Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar casa ou arrendar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Um curioso... » 11/12/2012 15:45

Luxor Escreveu:Alguém sabe-me dizer essa taxa liberatória de 28% do orçamento 2013, vai incidir sobre os proprietários que tenham casa arrendada a inquilinos particulares ?
Li neste tópico que sim. Todos os meses o proprietário vai as finanças entregar irs da renda.
A que sempre existiu foi para inquilinos com contabilidade organiZada.
Fui às finanças e disseram que isso muito dificilmente vai existir no futuro, para particulares.

Não! Os inquilininos que tiverem um aluguer dum espaço comercial com contabilidade organizada, é que têm que fazer retenção na fonte (16,5%). Os senhorios limitam-se a fazer a declaração de IRS no ano seguinte e são taxados à taxa liberatória de 28% sobre o rendimento coletável referente às rendas. Podem ainda optar pelo englobamento quando a situação for mais favorável.

Registado: 29/11/2007 14:04

por aguiarc » 11/12/2012 13:10

Vivo neste momento numa casa minha mas pretendo mudar para outra mais adequada às minhas necessidades. O que pretendo é arrendar a minha e ir para uma arrendada, ou seja, serei senhorio e inquilino ao mesmo tempo.

Alguém sabe se posso declarar apenas a diferença das rendas (recebidas-pagas)? Ou será que tenho que pagar imposto sobre as rendas recebidas e depois apenas posso descontar uma pequena parte das rendas pagas?

Parece-me que o segundo caso é bastante injusto, mas nada que não estejamos habituados em Portugal.

Obrigado pela ajuda!

Registado: 20/2/2007 9:33

por 654235 » 5/11/2012 15:06

Alguém sabe-me dizer essa taxa liberatória de 28% do orçamento 2013, vai incidir sobre os proprietários que tenham casa arrendada a inquilinos particulares ?
Li neste tópico que sim. Todos os meses o proprietário vai as finanças entregar irs da renda.
A que sempre existiu foi para inquilinos com contabilidade organiZada.
Fui às finanças e disseram que isso muito dificilmente vai existir no futuro, para particulares.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Sr_SNiper » 15/10/2012 13:06

americob Escreveu:Sr_SNiper:

Do Código do IRS, Art. 8º (Rendimentos):

1 - Consideram-se rendimentos prediais as rendas dos prédios rústicos, urbanos e mistos pagas ou colocadas à disposição dos respectivos titulares.

Ainda do Código do IRS, Art. 85º (Deduções):

d) Importâncias, líquidas de subsídios ou comparticipações oficiais, suportadas a título de renda pelo arrendatário de prédio urbano ou da sua fracção autónoma para fins de habitação permanente, quando referentes a contratos de arrendamento celebrados a coberto do Regime do Arrendamento Urbano, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 321-B/90, de 15 de Outubro, ou do Novo Regime de Arrendamento Urbano, aprovado pela Lei n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro, até ao limite de (euro) 591.(Redacção dada pela Lei 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

-----

Pelo que está no CIRS, acima transcrito, é considerado rendimento do senhorio no ano em que este recebeu a renda. Logo, será considerado despesa do inquilino no mesmo ano, até porque o que for declarado no Modelo 3 de um terá que coincidir com o que o outro declara no Modelo 10.

No entanto, pode vir a surgir mais tarde, em caso de inspeção, problemas de interpretação restrita da letra do artigo 85º, nomeadamente na parte em que diz: "... para fins de habitação permanente ...", na medida em que este pagamento não de destinaria ao pagamento da habitação permanente de 2012, mas sim de 2013.

Esta é uma mera opinião.

Ou seja, nem baseado na lei uma pessoa se safa porque ninguém a entende...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Heisenberg » 15/10/2012 9:38

pvg80713 Escreveu:depois de defender a solução de arrendamento, venho agora mostrar alguns elementos a favor da compra.

o que me fez mudar de ideias foram três coisas que me aconteceram ontem.

1. o programa de imobiliário da TVI24. neste programa mostraram casas nos arredores de Lisboa, linha de Sintra e Margem Sul, a 30, 20 e até dez mil euros...
por estes valores, penso que vale a pena comprar a pensar em investimento futuro, Ou seja se tiveres que mudar de casa, sempre arranjas alguém para ta pagar...claro que é preciso escolher muito, e fazer algumas obras.

2. Soube que no aldeamento Casas da Comporta, residências de férias, havia pessoas a querer vender a sua casa pelo valor em dívida ao banco. ou seja em alguns casos, metade do preço de compra...
ou seja há pessoas dispostas a perder muito dinheiro do que meteram nas casas, óbviamente porque se sentem pressionadas a isto,
assim, é claramente de aproveitar "ofertas" destas, comprando, parece-me um excelente investimento a médio, longo prazo.

3. por ultimo, o filho de um amigo, foi para a Holanda trabalhar. Comprou lá casa, arrendou quartos a estudantes....... e sim, tem casa e ainda ganha dinheiro.

A parte do "escolher muito" e estar disposto a "fazer algumas obras" é que me parece essencial. Digo isto porque, acompanhando diariamente a oferta de arrendamento no Porto, vejo que os apartamentos mais descuidados vão aparecendo mês após mês nos anúncios, enquanto os que têm bom aspecto desaparecem logo (à parte os que são colocados a preços disparatados, e são muitos). A oferta para arrendamento começa a ser bem maior, mas ainda suporta muito bem as boas ofertas.
Esta é a minha percepção ao pesquisar constantemente as ofertas, por necessidade própria.

Registado: 2/9/2011 12:01

por americo » 15/10/2012 9:15

Sr_SNiper:

Do Código do IRS, Art. 8º (Rendimentos):

1 - Consideram-se rendimentos prediais as rendas dos prédios rústicos, urbanos e mistos pagas ou colocadas à disposição dos respectivos titulares.

Ainda do Código do IRS, Art. 85º (Deduções):

d) Importâncias, líquidas de subsídios ou comparticipações oficiais, suportadas a título de renda pelo arrendatário de prédio urbano ou da sua fracção autónoma para fins de habitação permanente, quando referentes a contratos de arrendamento celebrados a coberto do Regime do Arrendamento Urbano, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 321-B/90, de 15 de Outubro, ou do Novo Regime de Arrendamento Urbano, aprovado pela Lei n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro, até ao limite de (euro) 591.(Redacção dada pela Lei 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

-----

Pelo que está no CIRS, acima transcrito, é considerado rendimento do senhorio no ano em que este recebeu a renda. Logo, será considerado despesa do inquilino no mesmo ano, até porque o que for declarado no Modelo 3 de um terá que coincidir com o que o outro declara no Modelo 10.

No entanto, pode vir a surgir mais tarde, em caso de inspeção, problemas de interpretação restrita da letra do artigo 85º, nomeadamente na parte em que diz: "... para fins de habitação permanente ...", na medida em que este pagamento não de destinaria ao pagamento da habitação permanente de 2012, mas sim de 2013.

Esta é uma mera opinião.

Registado: 1/5/2007 20:38

por pvg80713 » 15/10/2012 7:43

depois de defender a solução de arrendamento, venho agora mostrar alguns elementos a favor da compra.

o que me fez mudar de ideias foram três coisas que me aconteceram ontem.

1. o programa de imobiliário da TVI24. neste programa mostraram casas nos arredores de Lisboa, linha de Sintra e Margem Sul, a 30, 20 e até dez mil euros...
por estes valores, penso que vale a pena comprar a pensar em investimento futuro, Ou seja se tiveres que mudar de casa, sempre arranjas alguém para ta pagar...claro que é preciso escolher muito, e fazer algumas obras.

2. Soube que no aldeamento Casas da Comporta, residências de férias, havia pessoas a querer vender a sua casa pelo valor em dívida ao banco. ou seja em alguns casos, metade do preço de compra...
ou seja há pessoas dispostas a perder muito dinheiro do que meteram nas casas, óbviamente porque se sentem pressionadas a isto,
assim, é claramente de aproveitar "ofertas" destas, comprando, parece-me um excelente investimento a médio, longo prazo.

3. por ultimo, o filho de um amigo, foi para a Holanda trabalhar. Comprou lá casa, arrendou quartos a estudantes....... e sim, tem casa e ainda ganha dinheiro.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Sr_SNiper » 14/10/2012 18:32

]Se o inquilino pagar a renda toda do próximo ano em Dezembro de 2012, pode declarar no IRS deste ano a renda ou tem que declarar no IRS referente a 2013 no ano de 2014?

por Heisenberg » 14/10/2012 16:08

A-330 Escreveu:Hoje em dia , ou se tem dinheiro para comprar a pronto, sem se descapitalizar totalmente,alguma coisa muito barata em algum leilão ou também acho que mais vale arrendar.

E esse sistema do Sniper de pagar um ano à frente com desconto é ótimo.

A330

Exactamente. Mas considero que mesmo aqui há poucos anos, quando o crédito era fácil, nem sempre a opção de comprar era tão acertada como parecia. No meu caso, pelo menos: nessa altura poderia apenas pagar uma muito pequena percentagem e o resto seria empréstimo. Os spreads eram baixos, mas as taxas de juro andavam pelos 5%. E sendo assim, custava-me praticamente o mesmo ou ainda menos arrendar. É claro que com a queda das taxas, desde que se mantenha o spread ao nível desse tempo, a coisa ficou, para já, mais barata para quem comprou (resta saber o que vai acontecer ao IMI nos próximos tempos). Mas a verdade é que também as rendas estão mais baixas e negociáveis do que eram há 5 anos. Nesse tempo fui a muitas imobiliárias e nenhuma tinha nada para arrendar, ficavam com o meu contacto e nunca ligavam. A primeira coisa com bom aspecto, localização e preço que apareceu tive de agarrar e não consegui negociar um cêntimo. Agora é bem diferente.

por Sr_SNiper » 14/10/2012 14:44

A-330 Escreveu:Hoje em dia , ou se tem dinheiro para comprar a pronto, sem se descapitalizar totalmente,alguma coisa muito barata em algum leilão ou também acho que mais vale arrendar.

A330

Eu poderia comprar uma casa a pronto, mas uma casa barata, e ficaria completamente descapitalizado e sem dinheiro para um café. Nunca poderia continuar a ter a vida que tenho ( que não é nada de mais, mas permite-me comprar o que quiser e viajar para onde quiser sem fazer contas à vida ). Além disso a casa teria um conforto inferior às que eu arrendo. Poupo também no recheio da casa, que feitas as contas ainda é dinheiro. Alguém sabe responder à pergunta que fiz no post anterior? Obrigado

por A330-300 » 14/10/2012 9:02

Hoje em dia , ou se tem dinheiro para comprar a pronto, sem se descapitalizar totalmente,alguma coisa muito barata em algum leilão ou também acho que mais vale arrendar.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Sr_SNiper » 13/10/2012 20:14

elreidom Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu pessoalmente não quero comprara casa, não que não o possa fazer, mas porque me parece que é um mau investimento para mim. Já mudei 3 vezes de casa. Faço contratos de 1 ano, pago sempre um ano à cabeça e deste modo tenho conseguido preços muito bons. Escolho sempre casa toda mobilada e com todos os eletrodomésticos e bem situada. Nunca tive problema em negociar rendas desta forma. Quando digo que pago 12 meses em avanço e digo um preço, até hoje concordam sempre e nem tentam negociá-lo. Poupo em mobília, eletrodomésticos, IMI e condomínio. A atual casa onde estou paga 20EUR de condomínio e o senhor paga 300EUR ao banco, o IMI não sei quanto paga. Está toda mobilada, não preciso de comprar nada e pago 320EUR/mês com contrato que me permite descontar cerca de 500EUR do IRS.

Já agora, qual é a percentagem de redução que consegue normalmente com esse método?

Entre os 15% e os 20%

por Heisenberg » 13/10/2012 18:46

Sr_SNiper Escreveu:Eu pessoalmente não quero comprara casa, não que não o possa fazer, mas porque me parece que é um mau investimento para mim. Já mudei 3 vezes de casa. Faço contratos de 1 ano, pago sempre um ano à cabeça e deste modo tenho conseguido preços muito bons. Escolho sempre casa toda mobilada e com todos os eletrodomésticos e bem situada. Nunca tive problema em negociar rendas desta forma. Quando digo que pago 12 meses em avanço e digo um preço, até hoje concordam sempre e nem tentam negociá-lo. Poupo em mobília, eletrodomésticos, IMI e condomínio. A atual casa onde estou paga 20EUR de condomínio e o senhor paga 300EUR ao banco, o IMI não sei quanto paga. Está toda mobilada, não preciso de comprar nada e pago 320EUR/mês com contrato que me permite descontar cerca de 500EUR do IRS.

Já agora, qual é a percentagem de redução que consegue normalmente com esse método?

por Sr_SNiper » 13/10/2012 17:28

Sr_SNiper Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Se o inquilino pagar a renda toda do próximo ano em Dezembro de 2012, posso por no IRS deste ano a renda ou tenho que por na de 2013 na mesma?

a renda toda ? no máximo e no total só podes deduzir 500 euros por ano. e em 2013 vai descer ...

Sim, se pagar a renda de 2013 toda em dezembro de 2012, imaginemos 4000UER posso declarar no IRS de 2012 este pagamento ( é o máximo de 500 euros, mas só podes deduzir 15% da renda logo para usufruir do valor máximo tens que pagar por ano cerca de 3800EUR valor ditos de cabeça, não estão corretos ) Isto seria para beneficiar a dedução deste ano, pois para o ano a dedução será menor.

Alguém ?

por pvg80713 » 13/10/2012 14:14

abraço para o hlopes.

levei o tópico onde não queria.

o conselho é que nesta altura de grande incerteza o melhor é : arrendar !

se as coisas mudarem..... logo se vê.

por Sr_SNiper » 13/10/2012 14:05

Sr_SNiper Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Se o inquilino pagar a renda toda do próximo ano em Dezembro de 2012, posso por no IRS deste ano a renda ou tenho que por na de 2013 na mesma?

a renda toda ? no máximo e no total só podes deduzir 500 euros por ano. e em 2013 vai descer ...

Sim, se pagar a renda de 2013 toda em dezembro de 2012, imaginemos 4000UER posso declarar no IRS de 2012 este pagamento ( é o máximo de 500 euros, mas só podes deduzir 15% da renda logo para usufruir do valor máximo tens que pagar por ano cerca de 3800EUR valor ditos de cabeça, não estão corretos ) Isto seria para beneficiar a dedução deste ano, pois para o ano a dedução será menor.

Não se esqueçam das coisas importantes :) Se alguém souber responder, agradecia

por ghorez » 13/10/2012 13:55

.
Editado pela última vez por ghorez em 6/4/2014 18:50, num total de 1 vez.

Registado: 25/9/2012 10:49

por Hramos3 » 13/10/2012 13:20

Sr_SNiper Escreveu:
HLopes4 Escreveu:
pvg80713 Escreveu:caro hlopes,
concordo consigo. não passo de um chico esperto.
pago mais de imposto do que noventa e muitos por cento ganham ... e sinceramente irrita-me ter que pagar tanto e receber tão pouco deste estado.
mas tem razão.

já agora, sou também daqueles que não tem qualquer prurido em aceitar que sem factura num qualquer sitio não pago IVA. Sou o primeiro a propor o acordo !

Bom para si, agora é esperar que não haja por aqui ninguém das finanças...

Tenho 28 anos e esta crise já me comeu 3 aumentos salariais, and then some more. Se você não recebe nada deste estado, eu muito menos. A diferença é que você tem tudo e um par de botas, e eu nada e devo um par de botas. Quando estiver a morar na rua vou ocupar uma das suas casas à gola, pode ser?

Entretanto já seguiu uma denuncia com um link para esta página... :lol:

Já faltou bem mais para as casas privadas serem nacionlizadas... O salários dos ricos já foram ( 80.000EUR/ano já é rico em Portugal)

Há aí umas casas privadas que já foram :lol:

E ainda ninguém foi preso, e outros ainda peroram sobre vaquinhas e pobrezinhos...

PS: pvg, na se preocupe homem... Foi só para o assustar :lol:
Olhe que eu posso não ser invejoso, mas eles andem aí... Tenha cuidado. Não é altura pra andar aí a apregoar "proezas", e espalhar o "conhecimento" pode revelar-se mais criminoso que a "proeza" em si.

Eles andem aí...

Registado: 14/6/2011 16:43

por Sr_SNiper » 13/10/2012 13:18

HLopes4 Escreveu:
pago mais de imposto do que noventa e muitos por cento ganham ... e sinceramente irrita-me ter que pagar tanto e receber tão pouco deste estado.
mas tem razão.

já agora, sou também daqueles que não tem qualquer prurido em aceitar que sem factura num qualquer sitio não pago IVA. Sou o primeiro a propor o acordo !

Tenho 28 anos e esta crise já me comeu 3 aumentos salariais, and then some more. Se você não recebe nada deste estado, eu muito menos. A diferença é que você tem tudo e um par de botas, e eu nada e devo um par de botas. Quando estiver a morar na rua vou ocupar uma das suas casas à gola, pode ser?

######## "Quando estiver a morar na rua vou ocupar uma das suas casas à gola, pode ser?"######]

Já faltou bem mais para as casas privadas serem nacionalizadas... O salários dos ricos já foram ( 80.000EUR/ano já é rico em Portugal)
Anexos
hc.jpg
hc.jpg (65.33 KiB) Visualizado 6644 vezes
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 13/10/2012 13:24, num total de 2 vezes.

por Hramos3 » 13/10/2012 13:08

mas tem razão.

por Sr_SNiper » 13/10/2012 12:56

pvg80713 Escreveu:

por pvg80713 » 13/10/2012 12:55

HLopes4 Escreveu:Já para não dizer que se pagarmos todos, pagamos menos bla bla... Vir para aqui com essa conversa é demonstrativa do chico-espertismo que grassa plo país.

Não sei se já aconteceu, não sei se já está em vigor, sei que é praticamente impossível ir-se para a choldra por isso... Mas a multa não deve ser brincadeira. E querendo, não é assim tão dificil verificar se uma casa está arrendada ou não.

Só disse que estás a brincar com o fogo. Nem toda a gente que brinca com o fogo se queima, só alguns...

caro hlopes,
mas tem razão.

por Hramos3 » 13/10/2012 12:46

Já para não dizer que se pagarmos todos, pagamos menos bla bla... Vir para aqui com essa conversa é demonstrativa do chico-espertismo que grassa plo país.

Não sei se já aconteceu, não sei se já está em vigor, sei que é praticamente impossível ir-se para a choldra por isso... Mas a multa não deve ser brincadeira. E querendo, não é assim tão dificil verificar se uma casa está arrendada ou não.

Só disse que estás a brincar com o fogo. Nem toda a gente que brinca com o fogo se queima, só alguns...

Que me impede de te chibar, por exemplo? Eu, que pago tudo e um par de botas, e vejo alguém que tem mais que eu e não paga tudo o que deve? Não te esqueças que a inveja dá pra estas coisas, e a inveja tem aumentado na mesma proporção que as dificuldades...

por pvg80713 » 13/10/2012 12:40

HLopes4 Escreveu:Bem, aldrabar no IRS dá cadeia, por estes dias...

onde já viste isso ?

e não se trata de aldrabar...... é apenas uma pequena incorrecção, cometida certamente por esquecimento... bla bla bla...

edit 1 :
acho que só há procedimentos mais graves, se do acerto resultar um valor superior a vinte e tal mil euros...
Editado pela última vez por pvg80713 em 13/10/2012 12:46, num total de 1 vez.

por Hramos3 » 13/10/2012 12:37

pvg80713 Escreveu:
HLopes4 Escreveu:
pvg80713 Escreveu:eu já fiz isto no passado e até hoje nunca houve problema.

Andas a brincar com o fogo...

o que pode acontecer ?
eles detectarem e obrigarem-me a pagar com juros, mais uma multa ?

Bem, aldrabar no IRS dá cadeia, por estes dias...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 138 visitantes