E a Bolsa continua a subir...
Ulisses Pereira Escreveu:Estamos com uma correcção na casa dos 4/5%. Algo que antes acontecia numa sessão apenas.Há que ir estando atento mas ainda não me parece significativa.
Um abraço,
Ulisses
Se calhar é melhor vestir o fato de urso que isto está a ficar frio.. muito frio...
E a EDP está um gelo!!!
- Registado: 9/11/2012 15:38
Ulisses Pereira Escreveu:Estamos com uma correcção na casa dos 4/5%. Algo que antes acontecia numa sessão apenas.Há que ir estando atento mas ainda não me parece significativa.
Um abraço,
Ulisses
Realmente a correcção não tem sido brusca. As descidas são sempre inferiores a 1% por sessão.
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
(Albert Einstein)
Os ursos parecem ter voltado ao comando do PSI e caminhamos a passos largos da zona de suporte de 5100-5200 pontos... e a recomendação de aposta na queda das acções com maior exposição aos países periféricos, feita pelo Goldman Sachs, não veio ajudar.
C0rr3i4
(Albert Einstein)
(Albert Einstein)
Sargotronss Escreveu:Mais uns parabéns pelo artigo!
Por curiosidade, o que me fez voltar ao PSI20 foi a OPA da Brisa.
Curioso nas altura das OPA's pensei que o mercado reagi-se positivamente no imediato. De facto acabou por subir (embora com alguns meses de atraso) e as OPA's podem ser realmente consideradas presságios de inversão de tendência. Tem a sua lógica se alguém quer comprar, prefere pagar pelo menor preço ora sendo que isto acontece quando a força vendedora é residual ou mais fraca.
Supermann Escreveu:EuroVerde Escreveu:De diferença do teu gráfico e do meu é esta:
Tenho stop de longos a 5120.
Virá algum grande especulador stopar o pessoal de proposito?
Tu claramente não existes ...

A diferença é que no gráfico do Zeca está lá tudo, ou seja, H&S invertido + Divergência positiva MACD --> PROJECÇÃO DA FIGURA!
No gráfico do Euroverde aquilo amanhã ou depois vai aos 6800...

"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
O indice está aonde começou o ano!
Pode dar mais? Pode.
Agora não me venham dizer que as medidas tomadas pelo governo em nada têm a ver com o movimento bull do indice desde Julho.
O mercado reflecte precisamente esse sentimento dos investidores em relação à capacidade do Estado honrar os compromissos. Hoje o Estado está aparentemente muito mais solvente do que há 2 ou 3 anos atrás.
Quando o dinheiro da TROIKA acabar o que é que acontece a Portugal?
Há verdadeiramente aqui uma confusão que está a todo momento sendo mal interpretada pelo mercado porque no dia em que Portugal deixar a TROIKA iremos cair de primeira mão, num pantano!!!!!!
Quem não souber nadar, morre! Já não haverá salvamentos de ninguém...
Eu gostava de salientar que neste momento o mercado sobe
porque existe um maior numero de compradores do que vendedores em massa e que esse sentimento é positivo a curto prazo. Os que hesitam só vão ter que comprar mais acima. O que origina isso é, não só o PSI20 ter descido e fortalecido na sua onda primária que já foi longe demais, bem como a necessidade de existir um respirar em sentido contrário (um ressalto) que de inicio seria mesmo um ressalto, mas que se pode fortalecer do lado bull indo aos 7000. (nem haverá motivos macro para isso - o mercado é errático)
As pessoas mais experiêntes em mercados deste forum sabem que existem momentos em que as autoridades monetárias têm influência decisiva para modelar, controlar, moldar, direccionar, inverter, o sentimento dos agentes, e com isso alterar uma onda primária que se auto-reforça de dia para dia, de semana a semana, de mês para mês...
O fundo do SP500 e do PSI20 em Março de 2009 só foi possivel devido à exaustão de vendedores.
O fundo actual do PSI20 não corresponde ao fundo do PS500 porque nesta altura ele não existe neste, mas sim naquele! Não há uma coincidência devido sobretudo às directivas das politicas monetárias e aos credores. O actual fundo no PSI20 é formado numa altura em que a economia ainda não bateu no fundo e não fez todos os estragos que havia a fazer num país.
--------
Mas para responder ao Sergio, a dívida é paga com as contas públicas em ordem e com o crescimento da economia.

Pode dar mais? Pode.
Agora não me venham dizer que as medidas tomadas pelo governo em nada têm a ver com o movimento bull do indice desde Julho.
O mercado reflecte precisamente esse sentimento dos investidores em relação à capacidade do Estado honrar os compromissos. Hoje o Estado está aparentemente muito mais solvente do que há 2 ou 3 anos atrás.
Quando o dinheiro da TROIKA acabar o que é que acontece a Portugal?

Há verdadeiramente aqui uma confusão que está a todo momento sendo mal interpretada pelo mercado porque no dia em que Portugal deixar a TROIKA iremos cair de primeira mão, num pantano!!!!!!

Eu gostava de salientar que neste momento o mercado sobe

As pessoas mais experiêntes em mercados deste forum sabem que existem momentos em que as autoridades monetárias têm influência decisiva para modelar, controlar, moldar, direccionar, inverter, o sentimento dos agentes, e com isso alterar uma onda primária que se auto-reforça de dia para dia, de semana a semana, de mês para mês...
O fundo do SP500 e do PSI20 em Março de 2009 só foi possivel devido à exaustão de vendedores.

O fundo actual do PSI20 não corresponde ao fundo do PS500 porque nesta altura ele não existe neste, mas sim naquele! Não há uma coincidência devido sobretudo às directivas das politicas monetárias e aos credores. O actual fundo no PSI20 é formado numa altura em que a economia ainda não bateu no fundo e não fez todos os estragos que havia a fazer num país.
--------
Mas para responder ao Sergio, a dívida é paga com as contas públicas em ordem e com o crescimento da economia.
Estas subidas não têm nada a ver com os resultados da economia portuguesa, nem com as medidas do governo português, nem com sermos bons alunos, etc.
Isto é somente o resultado da mudança de política (em palavras, pelo menos) do BCE há poucos meses. Mas como se tem visto vai ficar tudo em banho maria até às eleições na Alemanha em Setembro, salvo erro. Esperem pelos resultados em Maio da execução orçamental do primeiro trimestre e vão ver as expectativas para as empresas portuguesas no futuro próximo.
Claro que isso pouco importa se houver alguma política decisiva por parte da União Europeia no próximo semestre, mas suspeito que vão andar com avanços e recuos como é costume, a dançar na corda bamba.
Isto é somente o resultado da mudança de política (em palavras, pelo menos) do BCE há poucos meses. Mas como se tem visto vai ficar tudo em banho maria até às eleições na Alemanha em Setembro, salvo erro. Esperem pelos resultados em Maio da execução orçamental do primeiro trimestre e vão ver as expectativas para as empresas portuguesas no futuro próximo.
Claro que isso pouco importa se houver alguma política decisiva por parte da União Europeia no próximo semestre, mas suspeito que vão andar com avanços e recuos como é costume, a dançar na corda bamba.
- Registado: 4/11/2008 15:37
Concordo, em geral com o artigo, e aproveito para dar os meus parabéns.
Infelizmente, estas subidas dos últimos 4 meses (ainda que significativas) ainda não foram suficientes para me colocar optimista, ou seja, verdadeiramente Bull.
E o motivo é simples, o “mercado” não pode andar muito desfasado da economia real!
E se há dívida, adicionarmos o “esvaziamento” da nossa produção agrícola e industrial, onde as nossas exportações tem sido baseadas em gasolina (mas temos de importar o petróleo, e porque basicamente consumidos gasóleo, temos excedente de produção de gasolina), ouro, automóveis, porventura com uma reduzida margem.
As verdadeiras exportações, como o papel (e pasta), azeite, vinho, calçado e outros produtos, infelizmente ainda não tem o peso desejado.
Eu olho para as nossas empresas do PSI, e com excepção da Portucel e da Altri, o que exportam as restantes empresas?
Este “ar de graça” é porventura o reconhecimento de que finalmente o País tomou conhecimento que tinha que tomar medidas com vista à redução do crescimento da dívida.
Apesar do que referi, espero estar enganado.
E na bolsa, tanto entro longo como curto, muito por mérito de forenses que colocam AT de uma qualidade fantástica, como é caso do Ulisses. Embora no caso dele, acho que tem de lhe ser reduzido o vencimento
, pois coloca poucos gráficos e análises.
Deixo apenas uma pergunta – Como é que o Estado Português vai conseguir reduzir a dívida para patamares aceitáveis?
Perdoem-me o meu pessimismo.
Deixo abaixo o gráfico da dívida pública, hoje publicada no Jornal de Negócios.
"A dívida pública portuguesa, calculada na óptica do tratado de Maastricht, atingiu 198,1 mil milhões de euros no segundo trimestre, um valor que equivale a 117,6% do PIB." Com a apatia da nossa economia ...
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=585523
Infelizmente, estas subidas dos últimos 4 meses (ainda que significativas) ainda não foram suficientes para me colocar optimista, ou seja, verdadeiramente Bull.
E o motivo é simples, o “mercado” não pode andar muito desfasado da economia real!
E se há dívida, adicionarmos o “esvaziamento” da nossa produção agrícola e industrial, onde as nossas exportações tem sido baseadas em gasolina (mas temos de importar o petróleo, e porque basicamente consumidos gasóleo, temos excedente de produção de gasolina), ouro, automóveis, porventura com uma reduzida margem.
As verdadeiras exportações, como o papel (e pasta), azeite, vinho, calçado e outros produtos, infelizmente ainda não tem o peso desejado.
Eu olho para as nossas empresas do PSI, e com excepção da Portucel e da Altri, o que exportam as restantes empresas?
Este “ar de graça” é porventura o reconhecimento de que finalmente o País tomou conhecimento que tinha que tomar medidas com vista à redução do crescimento da dívida.
Apesar do que referi, espero estar enganado.
E na bolsa, tanto entro longo como curto, muito por mérito de forenses que colocam AT de uma qualidade fantástica, como é caso do Ulisses. Embora no caso dele, acho que tem de lhe ser reduzido o vencimento

Deixo apenas uma pergunta – Como é que o Estado Português vai conseguir reduzir a dívida para patamares aceitáveis?
Perdoem-me o meu pessimismo.
Deixo abaixo o gráfico da dívida pública, hoje publicada no Jornal de Negócios.
"A dívida pública portuguesa, calculada na óptica do tratado de Maastricht, atingiu 198,1 mil milhões de euros no segundo trimestre, um valor que equivale a 117,6% do PIB." Com a apatia da nossa economia ...
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=585523

- Anexos
-
- 2012_10_22_Div_Publica_JNegocios.jpg (18.03 KiB) Visualizado 5590 vezes
Especulando: Caso não rebente logo à primeira com a resistência dos 5700 dúvido que tenha força para continuar a subir, mas se passar tudo bem.
Defendo que venha para cima da pequena linha a tracejado ascendente que se começou a formar no inicio do ano.
Caso qualquer dia (2014) o PSI20 venha fazer de novo minimos iguais aos de Junho/Julho último, Portugal estará nessa altura ainda pior do que hoje. Embora hoje estejamos numa onda secundária bull.
Defendo que venha para cima da pequena linha a tracejado ascendente que se começou a formar no inicio do ano.
Caso qualquer dia (2014) o PSI20 venha fazer de novo minimos iguais aos de Junho/Julho último, Portugal estará nessa altura ainda pior do que hoje. Embora hoje estejamos numa onda secundária bull.
Re
Grande artigo do Ulisses, infelizmente só os verdadeiros crentes da Análise Técnica entendem e levam a sério estes sinais de otimismo, num oceano dum mar de desgraças em que parece que estamos a assistir em direto ao afundamento do Titanic.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Biba ou Zeca!
Não estás muito longe da realidade não.
Agora porque não rebentar logo com essa resistência e ir num ápice ter com a MM200 (do semanal) em vez de andar aí às ondas a gastar liquidez a fazer tempo abaixo da resistência?
Se é para subir? Então que suba em primeiro grau até à MM200. Depois se verá os 7000 logo a seguir.
Agora, se o mercado fizer mais ou menos isso se andar a bailar abaixo dessa resistência, dúvido que seja para progredir.

Não estás muito longe da realidade não.
Agora porque não rebentar logo com essa resistência e ir num ápice ter com a MM200 (do semanal) em vez de andar aí às ondas a gastar liquidez a fazer tempo abaixo da resistência?
Se é para subir? Então que suba em primeiro grau até à MM200. Depois se verá os 7000 logo a seguir.
Agora, se o mercado fizer mais ou menos isso se andar a bailar abaixo dessa resistência, dúvido que seja para progredir.
Editado pela última vez por EuroVerde em 22/10/2012 15:58, num total de 1 vez.
LTCM Escreveu:ZEsteves Escreveu:LTCM Escreveu:ZEsteves Escreveu:Acrescento mais um raciocínio, digam-me se é ridículo ou não: Até que ponto o adoptar de medidas neo-comunistas de penalização dos ricos em alguns países (França por exemplo) pode traduzir-se num aumento do investimento estrangeiro em Portugal?
Ridiculous. Bastante aliás.
care to explain?
Medidas neo-comunistas (Isso é a sério)? e em Portugal como é a situação fiscal?;
Os ricos individuais vinham investir em Portugal em quê?;
Somos um país intervencionado, o que afasta qualquer empresa;
Existem alternativas mais baratas, e mais qualificadas, não só neste continente...
Realmente há alternativas mais fiáveis mas também não estou a sugerir que Portugal será o próximo mercado emergente!
Acho simplesmente que Portugal já foi um sítio mais desinteressante para investir...
- Registado: 21/9/2012 18:42
ZEsteves Escreveu:LTCM Escreveu:ZEsteves Escreveu:Acrescento mais um raciocínio, digam-me se é ridículo ou não: Até que ponto o adoptar de medidas neo-comunistas de penalização dos ricos em alguns países (França por exemplo) pode traduzir-se num aumento do investimento estrangeiro em Portugal?
care to explain?
Medidas neo-comunistas (Isso é a sério)? e em Portugal como é a situação fiscal?;
Os ricos individuais vinham investir em Portugal em quê?;
Somos um país intervencionado, o que afasta qualquer empresa;
Existem alternativas mais baratas, e mais qualificadas, não só neste continente...
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
LTCM Escreveu:ZEsteves Escreveu:Acrescento mais um raciocínio, digam-me se é ridículo ou não: Até que ponto o adoptar de medidas neo-comunistas de penalização dos ricos em alguns países (França por exemplo) pode traduzir-se num aumento do investimento estrangeiro em Portugal?

ZEsteves Escreveu:Acrescento mais um raciocínio, digam-me se é ridículo ou não: Até que ponto o adoptar de medidas neo-comunistas de penalização dos ricos em alguns países (França por exemplo) pode traduzir-se num aumento do investimento estrangeiro em Portugal?

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
Zekinha,
Fiquei optimismo nessa primeira vez que falas e depois até reconheci que ter vindo abaixo de novo dessa zona fez com que tivesse novamente de refrear o optimismo, assumindo o erro, antes de ficar optimista de novo. Não faz sentido agora deixar no gráfico um sinal que foi falso.
Um abraço,
Ulisses
Fiquei optimismo nessa primeira vez que falas e depois até reconheci que ter vindo abaixo de novo dessa zona fez com que tivesse novamente de refrear o optimismo, assumindo o erro, antes de ficar optimista de novo. Não faz sentido agora deixar no gráfico um sinal que foi falso.
Um abraço,
Ulisses
Excelente artigo.
Partilho do optimismo do Ulisses sobretudo porque parece-me haver um excesso de pessimismo em torno da economia portuguesa e dos títulos do nosso índice em particular. O sentimento deve estar a inverter, e já vai tarde!
Acrescento mais um raciocínio, digam-me se é ridículo ou não: Até que ponto o adoptar de medidas neo-comunistas de penalização dos ricos em alguns países (França por exemplo) pode traduzir-se num aumento do investimento estrangeiro em Portugal?
Partilho do optimismo do Ulisses sobretudo porque parece-me haver um excesso de pessimismo em torno da economia portuguesa e dos títulos do nosso índice em particular. O sentimento deve estar a inverter, e já vai tarde!
Acrescento mais um raciocínio, digam-me se é ridículo ou não: Até que ponto o adoptar de medidas neo-comunistas de penalização dos ricos em alguns países (França por exemplo) pode traduzir-se num aumento do investimento estrangeiro em Portugal?
Ulisses,
Porque metes o
apenas na 2ª vez que se dá a quebra dos 4700?
Na primeira vez que isso aconteceu não poderias ter sido enganado?
O facto de ter tido mais toques tornou-a mais importante?
Ou foi o facto de se ter confirmado ao longo do tempo?
Porque metes o

Na primeira vez que isso aconteceu não poderias ter sido enganado?
O facto de ter tido mais toques tornou-a mais importante?
Ou foi o facto de se ter confirmado ao longo do tempo?
- Registado: 19/10/2010 13:30
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, aaugustobb_69, AlfaTrader, Carrancho_, darkreflection, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, tami, trilhos2006 e 390 visitantes