Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A queda das Yields das OT portuguesas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PC05 » 6/10/2012 16:33

artista1939 Escreveu:
pc05 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Um curioso... Escreveu:O governo é um bocado irritante e o improviso e falta de rumo gritante! Mas...

Quando as coisas funcionam como previsto recuso-me a dizer que andam assim tão à toa, mas estas yields foram conseguidas com muito custo dos portugueses e ainda estou para ver as consequências económicas destas últimas medidas. A verdade é que a economia, de uma forma geral, se tem comportado de uma forma melhor do que eu esperava.

Estas descidas das yields são uma das razões pela qual não me revolto mais, sou espectador por enquanto e não tenho tomado uma posição contra ou a favor das políticas do Governo como um todo (não concordo com uma coisa ou outra)...

Sou uma pessoa curiosa por natureza e quero ver onde isto vai dar... a continuar assim vamos aos mercados antes do prazo previsto e ainda temos tempo de incentivar a economia com novas emissões de OT's!!

Eu acho que estas yields são mais mérito do programa de compra do BCE do que das medidas deste governo, que como temos visto, não têm produzido o resultado esperado (basta olhar às derrapagens do défice). Metade desta austeridade, e neste contexto, daria possivelmente o mesmo resultado ao nível destas taxas e a economia ficava menos sofucada.

Não concordo com o teu ponto de vista pelos seguintes motivos:

1º - o BCE ainda ontem veio dizer que Portugal ainda não preenche as condições para ver a sua dívida comprada ao abrigo das OMT's.
2º - estas descidas acontecerem depois de Portugal ter conseguido com sucesso passar dívida que expirava em Set/2013 para Set/2015.

1- O BCE disse "ainda" como também afirmou que so o faria mais perto do final do período de ajuda para facilitar o regresso aos mercados. Mas alguém dúvida que o BCE vai realmente comprar a dívida, como já o fez no passado?! O mercado incorpora esta espectativa.

2- Esse sucesso da troca de dívida é relativo, porque deve ter sido conseguido, em grande parte, à custa dos bancos portugueses. Quanto a estas recentes descidas das yields, podem perfeitamente estar a ser sustentas por compras da banca portuguesa (cheia de capital dos Cocos....).

Este governo está perdido e a ficar sem balas para gastar!
Editado pela última vez por PC05 em 6/10/2012 16:41, num total de 1 vez.

Registado: 5/12/2005 21:28

por VirtuaGod » 6/10/2012 16:18

pc05 Escreveu:Eu acho que estas yields são mais mérito do programa de compra do BCE do que das medidas deste governo, que como temos visto, não têm produzido o resultado esperado (basta olhar às derrapagens do défice). Metade desta austeridade, e neste contexto, daria possivelmente o mesmo resultado ao nível destas taxas e a economia ficava menos sofucada.

No limite podes dizer que para estas yields tem contribuído a compra massiva de OT's por parte dos bancos e pouco mais (as LTRO tiveram mais impacto nas nossa yields do que compras de OT's por parte do BCE).

O Artista já disso mas eu reforço o ponto 1 dele. Sabes há quanto tempo o BCE não compra OT's?

Em relação ao ponto 2 do Artista penso que ele se refere apenas à mais recente queda das yields, a semana passada, porque como todos sabemos as OT's têm vindo a subir quase non-stop desde o inicio do ano.

Se como dizes "eu acho que estas yields são mais mérito do programa de compra do BCE " porque é que as Obrigações espanholas e italianas não subiram tanto como as nossas? Porque é que as nossas yields continuaram a descer por períodos alargados em que o BCE ficou fora do mercado( falo de 2/3 meses)? Como é que as nossa OT's subiram quando as obrigações espanholas e italianas estavam a descer?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por artista1939 » 6/10/2012 16:09

pc05 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Um curioso... Escreveu:O governo é um bocado irritante e o improviso e falta de rumo gritante! Mas...

Quando as coisas funcionam como previsto recuso-me a dizer que andam assim tão à toa, mas estas yields foram conseguidas com muito custo dos portugueses e ainda estou para ver as consequências económicas destas últimas medidas. A verdade é que a economia, de uma forma geral, se tem comportado de uma forma melhor do que eu esperava.

Estas descidas das yields são uma das razões pela qual não me revolto mais, sou espectador por enquanto e não tenho tomado uma posição contra ou a favor das políticas do Governo como um todo (não concordo com uma coisa ou outra)...

Sou uma pessoa curiosa por natureza e quero ver onde isto vai dar... a continuar assim vamos aos mercados antes do prazo previsto e ainda temos tempo de incentivar a economia com novas emissões de OT's!!

Eu acho que estas yields são mais mérito do programa de compra do BCE do que das medidas deste governo, que como temos visto, não têm produzido o resultado esperado (basta olhar às derrapagens do défice). Metade desta austeridade, e neste contexto, daria possivelmente o mesmo resultado ao nível destas taxas e a economia ficava menos sofucada.

Não concordo com o teu ponto de vista pelos seguintes motivos:

1º - o BCE ainda ontem veio dizer que Portugal ainda não preenche as condições para ver a sua dívida comprada ao abrigo das OMT's.
2º - estas descidas acontecerem depois de Portugal ter conseguido com sucesso passar dívida que expirava em Set/2013 para Set/2015.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por PC05 » 6/10/2012 15:58

VirtuaGod Escreveu:

por VirtuaGod » 6/10/2012 15:50

Só sou mesmo contra eles não serem mais abertos e explicarem tudo ao povo, os objectivos e consequências do que têm vindo a fazer! Talvez tivessem mais compreensão das pessoas...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por PC05 » 6/10/2012 15:50

Renegade Escreveu:
Um curioso... Escreveu:BRUTAL!!!

GSPT2YR:IND
3.95200%

http://www.bloomberg.com/quote/GSPT2YR%3AIND

http://www.bloomberg.com/quote/GSPT5YR%3AIND

O governo é um bocado irritante e o improviso e falta de rumo gritante! Mas...

Será que é a troika (credores) que está(ão) de parabéns!???

:shock:

Há quanto tempo não tinhamos as de 2 anos abaixo dos 4%?

Estou curioso para ver como evoluiu a carteira de dívida soberana dos bancos portugueses no último trimestre.

por artista1939 » 6/10/2012 15:48

...

Não, o povo é que está de parabéns. Exportou mais, importou menos e pagou mais impostos para cumprir compromissos.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por Renegade » 6/10/2012 15:43

3.95200%

:shock:

Há quanto tempo não tinhamos as de 2 anos abaixo dos 4%?

Registado: 12/9/2011 14:15

por Um curioso... » 6/10/2012 15:37

BRUTAL!!!

3.95200%

Registado: 29/11/2007 14:04

por sargotrons » 4/9/2012 11:55

Yield 2 anos de referencia em queda acentuada.
GSPT2YR:IND 4.87700 0.64000 11.60%

http://www.bloomberg.com/quote/GSPT2YR:IND/chart
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por PC05 » 22/8/2012 16:57

Yields (atuais) para PT, GR, IR, SP e IT:

As taxas portuguesas parecem querer seguir o caminho das irlandesas.
Anexos
Yields5.png
Yields5.png (367.94 KiB) Visualizado 2516 vezes

por Sr_SNiper » 22/8/2012 12:17

As Ot´s lá continuam cantando e dançando ignorando as reestruturações.
As OT´s de 2016, 2019 e 2023 deram um grande salto desde a semana passada até hoje ( são as que acompanho, pois são as que tenho em carteira )
Já não faltara muito para as de 2016 cotarem acima do par, neste momento cotam a 99,5%

Juros de Portugal continuam a aliviar para níveis abaixo do pedido de ajuda
22 Agosto 2012 | 09:43
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.pt
Google+
PImprimir|
EEnviar|
RReportar Erros|
PPartilhar|
Votar|
Total: 2 Votos
T--T++Tamanho

Taxas implícitas na dívida pública continuam em rota descendente em todos os prazos, com a "yield" nos prazos mais curtos abaixo dos níveis de Abril do ano passado. Outras obrigações da periferia europeia seguem sem tendência definida.
Segundo a Bloomberg, as Obrigações do Tesouro a dois anos estão a ser negociadas no mercado secundário com uma taxa implícita ("yield") de 4,98%. É um mínimo desde Março de 2011, quando o Estado pediu assistência financeira externa, que os investidores exigem para financiar Portugal a dois anos.

Em Janeiro deste ano, nos dias que se seguiram ao corte de "rating" da S&P, as obrigações do Tesouro chegaram a ser negociadas a um preço que lhe conferia rendibilidades superiores a 20%.

Tal como no resto da Europa, o alívio da pressão dá-se mais nos prazos mais curtos, um movimento ligado à disponibilidade do BCE para intervir em alguns mercados de dívida com a compra de títulos na extremidade mais curta da curva de rendimentos.

A taxa de referência, a 10 anos, está nesta altura praticamente inalterada nos 9,25%, mínimos desde Maio de 2011.

O compromisso do governo no cumprimento das metas acordadas no programa de ajustamento, em particular em relação às privatizações, alia-se às avaliações favoráveis da troika e às promessas de apoio dos líderes europeus. Segundo os analistas, estes factores estão a baixar o risco do País, apesar da contracção do PIB (3,3% face ao período homólogo) e da taxa de desemprego de 15%.

Dívida de Itália e Espanha resiste ao menor apetite pelo risco

As taxas de Espanha e Itália seguem praticamente inalteradas, depois do alívio recente, resistindo à diminuição dos níveis de apetite pelo risco entre os investidores, que se está a traduzir na correcção negativa nas bolsas de acções.

A taxa a 10 anos de Espanha está nos 6,21% e de Itália nos 5,65%, com as atenções viradas para a crise na Grécia e para a sequência de reuniões que se inicia hoje, com a visita do presidente do Eurogrupo a Atenas. Juncker vai reunir-se com Antonis Samaras, o primeiro-ministro grego, país que está a tentar um alargamento dos prazos previstos no programa de resgate acordado há seis meses.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Um curioso... » 21/8/2012 18:19

Parece que desta vez as Yields das obrigações portuguesas foram bem mais rápidas do que o PSI-20...ou se calhar, apenas ainda só se conseguiu melhorar a imagem externa :shock:

yield a 2 anos-4,977%
yield a 5 anos-7,996%
yield a 10 anos-9,254%

Há menos de 5 meses, quando iniciei este tópico, "a coisa" ainda estava assim:

yields a 2 anos-9,37%
yields a 5 anos-13,38%
yields a 10 anos-11,28%

por Sr_SNiper » 21/8/2012 18:15

Kopien Escreveu:Políticos estão de férias, há menos gente a mandar disparates para os jornais e para a opinião pública e os políticos conseguem centralizar mais as opiniões. Será?

Também dei uma olhadê-la nas yields nos anos 2007 e 2008 e achei engraçado os prazos a 2, 5 e 10 anos estarem todos muito próximos, entre 3,5-4,5%

Devias olhar para o futuro e não para os anos de 2007 e 2008 :)

por Sr_SNiper » 21/8/2012 17:57

Parece-me que o mdeo relativo a Portugal já deixou de fazer sentido neste momento.

Juros de Portugal a dois anos negoceiam abaixo dos 5%
21 Agosto 2012 | 17:43
Sara Antunes - saraantunes@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

A pressão continua a diminuir. As "yields" das obrigações portuguesas continuam a cair em todos os prazos e a renovar mínimos de 2011. A taxa a dois anos já se encontra abaixo dos 5% e a cinco anos negoceia abaixo dos 8%. Espanha e Itália também continuam a registar descidas nos juros.
A "yield" das obrigações portuguesas a dois anos está a descer 46,5 pontos base para 4,977%, o que corresponde ao valor mais baixo desde 9 de Março de 2011. E a taxa a cinco anos está a ceder 34,1 pontos base para 7,996%, o valor mais baixo desde 22 de Março do mesmo ano.

Já nas obrigações a 10 anos está a verificar-se uma descida dos juros de 35,3 pontos para 9,254%, o que também representa o nível mais baixo desde 20 de Maio de 2011.

As taxas destes prazos encontram-se assim em níveis semelhantes aos resgistados na altura em que Portugal pediu intervenção externa. Este pedido foi feito em Abril de 2011. Após o Estado accionar o pedido, os juros dispararam e chegaram a negociar acima dos 20%.

Nos últimos meses as "yields" têm aliviado dos máximos e recuado para níveis "pré-troika", com a pressão a diminuir sobre Portugal e a centrar-se em países como Espanha e Itália.

Contudo, nos últimos dias a expectativa de que a Europa implemente medidas para responder à crise que assola a Europa tem aumentado, o que tem também levado a uma queda das "yields" espanholas e italianas.

A taxa das obrigações espanholas a dois anos está a descer esta terça-feira 10,3 pontos para 3,482%. A cinco anos a descida é de 13,2 pontos para 5,037%, recuando para níveis de Maio deste ano. Já a taxa a 10 anos cede 7,1 pontos para 6,211%.

No caso italiano, a descida é de 3,5 pontos para 3,005%, a dois anos, de 8,4 pontos para 4,615%, a cinco anos, e de 11,4 pontos para 5,659%. Nestes dois últimos prazos, as taxas encontram-se em níveis de Maio e Julho, respectivamente.

por Sr_SNiper » 16/8/2012 12:49

Têm-se revelado um bom investimento, além da valorização dão um bom cupão... Mas as pechinchas estão a acabar...

por PC05 » 16/8/2012 12:38

Yields da dívida portuguesa, hoje vs 29/06/2012:

A maior queda verifica-se no prazo de 2 anos (+/-2.5%).
Anexos
PT_SOV.png
PT_SOV.png (47.87 KiB) Visualizado 2767 vezes

por Um curioso... » 6/8/2012 23:18

As obrigações do estado e empresas que atingem a maturidade até ao fim de 2013 (mesmo já fora do guarda-chuva da Troika, como é o caso da REN-12/2012), estão já acima do par.

Eis o quadro do banco Invest:

http://www.bancoinvest.pt/Publico/Produ ... eccao.aspx

por Um curioso... » 6/8/2012 22:29

pc05 Escreveu:
Um curioso... Escreveu:http://www.bloomberg.com/quote/GSPT2YR:IND/chart

A queda das yields a 2 anos de Portugal é "colossal".
O valor de hoje de 6,645% compara com um valor, que ainda em Fevereiro deste ano andava pelos 21%.
Ainda que possa estar enviesado pela baixa liquidez o gráfico não mente...e os mercados têm sempre razão!!!

A queda é assinalável, mas a taxa ainda está muito alta .... as taxas irlandesa e espanhola (p. ex.), para o mesmo prazo, andam na casa do 3.X (metade)!

É verdade, mas as taxas espanholas em Fevereiro andavam entre os 2/2,5 ea as portuguesas nos 21 (10x)

http://www.bloomberg.com/quote/GSPG2YR:IND/chart

por PC05 » 6/8/2012 21:33

Um curioso... Escreveu:http://www.bloomberg.com/quote/GSPT2YR:IND/chart

O valor de hoje de 6,645% compara com um valor, que ainda em Fevereiro deste ano andava pelos 21%.
Ainda que possa estar enviesado pela baixa liquidez o gráfico não mente...e os mercados têm sempre razão!!!

A queda é assinalável, mas a taxa ainda está muito alta .... as taxas irlandesa e espanhola (p. ex.), para o mesmo prazo, andam na casa do 3.X (metade)!

por Celsius-reloaded » 6/8/2012 21:30

Sou só eu que acho estas noticias e especialmente de onde vêm especialmente encorajadoras?

Poderão representar o regresso dos estrangeiros às nossas bonds e tb às nossas acções, com todos os efeitos conhecidos?
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por VirtuaGod » 6/8/2012 21:25

por Um curioso... » 6/8/2012 21:12

por agany » 4/7/2012 11:54

Um curioso... Escreveu:As coisas que acontecem enquanto dormimos...
Felizmente quando acordamos já tudo voltou ao normal :lol: .Afinal era só um pesadelo :shock:

Cliquem na opção 1 dia (1D)

0.06%
:oh:

Registado: 29/11/2007 1:44

por Um curioso... » 4/7/2012 11:27

As coisas que acontecem enquanto dormimos...
Felizmente quando acordamos já tudo voltou ao normal :lol: .Afinal era só um pesadelo :shock:

Cliquem na opção 1 dia (1D)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], itisi1000, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 276 visitantes