Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS 2012: tributação de mais-valias em contas estrangeiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Haruki2 » 2/10/2012 16:04

Sim, eu preenchi uma W8BEN form.

Registado: 13/8/2012 14:37

Re: tributação

por Viandeiro » 28/9/2012 10:01

Clinico Escreveu:Se o banco é o TD Ameritrade, de certeza que quando abriu conta preencheu a W-8BEN form (certificate of foreign Status of Beneficial Owner for USA tax withholding). As mais valias que fizer lá, são taxadas lá (e só lá, não aqui) e a uma taxa mais agradável que cá.

Quem preenche um W-8BEN está a declarar que não é residente e, por isso, beneficia de isenção ou taxas mais baixas de retenção na fonte. Em nada afecta as mais-valias.

Logo, está a declarar que é um cidadão estrangeiro e que não apresentará declaração de rendimentos nos EUA. Como tal, não vai pagar imposto de mais-valias. No máximo, pagará parte do imposto sobre dividendos ou juros à taxa prevista no acordo para evitar a dupla tributação.

Regra geral, os impostos sobre rendimentos (qualquer que seja a sua natureza) são pagos no país de residência fiscal do contribuinte. Nalguns investimentos estrangeiros, podem ser pagos nos dois países (país de residência e país onde é efectuado o investimento). É chato, mas é mesmo assim. Alguns bancos têm serviços para recuperação de imposto pago no estrangeiro, mas costumam ser carotes.

V.

Registado: 11/2/2009 13:10

tributação

por Clinico » 28/9/2012 8:28

HarukiM, as mais valias do trade nos EUA têm que ser declaradas lá e o imposto é pago lá.

Se o banco é o TD Ameritrade, de certeza que quando abriu conta preencheu a W-8BEN form (certificate of foreign Status of Beneficial Owner for USA tax withholding). As mais valias que fizer lá, são taxadas lá (e só lá, não aqui) e a uma taxa mais agradável que cá.
Note que para abrir conta (veja o exemplo que o rg põe acima), lhe pedem um social security number ou o ITIN.

As mais valias que fizer cá, vão para o anexo G. Mesmo que não possa descontar as menos valias, tem que ser declaradas.

A mim,este ano, descobriram que não declarei MENOS valias em 2008 (logo após o sub prime) e obrigaram-me a fazê-lo em anexo este ano. Deve vir multa por aí...

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Pata-Hari » 28/9/2012 7:39

HarukiM Escreveu:Em resposta à Pata:

não acho injusto pagar impostos. São eles que mantêm muitos serviços que damos por adquiridos a funcionar seja em paises mais liberais, como os EUA ou menos, como a Suécia. Não é daí que vem o sentimento de injustiça.

Eu sei que devo pagar, mas como o dinheiro está fora entendo que deveria pagar fora.

A dúvida está mais nesse ponto.

Vou-me informar na corretora.

Abraço e obrigado a todos

O dinheiro deverá ser tibutado nos dois lados, nos dividendos. Pronto, assim é que é mesmo justo, ficam impostos em todos lados :twisted: . A corretora responde pelos impostos que tem que reter no país em causa. Quem tem que responder pelo nosso lado, é a nossa administração fiscal.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por rg7803 » 27/9/2012 23:16

HarukiM Escreveu:Bem a questão é que o dinheiro está no estrangeiro e é invistido lá.

Agradeco o teu contributo. O que é a "tos"? Abraço

Pata, marco, Ulisses: HELP!

Vê aqui:

https://www.thinkorswim.com/tos/client/index.jsp

é uma corretora americana, como é a Orey, Gobulling, etc
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Haruki2 » 27/9/2012 23:13

Em resposta à Pata:

não acho injusto pagar impostos. São eles que mantêm muitos serviços que damos por adquiridos a funcionar seja em paises mais liberais, como os EUA ou menos, como a Suécia. Não é daí que vem o sentimento de injustiça.

Eu sei que devo pagar, mas como o dinheiro está fora entendo que deveria pagar fora.

A dúvida está mais nesse ponto.

Vou-me informar na corretora.

Abraço e obrigado a todos

por AmigosdaBolsa » 27/9/2012 14:48

A verdade é que se eles não declararem ao estado Português que tiveste essas mais-valias (julgo que não declaram, mas confirma) não há forma do estado saber e por isso se não pagares ninguém tem como saber. Agora em termos de Lei é obrigatório.

Registado: 25/10/2010 9:57

por Pata-Hari » 27/9/2012 12:51

Sim, é no anexo J. E não entendo porquê que será injusto pagar impostos sobre rendimentos, consegues explicar?

Não tenho experiência na declaração de menos valias/mais valias no anexo J mas não vejo razão para ser diferente do G (sendo que o J está bastante mal feito e induz em erros de preenchimento).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por jcms » 27/9/2012 11:56

jcms Escreveu:
AutoMech Escreveu:Se és residente em Portugal tens de pagar cá. Anexo J do IRS.

Não metas no anexo J mas sim no G, porque no J não dá para declarar as menos valia.

A declaração anual de rendimentos (Modelo 3, IRS), integra um Anexo para efeitos de declaração de rendimentos obtidos no estrangeiro, aí incluídas as mais-valias relativas aos instrumentos financeiros (valores mobiliários e outros - cfr. als. b), e), f) e g) do n.º 1 do art. 10.º do Código do IRS). Contudo, a estrutura do Anexo J, salvo melhor opinião: i) não possibilita a declaração de menos-valias quando estas existam; ii) no caso de declaração de mais-valias, não se afigura que estas sejam consolidadas com o eventual saldo de mais-valias ou menos-valias obtidas em Portugal, objecto de declaração no Anexo G. A ser assim, não é cumprida a determinação legal de que a tributação recaia sobre o saldo positivo entre as mais-valias e as menos-valias (nacionais ou estrangeiras) resultantes das operações sobre os instrumentos financeiros. Deste modo, quando se trate de mais-valias (nacionais ou estrangeiras) sujeitas a tributação apenas a sua declaração global no Anexo G assegura a tributação pelo mencionado saldo.

Registado: 29/11/2007 4:08

por jcms » 27/9/2012 11:49

AutoMech Escreveu:Se és residente em Portugal tens de pagar cá. Anexo J do IRS.

Não metas no anexo J mas sim no G, porque no J não dá para declarar as menos valia.

Registado: 29/11/2007 4:08

por Haruki2 » 27/9/2012 9:26

Bem a questão é que o dinheiro está no estrangeiro e é invistido lá.

Não me parece muito justo que tenha que pagar cá, mas se tiver que ser, será!

Agradeco o teu contributo. O que é a "tos"? Abraço

Pata, marco, Ulisses: HELP!

por Automech » 27/9/2012 0:25

Se és residente em Portugal tens de pagar cá. Anexo J do IRS.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por rg7803 » 26/9/2012 23:34

nota: pode ser que o marco, pata ou ulisses possam dar uma achega porque o que escrevi é por feeling, não é conhecimento real e concreto

por rg7803 » 26/9/2012 23:33

teoricamente deves pagar imposto sobre essas mais valias no país onde tens residência fiscal, penso eu

aliás pagar o obvio é que tenhas que pagar sempre, eventualmente ou cá ou lá; mas assumindo que moras cá, deve ser cá, e aí será igual a negociares na gobulling ou na tos

IRS 2012: tributação de mais-valias em contas estrangeiras

por Haruki2 » 26/9/2012 23:21

Olá a todos :)

tenho dúvidas sobre a tributação de mais-valias!

Eu negoceio ações através de um banco português e tenho que declarar as mais-valias no IRS

Também tenho uma conta nos EUA, a partir da qual também negoceio acções. Tenho que pagar IRS dessas mais-valias em Portugal ou não?

agradecia esclarecimentos!

Bons trades!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: IX Hispana, PAULOJOAO, Shimazaki_2, xeidafome e 220 visitantes