sejam uma despesa grande para esses clubes.
Mas parece que o JG é diferente, merece tudo... se ele me desse amanhã uma pensão vitalícia eu também seria incapaz de dizer mal dele, mas não seria capaz de alterar a forma como penso para o defender! Agir por interesse é o que fazem uma boa parte dos políticos em Portugal... o país está como está também por causa disso! Aliás, esta "culpa" é extensiva à grande maioria dos portugueses, pensam de acordo com o que lhe interessa e não de acordo com o que é justo e bom para o bem comum!
Por acaso, a minha experiência diz-me que as pessoas com muito sucesso, ou muito ricas, ou o que quer que sejam, têm normalmente em comum uma característica. São muito bons em dadas coisas mas tiveram uma sorte fantástica num dado momento da sua vida. Normalmente teriam tido vidas muito diferentes, possivelmente com muitos sucessos noutras áreas, mas o sucesso que tiveram tem muito a ver com terem estado em lugares certos em momentos certos. Aliás, nem conheço nenhum exemplo a quem isto não se aplique. Ou seja, JJG poderia ter sido mil e uma coisas, inclusivamente poderia estar na cadeia se vivesse nos estados unidos. Ou ainda no pico do mundo se não tivesse aparecido um joe berardo. Isto sem desprimor para as qualidades do senhor em questão nem fazendo nenhum juízo de valor. A sorte determina muita coisa na vida das pessoas por muito que o talento, capacidade e trabalho façam o resto.
és mesmo um artista
a solução ?! abate-lo ?!@

a solução ?! abate-lo ?!@
artista Escreveu:pvg80713 Escreveu:pc05 Escreveu: O JG foi mais um que se abotoou à grande, só não vê quêm não quer!
- uma casa, quinta etc
- carros
- horas de jacto

olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
- Registado: 29/11/2007 2:07
- Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....
Banesco Escreveu:Isso é um pau de dois bicos porque se ele planear andar cá muitos anos, vai receber mais. Contudo, se recebesse o dinheiro por inteiro podia investi-lo e ter mais mais-valias...
falta-me um elemento..... que é.... quando ele morrer... a esposa continua a receber por inteiro ?
eu penso que sim mas não tenho a certeza...
eu se fosse ele propunha isto de ficar com o que descontou e foi entregue ao estado no fundo de pensões... ao menos a ver se acabavam os comentários.
Independentemente do BCP ter colocado lá dinheiro suficiente para pagar todas as mensalidades da mesma, com a transferência do fundo de pensões da banca para a Segurança Social, neste momento quem paga a reforma ao Jardim Gonçalves é o Estado português. Certo?
Quando o fundo de pensões era gerido pela banca, esta fazia aplicações financeiras com os recursos do fundo e cujos rendimentos revertiam a favor do fundo (e julgo eu que algum ia para a própria banca). Agora que o fundo está na Seg. Social, ele é, de alguma forma, capitalizável?
Isso é um pau de dois bicos porque se ele planear andar cá muitos anos, vai receber mais. Contudo, se recebesse o dinheiro por inteiro podia investi-lo e ter mais mais-valias...
Quando o fundo de pensões era gerido pela banca, esta fazia aplicações financeiras com os recursos do fundo e cujos rendimentos revertiam a favor do fundo (e julgo eu que algum ia para a própria banca). Agora que o fundo está na Seg. Social, ele é, de alguma forma, capitalizável?
pvg80713 Escreveu:o PTP ao sair levou um bolo de 10M e não sei quanto de reforma,talvez JJG devesse receber o que está no fundo dele e depois receber 0 de pensão...
Isso é um pau de dois bicos porque se ele planear andar cá muitos anos, vai receber mais. Contudo, se recebesse o dinheiro por inteiro podia investi-lo e ter mais mais-valias...
artista Escreveu:Nuno Amado disse hoje com todas as letras que lhe "custava a falar do assunto", referindo-se à reforma de JJG. Judite de Sousa perguntou-lhe se achava a reforma "imoral" e ele respondeu que lhe custava a falar do assunto, dando a entender claramente que sim! Questionado sobre o seu vencimento, não teve qualquer hesitação, dizendo até que é algo público, 24 mil euros!
Questionado sobre quem paga a reforma, ele respondeu que é o BCP, embora esse valor já tenha sido colocado no fundo de pensões para o efeito... fica a pergunta sobre quanto é que lá colocaram? É que por cada ano que o JJG está vivo são mais uma carrada de euros que o fundo tem de ter lá? Quantos anos é que previram que ele viva? e se viver mais do que eles previram?! É caso para dizer que lhe ficava bem mais barato contratar um capanga para lhe "fazer a folha"!![]()
Ainda acham que alguém merece 200 mil euros mensais para não fazer absolutamente nada?!
o que é que aqui há de novo que ainda não tenha sido falado ? o estado ao receber os fundos, certificou-se que estava lá o dinheiro todo... porque o vai ter que pagar ao BCP... como já falámos.
o PTP ao sair levou um bolo de 10M e não sei quanto de reforma,talvez JJG devesse receber o que está no fundo dele e depois receber 0 de pensão...
sabe quantas pessoas no primeiro ano de reforma, morrem ? o cálculo actuarial é baseado nisto tudo.
Nuno Amado disse hoje com todas as letras que lhe "custava a falar do assunto", referindo-se à reforma de JJG. Judite de Sousa perguntou-lhe se achava a reforma "imoral" e ele respondeu que lhe custava a falar do assunto, dando a entender claramente que sim! Questionado sobre o seu vencimento, não teve qualquer hesitação, dizendo até que é algo público, 24 mil euros!
Questionado sobre quem paga a reforma, ele respondeu que é o BCP, embora esse valor já tenha sido colocado no fundo de pensões para o efeito... fica a pergunta sobre quanto é que lá colocaram? É que por cada ano que o JJG está vivo são mais uma carrada de euros que o fundo tem de ter lá? Quantos anos é que previram que ele viva? e se viver mais do que eles previram?! É caso para dizer que lhe ficava bem mais barato contratar um capanga para lhe "fazer a folha"!
Questionado sobre quem paga a reforma, ele respondeu que é o BCP, embora esse valor já tenha sido colocado no fundo de pensões para o efeito... fica a pergunta sobre quanto é que lá colocaram? É que por cada ano que o JJG está vivo são mais uma carrada de euros que o fundo tem de ter lá? Quantos anos é que previram que ele viva? e se viver mais do que eles previram?! É caso para dizer que lhe ficava bem mais barato contratar um capanga para lhe "fazer a folha"!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
pc05....
artista, o dinheiro tem que vir do estado... os fundos foram passados para o estado. mas os bancos continuam fazer o processamento de salarios e pensoes dos seu funcionarios e reformados...
eu não conhecia a lei em questão. é tão clara que eu acho que JJG vai perder. Talvez os outros admins tenham percebido isto e renegociaram imediatamente.
artista, o dinheiro tem que vir do estado... os fundos foram passados para o estado. mas os bancos continuam fazer o processamento de salarios e pensoes dos seu funcionarios e reformados...
eu não conhecia a lei em questão. é tão clara que eu acho que JJG vai perder. Talvez os outros admins tenham percebido isto e renegociaram imediatamente.
Pois, eu acho que é mesmo pelo dinheiro que ele devia ter vergonha e aceitar uma renegociação... o Oliveira e Costa também construiu um grande banco, olha como está agora? O Rendeiro a mesma coisa!
Não sei se percebi o que quiseste dizer em relação a quem paga a pensão, se o banco ou o estado. O meu ponto é apenas que não acho que o banco mantenha o processo se não tiver interesse financeiro nenhum. Nem estou a ver o estado a aceitar o fundo de pensões sem considerar o processo que está a decorrer, é que a diferença entre ganhar ou perder o processo são uns milhões de diferença!
Não sei se percebi o que quiseste dizer em relação a quem paga a pensão, se o banco ou o estado. O meu ponto é apenas que não acho que o banco mantenha o processo se não tiver interesse financeiro nenhum. Nem estou a ver o estado a aceitar o fundo de pensões sem considerar o processo que está a decorrer, é que a diferença entre ganhar ou perder o processo são uns milhões de diferença!
pvg80713 Escreveu:Artista,
JJG, é um ser diferente ! No caso dos outros não estão sequer para se chatear, são todos muito ricos.... JJG acha que os princípios são mais importantes que o dinheiro.
Eu acredito que pelo dinheiro, JJG já tinha aceite o acordo...
em relação ao BCP manter o processo ou não, quer seja 200 ou 20 o estado paga-lhe depois ?
aqui há muita especulação da minha parte, e é apenas a minha opinião... não tenho conhecimentos para que possa faer afirmações...
Eu ainda gostava de saber o que o JG te pôs na sopa!
Artista,
JJG, é um ser diferente ! No caso dos outros não estão sequer para se chatear, são todos muito ricos.... JJG acha que os princípios são mais importantes que o dinheiro.
em relação ao BCP manter o processo ou não, quer seja 200 ou 20 o estado paga-lhe depois ?
aqui há muita especulação da minha parte, e é apenas a minha opinião... não tenho conhecimentos para que possa faer afirmações...
pvg80713 Escreveu:Artista,
não sei. o processo começou antes desta passagem de fundos... ou seja, hoje já não estou a vêr o interesse do BCP.
o processo começou pela ira do Berardo e a inveja Socialista, isto na mho.
há aqui mais uma coisa que te posso dizer sem cometer inconfidências : a reforma é paga pelo BCP que depois acerta contas com o estado...mas não vejo aonde o BCP pode ganhar algum.
O estado com o orçamento de 2013 vai mudar muita coisa.
edit 1:
Na Banca as reformas são calculadas, pessoa a pessoa com base em toda a carreira contributiva. Há uma conta por empregado. A esperança média de vida foi sempre tida em conta e obrigou a ajustes actuariais.
( em alguns casos....... sim......... algo duvidosos)
lias o Mr Pontes ? ele falou disso no caso do BCP.
Não lia não... primeiro diz que não vês que interesse o BCP possa ter, depois dizes que o BCP paga a reforma e acerta as contas com o estado!? Então no que é que ficamos?!

De qualquer forma acho que não é preciso pensar muito para deduzir que o banco não manteria um processo em tribunal, que certamente implicará custos para o banco, se não tivesse qualquer interesse no mesmo... e não estou a ver o estado a aceitar o fundo de pensões sem acautelar esse processo (mesmo que o estado tenha já demonstrado que gosta de se enganado pelos privados!)
Continuas a não me dizer nada sobre o facto de apenas o JJG não ter aceitado renegociar (reduzir) a sua pensão!?

Artista,
não sei. o processo começou antes desta passagem de fundos... ou seja, hoje já não estou a vêr o interesse do BCP.
há aqui mais uma coisa que te posso dizer sem cometer inconfidências : a reforma é paga pelo BCP que depois acerta contas com o estado...mas não vejo aonde o BCP pode ganhar algum.
edit 1:
Na Banca as reformas são calculadas, pessoa a pessoa com base em toda a carreira contributiva. Há uma conta por empregado. A esperança média de vida foi sempre tida em conta e obrigou a ajustes actuariais.
edit 2 :
eram calculadas..... hoje toda a gente desconta para a SS,
edit 1:
edit 2 :
eram calculadas..... hoje toda a gente desconta para a SS,
pvg80713 Escreveu:artista,
as reformas dos bancários não foram calculadas como as da SS. Isto já aqui foi muito debatido.
O estado ( e muito bem na minha opinião ) paga reformas a quem nunca descontou nada, caso do RSI, idosos etc
na Banca as sitações de invalidez e morte estavam todas asseguradas por resseguros internacionais.
quando você vê funcionários publicos com reformas, por vezes aquilo que descontaram não cobre pequena parte do que recebem.
Isto na banco não é assim.
Então na banca como é que é? Não usam as esperança média de vida também?! O problema (de sustentabilidade claro) é que as pessoas vivem bem mais... no caso do JJG a diferença por cada ano de vida que ele tenha a mais são uns milhões bons de euros! (atenção que eu estou longe de querer algo de mal para ele)...
O Estado paga reformas a muita gente, aos funcionários públicos, a quem nunca descontou, aos privados que descontam para a SS, etc...
Mas, continuo a dizer, não acredito que o BCP tenha um processo em tribunal contra o JJG se não tiver interesse nisso. Ainda para mais sendo uma empresa privada, iam estar a gastar dinheiro sem nenhum interesse?! Ou são eles que estão a pagar a reforma (e as regalias) do JJG, ou essa situação está acautelada na transferência do fundo de pensões para o estado!
artista,
as reformas dos bancários não foram calculadas como as da SS. Isto já aqui foi muito debatido.
O estado ( e muito bem na minha opinião ) paga reformas a quem nunca descontou nada, caso do RSI, idosos etc
na Banca as sitações de invalidez e morte estavam todas asseguradas por resseguros internacionais.
quando você vê funcionários publicos com reformas, por vezes aquilo que descontaram não cobre pequena parte do que recebem.
nota a todos :
sinto que estou a lutar conta tudo e contra todos.
há uma onda de populismo, a meu ver muito miope.
eu......... só queria que JJG fizesse uma nova aventura.......
nota a todos :
sinto que estou a lutar conta tudo e contra todos.
há uma onda de populismo, a meu ver muito miope.
eu......... só queria que JJG fizesse uma nova aventura.......
pvg80713 Escreveu:carrancho,
quer ainda mais que a machadada do próximo orçamento ?
paga aquilo mas mais de metade recebe imediatamente de volta.
para tu não pensares assim, talvez o melhor fosse o Fundo de Pensões dos Bancos não ter passado para o Estado.
Não foram os Bancários que quiseram... foi o estado !
pvg,
Também não sou eu que quero descontar assim... é o estado!

Abraço,
Carrancho
Carrancho
pvg80713 Escreveu:... disse que se recusava a aceitar, porque tinha feito todos os descontos para aquele valor...
Muitos dizem isso, mas vamos lá ver o que isso significa! Significa que as pessoas que o afirmam obtiveram a reforma que a Lei lhes permitia obter. Acontece que os últimos tempo têm demonstrado que essas Leis eram muito otimistas e a grande maioria das pessoas acaba por receber na reforma muito mais do que aquilo que descontou, desequilibrando o sistema. Por isso é que eu me rio quando alguém diz, se ganha "isso é porque descontou para isso". Os que estão agora no ativo descontam mais, vão trabalhar mais anos e não terão direito a tanto, então onde é que está o erro?! hummm... eu diria que está nas regras de cálculo que durante décadas permitiram que isto chegasse onde chegou!
Duvido que o banco não tenha nada a ganhar com a redução da pensão do JJG. O processo já se arrasta há alguns anos, antes ainda da passagem dos fundos de pensões da banca para o estado. Nem sei se a pensão dele é paga pelo estado ou pelo BCP mas certamente que a situação estará acautelada e será diferente o banco ganhar ou perder o processo!
Não deixa de ser engraçado que o JJG seja o único que não aceitou renegociar a pensão... é o único que não vê o descabido que é, ainda para mais quando foram pensões obtidas com as regras que eles próprios definiam! Os outros ao menos tiveram vergonha na cara!

carrancho,
para tu não pensares assim, talvez o melhor fosse o Fundo de Pensões dos Bancos não ter passado para o Estado.