Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portagens nas SCUT

por Lion_Heart » 28/8/2014 15:21

300 mil espanhóis notificados para pagar portagens das autoestradas portuguesas
28/8/2014, 10:06

Cerca de 300 mil condutores espanhóis serão notificados para pagarem as portagens das autoestradas portuguesas. Se após 8 a 15 dias depois da notificação não o fizerem, o processo segue para tribunal.

As portagens com emissão de título têm um modelo de cobrança equivalente ao usado em Espanha
MÁRIO CRUZ/LUSA
Autor

Vera Novais

ASCENDI
BRISA
EX-SCUT
PORTAGENS
VIA VERDE
A Brisa e a Ascendi estão a reclamar junto dos condutores espanhóis as portagens que não foram pagas desde 2009. Com a ajuda de uma empresa especializada, as gestoras rodoviárias esperam contactar os cerca de 300 mil espanhóis que circularam nas autoestradas portuguesas, e não exclusivamente nas ex-SCUT, sem pagar. As empresas não avançam, no entanto, quais os montantes em dívida.

O problema poderia estar relacionado com as autoestradas com portagens eletrónicas, em que o utilizador tem de pagar a portagem nos Correios ou por Multibanco, caso não tenha um dispositivo Via Verde, mas a Brisa diz que nas autoestradas onde são distribuídos títulos de viagem também há irregularidades, noticia o Jornal de Notícias. “O modelo de cobrança de portagens é idêntico ao que existe em Espanha. As máquinas distribuidoras de títulos de trânsito [têm] sinais informativos em português e inglês, através dos quais o condutor é informado de que deverá retirar o título de trânsito com vista ao pagamento da portagem respetiva aquando da saída da autoestrada”, refere a Brisa. Além disso, os identificadores espanhóis são equivalentes aos da Via Verde e podem ser usados nas autoestradas portuguesas.

Dos cerca de 300 mil espanhóis que já foram ou irão ser notificados, 40 mil notificações foram enviadas para a Galiza, segundo o jornal Faro de Vigo. Mas alguns condutores galegos notificados reclamam que já regularizaram o pagamento das portagens que lhes estão a ser cobradas. Os condutores notificados têm oito a 15 dias para regularizar o pagamento – o valor das portagens, as penalizações e mais 25 euros de custos administrativos -, caso contrário o processo seguirá para tribunal.

In http://observador.pt/
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por majomo » 20/4/2013 12:34

Passados 17 meses da minha reclamação de uma cobrança indevida nas SCUT's, devolveram-me os meus 1,5€...

Enfim... pelo menos não me chateei muito.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Elias » 17/1/2013 21:49

Governo vai introduzir mais portagens nas ex-SCUT e na A3
Nuno Miguel Silva
17/01/13 20:26
economico

O Governo prepara-se para introduzir mais 15 pórticos e praças de portagens nas auto-estradas nacionais.

Segundo um documento oficial do Governo português, a que o Económico teve acesso, está prevista a introdução de sete novos pórticos para cobrança de portagens nas ex-SCUT do Norte Litoral, entre Porto e Viana do Castelo, e mais quatro na ex-SCUT da Costa de Prata, entre Mira e o Porto.

O documento do Governo, apresentado à ‘troika' na sexta avaliação do memorando de entendimento, prevê ainda a introdução de novo pórtico de cobrança de portagens na ex-SCUT do Grande Porto e de uma nova praça de portagem na concessão Norte, no troço Longra-Felgueiras.

O Governo quer também colocar dois novos pórticos de cobrança de portagens na concessão da Grande Lisboa, nos troços Alcabideche-Linhó e Ranholas-Lourel, além de defende a reintrodução de portagens da A3, gerida pela Brisa, no troço entre o Porto e a Maia.

Segundo este documento entregue pelo Governo à ‘troika', a receite esperada com 15 pontos de cobrança de portagens nas auto-est6ardas portuguesas deverá gerar um acréscimo de re3ceitas entre 47 e 70 milhões de euros por ano.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 13/1/2013 0:36

Não sei se já foi aqui mencionado, mas este site parece-me útil: http://www.portugaltolls.pt/

por joaoventura » 31/12/2012 16:46

Elias Escreveu:Hoje ao passar na zona do Montijo reparei que os painéis que indicavam IC32 passaram a dizer A33 (na verdade foram colocados uns 'apliques' por cima dos painéis já existentes).

Provavelmente estão a preparar-se para meter portagens...

As portagens são apenas no novo troço entre Coina e Monte da Caparica.. O troço antigo (actual IC32, entre Coina e Montijo) irá manter-se gratuito.

http://pt.wikipedia.org/wiki/A33_%28autoestrada%29

Registado: 21/1/2011 13:02

por Elias » 31/12/2012 15:10

Hoje ao passar na zona do Montijo reparei que os painéis que indicavam IC32 passaram a dizer A33 (na verdade foram colocados uns 'apliques' por cima dos painéis já existentes).

Provavelmente estão a preparar-se para meter portagens...

Re: Pagamentos de SCUT

por moppie85 » 20/11/2012 1:08

VIXIUM Escreveu:
moppie85 Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Boa noite
No Algarve, em Agosto, passei várias vezes pela A22, porticos incluídos. Pensei sempre que a 'factura' acabaria por vir para casa e depois pagamento nos CTT. Até agora, e estamos no final de Novembro, nada apareceu. Parece-me estranho. Alguém já se deparou com um fenómeno destes ou tenho que me deslocar a algum lado para pagar qualquer coisa antes que me penhorem o carro. Agradeço esclarecimentos a quem souber.
Obrigado.
VIXIUM

Agora esperas pela carta que vai apresentar o valor de cada portico somado a 2,09€ por pórtico, por não teres pago nos ctt ou payshop nos 5 dias uteis seguintes a terem passado 48h sobre a tua passagem nos pórticos...

Obrigado pela Resposta
E a carta demora assim tanto tempo? De Agosto até Novembro? Estranho para quem está a precisar de dinheiro...
VIXIUM

A responsabilidade da cobrança é das concessionarias.
Há pessoas que receberam ha 15 dias, notificações de portagens de Julho...

Registado: 15/4/2008 14:12

por VIXIUM » 18/11/2012 22:58

moppie85 Escreveu:
No Algarve, em Agosto, passei várias vezes pela A22, porticos incluídos. Pensei sempre que a 'factura' acabaria por vir para casa e depois pagamento nos CTT. Até agora, e estamos no final de Novembro, nada apareceu. Parece-me estranho. Alguém já se deparou com um fenómeno destes ou tenho que me deslocar a algum lado para pagar qualquer coisa antes que me penhorem o carro. Agradeço esclarecimentos a quem souber.
Obrigado.
VIXIUM

Agora esperas pela carta que vai apresentar o valor de cada portico somado a 2,09€ por pórtico, por não teres pago nos ctt ou payshop nos 5 dias uteis seguintes a terem passado 48h sobre a tua passagem nos pórticos...

Obrigado pela Resposta
E a carta demora assim tanto tempo? De Agosto até Novembro? Estranho para quem está a precisar de dinheiro...
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por mais_um » 18/11/2012 13:31

AutoMech Escreveu:Ainda que te tenham reembolsado, é preocupante que tenha sido efectuado um débito indevido. Mas que raio... :roll:

Pois! Pensei exactamente o mesmo. Foi numa ex-scut, presumo que tenham tirado a fotografia ao carro que passou sem identificador e o sistema não identificou bem a matricula.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por moppie85 » 18/11/2012 6:13

Obrigado.
VIXIUM

Registado: 15/4/2008 14:12

Pagamentos de SCUT

por VIXIUM » 18/11/2012 4:29

Boa noite
Obrigado.
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por Automech » 17/11/2012 22:42

Ainda que te tenham reembolsado, é preocupante que tenha sido efectuado um débito indevido. Mas que raio... :roll:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 17/11/2012 19:05

Ao conferir o extracto da Via Verde de Setembro detectei que debitaram uma portagem onde eu não passei, reclamei e ao fim de 6 semanas deram-me razão e vão fazer o credito.

O sistema funciona, mas devagar... :wall:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por alexandre7ias » 14/10/2012 23:12

Antigas scut do Norte renderam "apenas" 140 milhões
Publicado hoje às 10:16

Foto: DR
As três antigas scut do norte que passaram a ser portajadas há precisamente dois anos renderam à Estradas de Portugal cerca de 140 milhões de euros, valor que a empresa admite estar aquém da receita esperada.
Os números foram avançados à agência Lusa por fonte oficial da Estradas de Portugal (EP) e dizem respeito às "receitas brutas" já contabilizadas nas três concessões, no período entre 15 de outubro de 2010 e o final de agosto de 2012.

"Este valor está abaixo da estimativa da EP, o que se explica pela descida conjuntural e generalizada do tráfego rodoviário, que se verifica em todo o país", explicou a mesma fonte.

Os 140 milhões de euros de receita com estas antigas scut não incluem as restantes quatro, no Interior e Algarve, que foram portajadas apenas em dezembro de 2011.

Segundo o relatório elaborado pelo Instituto Nacional das Infraestruturas Rodoviárias (INIR) à utilização das autoestradas nacionais no segundo trimestre de 2012, as quebras de tráfego nas três antigas concessões SCUT do Norte continuam a acentuar-se, dois anos depois.

Assim, na concessão Norte Litoral, a quebra entre abril e junho deste ano foi de 8,5% em relação ao segundo trimestre de 2011, com um Tráfego Médio Diário (TMD) de 19.838 viaturas. Contudo, face ao mesmo período de 2010, ainda antes da introdução de portagens, esta concessão perdeu todos os dias cerca de 10 mil viaturas.

Na concessão Costa de Prata, a redução atingiu, de 2011 para 2012, os 6,2%, com 20.116 viaturas diárias atualmente, cerca de metade do tráfego de antes das portagens.

Nas autoestradas que integram a concessão do Grande Porto, a redução cifrou-se em 7,1%, passando a registar-se um movimento diário de 20.951 viaturas.

Remontando a 2010, circulam hoje menos 20 mil viaturas todos os dias nesta concessão.

Ainda no caso da concessão Norte Litoral, que integra a A28, entre Viana do Castelo e Porto, a EP admite que, mesmo sem "dados absolutos", há um desvio de tráfego para as vias "alternativas", como a Estrada Nacional (EN) 13.

Praticamente paralela ao longo de 60 quilómetros com a A28, esta estrada, segundo os utentes, representa no entanto mais do triplo do tempo de viagem.

A EP acrescenta que desde a introdução de portagens na A28 já concluiu intervenções de beneficiação e recuperação na passagem hidráulica da Ribeira das Preces e na ponte sobre o Rio Ave, na estrada nacional.

"Estão também em processo de decisão várias outras intervenções, como a requalificação de cerca de 20 quilómetros de via ou a reabilitação e reforço estrutural de obras de arte", acrescentou.

Além disso, estão em execução contratos de conservação corrente nos distritos de Viana do Castelo e do Porto "que representam um valor total para o triénio 2010-2013, superior a 18 milhões de euros".

"No âmbito destes contratos são executadas na EN13, sempre que necessárias, intervenções de conservação do pavimento, de bermas e valetas, passeios, das intersecções, entre outras", sublinha ainda a fonte.
.

http://m.jn.pt/m/newsArticle?contentId= ... related=no

Era importante saber quais as perdas!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por alexandre7ias » 4/10/2012 17:33

SCUT: Transportadora JLS admite ir para Paris devido às portagens
A JLS, uma das maiores empresas de transportes do país, está a preparar a deslocalização da sede de Viseu para Paris. Em causa está a introdução de portagens nas ex-Scut.
Nelson Sousa, administrador da JLS - Transportes Internacionais, que opera com cerca de 300 camiões, admitiu à TSF que a empresa pode mudar a sede para França em breve, para manter a empresa competitiva.

«O combustível, as portagens, a retração do mercado, todas estas medidas de austeridade. Nós temos um problema de mercado e de custos operacionais», lamenta Nelson Sousa.

A JLS tem um investimento em curso em Paris de oito milhões de euros e cerca de 20 por cento do seu negócio já decorre no estrangeiro.

Com esta decisão, a quase totalidade dos 250 trabalhadores da JLS correm risco de ir para o desemprego, visto que a empresa prefere fazer novas contratações em França, onde considera que a legislação laboral é mais benéfica.
.

http://m.tsf.pt/m/newsArticle?contentId=2810037&page=1
Android Mobile
Imagem

por alexandre7ias » 1/10/2012 3:20

Autarca da Maia diz que Governo tem de deixar de brincar às portagens e acabar com pagamento nas SCUT
Publicado ontem às 00:55

O presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, aconselhou hoje o Governo a "deixar de brincar às portagens" e "acabar de vez" com as tarifas nas antigas vias Sem Custos para os Utilizadores
"Depois do que tenho ouvido sobre as Scut, de que estão a dar prejuízo, acho que o Governo devia era acabar com as portagens, devia isentar toda a gente", afirmou o autarca em declarações à agência Lusa.

Sublinhando que "as autoestradas, as áreas de serviço e os postos de combustível estão desertos e as indústrias estão a sair dos sítios onde as zonas de acessibilidade estão a ser portajadas, como é o caso da Maia", o autarca defende que "a melhor ideia era acabar de vez com as portagens".

"Qual é a receita que o Governo vai ter com as Scut se elas estão a dar prejuízo?", questiona Bragança Fernandes.

O presidente da Câmara da Maia, concelho onde confluem várias das ex-Scut, reagia ao anúncio feito hoje pelo Governo de redução em 15 por cento das tarifas para todos os utilizadores destas vias, na sequência do fim das isenções para as primeiras dez passagens mensais e descontos de 15 por cento para os residentes abrangidos por sete SCUT -- Costa da Prata, Grande Porto, Norte Litoral, Algarve, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Interior Norte.

Sobre as novas tarifas, as empresas transportadoras de mercadorias continuarão a beneficiar de um desconto adicional de dez por cento nas passagens, durante o dia, e de 25 por cento, à noite.

Para Bragança Fernandes, esta "atitude do Governo é para ajudar a resolver os problemas a nível nacional", mas um desconto de "15 por cento não é notório" e "vai continuar tudo na mesma".

"Deviam era estudar o assunto de fundo, de uma vez por todas, em vez de andarem a brincar às portagens", sustentou, acusando o Governo de "não falar com os autarcas".

"Este Governo está distante dos autarcas, quando devia falar connosco, porque sentimos na pele o pulsar da população e dos industriais. Tomam atitudes à medida que lhes dá na cabeça", lamentou Bragança Fernandes.

Como exemplo, o presidente da Câmara da Maia apontou o facto de a autarquia pagar mensalmente "cerca de 100 mil euros" de portagens, porque os camiões do lixo têm que passar um pórtico da A41 para chegar à Lipor e referiu o encerramento ou deslocalização de várias empresas do concelho.

Salientando que "a economia precisa que os transportes cheguem rápido aos locais", o autarca recordou ainda "os muitos acidentes que tem havido pelo uso das estradas municipais e secundárias" e que "custam, depois, muito dinheiro a tratar, não só os feridos, como as viaturas, para além pessoas que sofrem toda a vida ou perdem, mesmo, a vida".

"Tudo isto tem que ser levado em conta, por isso é que digo que acabem com as portagens de vez, deixem de andar a brincar às portagens e acabem com elas de uma vez por todas para tentar resolver o problema económico de Portugal", concluiu.

Fonte: JN
Android Mobile
Imagem

por Elias » 30/9/2012 13:25

Isenções e descontos terminam hoje para milhares de pessoas
Económico
30/09/12 08:40

As sete concessões que perdem os descontos e isenções são: Algarve (A22), Norte Litoral (A28 e A27), Costa de Prata (A25 e troço da A17), Beira Interior (A23), Beira Litoral e Alta (A25), Interior Norte (A24) e Grande Porto (que inclui A4, A41 e A42).

O fim da discriminação positiva foi confirmado pelo Governo, justificando que se trata de "uma obrigação do Estado português". "O Estado está obrigado a retirar as isenções aos cidadãos em função da sua residência, mas isto é válido tanto para cidadãos como para empresas", alertou o secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Silva Monteiro, em entrevista à RTP.

"A directiva comunitária que fixa as regras para que os preços de circulação nas estradas seja estabelecido a nível comunitário não permite que haja discriminação positiva, pelo facto de eu viver mais perto ou mais longe de uma estrada", explicou ainda o governante.

Sérgio Silva Monteiro tem, porém, uma palavra a dizer aos beneficiários desta isenção que, a partir de Outubro, passam a estar obrigados a pagar a travessia das antigas estradas sem custos para o utilizador: "Existem sempre vias alternativas", referiu o secretário de Estado, sublinhandoque a decisão "não depende de uma vontade política do Governo".

Entretanto, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) revelou esta sexta-feira que o secretário de Estado da tutela lhe disse que o Governo "está a preparar um novo regime de isenções de portagens nas SCUT", para vigorar a partir de Janeiro.

"Suscitei ao secretário de Estado a questão na segunda-feira, se ia haver um regime novo ou se pura e simplesmente acabavam as isenções, no conselho regional, e a resposta foi de que vai haver um novo regime, que estará em vigor em Janeiro de 2013 e mais não disse", afirmou aos jornalistas.

por alexandre7ias » 28/9/2012 3:57

Empresa desenvolveu aplicação para fintar pórticos da A23

Pórticos da antiga SCUT A23
Foto: dr
Uma empresa da Covilhã desenvolveu uma aplicação para os telemóveis "espertos" que ajuda os condutores que queiram fintar os pórticos das portagens da antiga SCUT A23.
O software que ajuda a "fugir" aos pórticos da antiga SCUT A23, que liga Torres novas à Guarda, está à venda na Internet por 79 cêntimos e, por enquanto, só tem uma versão para os iPhones.

A ideia dos criativos da empresa Estrela Sustentável é otimizar o percurso pelas auto-estradas e vias alternativas, tendo em conta que nem sempre escapar às portagens significa poupança.

Os testes na A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso, já estão em curso e até ao final do ano a empresa da Covilhã promete ter todas as antigas SCUT's, e onde agora é exigida portagem, cartografas e metidas na aplicação que também vai ficar disponível para o sistema operativo Android.

Esta novidade surge numa altura em que faltam apenas três dias para o fim da isenção de cobrança de portagens nestas auto-estradas.

Até 30 de setembro, os particulares e empresas com residência e sede nas zonas abrangidas pelas antigas SCUT's beneficiavam daquilo que o Governo apelidou de «discriminação positiva».

http://m.tsf.pt/m/newsArticle?contentId=2796406&page=1
Android Mobile
Imagem

por Heisenberg » 26/9/2012 9:45

Dragão Escreveu:Bons dias !

Sempre se confirma o fim das medidas descriminativas (positivas) nas SCUTS este mês ?

Recordo que o Governo tinha decidido prolongar esta medida por mais 3 meses.... termina a 30set12...

Alguem viu/leu/ouviu algo sobre este tema ?

obg e abr

Já foi noticiado que acabam este mês definitivamente.

Registado: 2/9/2011 12:01

por Dragão » 26/9/2012 7:57

Bons dias !

Sempre se confirma o fim das medidas descriminativas (positivas) nas SCUTS este mês ?

Recordo que o Governo tinha decidido prolongar esta medida por mais 3 meses.... termina a 30set12...

obg e abr

Registado: 14/11/2007 23:23

por Dragão » 26/9/2012 7:54

Bons dias !

obg e abr

Registado: 14/11/2007 23:23

por Elias » 26/9/2012 1:29

Dados de tráfego, 2º trimestre de 2012.

Quebra considerável em todas as auto-estradas, face ao mesmo período do ano anterior.

http://www.inir.pt/portal/LinkClick.asp ... uage=pt-PT

por alexandre7ias » 11/9/2012 13:24

Atransferência da manutenção e operação das subconcessões rodoviárias dos privados para a Estradas de Portugal (EP) fica 43% mais cara ao Estado, de acordo com os estudos de viabilidade efectuados pela empresa em 2008, quando foram lançados os concursos.

Com esta operação, o Governo pretende cortar na despesa do Estado e dar prova disso aos responsáveis da troika (Banco Central_Europeu, Fundo Monetário_Internacional e Comissão Europeia). Até ao momento, o Executivo garante que chegou a acordo com as subconcessionárias para reduzir os gastos em 855 milhões de euros, nos próximos 30 anos. No entanto, os documentos internos da EP aos quais o_SOL teve acesso demonstram que esta é, afinal, uma operação de risco para o_Estado.

Questionada pelo_SOL, a nova administração da Estradas de Portugal não apresentou dados que contrariem estes estudos, argumentando que não existem estimativas relativas às despesas associadas às novas responsabilidades. O Ministério da Economia, confrontado com este cenário, não deu qualquer esclarecimento até à hora de fecho da edição.

Já a comissão interna da EP, criada para a renegociação dos contratos, tinha alertado para o perigo dos encargos futuros serem superiores à poupança, segundo os relatórios entregues à administração da EP em Janeiro.

Em causa estará, segundo a comissão, o facto de a negociação não ter sido tão proveitosa quanto o que era esperado pelo_Governo._A equipa técnica da EP justifica esta dificuldade com a indisponibilidade dos accionistas das subconcessionárias «para abdicarem das suas margens de lucro e riscos que assumiram aquando da elaboração da sua proposta», lê-se nos documentos aos quais o_SOL teve acesso.

E foi isso mesmo que aconteceu. Apesar das negociações efectuadas, as Taxas Internas de Rentabilidade (TIR) das subconcessionárias não serão afectadas pelas alterações contratuais.

Cortar nas obras

Para tentar baixar os custos que terá com a transferência da conservação das estradas para os privados, a EP irá reduzir o nível de serviço prestado. Tal deverá ser possível devido a «estimativas de tráfego bastantes inferiores às efectuadas em 2007 e 2008», explica ao_SOL fonte da administração da empresa. Isto é, com menos utilização, a_EP estima que as infra-estruturas não necessitem de grandes reparações de 12 em 12 anos, como contratualizado. A EP não tem, porém, estudos que sustentem essa expectativa.

A empresa conta ainda com a redução dos preços de mercado pedidos pelas construtoras e com «ganhos de sinergias» para mitigar a subida da despesa com as novas responsabilidades.

Banca envolvida

Um dos agentes mais activos durante as negociações foram as instituições financeiras envolvidas nas subconcessões, relatou ao SOL uma outra fonte. Os responsáveis pelos diferentes sindicatos bancários estiveram empenhados nas negociações tanto do lado público, como do lado privado.

O objectivo das 15 instituições financeiras, cinco nacionais e dez internacionais, era reduzir o financiamento necessário para estes projectos. Por duas razões: por um lado, os spreads (margem cobrada pelos bancos) das linhas de financiamento contratadas variam entre os 0,7% e os 2,75%, muito abaixo das hoje praticadas nos mercados financeiros; por outro lado, os bancos estão com falta de liquidez e com um processo duro de desalavancagem em curso, em que todos os cortes são importantes.

Riscos à espreita

Até ao dia 30 de Novembro todos os processos de negociação devem estar concluídos. Ou seja, os contratos devem ser alterados. Assim, nos próximos três meses, a Estradas de Portugal terá de chegar a acordo com os subconcessionários privados para alterar os fluxos de pagamentos, um processo que «pode provocar divergências» entre as partes, tal como reconhecido nos documentos internos da empresa pública, presidida por António Ramalho.

O principal problema está relacionado com a alteração da matriz de risco dos contratos. Aqui, o Estado tem o tempo a correr em seu prejuízo. Toda a finalização deste processo está ainda dependente da aprovação das alterações por parte do_Tribunal de Contas (TC).
Android Mobile
Imagem

por ticojuno666 » 11/9/2012 10:38

Lion_Heart Escreveu:A mim aconteceu algo semelhante mas com uma pen pre paga da tmn.

Carrego 15 eur , uso 2 e no dia seguinte o saldo desapareceu.

Fui a uma loja tmn , alem de ser tratado com desprezo ainda insinuaram que eu tinha gasto o saldo.

Fui a casa , tirei fotos da utilização , dos mails e voltei a loja.

Pedi livro reclamações e ameacei , mesmo com outra empregada a dizer que nao ia adiantar nada. Eu quando tenho razão fico louco com incompetencia ou que gozem comigo, comecei a ameçar com advogado , deco etc. Entretanto como viram que nao estava a brincar aconselharam-me a nao escrever no livro e a fazer uma reclamaçao por escrito ali no momento.

Conclusão: um mês depois o saldo foi creditado.

Reparei tambem que apresentar queixa no livro de reclamaccoes resolve muitos problemas. Comprei um frigorifico DAEWOO na worten e desde o inicio que me apercebi que estava estragado. Apos 2 meses de idas a loja semanal para mandarem la um tecnico decidi apresentar queixa por escrito. 24h apos...tinha o problema resolvido.

Nao ameacem, se tem razao sejam impacaveis, e uma maneira de obrigarmos os prestadores a serem mais competentes e mais centrados no cliente e nao apenas no lucro facil.

Pedro Correia
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu

Registado: 5/10/2011 10:55

por Bar38 » 11/9/2012 9:49

Elias Escreveu:Concessionárias de auto-estradas em situação de falência
Nuno Miguel Silva
11/09/12 00:05
economico

Estudo da Ernst & Young sobre PPP conclui que existem cinco concessões falidas e outra na iminência de falir.

Três concessionárias de auto-estradas lideradas ou participadas pela Brisa, duas geridas pela Ascendi (controlada pela Mota-Engil e pelo Grupo Espírito Santo) e uma da Somague entraram ou estão prestes a entrar em estado técnico de falência. No total, estão em causa cerca de 640 quilómetros de auto-estradas que, actualmente, não são financeiramente sustentáveis. Esta é uma das principais conclusões do estudo da Ernst & Young sobre 36 contratos de Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões em Portugal, a que o Diário Económico teve acesso.

Entre as concessionárias de auto-estradas já falidas, de acordo com a avaliação dos consultores da Ernst & Young, encontram-se a Litoral Centro, a Douro Litoral e a Auto-estradas do Atlântico (todas geridas pela Brisa); a concessão Norte (controlada pela Ascendi); e o Túnel do Marão (concessionária controlada pela Somague).

Este último caso distingue-se dos restantes, por se tratar de uma falência técnica do empreiteiro Somague perante a concessionária, quando deixou de pagar uma tranche de 26 milhões de euros prevista no contrato, como explica fonte conhecedora do processo ao Diário Económico. A meio da obra, que está parada há cerca de um ano, o empreiteiro deixou de pagar, e a falência da concessionária foi inevitável.

Nos outros cinco casos, segundo a Ernst & Young, o que levou à falência das concessionárias foi a queda abrupta, para um terço ou menos, dos tráfegos em relação ao previsto nos contratos. Em todos os casos, tratam-se de concessões com portagens, em que o risco de tráfego foi claramente assumido pelos privados. A queda acentuada da circulação nestas concessionárias foi provocada pela recessão económica no país.

As tão desejadas e essenciais autoestradas que iriam levar ao desenvolvimento do interior,pois e´mas era quando eram a borla ,parece que a pagar a final ja´não eram tão necessárias.

Registado: 20/6/2011 21:37

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], karaya75, Kooc, Majestic-12 [Bot], OCTAMA e 238 visitantes