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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 23/11/2012 17:15

So vem confirmar o óbvio. Nada de novo. So não se percebe e porque as autoridades ou os observatórios não fazem analises aos combustíveis para ver se existem diferenças. Ah aqui não existe autoridades ou observatórios. :mrgreen: :lol:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

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por alexandre7ias » 23/11/2012 16:46

Que roubo!
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por richardj » 23/11/2012 13:52

está aqui o link da deco com o estudo

http://www.deco.proteste.pt/motor/autom ... l-ao-litro
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por Marco Martins » 23/11/2012 13:50

mcarvalho Escreveu:http://www.tvi24.iol.pt/economia/gasoleo-combustiveis-galp-deco-low-cost-premium/1395581-4058.html



ECONOMIA
Deco: gasóleo é todo igual, do low-cost ao premium
Apesar das consideráveis diferenças de preço, os consumos, performances e efeitos no motor, são indiferentes


É uma vergonha os consumidores serem enganados assim!!!!


A Galp e as outras gasolineiras todas, deveriam ser bem penalizadas!!!!

Mas como a justiça é cega... e no caso português, é "invisual" e completamente "deficiente", então certamente este pormenor que já terá lesado milhões aos contribuintes ficará provavelmente em branco!!!
 
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por mcarvalho » 23/11/2012 13:39

http://www.tvi24.iol.pt/economia/gasole ... -4058.html



ECONOMIA
Deco: gasóleo é todo igual, do low-cost ao premium
Apesar das consideráveis diferenças de preço, os consumos, performances e efeitos no motor, são indiferentes
mcarvalho
 
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por Elias » 28/10/2012 0:24

Nova promoção El Corte Inglés / Repsol

http://www.elcorteingles.pt/campanhas/2 ... /index.asp
Anexos
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por pedrom » 17/10/2012 10:40

zecatreca Escreveu:As ultimas e primeiras vezes que meti gasóleo nessas gasolineiras (praí 4xs), ficou mais caro do que ir diretamente às bombas da GALP, a pagar preços mais altos.

Foi limpeza de injectores, troca de filtros, limpeza do depósito e o meu tempo perdido.

Ainda reclamei e nada. Pelos vistos, ninguém me viu por lá a meter gasóleo. É que nem o recibo serviu como prova.

-"Pode ter sido noutra bomba, senhor".

:evil:

-"O Senhor está no céu, menina. E parece que só ele é que viu."

Já lá não vou à um ano e meio.

Resumindo: o que é barato, pode ficar bastante caro.


Ora aqui está um comentário que merece destaque!!!!

Atenção que nem todos os veiculos podem sofrer este tipo de consequências, mas os sistemas mais modernos/desenvolvidos não estão preparados para terem pouca lubrificação!!! Aliás toda a gente sabe o que acontece quando a lubrificação é pouca..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu já sofri na pele (3 vezes em alturas distintas) o facto de ter comprado combustiveis mais baratos (não aditivados) e já contei a históriia algures por aqui por isso não a vou repetir.... apenas referir que o meu mecânico a quem pedi para me retirar o combustivel do deposito, armado em esperto, perguntou-me o que eu queria fazer com o gasoleo e eu respondi que era para ele lavar peças com ele se desse para isso :mrgreen: , e ele vai logo colocar o gasoleo na carrina dele e pimba, passado dois dias não desemvolvia!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Mais tarde confessou-me isto!!! :wink:

Agora existem muitas pessoas que dizem que metem desse combustivel há anos e nunca tiveram problemas e até acredito, pois conheço pessoas com 70/80 anos que sempre fumaram e que não vão morrer de disso possivelmente e outras que nunca fumaram em quem apareceu cancro nos pulmões, mas isto são casos raros, infelizmente!!!! :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
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por Zecatreca_1001 » 17/10/2012 9:41

As ultimas e primeiras vezes que meti gasóleo nessas gasolineiras (praí 4xs), ficou mais caro do que ir diretamente às bombas da GALP, a pagar preços mais altos.

Foi limpeza de injectores, troca de filtros, limpeza do depósito e o meu tempo perdido.

Ainda reclamei e nada. Pelos vistos, ninguém me viu por lá a meter gasóleo. É que nem o recibo serviu como prova.

-"Pode ter sido noutra bomba, senhor".

:evil:

-"O Senhor está no céu, menina. E parece que só ele é que viu."

Já lá não vou à um ano e meio.

Resumindo: o que é barato, pode ficar bastante caro.
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por Elias » 17/10/2012 9:13

Toca de obrigar os outros a baixar os preços. Agora mexer no ISP é que não...



Gasolineiras serão obrigadas a vender combustível de baixo custo
17.10.2012 - 08:43 Por PÚBLICO

O Governo quer obrigar as gasolineiras a vender combustível de baixo preço, não aditivado, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2013.

A medida, que consta do documento entregue pelo Governo no Parlamento na segunda-feira, prevê que nos postos que tenham cinco mangueiras de abastecimento exista, pelo menos, uma com combustíveis não aditivados, segundo diz o Jornal de Negócios, que avança com a notícia

Os postos mais pequenos – com menos de cinco mangueiras – não serão obrigados a remodelar a sua oferta.

O secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, disse ao Negócios que os incentivos aos combustíveis de baixo custo mencionados na proposta de OE incluem “uma legislação que está a ser estudada para impor obrigatoriamente aos maiores postos de combustíveis a necessidade de terem pelo menos uma agulheta com combustível não aditivado”.

A criação de uma rede de abastecimento de combustíveis de baixo custo (low cost) tem sido defendida pelo Partido Socialista como forma de combater o aumento dos preços.
 
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por Elias » 17/10/2012 9:05

Gasolineiras deverão ser obrigadas a ter 20% de combustível "low cost"
17 Outubro 2012 | 00:01
Miguel Prado - miguelprado@negocios.pt

Governo tem na calha projecto para que uma em cada cinco mangueiras nas bombas seja reservada a combustíveis não aditivados. Além de preparar incentivos para novos postos.

O incentivo que o Governo tenciona dar aos combustíveis "low-cost" vai passar por obrigar as gasolineiras a ter ofertas de combustíveis não aditivados. No âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2013, deverá ser levada à Assembleia da República uma proposta para que nos postos de abastecimento por cada cinco mangueiras exista pelo menos uma de combustível não aditivado.
 
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por Elias » 15/10/2012 19:17

Governo promete dinamizar combustíveis 'low cost'
Ana Maria Gonçalves
15/10/12 18:30
economico

O Executivo vai dinamizar as redes de combustíveis 'low cost', incentivando a sua comercialização.

A medida, prevista no relatório do Orçamento de Estado para 2013, visa atenuar o efeito da subida dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

O processo passará pelo estímulo ao aparecimento de novos postos 'low cost', a introdução deste tipo de combustíveis nos postos já existentes, bem como o seu licenciamento.

Hoje os combustíveis sofreram um novo aumento. No caso da Galp, líder de mercado, o preço de referência da gasolina e do gasóleo aumentou 1,5 cêntimos. Nos postos da petrolífera nacional um litro de gasolina custa agora 1,729 euros, enquanto o gasóleo vale 1,539 euros. No caso do 'diesel' o preço de referência está a meio cêntimo do máximo histórico.
 
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por Elias » 15/10/2012 13:20

TheTraveler Escreveu:É engraçado um estudo encomendado pelo governo sobre o preço dos combustíveis e a culpar as gasolineiras, logo depois de o governo Espanhol aumentar impostos sobre combustíveis.


8-)
 
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por TheTraveler » 15/10/2012 13:17

É engraçado um estudo encomendado pelo governo sobre o preço dos combustíveis e a culpar as gasolineiras, logo depois de o governo Espanhol aumentar impostos sobre combustíveis.
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por Elias » 15/10/2012 13:09

Onde será que eu já li isto? :-k

Falta de concorrência dita "preços elevados" dos combustíveis em Espanha

15 Outubro 2012 | 12:38
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt

Um estudo encomendado pelo governo espanhol menciona uma "insuficiente concorrência no sector dos combustíveis automóveis" espanhol. Para que os preços baixem, é preciso mais concorrência e novos operadores. Neste momento, o mercado é controlado apenas pela BP, Repsol e Cepsa.

“O presente relatório evidencia uma insuficiente concorrência efectiva no sector dos combustíveis automóveis em Espanha, situação que poderá explicar o elevado nível de preços e de margens registado em Espanha e o seu diferencial face a outros países da União Europeia”.

Esta é uma das principais conclusões do estudo, encomendado pelo governo de Mariano Rajoy, à Comissão Nacional de Concorrência. O objectivo do estudo era determinar “os factores que influenciam os níveis de preços das estações de serviço em Espanha”. O estudo faz “duras críticas” ao funcionamento daquele sector, na opinião do jornal espanhol “Expansión”, tanto a nível grossista (transporte, refinaria e armazenamento) como no retalho (as estações de serviço).

Do lado do retalho, a distribuição de combustíveis através de estações de serviço naquele país apresenta “um dos preços médios mais elevados entre as principais economias europeias”, aponta o mesmo estudo. O próprio governo tem sido crítico dos preços das petrolíferas. No início de Setembro, o ministro da Indústria, José Manuel Soria, disse que, “num momento de recessão” como o actual, os preços praticados são “incomportáveis”.

Desde o início da crise financeira de 2007 e até 2010, “a margem bruta da distribuição em Espanha cresceu em torno de 20%, tanto na gasolina como no gasóleo”, constata aquele estudo.

“Para resolver o problema dos elevados preços e margens no sector dos combustíveis automóveis em Espanha é requisito indispensável a introdução de uma maior concorrência efectiva”, aponta o relatório, que diz que há “características estruturais e obstáculos à concorrência que dificultam ou impedem o aparecimento e a expansão de operadores”.

“Muito elevada concentração empresarial”

Há, na opinião da Comissão da Concorrência, uma “muito elevada concentração empresarial”, dominada por três operadores principais, a Repsol, a Cepsa e a BP, “que controlam toda a produção nacional de combustíveis”. Além disso, as três empresas “têm capacidade de influência” sobre a CLH, a empresa que detém os oleodutos e que é uma das grandes responsáveis do armazenamento dos combustíveis no país.

Uma das 23 recomendações feitas pelo relatório é, aliás, um esforço para que nenhuma das empresas exerça influência sobre a CLH, seja através da impossibilidade da presença de administradores das petrolíferas na gestão daquela companhia, seja através de participações no capital.

No lado do retalho, a Comissão Nacional de Concorrência recomenda, por exemplo, ao Ministério da Indústria que elabore e publique uma lista com as estações de serviço mais baratas.

Quando o governo de Rajoy questionou os preços de gasolina e gasóleo nas estações de serviço em Espanha, o tema também surgiu em Portugal. António Comprido, presidente da Apetro (Associação portuguesa de empresas petrolíferas), mencionou que não faz sentido intervir nos preços dos combustíveis, embora esteja aberto para o diálogo.

Num recente estudo, a Autoridade da Concorrência nacional concluiu que a introdução de painéis nas auto-estradas com os preços dos combustíveis nas estações de serviço conduziu a um ligeiro aumento médio dos preços tanto da gasolina como do gasóleo.
 
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por Hramos3 » 9/10/2012 19:58

Sr_SNiper Escreveu:Alguém tem alguma tabela dos preços dos combustíveis antes de impostos na Europa?


A diferença não é muita, anda no intervalo [0-10] cts/l.

Cá em Portugal, grosso modo podes dividir o preço na bomba por 2. Isto é, levas um litro e ofereces outro ao estado. Isto grosso modo, atenção.
 
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por MarcoAntonio » 9/10/2012 19:12

Sr_SNiper Escreveu:Alguém tem alguma tabela dos preços dos combustíveis antes de impostos na Europa?


A melhor fonte disponível é esta:

http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... s_1624.pdf

Mas convém ter em atenção o alerta no final do relatório para o qual já chamei a atenção n vezes neste tópico.

Estamos segundo o boletim 2 centimos acima da média na gasolina e 4 centimos no gasóleo mas estes desvios não são necessariamente reais. Nomeadamente, as médias emitidas pela DGEG enviadas para a comissão não levam em linha de conta os n descontos que existem sobre os preços de tabela, profusamente utilizados em Portugal.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Sr_SNiper » 9/10/2012 19:02

Alguém tem alguma tabela dos preços dos combustíveis antes de impostos na Europa?
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por Elias » 5/10/2012 12:20

Ah pois é...

France
Carburants. Quelle solution après la baisse des prix de 3 mois ?
05 octobre 2012

Les tarifs à la pompe ont baissé de 12 et 9 centimes

Le dispositif décidé fin août pour faire baisser les prix à la pompe, a été efficace, estime Bercy. Les tarifs ont diminué de 7 % à 8 %. Mais les professionnels du secteur ont prévenu qu’il ne pourrait pas être prolongé au-delà des trois mois prévus.

« Les résultats sont extrêmement satisfaisants », a déclaré le ministre de l’Economie Pierre Moscovici lors d’un point de presse, ce vendredi, à l’issue d’une réunion avec les professionnels de la filière à Bercy, pour faire le point sur le premier mois d’application du dispositif gouvernemental contre la cherté des carburants.

Les prix ont « fortement baissé »

Ces mesures (une baisse de taxe de 3 centimes, assortie d’un effort de 2 à 3 centimes des distributeurs de carburants sur leurs marges), d’une durée de trois mois et d’un coût estimé à 300 millions d’euros pour l’Etat, visaient à faire baisser les prix à la pompe jusqu’à 6 centimes par litre.

Alors que certains doutaient de leur efficacité, « les prix ont fortement baissé dès le lendemain » de leur annonce, et « cet effort s’est poursuivi au mois de septembre », a mis en avant le ministre.

Les prix à la pompe, qui étaient en moyenne autour de 1,65 € par litre pour l’essence et de 1,46 € pour le gazole fin août, avant que le gouvernement n’agisse, ont reculé respectivement de 12 et 9 centimes d’euros, soit « 7 à 8 % de baisse » pour le consommateur, a-t-il mis en avant.

Un autre dispositif prendra le relais

Par ailleurs, les efforts demandés aux vendeurs de carburants (pétroliers, grande distribution et indépendants) « ont été globalement respectés », a-t-il jugé. Enfin, le ministre a confirmé qu’à l’expiration de ces mesures en vigueur jusqu’à fin novembre, « un dispositif pérenne sera mis en place », sans préciser en quoi il consistera.

« Nous avons pris sur l’essence des décisions partagées, nous les avons prises ensemble et c’est ensemble que nous déciderons aussi le régime qui suivra. Et quand je dis ensemble, ce n’est pas seulement avec les distributeurs, c’est aussi avec les associations de consommateurs », a-t-il souligné.

Un « fardeau » pour les professionnels

En revanche, plusieurs professionnels du secteur reçus à Bercy ont prévenu le ministre que les mesures ne pourraient être prolongées, car elles font peser un fardeau trop lourd sur les stations-service. « Les industriels ont complètement tenu leur part des engagements, on a vu les marges brutes de distribution baisser de 2 à 3 centimes d’euros du litre, exactement comme cela avait été dit à la fin août », a déclaré le président de l’Union française des industries pétrolières (Ufip), Jean-Louis Schilansky.

Pour la suite, « nous avons dit au ministre […] que la situation est extrêmement difficile pour les opérateurs pétroliers. L’impact de ces mesures est de l’ordre de plus de 200 millions d’euros sur le secteur, et franchement ce n’est pas une situation tenable » au-delà des trois mois prévus, a-t-il ajouté.

2 000 pompistes indépendants en péril

De leur côté, les pompistes indépendants ont prévenu que la baisse des prix, en faisant fondre des marges déjà très basses, mettait en péril 2 000 stations-service, particulièrement en milieu rural. « On a donné quelques euros par mois à quelques Français, c’est bien. Mais un mois de fonctionnement, c’est pour les petits distributeurs que je représente 20 % à 30 % de volumes en moins, et j’ai bien peur qu’une partie d’entre eux ferment leurs portes l’année prochaine », a réagi Christian Roux, représentant des propriétaires-exploitants de stations-service au sein du Conseil national des professions de l’automobile.

« On aura fait plaisir à quelques-uns pour quelques euros mais on va en faire crever quelques-uns. Je peux comprendre pourquoi ils l’ont fait, M. Hollande trouve que le cours des carburants est trop élevé, mais […] c’est un cours mondial, […] ça monte ça baisse, il faut l’accepter », a-t-il ajouté.
 
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por Elias » 3/10/2012 12:55

A-330 Escreveu:Ganhe o cupom e gaste gasolina a ir as lojas Optimus.
Por isso é que eu prefiro as marcas brancas.Dão o desconto e não se põe com tretas.

A pessoa tem que andar com um monte de lixo no carro para ter um desconto de meia dúzia de tostões.

A330


Sim, é verdade, mas também é preciso referir que muitas vezes abastecer nas marcas brancas implica gastar mais tempo em filas longas.
 
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por MarcoAntonio » 3/10/2012 12:54

A-330 Escreveu:Ganhe o cupom e gaste gasolina a ir as lojas Optimus.
Por isso é que eu prefiro as marcas brancas.Dão o desconto e não se põe com tretas.

A pessoa tem que andar com um monte de lixo no carro para ter um desconto de meia dúzia de tostões.

A330



Eu também prefiro descontos directos, tanto nos combustíveis como noutras coisas (hipermercados, por exemplo).

Para além de menos trabalho e/ou confusão, o desconto tende a ser mais eficaz (é total) enquanto nos outros casos nem sempre é porque ou não o descontamos na totalidade ou leva-nos a consumir algo que provavelmente à partida não íamos consumir.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por A330-300 » 3/10/2012 12:50

Ganhe o cupom e gaste gasolina a ir as lojas Optimus.
Por isso é que eu prefiro as marcas brancas.Dão o desconto e não se põe com tretas.

A pessoa tem que andar com um monte de lixo no carro para ter um desconto de meia dúzia de tostões.

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por Elias » 3/10/2012 12:07

Nova campanha Optimus - GALP

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LIGUE MAIS À POUPANÇA

Ganhe €1 de desconto na Galp por cada carregamento de €10 nas Lojas Optimus
Desconto para abastecimento de 20 Litros.
Máximo de 10 vales atribuídos por carregamento ou pagamento de fatura.


E mais, durante um fim de semana de cada mês a poupança sobe para €2 de desconto em combustível.

Fins de semana com atribuição de vales de €2 por cada €10 carregamento/fatura:
Setembro: 22 e 23
Outubro: 27 e 28
Novembro: 24 e 25


FAQs

De cada vez que faço um carregamento ou pago uma fatura, recebo um vale?
Sim, desde que a recarga/pagamento de factura numa loja Optimus seja igual ou superior a 10€.

Se pagar uma fatura de 26€, quantos vales recebo?
Os vales são dados em múltiplos de 10€. Neste caso recebe 2 vales.

Se carregar no multibanco posso levantar um vale na loja da Optimus?
O carregamento tem de ser feito numa loja Optimus.

Se a loja estiver fechada no domingo posso levantar o vale de 2€ na segunda-feira seguinte?
Não, os vales de 2€ são atribuídos apenas nos fins de semana definidos.

Quais as lojas Optimus que dão estes vales?
Todas as lojas exclusivas Optimus têm esta campanha. Para ver todas as lojas clique aqui.

Posso usar mais de um vale Optimus/GALP no mesmo abastecimento?
Não, os vales têm limite de 20litros e não são acumuláveis.

Estes vales são acumuláveis com outras campanhas de vales da GALP?
Não são acumuláveis.

Posso rebater os vales da GALP em qualquer posto de abastecimento GALP?
Os vales podem ser descontados em cerca de 700 postos, em Portugal Continental. Para ver a lista de postos aderentes clique aqui.



Condições:
Limite de 10 vales de desconto por carregamento ou pagamento de fatura de Clientes Particulares, nas lojas Optimus.
Vales de 1 Euro:Desconto de 5 cêntimos/litro até um máximo de 20 litros; Vales de 2 Euros: Desconto de 10 cêntimos/litro máximo de 20 litros. Válido em abastecimentos de combustível nos postos aderentes. Não acumulável com outras promoções em vigor. Vales não acumuláveis entre si.
Não aplicável a Gasóleo Agrícola e Gasóleo de Aquecimento, pagamentos com Galp Frota totais ou fracionados, sistemas de pagamento automático na bomba e pré-pagamento. Vales válidos até 31 Janeiro 2013.

http://www.optimus.pt/Particulares/Move ... mpanhagalp
 
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por alexandre7ias » 2/10/2012 15:14

02.OUT.2012 14:13
Galp: trabalhadores anunciam greve de 18 a 23 de outubro

Galp (Foto: D.R.)
Sindicato emitiu pré-aviso de greve depois da recusa da administração da empresa em pagar as horas extraordinárias

Os trabalhadores da Galp Energia vão voltar à greve às 00H00 do dia 18 até às 06H00 de 23 de outubro depois de, na segunda-feira, não terem chegado a acordo com a administração sobre o pagamento de horas extraordinárias.

Em comunicado, o Sindicato da Indústria e Comércio Petrolífero (SICOP) anunciou um pré-aviso de greve com o objetivo, entre outros, de "defender a manutenção dos direitos laborais e sociais existentes na contratação coletiva, nos acordos complementares e usos das empresas".

O SICOP, segundo o comunicado, não aceita "o aumento da duração do tempo de trabalho", a diminuição dos salários, "por via da redução do valor/hora de trabalho, bem como a redução brutal no pagamento do trabalho extraordinário, dos feriados e outras retribuições".

Os trabalhadores da Galp, no qual se incluem as refinarias de Sines e de Matosinhos, não concordam também com a "eliminação dos descansos compensatórios, de dias feriados e dias de férias".

O sindicato considera "vergonhoso" que a administração liderada por Manuel Ferreira de Oliveira "esteja a furtar-se a discutir seriamente uma via para resolver um problema que ela própria criou e que, agora, face ao conflito instalado, queira fugir às suas responsabilidades".

Os trabalhadores já realizaram uma greve entre 17 e 19 de setembro com os mesmos objetivos, sendo que na altura, o porta-voz da administração da Galp afirmou à agência Lusa que "em matéria de compensações e remuneração por trabalho suplementar", a empresa "limitou-se a cumprir a lei", acrescentando que a Galp "respeita os acordos coletivos, mas estes não estão acima da lei".

O novo Código do Trabalho, alterado a 25 de junho, no seu artigo 7.º, diz que "são nulas as disposições de instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho e as cláusulas de contratos".

O mesmo documento explicita que "ficam suspensas durante dois anos, a contar da entrada em vigor da presente lei, as disposições de instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho e as cláusulas de contratos de trabalho", nomeadamente os "acréscimos de pagamento de trabalho suplementar superiores aos estabelecidos pelo Código do Trabalho" e a "retribuição do trabalho normal prestado em dia feriado, ou descanso compensatório por essa mesma prestação".Dinheiro Vivo | Lusa
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por mais_um » 18/9/2012 16:42

AutoMech Escreveu:Preciso da vossa ajuda para perceber uma coisa.

Este Domingo (o terceiro do mês) meti gasolina 95 na Galp da Calçada de Carriche (Galpgeste).

No talão o preço por litro foi de 1,724. Se o preço no 3º Domingo é menos 6 cêntimos, já incluído no preço, então o preço normal seria 1.784, certo ?

Hoje, no mesmo posto, a gasolina 95 está a 1.744 (retirei do site e confirmei por telefone).

Isso significa que o preço normal desceu de 1.784 para 1.744 (-4 cêntimos) de Domingo para cá ? Está correcto ?


Correcto, a Galp desceu 4 centimos na gasolina
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por Automech » 18/9/2012 16:40

Preciso da vossa ajuda para perceber uma coisa.

Este Domingo (o terceiro do mês) meti gasolina 95 na Galp da Calçada de Carriche (Galpgeste).

No talão o preço por litro foi de 1,724. Se o preço no 3º Domingo é menos 6 cêntimos, já incluído no preço, então o preço normal seria 1.784, certo ?

Hoje, no mesmo posto, a gasolina 95 está a 1.744 (retirei do site e confirmei por telefone).

Isso significa que o preço normal desceu de 1.784 para 1.744 (-4 cêntimos) de Domingo para cá ? Está correcto ?
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