Off-topic Como calcular o IMI
Caricato....recebi o IMI para pagar com a avaliação antiga, a nova foi enviada a 3 de Janeiro deste ano e pagaria menos IMI, que grande coincidência!!!

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
.apgfigueiredo Escreveu:O valor correcto (considerando que não haverá alteração da taxa aplicada este ano de 0,38% para a Amadora) será de 119,7 euros.
Saliento-se que poderá haver alterações a esta taxa, uma vez que a mesma é apenas aprovada pelas respectivas Câmaras em Dezembro de cada ano. No entanto, a taxa máxima, não havendo alterações, é de 0,4%.
Pois foi o meu amigo que mais se aproximou vou pagar 116.55 e a taxa é de 0.37.
Um abraço
- Registado: 13/11/2004 11:43
IMI de terrenos urbanos
Como é que é feito o cálculo dos terrenos urbanos sem nada construído, apenas o terreno?
Alguém sabe?
Alguém sabe?
- Registado: 23/12/2011 1:41
O pagamento de 2013 do IMI referente a 2012 inicia-se em abril do corrente ano e pode contar com mais duas prestações dependendo do valor cobrado.
Quem tenha recebido uma “fatura” de IMI de até €250 deve proceder ao pagamento integral em abril;
Quem tenha a pagar entre €250 e €500 poderá efetuar o pagamento em duas prestações, uma em abril e outra em novembro;
Quem tenha de pagar mais de €500 poderá efetuar o pagamento em três prestações iguais nos meses de abril, julho e novembro.
Se ainda não recebeu a nota de liquidação do IMI deverá estar para breve dado que serão entregues aos contribuintes durante o mês de março.
Leia mais: http://economiafinancas.com/2013/quando ... z2OVnpTGYI
Follow us: @EcoFint on Twitter | economiafinancas on Facebook
Quem tenha recebido uma “fatura” de IMI de até €250 deve proceder ao pagamento integral em abril;
Quem tenha a pagar entre €250 e €500 poderá efetuar o pagamento em duas prestações, uma em abril e outra em novembro;
Quem tenha de pagar mais de €500 poderá efetuar o pagamento em três prestações iguais nos meses de abril, julho e novembro.
Se ainda não recebeu a nota de liquidação do IMI deverá estar para breve dado que serão entregues aos contribuintes durante o mês de março.
Leia mais: http://economiafinancas.com/2013/quando ... z2OVnpTGYI
Follow us: @EcoFint on Twitter | economiafinancas on Facebook
- Registado: 5/11/2002 12:21
sousapaulo Escreveu:outra duvida, a minha casa fez 4 anos (contruida e avaliada no CIMI) e o Cv deverá baixar para 0.90
dize-me que tenho de ir às finanças pedir re-avaliação?
será assim?
PS
Tens de ir às finanças pedir a actualização do coeficente requerido e o valor patrimonial, através do modelo respectivo, sem custos por enquanto. Infelizmente o processo ainda não é automático. Atenção não vás pedir nova avaliação porque pagas entre 765 e 3060€.
video mto interessante sobre várias possibilidades de baixar o IMI. Para ver com atenção.
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/PZrtjgf7c4d0Bcb1eN8v/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/PZrtjgf7c4d0Bcb1eN8v/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>
- Registado: 15/9/2010 15:02
kuby Escreveu:Boa tarde
Creio que para 2013 (para o pagamento de 2012), o tecto máximo para a taxa sobre habitações avaliadas com base nas regras IMI passará a 0,5% (vou pesquisar...).
Cumps
Kuby
Foi rápido, aqui vai o link da Deco para o tema...
http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/co ... um-aumento
Cumps
Kuby
- Registado: 29/11/2007 9:35
Pedro Miguel Escreveu:apgfigueiredo Escreveu:O valor correcto (considerando que não haverá alteração da taxa aplicada este ano de 0,38% para a Amadora) será de 119,7 euros.
Saliento-se que poderá haver alterações a esta taxa, uma vez que a mesma é apenas aprovada pelas respectivas Câmaras em Dezembro de cada ano. No entanto, a taxa máxima, não havendo alterações, é de 0,4%.
Qd eu falo do coeficiente 0,7, refiro-me à taxa municipal e nao ao coeficiente de localização.
Pelos vistos neste tópico ja há um que foi presenteado com a tal carta
Sem avaliação a taxa pode ser 0,7%. Com avaliação baixa para máximo o,4%.
- Registado: 26/8/2007 20:40
Pedro Miguel Escreveu:apgfigueiredo Escreveu:O valor correcto (considerando que não haverá alteração da taxa aplicada este ano de 0,38% para a Amadora) será de 119,7 euros.
Qd eu falo do coeficiente 0,7, refiro-me à taxa municipal e nao ao coeficiente de localização.
Sem avaliação a taxa pode ser 0,7%. Com avaliação baixa para máximo o,4%.
- Registado: 26/8/2007 20:40
apgfigueiredo Escreveu:O valor correcto (considerando que não haverá alteração da taxa aplicada este ano de 0,38% para a Amadora) será de 119,7 euros.

- Registado: 29/11/2007 11:45
O valor correcto (considerando que não haverá alteração da taxa aplicada este ano de 0,38% para a Amadora) será de 119,7 euros.
- Registado: 15/3/2011 14:49
Re: Off-topic Como calcular o IMI
.Ti Salvador Mano Escreveu:buli Escreveu:Agradecia o favor de alguém me explicar como se faz estas contas.
VPt =31.500.00€
VC =603.00€
A= 77.2023
Ca = 1,00
Ci = 1,23
Cq = 1,000
Cv =0.55.
Amigos perante estes valores quanto é que vou pagar de IMI,e já agora agradecia o favor de me explicarem como chegaram a esse valor.
O meu obrigado
Cv=0,55 onde fica esse paraíso?
Aqui em Gaia 0,75 para habitações e 0,85 para lojas (novas avaliações)
Salvo erro. Multiplicas 31.500,00 por 0,55% e dá mais ou menos o valor que vais pagar.
Julgo ser assim, sem certezas absolutas
Amigos, obrigados a todos os que responderam, mas este aviso veio ontem com estes valores para pagar, pois dantes a minha casa estava em 5.475.00€ e passou para 31.500.00€, com respeito ao lugar da Minha Casa é na Amadora um t3 com 54 anos de idade.
Com respeito ao valor que vou pagar será mesmo 173.25€ ,ou não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um abraço
- Registado: 13/11/2004 11:43
Alguém pode-me esclarecer o seguinte :
Recente/ pedi a avaliação de duas casas que nunca tinham sido avaliadas e sofriam do coeficiente máximo (+-0.70). Os valores patrimoniais foram ajustados após avaliação e fiquei a pagar menos.
No entanto tenho outra casa que ainda não pedi avaliação, pq tb estou a pagar muito pouco.
Nas finanças disseram-me para não pedir e aguardar pela carta da DGCI com avaliação. E disseram mesmo que a DGCI não tem capacidadde para avaliar todas as casas do País num curto espaço de tempo. E para eu não pensar nisso,
Na Associação Proprietarios disseram o mesmo.
A minha questão é :
Ouvi dizer que essas cartas que estao a enviar, muitas estão com valores avaliados super-inflacionados e que as pessoas não estao a reclamar por causa das cauções e possiveis multas aquando de uma segunda re-avaliação em que os valores poderão não ser rectificados para baixo. A causa dessas falhas será pelas avaliações estarem a ser feitas a granel.
Não será preferivel eu pedir a avaliação e jogar pelo seguro ?
Recente/ pedi a avaliação de duas casas que nunca tinham sido avaliadas e sofriam do coeficiente máximo (+-0.70). Os valores patrimoniais foram ajustados após avaliação e fiquei a pagar menos.
No entanto tenho outra casa que ainda não pedi avaliação, pq tb estou a pagar muito pouco.
Nas finanças disseram-me para não pedir e aguardar pela carta da DGCI com avaliação. E disseram mesmo que a DGCI não tem capacidadde para avaliar todas as casas do País num curto espaço de tempo. E para eu não pensar nisso,
Na Associação Proprietarios disseram o mesmo.
A minha questão é :
Ouvi dizer que essas cartas que estao a enviar, muitas estão com valores avaliados super-inflacionados e que as pessoas não estao a reclamar por causa das cauções e possiveis multas aquando de uma segunda re-avaliação em que os valores poderão não ser rectificados para baixo. A causa dessas falhas será pelas avaliações estarem a ser feitas a granel.
Não será preferivel eu pedir a avaliação e jogar pelo seguro ?
- Registado: 29/11/2007 11:45
SMALL1969 Escreveu:Não é o Ci, é o Cv (vetustez).
E o que conta é o ano da inscrição na Matriz, não a última avaliação. Quanto mais velha a casa, menos pagas.
Vt = Vc x A x Ca x Cl x Cq x Cv
em que:
Vt = valor patrimonial tributário;
Vc = valor base dos prédios edificados;
A = área bruta de construção mais a área excedente à área de implantação;
Ca = coeficiente de afectação;
Cl = coeficiente de localização
Cq = coeficiente de qualidade e conforto;
Cv = coeficiente de vetustez.
Eu percebo isso, estava a mesmo a falar dos dois coeficientes, mas a minha duvida era referente ao valor do Cv. Agora o Cv mínimo possível é de 0,4 e no meu caso continua de 0,35. A minha questão é, a ser corrigido irei ter um Cv de 0,4 ou 0,65.
Edit: desculpa, já percebi que troquei os coef no post anterior, vou corrigir o post. Obrigado.
Não faz mal!...
Não é o Ci, é o Cv (vetustez).
E o que conta é o ano da inscrição na Matriz, não a última avaliação. Quanto mais velha a casa, menos pagas.
em que:
em que:
- Registado: 3/2/2009 12:21
apgfigueiredo Escreveu:Cv=0,55 onde fica esse paraíso?
Há aqui alguma confusão...
CV corresponde ao coeficiente de vetustez que de acordo com o CIMI (art. 44º) "é função do número inteiro de anos decorridos desde a data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação"
Para este exemplo, sendo de 0,55 significa que o imóvel de que se está a falar tem entre 51 e 60 anos
Podem ser a tabela correspondente no seguinte link:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... cimi44.htm
A minha casa embora tenha sido adquirida em 2006 e com avaliacao actualizada em 2011 continua com um Cv de 0,35. Outro erro é o Ci (coef. de localização) que devia ser de 1,1 segundo os mapas do SIGIMI e estão a aplicar um Ci de 1,21.
A casa é centenária mas a inscrição na matriz é de 1970, qual devia ser o Cv esperado? Será em função do ano de inscrição na matriz (41 a 50anos - Cv = 0,65) ou um Cv de 0,4 para mais de 60 anos.
Editado pela última vez por Visitante em 11/10/2012 11:20, num total de 1 vez.
Não faz mal!...
apgfigueiredo Escreveu:Cv=0,55 onde fica esse paraíso?
CV corresponde ao coeficiente de vetustez que de acordo com o CIMI (art. 44º) "é função do número inteiro de anos decorridos desde a data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação"
Para este exemplo, sendo de 0,55 significa que o imóvel de que se está a falar tem entre 51 e 60 anos
obrigado pelo reparo!. Bem me parecia que estava a interpretar mal a tabela.
- Registado: 29/11/2007 2:05
- Registado: 15/3/2011 14:49
psfg Escreveu:Em Nogueira da Regedoura, na fronteira com Gaia a tx é 0,4%.
O Menezes é um gastador.
Cumps,
PG
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=524543
Re: Off-topic Como calcular o IMI
buli Escreveu:Agradecia o favor de alguém me explicar como se faz estas contas.
VPt =31.500.00€
VC =603.00€
A= 77.2023
Ca = 1,00
Ci = 1,23
Cq = 1,000
Cv =0.55.
Amigos perante estes valores quanto é que vou pagar de IMI,e já agora agradecia o favor de me explicarem como chegaram a esse valor.
O meu obrigado
Aqui em Gaia 0,75 para habitações e 0,85 para lojas (novas avaliações)
Salvo erro. Multiplicas 31.500,00 por 0,55% e dá mais ou menos o valor que vais pagar.
Julgo ser assim, sem certezas absolutas

SMALL1969 Escreveu:
Um palácio na Foz do Douro não pode ter um valor de 4.000€ e pagar 20€ de IMI. Deve ter o valor correcto sem especulação, imaginemos 2.000.000€, mas também não se pode pedir que paguem 50.000€ por ano de imposto. Ou pode? É isto que a sociedade precisa de decidir.
Essas contas estão mal feitas e eu não concordaria com um pagamento de 50.000 agora sendo o valor a apagar de 8000 já não me escandilizaria tanto, mas a pergunta correcta a fazer é, porque raio é que ele andou estes anos todos a pagar 20€ enquanto eu com uma casa de 130 mil pago 520€.
Por isso ou comem todos ou não come ninguem.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, malakas, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 229 visitantes