Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Despesa Publica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 14/10/2012 19:56

ghorez Escreveu:Vergonha? Eu tenho muito respeito pela tua situação...mas a maioria andou 30 anos e continua a viver à grande e à francesa. E são os FP que têm de pagar a fatura...não os privados! São os FP que têm de ser corrigidos, que têm de ser ajustados. Quanto mais tempo ou se nunca perceberem isto, nunca mais seremos um país sustentável. O grande problema continua a ser os FP. Nada é comparável à dívida provocada pelos ordenados, e mil regalias que os FP tiveram durante décadas.

E do meu bolso já não vão tirar nem mais 1 cêntimo para pagar essa vida...até ao fim do ano quero sair de Portugal. Para mim já chega!
Os FP que paguem a crise! E de preferência sozinhos e sem ajudas de nenhuma entidade!

Natural e lamentavelmente, não sabes do que falas...

Os custos com pessoal cifram-se actualmente em torno dos 16.5 mil milhões de euros.

Os custos com prestações sociais ultrapassam os 30 mil milhões de euros. Mais, as pensões da SS sozinhas (são cerca de 14 mil milhões de euros e não dizem respeito a funcionários públicos) praticamente igualam os custos com pessoal. A totalidade das pensões ultrapassa os custos com trabalhadores no activo. E a totalidade dos custos com prestações sociais é na ordem do dobro do custo dos funcionários públicos.

Esse custo de que falas como se não existisse igual representa na ordem de 20% do orçamento de estado na óptica da contabilidade nacional. Esse custo está actualmente abaixo da média europeia em termos do PIB. E não, esse custo não continua a ser "o grande problema". É manifestamente um problema menor se é que no seu global (no seu somatório) se pode ainda continuar a falar de um problema, dando de barato que a desuniformidade dentro do própio funcionalismo público tratará de garantir que continuam a existir problemas dentro do funcionalismo público.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/10/2012 19:59, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por kuppka » 14/10/2012 19:55

ghorez Escreveu:
Caríssimo tenho muito respeito pela tua situação.
Já tive 2 almoços em Coimbra com o Mário Nogueira, e já lhe disse que respeito e tenho-o em boa consideração pelo seu trabalho na defesa dos direitos dos professores...mas também lhe disse frontalmente que achava que os professores durante muitos e muitos anos (os efetivos..não os que infelizmente estão na tua situação) beneficiaram de inúmeras regalias que eram inaceitáveis para as restantes classes profissionais. E que hoje estavam a sofrer também por esse período... Enfim não vou entrar em pormenores, mas parece-me que tens um dos melhores sindicatos de Portugal a lutar pela vossa situação, e espero sinceramente que ele consiga no mínimo garantir o direito à indemnização.

LOL.

Registado: 31/5/2009 15:22

por RandomWalk » 14/10/2012 19:52

ghorez Escreveu:Vergonha? Eu tenho muito respeito pela tua situação...mas a maioria andou 30 anos e continua a viver à grande e à francesa. E são os FP que têm de pagar a fatura...não os privados! São os FP que têm de ser corrigidos, que têm de ser ajustados. Quanto mais tempo ou se nunca perceberem isto, nunca mais seremos um país sustentável. O grande problema continua a ser os FP. Nada é comparável à dívida provocada pelos ordenados, e mil regalias que os FP tiveram durante décadas.

E do meu bolso já não vão tirar nem mais 1 cêntimo para pagar essa vida...até ao fim do ano quero sair de Portugal. Para mim já chega!
Os FP que paguem a crise! E de preferência sozinhos e sem ajudas de nenhuma entidade!

Ghorez, se me permites, deixo te aqui uma sugestão....

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atol_Palmyra

Registado: 16/1/2008 20:09

por setas » 14/10/2012 19:41

Convem escolher uma Pais onde não haja FP...

Registado: 29/11/2007 13:17

por ghorez » 14/10/2012 19:31

Vergonha? Eu tenho muito respeito pela tua situação...mas a maioria andou 30 anos e continua a viver à grande e à francesa. E são os FP que têm de pagar a fatura...não os privados! São os FP que têm de ser corrigidos, que têm de ser ajustados. Quanto mais tempo ou se nunca perceberem isto, nunca mais seremos um país sustentável. O grande problema continua a ser os FP. Nada é comparável à dívida provocada pelos ordenados, e mil regalias que os FP tiveram durante décadas.

Registado: 25/9/2012 10:49

Minitério da Agricultura

por Trisquel » 14/10/2012 19:28

Temos aqui mais despesa do Minitério da Agricultura
no montante de 205 Milhões. Cheira a "subsidiodependente"!!! :wink:

já que não há soluções haja coragem!!!! :oops:

http://dre.pt/pdf2sdip/2012/03/058000000/1042410548.pdf
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por artista_ » 14/10/2012 19:19

ghorez Escreveu:Caríssimo tenho muito respeito pela tua situação.
Já tive 2 almoços em Coimbra com o Mário Nogueira, e já lhe disse que respeito e tenho-o em boa consideração pelo seu trabalho na defesa dos direitos dos professores...mas também lhe disse frontalmente que achava que os professores durante muitos e muitos anos (os efetivos..não os que infelizmente estão na tua situação) beneficiaram de inúmeras regalias que eram inaceitáveis para as restantes classes profissionais. E que hoje estavam a sofrer também por esse período... Enfim não vou entrar em pormenores, mas parece-me que tens um dos melhores sindicatos de Portugal a lutar pela vossa situação, e espero sinceramente que ele consiga no mínimo garantir o direito à indemnização.

Então vamos lá ver, tens consciência de que dezenas de milhares estão na minha situação. Não são só professores, há outros profissionais que também estão, e há muitos outros milhares que sendo contratados estão em vias de poder estar na minha situação também, mas isso não te chegou para, nem que fosse por vergonha, te inibires de escrever isto:

ghorez Escreveu:E é engraçado que quem ainda sai à noite, janta fora, faz férias, compra carros novos, em plena crise, ainda são os funcionários públicos. É tão bom saber que nunca serão desempregados, que nunca serão colocados em lay-off, enfim...30 anos de injustiças!

Por outro lado achas bem que o estado agora explore concidadãos teus dado que os beneficiou durante anos?! :shock: :roll:

Privados que estão bem e que beneficiaram de variadíssimas formas do estado, não existem...

Engraçada a tua forma de ver as coisas...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por setas » 14/10/2012 18:25

Então vou-lhe dizer uma coisa ...

Já lhe disse que deve haver ponderação tanto nos pensamentos como nas palavras

Sabe que existem certos regimes especiais na FP

Imagine ter uma turma de alunos ciganos entre os quais alguns de ouros bairro pobres

Imagine o que é um professor ter de matar piolhos a alguns alunos ...
Ter de ser vacinado contra certas doenças
Mandar os alunos lavar-se para estarem ao pedos outros etc etc

Não digo que quem trabalha numa plataforma petrolifera tambem não tenha o seu risco

Mas ganha bem e tem e mes alternado de folga etc etc

Um regime especial tem de ter alguns direitos , que lhe tem sido retirados um um

Vá ver os estudo e veja qual é a profissão onde há mais deprssões

E eu sei do que falo

por ghorez » 14/10/2012 18:18

artista Escreveu:
ghorez Escreveu:...naturalmente.

Não sei se não percebeste, ou se finges não perceber, mas essa frase foi dita num contexto em que não teria a certeza se o "artista" quereria entrar/expor pormenores da sua vida pessoal (profissional), porque estamos num fórum na internet. Apenas isso. Mas podes continuar a citar essa frase: mostra que sabes onde fica o link para "Responder com citação" e que sabes descontextualizar as frases de outras pessoas.

E do que ele já falou, digo e repito, que acho que ele deveria ir para tribunal. E quanto ao financiamento para um processo, o que posso dizer é que sei de várias pessoas que já recorreram ao apoio jurídico da segurança social e que tiveram os seus casos resolvidos. E esse apoio para essas pessoas em muitos casos foi totalmente isento de custos ou de custos muito reduzidos. Acho que ele poderia ao menos expor o caso...e ver o que lhe dizem. Expor o caso, garantidamente não tem custos nenhuns (acho que nem o formulário se paga!)

Não sei se já percebeste que no meu caso estão dezenas de milhares?!

Os sindicatos têm conseguido em muitos casos que paguem uma indemnização (embora apenas relativa ao último contrato e não desde que o início), apenas isso... por acaso estive recentemente a falar com o Mário Nogueira que me disse que iam tentar levar um caso a tribunal para colocar essa pessoa nos quadros por estar já há muitos anos a contrato. Se conseguirem ganhar o caso poderiam levar mais e tentar fazer jurisprudência com os mesmos... de qualquer forma isso não deve ser prioridade, acho quer para eles a prioridade será fazer barulho, manifestações e coisas do género!

Mas não me parece que isto seja o essencial do que se está a discutir, apenas prova que há milhares de exemplos que demonstram que o que tu tens defendido está longe de ser verdade!

Caríssimo tenho muito respeito pela tua situação.

por MarcoAntonio » 14/10/2012 18:17

ghorez Escreveu:
Não sei se não percebeste, ou se finges não perceber, mas essa frase foi dita num contexto em que não teria a certeza se o "artista" quereria entrar/expor pormenores da sua vida pessoal (profissional), porque estamos num fórum na internet. Apenas isso.

A situação dele é genérica, (ão é meramente um caso individual que se aplique a um individuo e está a passar-se com milhares de (ex) funcionários públicos. O cerne da questão é precisamente tu falares do que não sabes, escrevendo generalizações abusivas e totalmente despropositadas sobre temas que não dominas, sobre os quais meramente elaboras sobre construções pré-estabelecidas. Tu já decidiste sobre a moral que ele (e outros ex-funcionários públicos) têm para falar, coisa sobre o que tens insistido praticamente em todos os posts.

A tua fuga para a frente não funciona, pelo menos comigo (onde desde logo no início começaste por deturpar completamente o que eu escrevi) não funcionará, lamento.

Agora, claro poderás ir reescrever tudo o que escreveste antes. Enfim, fica ao teu critério...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/10/2012 18:20, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por setas » 14/10/2012 18:10

Tribunal para que ?

Durante O PAFE o OE de destado de 2013 sobrepoe-se a todas as normas decretos lei de caracter transitório ou outras
o OE tem natureza imperativa sobre qualquer norma regime transitório

Alem de que já foi demonstrado que nem a Resolução do Tribunal Constitucional se sobrepõe as medidas excepcionais de estabilidade orçamental

Alem de que por o estado em tribunal é ainda mais dificl

por artista_ » 14/10/2012 17:59

ghorez Escreveu:...naturalmente.

Não sei se não percebeste, ou se finges não perceber, mas essa frase foi dita num contexto em que não teria a certeza se o "artista" quereria entrar/expor pormenores da sua vida pessoal (profissional), porque estamos num fórum na internet. Apenas isso. Mas podes continuar a citar essa frase: mostra que sabes onde fica o link para "Responder com citação" e que sabes descontextualizar as frases de outras pessoas.

E do que ele já falou, digo e repito, que acho que ele deveria ir para tribunal. E quanto ao financiamento para um processo, o que posso dizer é que sei de várias pessoas que já recorreram ao apoio jurídico da segurança social e que tiveram os seus casos resolvidos. E esse apoio para essas pessoas em muitos casos foi totalmente isento de custos ou de custos muito reduzidos. Acho que ele poderia ao menos expor o caso...e ver o que lhe dizem. Expor o caso, garantidamente não tem custos nenhuns (acho que nem o formulário se paga!)

Não sei se já percebeste que no meu caso estão dezenas de milhares?!

Os sindicatos têm conseguido em muitos casos que paguem uma indemnização (embora apenas relativa ao último contrato e não desde que o início), apenas isso... por acaso estive recentemente a falar com o Mário Nogueira que me disse que iam tentar levar um caso a tribunal para colocar essa pessoa nos quadros por estar já há muitos anos a contrato. Se conseguirem ganhar o caso poderiam levar mais e tentar fazer jurisprudência com os mesmos... de qualquer forma isso não deve ser prioridade, acho quer para eles a prioridade será fazer barulho, manifestações e coisas do género!

Mas não me parece que isto seja o essencial do que se está a discutir, apenas prova que há milhares de exemplos que demonstram que o que tu tens defendido está longe de ser verdade!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por ghorez » 14/10/2012 17:49

...naturalmente.

por jpauloff » 14/10/2012 17:41

A continaur assim vao chegar a balança comercial e verificar que e o factor mais importante de todos. Nao existe um pais que sobreviva com defices consecutivos na balança. Quando dao por ela ja e tarde demais...e o nosso caso.

Registado: 29/11/2007 9:23

por MarcoAntonio » 14/10/2012 17:32

Ok, já estou a ver: era a discussão continuar e tu definirias como extensão do funcionalimo público a banca, a energia, as telecomunicações, a mobilidade rodoviária, etc. Nada mais nada menos do que o corolário da visão redutora, a preto e branco, de que não te consegues desgrudar: há os miseráveis que é o grupo onde te inseres e os felizardos do outro que é o grupo a quem chamas funcionalismo público independemente de o serem realmente ou não e das suas circunstâncias específicas.

Circunstâncias que dizes mesmo nem querer saber quais são que isto de entrar em detalhes é uma chatice inconveniente:

ghorez Escreveu:Como te disse artista..não sei os pormenores da tua história nem acho que deva saber.

Esta discussão não levará a lado nenhum naturalmente...
Imagem

Administrador Fórum

por Massao1 » 14/10/2012 17:00

setas Escreveu:Sabe que as receitas no privado, na sua maioria são receitas comparticipadas pelo estado

Nesse caso a despesa publica não é só do Estado

É tambem causa dessas receitas comparticipados pelo estado para o privado ??

Eu nunca mencionei que os salários dos funcionários públicos são o único problema da despesa pública.

Existem muitas empresas privadas que vivem à custa do estado, e muitas vezes o estado é o seu único cliente.

Registado: 5/10/2009 12:35

por artista_ » 14/10/2012 16:59

LedZeplin Escreveu:
artista Escreveu:
ghorez Escreveu:E queres saber o que são barbaridades? Vem para o privado trabalhar! ;) Senão, nem pronuncies palavras das quais não sabes o real significado.

Eu digo-te o mesmo, vem para o estado trabalhar como contratado e logo vês como é que dói! :wink:

Caro artista,

Se estava contratado no estado e estava mal, não dizia aos seu alunos para se precaverem para o futuro.

Jovens, vejam em que curso estão e vejam as perspectiva para o futuro. Não tirem cursos sem futuro.

Não percebi?!

Já agora, na tua opinião, qual eram os cursos que deveria sugerir aos meus alunos?!

por ghorez » 14/10/2012 16:59

Caro Setas, estou com muita pena dos teus familiares professores que não são aumentados desde 2005.

O meu pai já não é aumentado na empresa dela há 13 anos (1999). Eu nunca fui aumentado. A sério tenho imensa pena.

Ao MarcoAntonio: A edp é um excelente exemplo. Estás de parabéns. Não era essa empresa, que não foi mais que um ajuntamento de 13 empresas de eletricidade espalhadas pelo país, e que por sua vez eram fortemente subsidiadas pelo estado (ou seja na prática uma extensão da função pública) e que mesmo depois de 1976 continuou a ser fortemente subsidiada pelo estado e que até hoje ainda ninguém conseguiu colocá-la realmente e efetivamente a competir no mercado? Foi isso que dei em sistemas de energia em ambiente de mercado. Que a EDP/REN/TODAS_EMPRESAS_BENEFICIAM_DOS_CAE eram uma vergonha do ponto de vista de competição em mercado, e que isso tinha prejuízos brutais para os portugueses. Secalhar o meu professor na altura estava a ver as coisas a preto & branco..ou era um agente secreto da iberdrola/endesa.
Mas tens razão.. os fp têm muita e categórica moral para falar do que quer que seja. Sou eu que estou errado, e por essa razão em breve farei as malas.
E oxalá todos os privados façam o mesmo...ficam só os FP e as empresas totalmente dependentes do estado, qual Coreia do Norte/Cuba.
:wink:
Editado pela última vez por ghorez em 14/10/2012 17:01, num total de 1 vez.

por setas » 14/10/2012 16:55

Sabe que as receitas no privado, na sua maioria são receitas comparticipadas pelo estado

Nesse caso a despesa publica não é só do Estado

É tambem causa dessas receitas comparticipados pelo estado para o privado ??

por Massao1 » 14/10/2012 16:51

setas Escreveu:Certo

MAS ESSE PROFESSORES DO PRIVADO QUE FALEI ..

A EMPRESA DELES A INSTITUIÇÃO DELES NÃO TEM ESSES PROBLEMAS

POR ISSO ELES GANHAM BEM MAIS QUE OS OUTROS DO PUBLICO PARA A MESMA CATEGORIA ...

Sabe quem são os professores que trabalham no privado!

muitos deles não tinham colocação no público. Estavam na mesma situação do artista, mas com uma condição. Tinham cunhas para se instalarem no privado.

Sabe que as receitas no privado, na sua maioria são receitas comparticipadas pelo estado.

Dado a maioria das minhas empresas terem ações muitas vezes sou obrigado a vender ações para pagar salários aos meus trabalhadores.

Por isso, digo que o aumento da taxa de IRS sobre dividendos e mais valias só são prejudiciais para os particulares.

No meu caso, como tenho as ações em nome das empresas pouco me preocupo com a taxa. Até pde ser de 50%. Como a taxa de IRC é 25%, e no pressuposto que tenho lucro ainda recupero a diferença da retenção.

No ano de 2011, recuperei praticamente 100$ do IRS dos dividendos obtidos, mas foi a forma de pagar os salários aos meus trabalhadores.
Editado pela última vez por Visitante em 14/10/2012 16:58, num total de 2 vezes.

por db7 » 14/10/2012 16:50

Acho estúpida esta guerrinha entre funcionários públicos e privados. Todos sabemos que os funcionários públicos mais recentes não tem as regalias nem segurança que os antigos funcionários tinham.

O que me custa é que alguns FP não admitem que durante anos e anos foram uma classe privilegiada... e isso tem que mudar.

Adse, trabalho seguro, em muitos casos pouco que fazer (eu sei que não todos... mas boa parte), etc.

Agora para professores, no caso do artista, isto esta um caos. Um juiz ou por exemplo um deputado, que tem um bom salário, recebem ajudas de deslocação, etc... os professores contratados que mudam de escola frequentemente, com horários muitas vezes de m**** pagam tudo do seu próprio bolso! :shock: :shock:

Os governos se querem que as pessoas adiram aos seus programas tem que entender que é necessário mudar estas coisinhas e muitas mais... a começar por eles...

Registado: 13/7/2011 8:39

por MarcoAntonio » 14/10/2012 16:44

Ainda para o ghorez...

Por exemplo, vejamos os funcionários de uma EDP. Não são funcionários públicos: muitos deles são efectivos, dificilmente serão despedidos (mas na rara eventualidade de o serem, receberão indemnização) - algo a que o artista e milhares de outros na situação dele, ex-funcionário público - não teve direito depois de trabalhar mais de uma década no estado.

A EDP, privada, tem o prático monopólio do mercado nacional. A concorrência é só de fachada (no fundo continuamos a consumir virtualmente tudo da EDP e REN). A electricidade em Portugal tem um custo crescente, ainda existe um volumoso déficit tarifário e eu como contribuinte vou ter que pagar isso tudo (na factura e na carga fiscal). A EDP aufere rendas manifestamente abusivas do Orçamento de Estado, estando já ela numa situação previlegiada de prático monopólio e risco mínimo.

Os funcionários da EDP estão na sua generalidade bem seguros, eu pago. O seu CEO tem auferimentos milionários. Eu pago.

E não estamos a falar de funcionários públicos...

Como vês, Portugal não está pintado de preto e branco com trabalhadores do Estado de um lado e trabalhadores privados do outro.

O que tu disseste dos funcionários públicos de forma abusivamente genérica não se aplica ao artista, ex-funcionário público agora em casa sem emprego e sem indemnização. E a situação de previlégio que descreveste de foram abusivamente genérica para os trabalhadores do Estado afinal também ocorre no sector privado (onde eu dei apenas um exemplo, queres mais meia dúzia?... junta todos e estamos a falar de centenas de milhares de trabalhadores, outros tantos quantos os fps todos juntos).

E quem paga e suporta tudo isso (que também ocorre no privado vamos a ver afinal) sou eu e tu e o resto dos contribuintes também.

O problema do teu post, ghorez, é veres o país a preto e branco. Não é os fps (no seu conjunto) estarem melhor ou pior do que os privados (no seu conjunto) nem foi isso que eu questionei em parte alguma como depois quiseste transformar para me por na boca o que eu não disse.

É antes que cada caso é um caso, as situações devem ser analisadas de forma objectiva, cuidada, sensata e clarividente (especialmente no aspecto de se estar aberto à informação de situações que podemos não conhecer ao pormenor e sobre as quais podemos estar a fazer considerações abusivas).

E não ao tipo "ai és fp - ou eras - então tá caladinho, não podes falar de barbaridades... nem quero saber dos detalhes da tua situação".

Lê outra vez o teu post, porque é aquilo a que ele se resume... não estou a inventar nada.
Imagem

Administrador Fórum

por setas » 14/10/2012 16:40

Certo

MAS ESSE PROFESSORES DO PRIVADO QUE FALEI ..

A EMPRESA DELES A INSTITUIÇÃO DELES NÃO TEM ESSES PROBLEMAS

POR ISSO ELES GANHAM BEM MAIS QUE OS OUTROS DO PUBLICO PARA A MESMA CATEGORIA ...

por Massao1 » 14/10/2012 16:37

setas Escreveu:Artista

Em primeiro lugar sinto muito pelo que lhe está a contecer assim como aos outros colegas seus

Em relação ao publico privado poso dar um exemplo :
Tenho alguams pessoa na familia que são Professores

Desde 2005 que os professores Primários por xemplo não tem progressões .Estão congelados
Para alem disso tiveram um desconto enter -3,5 a 10 %nos ordenados na FP .Em 2012 não tiveram os subsidios.
No privado alem de esse corte que não tiveram mantem até á data os subsidos.
acho que algusnaté progrediram
Portanto em percentagem aqui já há uma boa diferença de uns para os outros.

Potanto quando se fala em publico privado tem de se ponderar ....

Caro setas. Conheço administradores no privado que passaram a ganhar menos de metade de ordenado.

No privado o ajustamento nos salário é pratica corrente.

Quando uma empresa encontra problemas financeiros (diminuição de receitas, aumento de juros, etc)os primeiros a pagarem com a crise são os trabalhadores.

Chego muitas vezes ao fim do mês e não tenho dinheiro para pagar o meu vencimento. Mas não invejo os funcionários públicos. Afinal eles escolheram a sua carreira. A opção foi deles e nesta altura penso que fizeram a opção correta, mas não vamos ser nós a pagar a crise soberana.

Veja-se o caso de muitos reformados. Pagaram meses à segurança social para obterem reformas chorudas. Meses esses que nunca trabalhara.
Conheço casos de pagamento de 10 anos à segurança social para obterem reformas de 2.000,00. Penso que foi no tempo do guterres esta benesse.

Não é justo, os reformados terem uma desvaçorização da sua reforma.

Vejam o caso da atual presidente da assembleia da república. reformou-se aos 43 anos com 7.000,00 de pensão.

Vejam o caso do marques Mendes com uma pensão de 3500,00

Editado pela última vez por Visitante em 14/10/2012 16:46, num total de 1 vez.

por setas » 14/10/2012 16:33

Artista

Em primeiro lugar sinto muito pelo que lhe está a contecer assim como aos outros colegas seus

Em relação ao publico privado poso dar um exemplo :
Tenho alguams pessoa na familia que são Professores

Desde 2005 que os professores Primários por xemplo não tem progressões .Estão congelados
Para alem disso tiveram um desconto enter -3,5 a 10 %nos ordenados na FP .Em 2012 não tiveram os subsidios.
No privado alem de esse corte que não tiveram mantem até á data os subsidos.
acho que algusnaté progrediram
Portanto em percentagem aqui já há uma boa diferença de uns para os outros.

Potanto quando se fala em publico privado tem de se ponderar ....

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: chico_laranja, Google [Bot], Heldroo, icemetal, iniciado1, jprgodinho, m-m, malakas, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Rafael Abreu, Tosta mista, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 246 visitantes