Trabalhadores independentes duplamente castigados no IRS
Re: Act.
elbmurcs Escreveu:Folha_Verde Escreveu:Bom, se a tx para a SS tb aumentou, então abrir empresa tornou-se claramente uma opção a considerar.
Mesmo no caso de poder recibo isento de irs, por ser abaixo de 10 mil, no fim do podem fazer um acerto sobre o valor certo.
Pah a situação de cont. organizada só deve compensar para valores maiores, axo.
sim, no caso em q haja isenção da tx de retenção, depois vais ter q declarar o teu rendimento e ai será feito todo o cálculo em função do mesmo.
em relação à empresa volto a dizer q é necessário fazer bem as contas pq tu com uma empresa tens despesas q não tens se tiveres no simplificado, mas como disse este aumento brutal p a SS não se verificará se tiveres empresa pois ai vais ganhar o salário minimo e a tx incide sobre o mesmo.
Eu pessoalmente não confio mais no nosso sistema de SS, e estar a descontar esta brutalidade pensado q se vai receber um dia mais tarde não acredito, mas isso depende do pensamento de cada um e do seu grau de confiança no sistema.
Cumprs,
Folha Verde
Folha Verde
- Registado: 13/10/2010 22:57
Folha_Verde Escreveu:Bom, se a tx para a SS tb aumentou, então abrir empresa tornou-se claramente uma opção a considerar.
Mesmo no caso de poder recibo isento de irs, por ser abaixo de 10 mil, no fim do podem fazer um acerto sobre o valor certo.
Pah a situação de cont. organizada só deve compensar para valores maiores, axo.
- Registado: 18/7/2008 9:00
elbmurcs Escreveu:rantomas Escreveu:Para IVA são usados sempre os 100% do rendimento.
Os 80% servem apenas para IRS, pois apenas são tributados 80% dos rendimentos, como se os 20% fossem despesas.
E para calcular a contribuição da seg. social, também é 80% do rendimento certo?
Então no IRS são 25% de 80% do rendimento?
elbmurcs,
se tiveres receitas superiores a 10.000 € ficas então obrigado a cobrar IVA aos teus clientes, ou seja, imagina que cobras por um serviço 100 € , então 23 € (23%) entregarás ao estado. O IVA é pago pelo cliente e tu apenas serves de intermediário entre receberes do cliente e entregares ao estado. No caso dos clientes serem coletivos estes terão que fazer retenção da taxa obrigatória, que parece que subiu para 25%, mas esta tx serve apenas para tu adiantares dinheiro ao estado, no final do ano será feito o acerto considerando as taxas realmente aplicáveis ao teu rendimento, e ai claro serão considerados os 80% do rendimento. Para efeitos da SS supostamente deverão ser considerados os 80%, pois actualmente estão a ser considerados 70% embora esteja a ser aplicado de forma progressiva desde que o novo código contributivo entrou em vigor.
Bom, se a tx para a SS tb aumentou, então abrir empresa tornou-se claramente uma opção a considerar.
Cumprs,
Folha Verde
Folha Verde
rantomas Escreveu:Para IVA são usados sempre os 100% do rendimento.
Os 80% servem apenas para IRS, pois apenas são tributados 80% dos rendimentos, como se os 20% fossem despesas.
E para calcular a contribuição da seg. social, também é 80% do rendimento certo?
Então no IRS são 25% de 80% do rendimento?
elbmurcs Escreveu:Folha_Verde Escreveu:os 21,5% são a taxa de retenção obrigatória e incidem sobre sobre 100% do rendimento.
Depois qd entregares a tua declaração será feita o acerto e ai sim serão considerados os 80% do rendimento.
Não percebo bem, então no caso de isenão de iva <10.0000, é feito o acerto sobre 80% ao fim do ano?
Para IVA são usados sempre os 100% do rendimento.
- Registado: 29/11/2007 12:59
Folha_Verde Escreveu:os 21,5% são a taxa de retenção obrigatória e incidem sobre sobre 100% do rendimento.
Depois qd entregares a tua declaração será feita o acerto e ai sim serão considerados os 80% do rendimento.
Não percebo bem, então no caso de isenão de iva <10.0000, é feito o acerto sobre 80% ao fim do ano?
elbmurcs Escreveu:Pelo que consegui perceber os recibos verdes pagam 21,5% de IRS sobre 80% do rendimento.
O IVA é apenas para + de 12000 ou 10000 relevante (80% * 12000 = 10000)
A segurança social não paga abaixa de 2500, até 5000 paga metade do 1º escalão e 10000 já entra no segundo escalão. Para não pagar ou pagar menos (até 5000) é necessário requerimento à SS para pagar duodécimos do valor. Não sejam burros como eu que estive um ano sem passar recibos, não disse nada à SS e agora vou pagar 124€.
Tudo isto, para 2013.
Atenção, isto é para quem apenas passa recibos e não tem trabalho por conta doutrem.
elbmurcs,
acho q tás a fazer p ai alguma confusão.
Vejamos,
os 21,5% são a taxa de retenção obrigatória e incidem sobre sobre 100% do rendimento.
Cumprs,
Folha Verde
Folha Verde
Act.
Pelo que consegui perceber os recibos verdes pagam 21,5% de IRS sobre 80% do rendimento.
A segurança social não paga abaixa de 2500, até 5000 paga metade do 1º escalão e 10000 já entra no segundo escalão. Para não pagar ou pagar menos (até 5000) é necessário requerimento à SS para pagar duodécimos do valor. Não sejam burros como eu que estive um ano sem passar recibos, não disse nada à SS e agora vou pagar 124€.
Tudo isto, para 2013.
Atenção, isto é para quem apenas passa recibos e não tem trabalho por conta doutrem.
Tudo isto, para 2013.
Re: Trabalhadores independentes duplamente castigados no IRS
dfviegas Escreveu:[quote="Folha_VerdeEnfim, como diz o ditado: "conforme a música assim é a dança", como a música mudou está na hora de mudar a dança.
Obrigado pela explicação, mas ainda me subsistem algumas dúvidas, depois quem é que paga a minha casa, a minha alimentação o colégio do meu filho é a minha empresa?
Como é que funciona a transferência do dinheiro da empresa para nós?[/quote]
Bom, a partir do momento em que tens uma empresa vais ter que fazer distribuição de lucros para poderes ter acesso ao dinheiro que a mesma recebe do teu cliente. As saidas do dinheiro da empresa assumem diversas formas desde despesas da empresa, a distribuição de lucros, etc...
A principal vantagem seria na SS pois ai incidiria só sobre o salário minimo. No teu IRS passarias a ter que declarar os lucros que recebeste da empresa.
Convém ter uma noção geral de como as coisas funcionam mas qualquer contabilistica com o minimo de experiencia sabe tratar disto normalmente.
Normalmente quem se "safa bem" e foge aos impostos são as empresas que obtem rendimentos e não passam fatura (por exemplo os cafés) e assim nem sequer precisam de fazer distribuição de lucros pois o mesmo nunca foi declarado, além de não pagarem IRC os acionistas não pagam IRS. Existem também as facturas falsas para justificar saidas de dinheiro como se fossem despesas da empresa mas na verdade é para meter o dinheiro ao bolso sem nunca ser alguma vez tributado em sede de IRS. O dinheiro circula na chamada economia paralela.
Cumprs,
Folha Verde
Folha Verde
Folha_Verde Escreveu:dfviegas Escreveu:Folha_Verde Escreveu:Isto tudo é insustentável,mas existem alternativas e já não são novidade:
- Abertura de empresa em portugal e como gerente o trabalhador passar a receber o salário minimo;
-Quem tem rendimentos mais elevados pode optar por receber o seu rendimento numa empresa sediada numa offshore.
- Ser pago em espécie, combustivel, senhas de almoço,supermercado,etc...
enfim é tudo uma questão de fazer contas e escolher a solução mais adequada a cada caso.
MAs achas que as finanças um dia destes tambem não vão apanhar esses casos, claro que vão vais passar a ter de descontar por todas as fontes de rendimento.
De qualque maneira explica lá como é que isso funciona, abres empresa a tua empresa paga-te uma parte como recibo verde e outra parte paga à tua empresa que por sua vez te paga a ti como gerente é isso?
Ou a tua empresa recebe tudo e como gerente só recebes o salario minimo.
De qualquer forma isso vai ter impacto no tua futura reforma, admitindo que vamos ter reforma, eu não quero fugir aos meus impostos, mas tambem não quero é ser roubado pelas finaças e pela segurança social.
é que para salarios de 1000 levarem 40% entre irs e ss é demasadiado roubo.
Abrir empresa é uma solução bastante prática e poderá ser mesmo a melhor solução em certos casos como alternativa ao simplificado.
O simplificado sempre foi uma boa escolha pois a presunção dos 70% era bem razoável e não tinhamos que andar a pedir facturas a toda a hora. Mas agora as coisas mudaram, o código contributivo mudou, os escalões do irs mudaram e o que antigamente não era uma alternativa poderá passar a ser, mas repito é preciso fazer contas e ver caso a caso.
Com a abertura de uma empresa, a mesma passa a ser uma fornecedora de serviços à empresa com a qual colaboras actualmente, fazes para isso um contrato de prestação de serviços e tu és o único trabalhador dessa mesma empresa onde também és sócio-gerente e onde vais atribuir a ti próprio o salário minimo e assim os teus descontos para a SS e IRS são actualizados a essa nova realidade. Passas a poder também a considerar despesas como compras de carro e outros bens como despesas da tua empresa e assim pagares menos de IRC (que não foi mexido).
Bom, as desvantagens é que terás que pagar a um contabilista (uns 120 euros por mês), por isso é que eu digo que isto compensa para quem ganha relativamente bem e estes novos custos são inferiores às perdas destas novas actualizações de IRS e SS.
Ter uma empresa é sempre mais burocrático mas poderá compensar ainda por mais o governo está a proteger as empresas não aumentando o IRC e quem sabe até diminuindo a TSU.
Outra coisa boa é que a tua empresa actualmente tem que descontar 5% do teu salário no diz que respeito à sua responsibilidade para a SS e assim deixa de o fazer o que te deixa numa posição mais confortável.
Em relação à tua reforma achas mais seguro deixá-la na mão dos nosso politicos ou na tua?
eu acho que não há mt a dizer sobre isto!!!
Enfim, como diz o ditado: "conforme a música assim é a dança", como a música mudou está na hora de mudar a dança.
totalmente de acordo. Se eu fosse de "recibos verdes" era o que faria.
- Registado: 15/9/2010 15:02
[quote="Folha_VerdeEnfim, como diz o ditado: "conforme a música assim é a dança", como a música mudou está na hora de mudar a dança.[/quote]
Obrigado pela explicação, mas ainda me subsistem algumas dúvidas, depois quem é que paga a minha casa, a minha alimentação o colégio do meu filho é a minha empresa?
Como é que funciona a transferência do dinheiro da empresa para nós?
Como é que funciona a transferência do dinheiro da empresa para nós?
- Registado: 29/11/2007 2:53
dfviegas Escreveu:Folha_Verde Escreveu:Isto tudo é insustentável,mas existem alternativas e já não são novidade:
- Abertura de empresa em portugal e como gerente o trabalhador passar a receber o salário minimo;
-Quem tem rendimentos mais elevados pode optar por receber o seu rendimento numa empresa sediada numa offshore.
enfim é tudo uma questão de fazer contas e escolher a solução mais adequada a cada caso.
MAs achas que as finanças um dia destes tambem não vão apanhar esses casos, claro que vão vais passar a ter de descontar por todas as fontes de rendimento.
De qualque maneira explica lá como é que isso funciona, abres empresa a tua empresa paga-te uma parte como recibo verde e outra parte paga à tua empresa que por sua vez te paga a ti como gerente é isso?
De qualquer forma isso vai ter impacto no tua futura reforma, admitindo que vamos ter reforma, eu não quero fugir aos meus impostos, mas tambem não quero é ser roubado pelas finaças e pela segurança social.
Abrir empresa é uma solução bastante prática e poderá ser mesmo a melhor solução em certos casos como alternativa ao simplificado.
O simplificado sempre foi uma boa escolha pois a presunção dos 70% era bem razoável e não tinhamos que andar a pedir facturas a toda a hora. Mas agora as coisas mudaram, o código contributivo mudou, os escalões do irs mudaram e o que antigamente não era uma alternativa poderá passar a ser, mas repito é preciso fazer contas e ver caso a caso.
Com a abertura de uma empresa, a mesma passa a ser uma fornecedora de serviços à empresa com a qual colaboras actualmente, fazes para isso um contrato de prestação de serviços e tu és o único trabalhador dessa mesma empresa onde também és sócio-gerente e onde vais atribuir a ti próprio o salário minimo e assim os teus descontos para a SS e IRS são actualizados a essa nova realidade. Passas a poder também a considerar despesas como compras de carro e outros bens como despesas da tua empresa e assim pagares menos de IRC (que não foi mexido).
Bom, as desvantagens é que terás que pagar a um contabilista (uns 120 euros por mês), por isso é que eu digo que isto compensa para quem ganha relativamente bem e estes novos custos são inferiores às perdas destas novas actualizações de IRS e SS.
Ter uma empresa é sempre mais burocrático mas poderá compensar ainda por mais o governo está a proteger as empresas não aumentando o IRC e quem sabe até diminuindo a TSU.
Outra coisa boa é que a tua empresa actualmente tem que descontar 5% do teu salário no diz que respeito à sua responsibilidade para a SS e assim deixa de o fazer o que te deixa numa posição mais confortável.
Em relação à tua reforma achas mais seguro deixá-la na mão dos nosso politicos ou na tua?
eu acho que não há mt a dizer sobre isto!!!
Enfim, como diz o ditado: "conforme a música assim é a dança", como a música mudou está na hora de mudar a dança.
Cumprs,
Folha Verde
Folha Verde
carrancho Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Folha verde, tenho poucas dúvidas que a fuga fiscal vai aumentar loucamente e que obviamente que puder usar desses esquemas, usará. Sobram os "idiotas" os trabalhadores por conta de outrem...
Se não encontrar outra forma já decidi, não vou deixar de pagar a quem me fornece bens e serviços de qualidade, vou deixar de contribuir para a SS, claro!
Amigo Carrancho, a melhor forma de luta é reativar o PAP (enquanto não sair a tributação sobre o poker on line...)

Pata-Hari Escreveu:Folha verde, tenho poucas dúvidas que a fuga fiscal vai aumentar loucamente e que obviamente que puder usar desses esquemas, usará. Sobram os "idiotas" os trabalhadores por conta de outrem...
Pior que os "idiotas" ficam os "cromos" dos trabalhadores independentes do simplificado que têm retenção na fonte e não podem fugir nem a 1 cêntimo, têm de devolver subsídios que não recebem, não podem ficar de baixa, não podem tirar férias (1 semana/ano, com um bocadinho de sorte como este ano a aproveitar um feriado a uma 4ª feira para fazer 1,5 semanas de férias), Têm de pagar o seu seguro de acidentes de trabalho, de responsabilidade civil profissional, em caso de baixa parcial por acidente nem a redução na contribuição para a SS têm direito, em que só a renda do escritório ultrapassa os 20% do rendimento bruto, fora água, luz, telecomunicações, limpeza, mais uma série de taxas e licenças relacionadas com a actividade, viatura, gasolina, seguros...
PQP esta m*"*# toda! Considerarem que apenas 20% do rendimento bruto dá para as despesas com a actividade, é surreal, não dá nem para 50% delas!
Se não encontrar outra forma já decidi, não vou deixar de pagar a quem me fornece bens e serviços de qualidade, vou deixar de contribuir para a SS, claro!
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Folha_Verde Escreveu:Isto tudo é insustentável,mas existem alternativas e já não são novidade:
- Registado: 29/11/2007 2:53
pedrooa Escreveu:artista Escreveu:Folha_Verde Escreveu:eu acho que os trabalhadores independentes vão acabar de pagar os seu impostos lá para setembro.
Ou então deixam de "trabalhar"!
Ou deixam de declarar!
A palavra "trabalhar" está entre aspas! Esperava que esse pormenor não passasse despercebido!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Isto tudo é insustentável,mas existem alternativas e já não são novidade:
Cumprs,
Folha Verde
Folha Verde
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, luislobs, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 232 visitantes