Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade
rmachado Escreveu:Pergunta de não economista:
Se baixar a TSU para as empresas é uma medida má, pq razão alguns paises o fizeram com aparente bons resultados?
Se está provado (teoria economica segundo me informaram) que um dos fatores para o aumento do desemprego é o custo do trabalho, então baixando este não iria aumentar o emprego?
E sim a medida era parva pela transferência de % dando uma sensação de tremenda injustiça e pelo "abaixamento brutal" de salário liquido
Nenhum país baixou a TSU do lado das empresas e aumentou a TSU do lado dos trabalhadores.
A medida de descer (apenas) a TSU do lado das empresas poderia ter um efeito positivo a médio/longo prazo, mas no curto prazo não (está no estudo do BdP).
O problema era o facto de não haver folga orçamental para o fazer. O governo decidiu ser os trabalhadores a fazê-lo, dai a Troika considerar a medida como "criativa".
Sobre a questão do custo do trabalho ser um problema para a criação de emprego é uma boa teoria, mas gostava que me explicassem como é que as empresas contratam pessoas se não tiverem trabalho para elas, só porque elas ganham menos. Aliás, dos empresários que conheço nenhum deles disse que ia contratar pessoas, caso esta medida fosse aprovada, já que se não tem trabalho para as que tem, quanto mais para mais pessoas.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Eu há nem sei em que tópico colocar isto ... mas afinal onde estão as medidas de redução da despesa e diminuição do tamanho do estado ou aumento do produto do mesmo?
Mais do mesmo? mais impostos sobre os poucos, os em via de extinção, que ainda trabalham? onde estão as correcções nas injustiças gritantes do sistema de pensões (e que a meu ver não têm a ver com plafonamento, têm simplesmente a ver com a relação entre o descontado e o recebido)?
Mais do mesmo? mais impostos sobre os poucos, os em via de extinção, que ainda trabalham? onde estão as correcções nas injustiças gritantes do sistema de pensões (e que a meu ver não têm a ver com plafonamento, têm simplesmente a ver com a relação entre o descontado e o recebido)?
Impostos
Receita de IRC afunda 22,9%
24 Setembro 2012 | 19:10
Rui Peres Jorge - rpjorge@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
A receita fiscal total está a cair 2,4%. Só IRS dá ajuda significativa positiva e é por um efeito temporário. A quebra na arrecadação de receitas está a afectar os impostos mais relevantes.
O encaixe com os impostos pagos pelas empresas caiu, em termos homólogos, 22,9% nos primeiros oito meses do ano, um agravamento face à queda de 15,6% registada no mês anterior. As más noticias chegam a todos os impostos mais relevantes, com excepção do IRS, mas aí é por um efeito temporário.
Nos primeiros oito meses do ano, os cofres públicos registaram a entrada de 2.453,6 milhões de euros de IRC, menos 22,9% que no ano passado. O sinal negativo é marca das contas fiscais: -2,2% no IVA, -44% nos impostos sobre veículos, -10,8% no tabaco, -7,7% no imposto de selo. São muitos milhões de euros a menos.
Contas feitas, a receita fiscal do Estado está a cair 2,4%, ou seja, menos 500 milhões de euros que no ano passado. O Governo planeava arrecadar mais 900 milhões de euros este ano do que no passado (+2,6%).
Esta diferença só não é maior porque o imposto único de circulação está a crescer 10,8% (cerca de 12 milhões de euros), porque o perdão fiscal operado este ano rendeu 258 milhões de euros e porque o IRS está com um desempenho notável devido a um facto extraordinário.
No IRS “regista-se um aumento de 13,7% da receita liquida acumulada”, diz a DGO que o justifica com “o efeito de antecipação de um mês do prazo de pagamento das notas de cobrança do IRS relativo às declarações referentes a 2011, o qual determinou um aumento de 13,7% da receita líquida acumulada”. A expectativa do Governo é que o encaixe com IRS recue 2,9% este ano.
- Anexos
-
- receita fiscal.png (109.22 KiB) Visualizado 2098 vezes
rmachado Escreveu:Estava a tentar encontrar os ditos paises mas só apanhei isto:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1951110
O país que querias era este - o programa posto em prática foi um sucesso
Editado pela última vez por LTCM em 24/9/2012 21:03, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
PT_Trader Escreveu:JMHP Escreveu:Falha este governo e o(s) próximo(s) enquanto houver tempo para adiar as reformas inevitáveis... O problema é que se calhar já não vai haver tempo nem para o próximo governo.
Quanto à comunicação é verdade não foi a melhor, mas a verdade é que de nada serve explicar aquilo que ninguém deseja ver realizado.
Que eu saiba a descida da TSU (ainda por cima suportada pelos trabalhadores) não fazia parte do pacote das reformas estruturais.
Este Governo ainda está para mostrar o que vale em reformas muito mais importantes, e não se deve distrair com outras coisas.
Que eu saiba quem beneficia com a TSU são os trabalhadores e não as empresas!
- Registado: 7/4/2009 16:12
artista Escreveu:JMHP Escreveu:artista Escreveu:Bom, se falhar falhamos todos, e falha sobretudo este governo que prometeu mundos e fundos e nada resulta... bom, até aqui foi a troika que serviu de desculpa, no futuro será provavelmente o povo, que não o deixou fazer o que ele queria fazer!
De uma coisa não têm desculpa, a forma da comunicação é um desastre, como é que eles não viram que aquilo anunciado da forma que foi ia dar me#$%!?
Falha este governo e o(s) próximo(s) enquanto houver tempo para adiar as reformas inevitáveis... O problema é que se calhar já não vai haver tempo nem para o próximo governo.
Quanto à comunicação é verdade não foi a melhor, mas a verdade é que de nada serve explicar aquilo que ninguém deseja ver realizado.
Sabes eu acho que ninguém aceita por um conjunto de razões. Aquelas que falei lá atrás...
Não se pode mentir constantemente e pensar que as pessoas aceitam de bom grado. E não considero mentira o facto de falharem previsões, falo de muitas outras coisas...
Não se pode cortar nos outros e conseguir ganhar mais 81 euros por mês e pensar que eles comem "na boa"!
Ou seja, para se fazer o que eles estão a fazer, têm primeiro de dar o exemplo, ser sérios e explicar bem às pessoas o que se está a passar!
Cabe na cabeça de alguém que tenham feito isto tudo sem dar cavaco a ninguém? Nem à UGT com quem assinaram um acordo (que certamente viram como um troféu, nunca pretenderam cumprir nada do mesmo)!
Não podem manter um ministro como o Relvas numa situação destas... e ainda não perceberam o estado das coisas, não têm qualquer sensibilidade para os problemas que as pessoas estão a passar, basta ver o comentário do Miguel Macedo ontem, completamente despropositada, mesmo que seja em parte verdade, no contexto atual é estúpida e uma ofensa para muita gente!
A comunicação "não foi a melhor"!? foi completamente desastrada... o que me preocupa mais é que quem não percebe isso é porque não tem qualquer consciência do que se está a passar no país! Isso é que é bastante grave!
De acordo... Conforme disse atrás, este governo está como o país, ESGOTADO!!
Só se mantém em funções devido à Troika, caso contrário caia num instante tal como o resto do país.
Agora o que fazer?!... Vamos cometer suicídio ignorando os problemas e adiando as reformas?!
PT_Trader Escreveu:Que eu saiba a descida da TSU (ainda por cima suportada pelos trabalhadores) não fazia parte do pacote das reformas estruturais.
Já todos sabemos (devíamos saber) que a descida da TSU é uma medida para fazer diminuir o custo do trabalho e consequente diminuição do consumo, uma vez que temos o cambio fixo (Euro) e não existe actualmente outra forma de desvalorização.
Com ou sem TSU, a diminuição do consumo é inevitável e sem uma redução no custo de trabalho, essa diminuição vai acontecer provavelmente da forma mais dura: encerramento das empresas e um desemprego explosivo.
Sem crescimento económico é uma fatalidade.... Não há decreto que nos valha!
MarcoAntonio Escreveu:A Taxa Social Único tem duas componentes: a contribuição da empresa/empregador a qual o Governo pretendeu baixar 5.75%; a contribuição do trabalhador/empregado a qual o Governo pretendeu aumentar 7%.
O que se apresentou não foi uma redução da TSU, foi uma alteração à TSU que consistia numa subida global da TSU em 1.25% mais 5.75% a serem transferidos do trabalhador para o empregador (na prática, uma redução salarial).
Podemos dizer isso assim ou podemos dizer que aumentou num lado descendo no outro.
No fundo vai-se chegar à mesma conclusão.
Eu sou da opinião que deveriamos baixar a TSU do lado do emrpegador, mas manter as contribuições do lado do trabalhador.
Mas não neste contexto, mas num contexto de mais folga das contas da SS.
- Registado: 6/7/2012 12:38
JMHP Escreveu:Falha este governo e o(s) próximo(s) enquanto houver tempo para adiar as reformas inevitáveis... O problema é que se calhar já não vai haver tempo nem para o próximo governo.
Que eu saiba a descida da TSU (ainda por cima suportada pelos trabalhadores) não fazia parte do pacote das reformas estruturais.
Este Governo ainda está para mostrar o que vale em reformas muito mais importantes, e não se deve distrair com outras coisas.
- Registado: 20/6/2011 21:48
JMHP Escreveu:artista Escreveu:Bom, se falhar falhamos todos, e falha sobretudo este governo que prometeu mundos e fundos e nada resulta... bom, até aqui foi a troika que serviu de desculpa, no futuro será provavelmente o povo, que não o deixou fazer o que ele queria fazer!
De uma coisa não têm desculpa, a forma da comunicação é um desastre, como é que eles não viram que aquilo anunciado da forma que foi ia dar me#$%!?
Falha este governo e o(s) próximo(s) enquanto houver tempo para adiar as reformas inevitáveis... O problema é que se calhar já não vai haver tempo nem para o próximo governo.
Sabes eu acho que ninguém aceita por um conjunto de razões. Aquelas que falei lá atrás...
Não se pode mentir constantemente e pensar que as pessoas aceitam de bom grado. E não considero mentira o facto de falharem previsões, falo de muitas outras coisas...
Não se pode cortar nos outros e conseguir ganhar mais 81 euros por mês e pensar que eles comem "na boa"!
Ou seja, para se fazer o que eles estão a fazer, têm primeiro de dar o exemplo, ser sérios e explicar bem às pessoas o que se está a passar!
Cabe na cabeça de alguém que tenham feito isto tudo sem dar cavaco a ninguém? Nem à UGT com quem assinaram um acordo (que certamente viram como um troféu, nunca pretenderam cumprir nada do mesmo)!
Não podem manter um ministro como o Relvas numa situação destas... e ainda não perceberam o estado das coisas, não têm qualquer sensibilidade para os problemas que as pessoas estão a passar, basta ver o comentário do Miguel Macedo ontem, completamente despropositada, mesmo que seja em parte verdade, no contexto atual é estúpida e uma ofensa para muita gente!
A comunicação "não foi a melhor"!? foi completamente desastrada... o que me preocupa mais é que quem não percebe isso é porque não tem qualquer consciência do que se está a passar no país! Isso é que é bastante grave!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
oscar.coelho Escreveu:sky_above_you Escreveu:2- Taxa social única. é um imposto sobre as empresas.
- Já viste que esse imposto é um "descanso" para os empregadores?
- Já viste que quando as empresas encerram os trabalhadores ficam à porta da empresa não para exigir ao patrão o emprego que perderam mas "a carta" para irem receber do fundo de desemprego?
- Já viste que se cada trabalhador tivesse que prover o seu serviço de segurança social para estar seguro na eventualidade de desemprego, doença, etc. isso traria uma pressão acrescida sobre o valor dos salários a suportar pelos empregadores?
- Já viste que...
oscar
1)Um descanso?... não vejo porquê.. se não o pagassem não ficavam pior.. é um imposto sobre a criação de trabalho que é a coisa mais ridicula... era muito mais no interesse do país aumentar o IRC (que acho errado) do que ter as empresas a pagar 1% que fosse de taxa social única
2)é isso mesmo que é preciso mudar. Alguém tem que se preocupar em manter as empresas abertas.
3) Não é por nada mas neste momento os trabalhadores já pagam para a segurança social era apenas mudar o alvo. Era uma desvalorização salarial automática num país sem moeda. A prazo com a recuperação do país e diminuição do desemprego poderia reduzir-se a contribuição dos trabalhadores.
- Registado: 13/12/2008 12:42
vgasmo Escreveu:A alteração da TSU teria um impacto negativo no consumo
Sim mas, as medidas que a substituem não têm impacto negativo no consumo?
E não têm subjacente uma redução salarial?
Editado pela última vez por MPC_finance em 24/9/2012 18:53, num total de 1 vez.
- Registado: 23/12/2011 1:41
pedrooa Escreveu:rcostab Escreveu: A medida nunca foi a Descer a TSU, até teria um aumento de 1.25%!! A ideia seria transferir responsabilidades!
Eles decidiram descer o custo do trabalho, descendo a TSU suportado pela empresa.
Só porque decidiram aumentar a contribuição da SS dos trabalhadores não podemos dizer que a medida nunca foi descer a TSU.
A Taxa Social Único tem duas componentes: a contribuição da empresa/empregador a qual o Governo pretendeu baixar 5.75%; a contribuição do trabalhador/empregado a qual o Governo pretendeu aumentar 7%.
O que se apresentou não foi uma redução da TSU, foi uma alteração à TSU que consistia numa subida global da TSU em 1.25% mais 5.75% a serem transferidos do trabalhador para o empregador (na prática, uma redução salarial).
Ao contrário da mentira que continua a ser propalada, isto não estava no memorandum: o memorandum nunca estabeleceu que isto deveria acontecer à TSU (subir e com mais uma porção a ser transferida do empregado para o empregador). É simplesmente mentira que o memorandum de entendimento liderado em Portugal pelo Governo PS e com a participação e concordância pública do PSD e CDS-PP tivesse lá isto estabelecido...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/9/2012 18:51, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Défice orçamental efectivo aumenta 700 milhões de euros
Défice efectivo inclui receitas dos fundos de pensões da banca e gastos com despesas em atraso na Saúde. Excluindo esse efeito défice cai 100 milhões de euros.
O défice orçamental da Administração Central e local no final de Agosto foi de quatro mil milhões de euros, mais 726 milhões que o valor registado no final de Julho.
Esta evolução inclui a receita com os fundos de pensões da banca e com as despesas com dívidas em atraso na Saúde que em Agosto totalizaram 880 milhões de euros, revela o boletim mensal da Direcção-geral do orçamento divulgado esta tarde.
Ajustando a estas operações extraordinárias, como faz a troika, o défice nos primeiros oito meses do ano melhorou ligeiramente de 5,6 mil milhões no final de Julho para 5,5 mil milhões no final do mês passado.
(notícia em actualização)
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=580293
Défice efectivo inclui receitas dos fundos de pensões da banca e gastos com despesas em atraso na Saúde. Excluindo esse efeito défice cai 100 milhões de euros.
O défice orçamental da Administração Central e local no final de Agosto foi de quatro mil milhões de euros, mais 726 milhões que o valor registado no final de Julho.
Esta evolução inclui a receita com os fundos de pensões da banca e com as despesas com dívidas em atraso na Saúde que em Agosto totalizaram 880 milhões de euros, revela o boletim mensal da Direcção-geral do orçamento divulgado esta tarde.
Ajustando a estas operações extraordinárias, como faz a troika, o défice nos primeiros oito meses do ano melhorou ligeiramente de 5,6 mil milhões no final de Julho para 5,5 mil milhões no final do mês passado.
(notícia em actualização)
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=580293
rcostab Escreveu: A medida nunca foi a Descer a TSU, até teria um aumento de 1.25%!! A ideia seria transferir responsabilidades!
Eles decidiram descer o custo do trabalho, descendo a TSU suportado pela empresa.
Só porque decidiram aumentar a contribuição da SS dos trabalhadores não podemos dizer que a medida nunca foi descer a TSU.
artista Escreveu:Bom, se falhar falhamos todos, e falha sobretudo este governo que prometeu mundos e fundos e nada resulta... bom, até aqui foi a troika que serviu de desculpa, no futuro será provavelmente o povo, que não o deixou fazer o que ele queria fazer!
mais_um Escreveu:sky_above_you Escreveu:Tenho vergonha de viver num país em que as medidas que podem relançar a economia são obrigadas a cair pela opinião pública e as medidas que ajudam a atirar o país para o buraco são aplaudidas:
1- Redução do número de municípios e freguesias. Vi manifestações contra a redução, não vi praticamente ninguém a apoiar.
Todos dizem que na administração local há muito desperdício e corrupção.
Não viste manifestações da mesma dimensão contra a extinção de freguesias. De qualquer forma essa medida é pura cosmetica, o grosso dos custos está nos municipios.sky_above_you Escreveu:2- Taxa social única. é um imposto sobre as empresas. Reduzir os impostos sobre as empresas pode ter 1 de 3 efeitos:
a)em empresas sem capacidade de estabelecer um preço (se não forem uma coca cola ou marca de cereais de pequeno almoço não imitável, por exemplo) e que actuam num mercado altamente competitivo o resultado é a baixa dos preços dos produtos... Isto era o que aconteceria à maior parte das nossas empresas de bens transacionaveis. Com a vantagem de que era uma redução de imposto que atingia quer as empresas lucrativas quer as não lucrativas (impedindo falencias) e beneficiava mais as que criam mais emprego (o que dá jeito num país com 15% de desemprego)
b) as empresas com capacidade de decisão de preço (não estou praticamente a ver nenhuma em Portugal) mantêm os preços e absorvem para si a poupança do imposto
c) as utilities não reguladas como actuam num monopólio ou oligopólio(um pouco à semelhança das empresas em b) absorvem também para si a poupança do imposto
Ou seja na ausência de b em Portugal era preciso garantir que as empresas em c eram obrigadas a baixar os preços como o governo pretendia e automaticamente a medida tinha tudo para funcionar
Mas não, o povo não quer e os comentadores ajudam. Em Portugal ninguém conhece a lei da oferta e da procura e portanto ninguém acredita que os produtores de bens competitivos iam ser obrigados a baixar os preços porque senão alguém ia aproveitar e triplicar a produção e conquistar o mercado de quem não quis baixar os preços.
Isso não é bem assim, já foi provado que o que as empresas poupariam na TSU tinha um impacto marginal nos seus custos. É pura matematica.
Em relação a 1) é certo.. mas o que está no memorando da Troika são mesmo os municípios e se leste o que escrevi reparas que aquilo de que falo é mesmo dos municípios
Em relação a 2: mais vale uma pequena redução (em alguns casos de 2-3%) que nenhuma... de qualquer modo concordo que a baixa da taxa social única devia ser muito superior (se os funcionários públicos perdem 2 subsidios porque hão-de os outros perder só 1? era da mais elementar justiça, desde que fosse feito só aos rendimentos mais altos como nos funcionários públicos)
- Registado: 13/12/2008 12:42
pedrooa Escreveu:vgasmo Escreveu:Acabei de ler o link e espanta-me quem escreve fazer alguns saltos lógicos.
A redução da TSU num montante de 4%, numa empresa em que custos do trabalho são cerca de 30% (uma boa parte das exportadoras) dá um aumento de competitividade de preço desprezível (à custa de uma descida elevada do rendimentos disponível).
A economia não é feita de produção ou de consumo, é feita das duas coisas. Na verdade o produto = consumo + investimento + exportações - importações.
A alteração da TSU teria um impacto negativo no consumo (vide decisões de consumo futuras são adiadas - as expectativas são muito importantes em economia!). As decisões de investimento, mesmo com uma redução de custos, poderão ser adiadas (as empresas dos mercados dos bens não transaccionáveis que devemos deixar de fomentar - o que está correcto - vão adiar investimento, porque vai haver menos consumo, mas as outras também vão porque os mercados internacionais também abrandaram).
O trabalho não se desloca automaticamente de sector para sector. A ideia da destruição criativa de Schumpeter implica a criação de novos sectores, que irão criar emprego, mas que terá moldes diferentes (isso implica criar novas condições institucionais para esses sectores surgirem e crescerem e onde os RH qualificados que saíram do país seriam fundamentais).
Resumindo, a descida da TSU poderia ser uma boa medida, se descesse mais e fosse aplicada a empresas exportadoras e não fosse acompanhada por uma descida abrupta do rendimento disponível...
Mas o problema é que descer a TSU nos dias que correm fazem arrebentar a SS. E a SS sofreu uma reforma nos ultimos anos que foi elogiada por muita gente. E agora parecem empenhados em destrui-la.
Baixando a TSU no lado do empregador seria bom se não fosse acompanhada por um aumento no lado do trabalhador.
Mas não se deve baixar a todos indiscriminadamente.
Empresas cotadas não precisam de de baixar a TSU para contratar.
A medida nunca foi a Descer a TSU, até teria um aumento de 1.25%!! A ideia seria transferir responsabilidades!
- Registado: 7/4/2009 16:12
JMHP Escreveu:Aconteça o que acontecer, as hipóteses de sucesso são cada vez menores à medida que a resistência ás reformas persistem e o tempo passa. Depois no fim, não venham com a conversa que o nosso falhanço deve-se á conjuctura internacional....
Bom, se falhar falhamos todos, e falha sobretudo este governo que prometeu mundos e fundos e nada resulta... bom, até aqui foi a troika que serviu de desculpa, no futuro será provavelmente o povo, que não o deixou fazer o que ele queria fazer!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
vgasmo Escreveu:Resumindo, a descida da TSU poderia ser uma boa medida, se descesse mais e fosse aplicada a empresas exportadoras e não fosse acompanhada por uma descida abrupta do rendimento disponível...
Eu pessoalmente conheço a realidade de algumas empresas (exportadoras) como acontece com grande parte da maioria das empresas PME's nacionais, que apesar de possuirem encomendas não tem liquidez financeira para proceder a pagamentos de fornecedores ou colaboradores a tempo e horas e como tal as futuras encomendas estão condicionadas e até limitadas.
Portanto qualquer aumento ou fonte de liquidez para essas empresas será seguramente uma mais-valias para sobreviverem enquanto o crédito é escasso e demorada a sua disponibilidade.
Uma certeza podemos todos ter... Com ou sem TSU, se as novas medidas falharem mesmo havendo consenso, o próximo surto de encerramento de empresas e despedimentos será muito maior que os anteriores do passado.
Aconteça o que acontecer, as hipóteses de sucesso são cada vez menores à medida que a resistência ás reformas persistem e o tempo passa. Depois no fim, não venham com a conversa que o nosso falhanço deve-se á conjuctura internacional....

vgasmo Escreveu:Acabei de ler o link e espanta-me quem escreve fazer alguns saltos lógicos.
A redução da TSU num montante de 4%, numa empresa em que custos do trabalho são cerca de 30% (uma boa parte das exportadoras) dá um aumento de competitividade de preço desprezível (à custa de uma descida elevada do rendimentos disponível).
A economia não é feita de produção ou de consumo, é feita das duas coisas. Na verdade o produto = consumo + investimento + exportações - importações.
A alteração da TSU teria um impacto negativo no consumo (vide decisões de consumo futuras são adiadas - as expectativas são muito importantes em economia!). As decisões de investimento, mesmo com uma redução de custos, poderão ser adiadas (as empresas dos mercados dos bens não transaccionáveis que devemos deixar de fomentar - o que está correcto - vão adiar investimento, porque vai haver menos consumo, mas as outras também vão porque os mercados internacionais também abrandaram).
O trabalho não se desloca automaticamente de sector para sector. A ideia da destruição criativa de Schumpeter implica a criação de novos sectores, que irão criar emprego, mas que terá moldes diferentes (isso implica criar novas condições institucionais para esses sectores surgirem e crescerem e onde os RH qualificados que saíram do país seriam fundamentais).
Resumindo, a descida da TSU poderia ser uma boa medida, se descesse mais e fosse aplicada a empresas exportadoras e não fosse acompanhada por uma descida abrupta do rendimento disponível...
Mas o problema é que descer a TSU nos dias que correm fazem arrebentar a SS. E a SS sofreu uma reforma nos ultimos anos que foi elogiada por muita gente. E agora parecem empenhados em destrui-la.
Baixando a TSU no lado do empregador seria bom se não fosse acompanhada por um aumento no lado do trabalhador.
Mas não se deve baixar a todos indiscriminadamente.
Empresas cotadas não precisam de de baixar a TSU para contratar.
vgasmo Escreveu:Acabei de ler o link e espanta-me quem escreve fazer alguns saltos lógicos.
Bom post!
- Registado: 20/6/2011 21:48
SirKneighf Escreveu:pedrooa Escreveu:rmachado Escreveu:Pergunta de não economista:
Se baixar a TSU para as empresas é uma medida má, pq razão alguns paises o fizeram com aparente bons resultados?
Se está provado (teoria economica segundo me informaram) que um dos fatores para o aumento do desemprego é o custo do trabalho, então baixando este não iria aumentar o emprego?
E sim a medida era parva pela transferência de % dando uma sensação de tremenda injustiça e pelo "abaixamento brutal" de salário liquido
Quais foram os outros países?
Se os patrões dizem que não vai criar empregos é porque eles são os mais bem informados relativamente a isso não?
Eu coloquei este link por aqui, para quem quiser ler um outro ponto de vista.
http://economicofinanceiro.blogspot.de/ ... edida.html
Acabei de ler o link e espanta-me quem escreve fazer alguns saltos lógicos.
- Registado: 2/2/2006 19:58
O desespero é tanto que já coloca os "empresários" a usar a imaginação de modo a aumentar receitas via impostos.... Ao que isto chegou!
CIP: Proposta de aumentar imposto sobre o tabaco "foi favoravelmente acolhida"
O presidente CIP após o encontro com o Governo e restante parceiros sociais que a proposta para aumentar o imposto sobre o tabaco "foi favoravelmente acolhida".
António Saraiva (na foto), presidente CIP, após ter estado reunido com o Governo e com os restantes parceiros sociais, defendeu que a proposta para aumentar o imposto sobre o tabaco “foi favoravelmente acolhida” .
“O ministro das Finanças [Vítor Gaspar] ficou de avaliar a medida e a sua extensão. Provavelmente a dificuldade acrescida pelo preço que se vai atingir levará a alguma erosão do efeito do imposto”, sustentou António Saraiva.
O patrão dos patrões sinalizou ainda que Vítor Gaspar “prometeu que íamos discutir o assunto para ver o montante envolvido e os benefícios que daí poderiam retirar”.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=580269

CIP: Proposta de aumentar imposto sobre o tabaco "foi favoravelmente acolhida"
O presidente CIP após o encontro com o Governo e restante parceiros sociais que a proposta para aumentar o imposto sobre o tabaco "foi favoravelmente acolhida".
António Saraiva (na foto), presidente CIP, após ter estado reunido com o Governo e com os restantes parceiros sociais, defendeu que a proposta para aumentar o imposto sobre o tabaco “foi favoravelmente acolhida” .
“O ministro das Finanças [Vítor Gaspar] ficou de avaliar a medida e a sua extensão. Provavelmente a dificuldade acrescida pelo preço que se vai atingir levará a alguma erosão do efeito do imposto”, sustentou António Saraiva.
O patrão dos patrões sinalizou ainda que Vítor Gaspar “prometeu que íamos discutir o assunto para ver o montante envolvido e os benefícios que daí poderiam retirar”.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=580269
Estava a tentar encontrar os ditos paises mas só apanhei isto:
- Registado: 24/8/2004 10:42
sky_above_you Escreveu:2- Taxa social única. é um imposto sobre as empresas.
- Já viste que esse imposto é um "descanso" para os empregadores?
- Já viste que quando as empresas encerram os trabalhadores ficam à porta da empresa não para exigir ao patrão o emprego que perderam mas "a carta" para irem receber do fundo de desemprego?
- Já viste que se cada trabalhador tivesse que prover o seu serviço de segurança social para estar seguro na eventualidade de desemprego, doença, etc. isso traria uma pressão acrescida sobre o valor dos salários a suportar pelos empregadores?
- Já viste que...
oscar
- Registado: 12/6/2011 19:11
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fincas, JosePLM, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Purificaçao, sempreamesma, Shimazaki_2, trend=friend, trilhos2006 e 508 visitantes