Construção de um Orçamento Zero
richardj Escreveu:quem financiaria os partidos? ora essa é fácil, os próprios membros dos partidos... não, é o povão não...
EDIT:
mesmo privatizando não resolvidas os problemas porque não tinhas privados para as privatizações, sem meteres muito dinheiro para equilibrar os balanços das empresas, dinheiro que não temos agora ...
O que corrói o sistema não é o financiamento público dos partidos, é precisamente o financiamento privado.
São as grandes construtoras que metem dinheiro nos partidos a troco de mais uma autoestrada na próxima legislatura, a banca que "investe" no partido para uns benefícios fiscais para os próximos 4 anos, mais outro que faz uns depósitos em numerário para garantir que o Estado vai comprar uns submarinos depois das eleições, outros que financiam o partido para que feche mais uma urgência hospitalar e assim garantir que os cidadãos são obrigados a recorrer a hospitais privados, etc.
Se o estado, apenas o estado, financiar os partidos com regras bem definidas é mais difícil aos corruptores agirem sobre a fraquinha classe política que temos.
Quando te recusas a financiar a democracia, alguém o fará por ti.
- Registado: 27/5/2011 15:57
[/quote]Koreano Escreveu:richardj Escreveu:quem financiaria os partidos? ora essa é fácil, os próprios membros dos partidos... não, é o povão não...
PS, S.A.
PSD, Lda.
Empresas subsidiárias da TACHOS, SGPS
richardj Escreveu:mesmo privatizando não resolvidas os problemas porque não tinhas privados para as privatizações, sem meteres muito dinheiro para equilibrar os balanços das empresas, dinheiro que não temos agora ...
Os privados que entrassem compravam a custo zero e capitalizavam as empresas. O valor que enterrassem era devolvido em suaves prestações.
Deves estar a esquecer-te que só no 1º dia de trabalho já tenho um superavit de 2 mil milhões anuais.
não sei não... qualquer reestruturação do sector dos transporte vai trazer mais desemprego. continua a penalizar o IRS e a SS.

richardj Escreveu:quem financiaria os partidos? ora essa é fácil, os próprios membros dos partidos... não, é o povão não...
PS, S.A.
PSD, Lda.
Empresas subsidiárias da TACHOS, SGPS

richardj Escreveu:mesmo privatizando não resolvidas os problemas porque não tinhas privados para as privatizações, sem meteres muito dinheiro para equilibrar os balanços das empresas, dinheiro que não temos agora ...
Os privados que entrassem compravam a custo zero e capitalizavam as empresas. O valor que enterrassem era devolvido em suaves prestações.
Deves estar a esquecer-te que só no 1º dia de trabalho já tenho um superavit de 2 mil milhões anuais.

[/quote]
finveste Escreveu:Koreano Escreveu:Transportes e Comunicações - Valor p/ orçamento: ZERO. Tudo privatizado. TUDO. Quem não gostar das explorações privadas, que vá no seu carrinho ou à boleia. 1.268,8 M poupados
Introduzias portagens na Av. da Boavista?
Se calhar, comparando os nossos belos gestores publicos, tinhas mais transportes colectivos por lá e mais baratos do que actualmente.
Ou achas que o dono da transportadora ia deixar o director geral fazer hedging à Euribor e enterrar 700M de euros com o dinheiro dele, para se "proteger" das variações da taxa? Nós (eu e tu

quem financiaria os partidos? ora essa é fácil, os próprios membros dos partidos... não, é o povão não...
EDIT:
mesmo privatizando não resolvidas os problemas porque não tinhas privados para as privatizações, sem meteres muito dinheiro para equilibrar os balanços das empresas, dinheiro que não temos agora ...
EDIT:
mais_um Escreveu:acabar com a totalidade dos apoios às fundações, acabar com os benefícios fiscais das fundações,
Concordo naquelas que servem apenas para fuga ao fisco ou para sacar ao Estado, mas também existem as fundações que apoiam crianças deficientes, preservam e divulgam a cultura portuguesa em Portugal e no Mundo, promovem o bem estar a idosos e/ou crianças vítimas de abandono, vítimas de violência doméstica, etc.
mais_um Escreveu:acabar com as subvenções publicas aos partidos,
Quem sugeres que financie os partidos?
Editado pela última vez por fernandoinveste em 28/9/2012 0:07, num total de 1 vez.
- Registado: 27/5/2011 15:57
richardj Escreveu:koreano as coisas não são assim tão simples... repara, quando despedes uma pessoa da saúde ou educação, por exemplo, estás a reduzir o custo na saúde, mas também a reduzir a receita no IRS e a aumentar o custo na SS. Donde essas reduções tem de ser mais esmiuçadas
Olha que eu não despedi ninguém na saude nem na educação... Só privatizei os transportes (se calhar foram uns quantos para a rua, depois) e, vá lá reconheço, mandei uns quantos militares para o desemprego.

O resto é só gestão adaptativa. Nem me dei ao trabalho de mudar os critérios de atribuição das prestações sociais. Simplesmente defini um patamar absoluto de prestações (mantendo-se os critérios a distribuição seria a mesma, com rateio). O das reformas, julgo que dispensa mais explicações
Elias Escreveu:Excelente tópico.
Começo por apresentar um resumo das despesas dos últimos anos, por funções. Quanto é possível cortar na despesa? Em que rubricas se deve cortar e quanto?
Fonte: PORDATA. Valores em milhões de euros.
Vejamos rápidamente por que razão só mandaria neste país como ditador (nunca me elegeriam):
Transportes e Comunicações - Valor p/ orçamento: ZERO. Tudo privatizado. TUDO. Quem não gostar das explorações privadas, que vá no seu carrinho ou à boleia. 1.268,8 M poupados
Defesa - Valor para orçamento - Metade. Chama-se ajustamento à bruta. Com este valor fazer patrulha da costa, espaço aéreo e o que sobrar para missões internacionais. Sejamos realistas, ninguém quer invadir Portugal.Acabamos de poupar mais 971,8 M. Vamos em 2.240,6 M acumulados
Deixemos o quadro resumo e passemos aos mais detalhados, para não dizerem que é só cortes cegos...
richardj Escreveu:despesa da SS por tipo, fonte, Pordata, valores em Milhões.
1ª Medida revolucionária:
Separação entre descontos p/ reforma e descontos para "o resto"
Descontos para a reforma - Incidem unicamente sobre o rendimento bruto do cidadão (e reparem que não estou a dizer trabalhador

Esta rúbrica sai fora do orçamento de estado pois não é nem despesa nem receita. É depósito.
Descontos para as restantes protecções sociais - Incidem sobre o valor bruto dos salários e são pagos pelo empregador. Arranjem a taxa que quiserem. Para manter validade no comparativo, digo a 23,75%. O valor cobrado é o valor devolvido nestas prestações sociais. Para não ser completamente um tirano, faço um referendo para que o povo decida o percentual a atribuir a cada um dos tipos de prestação. Uma coisa é certa, o que se paga este mês é o que se cobrou no mês anterior. Nem mais nem menos 1 centimo. Chama-se a isto solidariadade social sustentada. Efeito neutro no orçamento de estado.
E assim, acabámos de poupar mais 7.000 M. Acumulamos já 9.240,6 M de euros.
Oops, já estamos em superavit e ainda nem olhei com atenção para as outras rúbricas da despesa...

Se calhar até arranjava mais onde cortar, mas isto de por as finanças públicas do país na ordem é desgastante e terrivelmente complicado.
Este ano fico com o superavit para mim e depois demito-me e convoco eleições. Assim pode voltar para cá a corja habitual e rápidamente vão torrar tudo outra vez, até voltarmos a ter défices crónicos.
Se o povo chamar por mim, talvez volte

Não sei quanto vale em €, mas:
acabar com a totalidade dos apoios às fundações, acabar com os benefícios fiscais das fundações,
reduzir os vencimentos e abonos dos cargos políticos a 50%,
acabar com as subvenções publicas aos partidos,
proibir a contratação de assessores para os gabinetes dos ministros e afins,
eliminar as empresas municipais,
despedir os FP excedentários,
acabar com a reforma antecipada na AP,
estabelecer um tecto máximo para as reformas, entre 2000€ a 2500€,
racionalizar os cursos superiores que não tem saídas profissionais,
racionalizar as autarquias,
eliminar as estruturas duplicadas nas forças de segurança e nas forças armadas,
eliminar os subsídios RSI e apoios sociais (excepto o desemprego e baixas) a quem tenha património imobiliário superior a 150 mil€ e/ou 25000€ mobiliário/depósitos.
Assim de repente não me lembro de mais nada...
acabar com a totalidade dos apoios às fundações, acabar com os benefícios fiscais das fundações,
reduzir os vencimentos e abonos dos cargos políticos a 50%,
acabar com as subvenções publicas aos partidos,
proibir a contratação de assessores para os gabinetes dos ministros e afins,
eliminar as empresas municipais,
despedir os FP excedentários,
acabar com a reforma antecipada na AP,
estabelecer um tecto máximo para as reformas, entre 2000€ a 2500€,
racionalizar os cursos superiores que não tem saídas profissionais,
racionalizar as autarquias,
eliminar as estruturas duplicadas nas forças de segurança e nas forças armadas,
eliminar os subsídios RSI e apoios sociais (excepto o desemprego e baixas) a quem tenha património imobiliário superior a 150 mil€ e/ou 25000€ mobiliário/depósitos.
Assim de repente não me lembro de mais nada...

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
olhando para a tabela da despesa e da receita da SS, o meu palpite é o seguinte:
as outras despesas que aparecem nas despesas da SS e que pesam 8,9 mil milhões, são, em parte, custos da SS de receber os fundos de pensões das empresas, passando a ter o custo relativo aos pensionistas que estavam vinculados a esses fundos de pensões. Esses custos serão contabilizados nos outros custos da SS (ultima coluna)
Por outro lado, quando o estado recebe os activos desses fundos, mete uma parte na SS que entra através das "receitas de capital".
Reparem que sempre que o valor dos "outros custos" dispara, o valor da "receita de capital" dispara também.
exemplos: anos de 2002, 2005 e 2008 ----
as outras despesas que aparecem nas despesas da SS e que pesam 8,9 mil milhões, são, em parte, custos da SS de receber os fundos de pensões das empresas, passando a ter o custo relativo aos pensionistas que estavam vinculados a esses fundos de pensões. Esses custos serão contabilizados nos outros custos da SS (ultima coluna)
Por outro lado, quando o estado recebe os activos desses fundos, mete uma parte na SS que entra através das "receitas de capital".
Reparem que sempre que o valor dos "outros custos" dispara, o valor da "receita de capital" dispara também.
exemplos: anos de 2002, 2005 e 2008 ----
richardj Escreveu:execução da Segurança Social.
mas esquece os 1800, eu vi mal os dados. Todo o meu post anterior está errado.
Quando abres o link da execução orçamental carrega na Segurança Social no índice.
mesmo assim, não percebo onde é que vão aparecer os outros custos, que segundo a pordata, pesaram 8,9 mil milhões em 2011. e esta coisa dos outros custos tem disparado forte e feio, se vires a tabela das despesas por tipo.
tenho de ver com calma depois voltarei ao tema.
agora vou xonar

- Registado: 5/11/2002 12:21
execução da Segurança Social.
Quando abres o link da execução orçamental carrega na Segurança Social no índice.
mesmo assim, não percebo onde é que vão aparecer os outros custos, que segundo a pordata, pesaram 8,9 mil milhões em 2011. e esta coisa dos outros custos tem disparado forte e feio, se vires a tabela das despesas por tipo.
richardj Escreveu:repara:
despesa corrente - 15 624 Milhões
donde prestações sociais são 13 803 Milhões.
então e os restantes 1800 milhões ???
repara que o resto que aparece é subpartes dos 13803 ...
pera lá que agora baralhaste-me.
isto é despesa do estado ou da seg social?
Elias Escreveu:richardj Escreveu:olhando para as despesas da SS estou intrigado com os 8,9 mil milhões em "outras despesas". Querem-me dizer que isso é o custo de por o sistema a funcionar? lojas, funcionários etc?
Creio que encontrarás a resposta nos relatórios de execução orçamental, procura em www.dgo.pt
por acaso não encontro a resposta, os custos associados a outras despesas não é compatível com aquilo que vem na pordata e aquilo que diz a execução orçamental de até Agosto.
ora vé lá o link que tenho no comentário das 19:26
richardj Escreveu:olhando para as despesas da SS estou intrigado com os 8,9 mil milhões em "outras despesas". Querem-me dizer que isso é o custo de por o sistema a funcionar? lojas, funcionários etc?
Creio que encontrarás a resposta nos relatórios de execução orçamental, procura em www.dgo.pt
richardj Escreveu:elias qualquer nessa tabela não está bem, quem me dera que portugal só tivesse 1,6 milhões de reformados...
não tem as pensões de invalidez nem de sobrevivência
aqui vai o quadro completo
- Anexos
-
- pensoes 2.PNG (22.05 KiB) Visualizado 4822 vezes
richardj Escreveu:sim, está-te a escapar. Vou repetir o que disse, a SS tem despesas e receitas próprias, que podes ver nos meus posts.
a tabela que o elias postou é das despesas correntes do estado. Se somares todos os parâmetros que aquilo tem obtens um valor de +- 37 mil milhões. Agora, na despesa corrente falta o peso dos juros. Se somares esse valor vais obter um valor muito próximo da despesa corrente.
Parte das despesas corrente do orçamento são transferências para a SS, porque as receitas dos descontos não são suficientes para cobrir as despesas.
Donde, se olhares para as tabelas que meti, reparas que na tabelas das receitas da SS por tipo, tens coisas como "transferências correntes" e "receitas de capital", que não é mais do que dinheiro do orçamento (da receita corrente) + os activos dos fundos de pensões que tem inundado a SS nos últimos anos.
não tinha visto as tuas tabelas. Vi só as do Elias.
E acho que percebo a dúvida dele quando me pergunta como cheguei aquela conclusão.
Claro que também existe um aumento do número de pessoas a receber reforma todos os anos. Contudo as reformas douradas também têm vindo a aumentar... julgo ser essa a tua dúvida, como cheguei a essa conclusão de forma tão simplista!!!!
- Registado: 23/12/2011 1:41
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Phil2014 e 249 visitantes