Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BearManBull » 24/9/2012 17:10

SirKneighf Escreveu:
pedrooa Escreveu:
rmachado Escreveu:Pergunta de não economista:

Se baixar a TSU para as empresas é uma medida má, pq razão alguns paises o fizeram com aparente bons resultados?
Se está provado (teoria economica segundo me informaram) que um dos fatores para o aumento do desemprego é o custo do trabalho, então baixando este não iria aumentar o emprego?

E sim a medida era parva pela transferência de % dando uma sensação de tremenda injustiça e pelo "abaixamento brutal" de salário liquido

Quais foram os outros países?
Se os patrões dizem que não vai criar empregos é porque eles são os mais bem informados relativamente a isso não?

Eu coloquei este link por aqui, para quem quiser ler um outro ponto de vista.

http://economicofinanceiro.blogspot.de/ ... edida.html

Bons pontos abordados nesse blog isso é que devia passar nos noticiários num é a propaganda de que a austeriadade é um mal não necessário.

Registado: 15/2/2011 11:59

por MPC_finance » 24/9/2012 17:10

Se baixar a TSU para as empresas é uma medida má, pq razão alguns paises o fizeram com aparente bons resultados?
Se está provado (teoria economica segundo me informaram) que um dos fatores para o aumento do desemprego é o custo do trabalho, então baixando este não iria aumentar o emprego?

E sim a medida era parva pela transferência de % dando uma sensação de tremenda injustiça e pelo "abaixamento brutal" de salário liquido
:clap: :clap: :clap:

No meio disto tudo quem sofre é quem não tem emprego.
Quem trabalha mal ou bem tem sempre para comer.

E os desempregados no meio disto tudo foram os mais prejudicados que assim viram as suas expectativas defraudadas.

Registado: 23/12/2011 1:41

por JMHP » 24/9/2012 16:52

Os efeitos do recuo da TSU já começam a ter eco lá fora....

FT: Abandono das mexidas na TSU revelam Governo intimidado pela pressão social

Jornal de referência do mundo financeiro escreve que Portugal está a sentir dificuldades em manter o rumo, combinando crescentemente o pior da Grécia e o pior da Irlanda.

"Estranhamente, os indicadores de Portugal parecem sugerir que tudo está 'ok'. As “yields” dos títulos de dívida de 10 anos, cinco e dois anos estão bem abaixo dos máximos atingidos ainda em 2012. Mas um olhar mais atento sugere que o país cada vez mais combina alguns dos piores aspectos da Grécia e da Irlanda”, escreve o "Financial Times" na sua coluna de opinião "Lex".

No rescaldo das decisões anunciadas esta manhã pelo primeiro-ministro Passos Coelho, o jornal conclui assim que, enquanto o foco da imprensa internacional se dirigia para a vizinha Espanha, em Portugal emergia um país “polarizado” que combina crescentemente o pior da Grécia (“tendência para falhar metas acordadas com os credores”) e o pior da Irlanda (“um sector bancário bombardeado”).

Já o recuo na intenção de descer a Taxa Social Única (TSU) para as empresas e compensar a quebra de receita através do aumento da contribuição a cargo dos trabalhadores é – acrescenta o texto – revelador de um Governo que se tornou “tímido face à pressão da opinião pública”.

Sem referir que a proposta inicial de descer a TSU para as empresas (ainda que compensada através do aumento do IVA) partiu do Fundo Monetário Internacional (FMI), o FT refere ainda que o programa português deve passar a reflectir mais as teses do Fundo (que tem revelado menor preocupação com o estrito cumprimento das metas orçamentais) do que as da Europa para que Portugal não se transforme numa outra Grécia. "O resgate de Portugal sempre conteve demasiado Europa e FMI de menos. O Fundo precisa de manter Lisboa no rumo, para evitar que se transforme numa outra Grécia”.

Intitulado “Portugal – dificuldade em manter o rumo”, o texto fornece ainda alguns números e exemplos de como a situação económica e financeira do país está a penalizar a das empresas e da banca, referindo que apenas quatro empresas são agora responsáveis por 70% da capitalização bolsista e que uma delas (o grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce) gera dois terços da suas receitas na Polónia. Já as acções dos bancos “caíram para níveis irlandeses”, acrescenta o jornal, dando o exemplo do BCP, cujas acções estão agora abaixo dos 10 cêntimos de euros.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=580257

Registado: 19/5/2009 18:26

por Sir[Kneighf] » 24/9/2012 16:51

pedrooa Escreveu:

Se os patrões dizem que não vai criar empregos é porque eles são os mais bem informados relativamente a isso não?

Eu coloquei este link por aqui, para quem quiser ler um outro ponto de vista.

http://economicofinanceiro.blogspot.de/ ... edida.html
Walking to where there is no path, leaving a trail.

Registado: 22/5/2011 12:34

por Sir[Kneighf] » 24/9/2012 16:50

mais_um Escreveu:
SirKneighf Escreveu:E não vai, faz lá as continhas...

Comparado com os valores em causa, aquilo que vai extra para aquela piramide falida é tipo 1pp.

Exacto, dai não ser um erro do estudo, como é referido pelo autor do blog, por isso fiquei esclarecido em relação à argumentação dele. Não basta dizer que tem erros, é preciso explicar porquê de uma forma racional e não da forma como o autor do blog faz. E mesmo que isso não fosse acontecesse, os termos utilizados por ele dizem muito da isenção da analise.

Estás a confundir as coisas, o autor do blog diz que embora a fatia extra para o estado não ser muito alterada, os autores do estudo não tem em conta o que o trabalhador recebe da SS mas apenas o que paga.

O que me interessa a isenção, se as contas do homem batem certo?!

por pedrooa » 24/9/2012 16:47

Registado: 6/7/2012 12:38

por mais_um » 24/9/2012 16:44

sky_above_you Escreveu:Tenho vergonha de viver num país em que as medidas que podem relançar a economia são obrigadas a cair pela opinião pública e as medidas que ajudam a atirar o país para o buraco são aplaudidas:

1- Redução do número de municípios e freguesias. Vi manifestações contra a redução, não vi praticamente ninguém a apoiar.
Todos dizem que na administração local há muito desperdício e corrupção.

Não viste manifestações da mesma dimensão contra a extinção de freguesias. De qualquer forma essa medida é pura cosmetica, o grosso dos custos está nos municipios.

sky_above_you Escreveu:2- Taxa social única. é um imposto sobre as empresas. Reduzir os impostos sobre as empresas pode ter 1 de 3 efeitos:

a)em empresas sem capacidade de estabelecer um preço (se não forem uma coca cola ou marca de cereais de pequeno almoço não imitável, por exemplo) e que actuam num mercado altamente competitivo o resultado é a baixa dos preços dos produtos... Isto era o que aconteceria à maior parte das nossas empresas de bens transacionaveis. Com a vantagem de que era uma redução de imposto que atingia quer as empresas lucrativas quer as não lucrativas (impedindo falencias) e beneficiava mais as que criam mais emprego (o que dá jeito num país com 15% de desemprego)
b) as empresas com capacidade de decisão de preço (não estou praticamente a ver nenhuma em Portugal) mantêm os preços e absorvem para si a poupança do imposto
c) as utilities não reguladas como actuam num monopólio ou oligopólio(um pouco à semelhança das empresas em b) absorvem também para si a poupança do imposto

Ou seja na ausência de b em Portugal era preciso garantir que as empresas em c eram obrigadas a baixar os preços como o governo pretendia e automaticamente a medida tinha tudo para funcionar

Mas não, o povo não quer e os comentadores ajudam. Em Portugal ninguém conhece a lei da oferta e da procura e portanto ninguém acredita que os produtores de bens competitivos iam ser obrigados a baixar os preços porque senão alguém ia aproveitar e triplicar a produção e conquistar o mercado de quem não quis baixar os preços.

Isso não é bem assim, já foi provado que o que as empresas poupariam na TSU tinha um impacto marginal nos seus custos. É pura matematica.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por JMHP » 24/9/2012 16:42

mais_um Escreveu:Também mas não só, nem os patrões defenderam a medida. Tecnicamente a medida é má. O proposito de criar emprego??? Só alguém alheado da realidade pode acreditar nisso.

Não pretendo andar a discutir sempre à volta da TSU já defunta... Mas como a redução da TSU para as empresas é má?! E porque razão as empresas tem de contribuir mais do que as pessoas para uma taxa que só é em beneficio das pessoas?!

mais_um Escreveu:Se em relação ao estudo dos 5 docentes/investigadores universitários poderá ser como tu dizes. O mesmo não acontece com o estudo do governo/banco de portugal que foi feito e divulgado o ano passado.

É verdade, mas isso também não surpreende dado que desde o inicio que este governo foi contra a redução da TSU no mínimo em 8% conforme a Troika desejava.

O problema não é técnico ou a sua aplicabilidade, mas sim reside nas pessoas dado que não pretendem abdicar de um nível de vida que entretanto foi construído ao longo de gerações mesmo que de forma insustentável.

Portanto qualquer estudo, analise ou interpretação está condenada ao fracasso pois tudo que implique mudança estrutural não funciona, pois os resultados não são o que desejamos.

mais_um Escreveu:Até compreendo o que pensas, mas o que defendes é mais ou menos o mesmo que estares num barco com um rombo , a afundar e vais abrir outro buraco para ver se não te afundas só porque ninguém antes fez o mesmo.

Engano. Fazer mais buracos no mesmo barco tem sido precisamente o que tem sido feito ao longo de décadas. O problema é mais a resistência a mudar de "barco" mesmo quando este mete agua por todos os lados.

por rmachado » 24/9/2012 16:42

Pergunta de não economista:

Registado: 24/8/2004 10:42

por mais_um » 24/9/2012 16:31

MPC_finance Escreveu:
mais_um Escreveu:
JMHP Escreveu:Parece-me que o PPC já perdeu a confiança e a capacidade de resistir contra os interesses instalados.

Nunca a teve. A troika sim, era a minha esperança desde o inicio, ele não.

Mas quando Manuela Ferreira Leite concorreu contra Sócrates, aquilo que se ouvia é que era um bruxa, uma velha etc... diziam se fosse PPC, esse era um bom candidato. Esta era a conversa de jornalistas e de ala do PS.

Agora a esperança é a Troika.....

Aqueles que passam o tempo na rua com manisfestações anti-troika, depositam agora toda a sua esperança nela...
Ele à coisas

FOi? há declarações publicas do PS a defender o PPC em vez da MFL? queres colocar aqui essas declarações?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 24/9/2012 16:27

JMHP Escreveu:O problema da TSU foi a forma da sua comunicação e o timing desajustado possivelmente devido à pressão e à falta de tempo. Embora a associação de forma demagógica e populista da transferência de capital dos trabalhadores para empregadores iria ser sempre uma inevitabilidade.

Também mas não só, nem os patrões defenderam a medida. Tecnicamente a medida é má. O proposito de criar emprego??? Só alguém alheado da realidade pode acreditar nisso.

JMHP Escreveu:
Os estudos, claro que em meia-dúzia de dias apareceram estudos contra a TSU, estudos que normalmente em tempos pacíficos demoram meses e custam milhões ao contribuinte. Mas desta vez aparecem por "milagre" em tempo recorde, não se conhecem custos e claro pelos nossos "catedráticos"... Serão os mesmos que fazem os outros estudos?!

Não contesto os estudos até porque nem os li na totalidade, limitei-me a seguir pela imprensa, mas a sua divulgação publica de forma tão repentina, levantou-me reservas quanto à sua parcialidade.

Por outro lado também chamou-me atenção a coincidência entre os críticos sobre a medida da TSU, de que todos reconheciam que a medida era inédita logo não conhecem nem podiam chegar a conclusões sobre o seu efeito.

Se em relação ao estudo dos 5 docentes/investigadores universitários poderá ser como tu dizes. O mesmo não acontece com o estudo do governo/banco de portugal que foi feito e divulgado o ano passado.

JMHP Escreveu:
Mas não posso deixar de questionar... Depois de várias dezenas ou centenas de milhões de Euros gastos em estudos ao longo do passado que nunca resultaram em beneficio para o país... Não é chegada a altura de admitirmos novas medidas, novas politicas nunca antes consideradas ou tentadas?!

Que mais temos a perder, uma vez que batemos no fundo?! :roll:

Até compreendo o que pensas, mas o que defendes é mais ou menos o mesmo que estares num barco com um rombo , a afundar e vais abrir outro buraco para ver se não te afundas só porque ninguém antes fez o mesmo.

por rollingsnowball » 24/9/2012 16:27

Tenho vergonha de viver num país em que as medidas que podem relançar a economia são obrigadas a cair pela opinião pública e as medidas que ajudam a atirar o país para o buraco são aplaudidas:

1- Redução do número de municípios e freguesias. Vi manifestações contra a redução, não vi praticamente ninguém a apoiar.
Todos dizem que na administração local há muito desperdício e corrupção.

Que se fazem obras desnecessárias só para ganhar eleições e que se as obras por acaso são necessárias são feitas atabalhoadamente para ir a tempo das eleições.. depois das mesmas volta-se a partir tudo.

Que se tem que reduzir o número de políticos (e com isso reduzir o número de amigos, familiares e companheiros de partido que entram para a administração pública). Pergunto-me então o que são os presidentes de junta, presidentes de câmara, vereadores e membros das assembleias municipais? Não era melhor reduzi-los a menos de metade com os cortes que a Troika pediu?

Mas não. O povo é contra... Mesmo que seja a favor da redução em termos teóricos depois basta chegar a casa dos meus sogros e dizer que o município de freguesia única e 22-25 mil habitantes devia desaparecer que sou quase esganado apesar de defender que o meu próprio municipio com 4 freguesias e uma população também de 22-25 mil pessoas também devia desaparecer (ou muito engano ou quando digo isso quem me tenta esganar é a minha família).

2- Taxa social única. é um imposto sobre as empresas. Reduzir os impostos sobre as empresas pode ter 1 de 3 efeitos:

a)em empresas sem capacidade de estabelecer um preço (se não forem uma coca cola ou marca de cereais de pequeno almoço não imitável, por exemplo) e que actuam num mercado altamente competitivo o resultado é a baixa dos preços dos produtos... Isto era o que aconteceria à maior parte das nossas empresas de bens transacionaveis. Com a vantagem de que era uma redução de imposto que atingia quer as empresas lucrativas quer as não lucrativas (impedindo falencias) e beneficiava mais as que criam mais emprego (o que dá jeito num país com 15% de desemprego)
b) as empresas com capacidade de decisão de preço (não estou praticamente a ver nenhuma em Portugal) mantêm os preços e absorvem para si a poupança do imposto
c) as utilities não reguladas como actuam num monopólio ou oligopólio(um pouco à semelhança das empresas em b) absorvem também para si a poupança do imposto

Ou seja na ausência de b em Portugal era preciso garantir que as empresas em c eram obrigadas a baixar os preços como o governo pretendia e automaticamente a medida tinha tudo para funcionar

Mas não, o povo não quer e os comentadores ajudam. Em Portugal ninguém conhece a lei da oferta e da procura e portanto ninguém acredita que os produtores de bens competitivos iam ser obrigados a baixar os preços porque senão alguém ia aproveitar e triplicar a produção e conquistar o mercado de quem não quis baixar os preços.

E com isso caiu mais uma medida que podia ajudar o país

3- Já cá falei das obras e das rotundas.. Acho que foi óbvio durante anos a fio que quem não estourasse esse dinheiro dificilmente ganhava eleições. ainda agora aqueles que estouraram no passado e os que continuam a agitar a bandeira de que é preciso gastar mais para pôr a economia a funcionar estão a ganhar intenções de voto. E há manifestações com centenas de milhares de pessoas a dizer o mesmo e a mandar a Troika para casa...

Vale a pena ficar neste país? Começo a duvidar. Se a minha profissão não fosse tão exigente em termos de conhecer a língua provavelmente já não teria dúvidas. Amo o meu país mas começo a ter vergonha deste povo, embora saiba que a opinião pública é sempre moldada por jornais, comentadores e políticos e assim quem tem a culpa provavelmente não é o povo... é uma pena

Registado: 13/12/2008 12:42

por MPC_finance » 24/9/2012 16:22

mais_um Escreveu:
JMHP Escreveu:Parece-me que o PPC já perdeu a confiança e a capacidade de resistir contra os interesses instalados.

Mas quando Manuela Ferreira Leite concorreu contra Sócrates, aquilo que se ouvia é que era um bruxa, uma velha etc... diziam se fosse PPC, esse era um bom candidato. Esta era a conversa de jornalistas e de ala do PS.

Agora a esperança é a Troika.....

Aqueles que passam o tempo na rua com manisfestações anti-troika, depositam agora toda a sua esperança nela...
Ele à coisas

Registado: 23/12/2011 1:41

por mais_um » 24/9/2012 16:19

SirKneighf Escreveu:E não vai, faz lá as continhas...

Comparado com os valores em causa, aquilo que vai extra para aquela piramide falida é tipo 1pp.

Exacto, dai não ser um erro do estudo, como é referido pelo autor do blog, por isso fiquei esclarecido em relação à argumentação dele. Não basta dizer que tem erros, é preciso explicar porquê de uma forma racional e não da forma como o autor do blog faz. E mesmo que isso não fosse acontecesse, os termos utilizados por ele dizem muito da isenção da analise.

por pedrooa » 24/9/2012 16:17

Lion_Heart Escreveu:Uma forma subtil de enganar as pessoas .

Não se trata de enganar as pessoas. Até porque ninguém as obriga a assinar contratos. E todos os valores estão bem visíveis.

O que se passa é que as pessoas não se contêm.

mais_um Escreveu:Humm.... ensinar é na escola, educar faço-o eu e a minha mulher. Não foi na escola que aprendi a ser controlado nos gastos, a poupar sempre algum dinheiro, etc... E a minha mãe e o meu pai tem a 4ª classe.

A questão da educação finaceira (finanças pessoais) é importante, mas não foi isso que nos trouxe a este ponto.

Mas há pessoas que não se sabem conter e isso é o que passam aos filhos.

A questão fas finanças pessoais também nos trouxe aqui. Pois tivemos um Estado que facilitou isso dando uma safety net à sua população.

Registado: 6/7/2012 12:38

por rcostab » 24/9/2012 16:06

A medida da TSU não ia alterar significativamente o valor global para a SS, mas sim a repartição dessa contribuição entre o trabalhador e o empregador. Estou esclarecido! :twisted: :twisted:[/quote]

E não é verdade!??!?!?!?!

Registado: 7/4/2009 16:12

por JMHP » 24/9/2012 16:02

mais_um Escreveu:Nunca a teve. A troika sim, era a minha esperança desde o inicio, ele não.

Dado que se candidatou a 1º ministro nas circunstancias conhecidas por todos, mesmo tendo sido ingénuo quanto baste, alguma esperança que tinha deve ter desaparecido com os acontecimentos das ultimas semanas, embora o maior "rombo" da sua confiança deve ter sido a incapacidade para reduzir o défice.

Sim, a Troika sempre foi a esperança de todos os portugueses que desejam mudanças estruturais e um país diferente do passado e do presente.

Mas receio que nem mesmo a Troika seja suficiente, dado que começa a ser evidente que muitos estão disponíveis para defender os seus interesses instalados até ao limite.

O medo tem a capacidade de destruir a lucidez e a alma do Homem, é a sua maior fraqueza e maior ameaça.

mais_um Escreveu:A questão da TSU não foi contra os interesses instalados. Foi contra os iteresses de toda a gente. A medida é má. Não há um estudo que sustente a medida, existem estudos que demonstram que a medida é má e ainda não vi ninguém pôr em causa esses estudos. Mas se não concordas podes explicar onde é que os estudos estão errados:

http://www.portugal.gov.pt/media/150503 ... fiscal.pdf

http://static.publico.pt/docs/economia/ ... goeTSU.pdf

O problema da TSU foi a forma da sua comunicação e o timing desajustado possivelmente devido à pressão e à falta de tempo. Embora a associação de forma demagógica e populista da transferência de capital dos trabalhadores para empregadores iria ser sempre uma inevitabilidade.

Em duas semanas discutiu-se a TSU, duas manifestações, uma crise politica, um conselho de estado, mas ninguém discutiu ou questionou os problemas estruturais do país e a forma de resolve-los.... Também não apareceram alternativas à austeridade!!

Os estudos, claro que em meia-dúzia de dias apareceram estudos contra a TSU, estudos que normalmente em tempos pacíficos demoram meses e custam milhões ao contribuinte. Mas desta vez aparecem por "milagre" em tempo recorde, não se conhecem custos e claro pelos nossos "catedráticos"... Serão os mesmos que fazem os outros estudos?!

Não contesto os estudos até porque nem os li na totalidade, limitei-me a seguir pela imprensa, mas a sua divulgação publica de forma tão repentina, levantou-me reservas quanto à sua parcialidade.

Por outro lado também chamou-me atenção a coincidência entre os críticos sobre a medida da TSU, de que todos reconheciam que a medida era inédita logo não conhecem nem podiam chegar a conclusões sobre o seu efeito.

Mas não posso deixar de questionar... Depois de várias dezenas ou centenas de milhões de Euros gastos em estudos ao longo do passado que nunca resultaram em beneficio para o país... Não é chegada a altura de admitirmos novas medidas, novas politicas nunca antes consideradas ou tentadas?!

Que mais temos a perder, uma vez que batemos no fundo?! :roll:
Editado pela última vez por JMHP em 24/9/2012 16:13, num total de 3 vezes.

por Sir[Kneighf] » 24/9/2012 16:02

E não vai, faz lá as continhas...

por mais_um » 24/9/2012 15:57

Depois de ler isto:

Erro 1 - Falta o financiamento da Segurança Social.
Os autores usam um modelo "neo-liberal" no sentido de que não contabiliza o ganho de bem-estar de o trabalhador receber assistência médica, subsídio de desemprego e reforma por conta da SS.
A principal e única conclusão válida do modelo é que, sobre esses pressupostos "neo-liberais", a TSU deveria acabar de todo, para os trabalhadores e para os patrões. Depois, o Passos que se arranjasse como pudesse para pagar as despesas da Segurança Social. A Troika, o Grande Capital e a Especulação que pagassem.
É interessante como os comunas pegam num modelo da oposição ideológica, deturpam-no completamente (acabando com a SS), e, tipo bala de ricochete, reutilizam-no para atacar os próprios criadores do modelo.
Se os recursos para a Segurança Social caíssem do Céu, a TSU era altamente perniciosa porque reduz o rendimento dos trabalhadores, aumenta os custos do trabalho e diminui o emprego.

A medida da TSU não ia alterar significativamente o valor global para a SS, mas sim a repartição dessa contribuição entre o trabalhador e o empregador. Estou esclarecido! :twisted: :twisted:

por MiamiBlue » 24/9/2012 15:52

SirKneighf Escreveu:
mais_um Escreveu:

A questão da TSU não foi contra os interesses instalados. Foi contra os iteresses de toda a gente. A medida é má. Não há um estudo que sustente a medida, existem estudos que demonstram que a medida é má e ainda não vi ninguém pôr em causa esses estudos. Mas se não concordas podes explicar onde é que os estudos estão errados:

http://economicofinanceiro.blogspot.de/ ... -esta.html

O Governo é o grande culpado do que se passou nas últimas 3 semanas por diversos factores:

- Comunicações péssimas - uma comunicação foi efectuada 30 min antes de um jogo de futebol e depois o PM foi a um evento cultural;

- Ausência completa de organização na coligação, quando passaram pouco mais de 14meses de governação;

- Péssima gestão das expectativas- alguém se lembra do discurso do Pontal??

- Inexistência de uma explicação completa do falhanço na concretização dos objectivos deste ano;

- Ausência completa de um discurso europeu

Quem dá tiros tão grandes nos pés, não se pode queixar do que se está a acontecer.

Exige-se muito maior competência.

Registado: 17/10/2010 19:32

por oscar.coelho » 24/9/2012 15:51

artista Escreveu:Independentemente do que tiram ou deixam de tirar, mais aqui ou mais ali, acho que há sobretudo duas ou três coisas que têm de mudar, o resto virá por acréscimo:

1- Acabem com as mentiras, não se podem pedir sacrifícios destes com mentiras constantes;
2- Queremos pessoas credíveis, não é possível pedir tanto às pessoas quando, por exemplo, há um ministro que é a personificação daquilo que nos trouxe aqui... intruja, aldrabão, subiu com cunhas e outros esquemas, prepotente, etc...
3- Cortem realmente na classe política, não é possivel aceitar tantos cortes em tudo e mais alguma coisa e continuar a haver o mesmo número de Municipios, freguesias, vereadores, deputados, assessores, etc...

Acho que já passámos esta fase. Para mim o que é preciso é que as medidas dêem resultado. Não se pode continuar a pedir mais dos mesmos sacrifícios e aos mesmos sem um mínimo de resultados visíveis. Já passaram mais de dois anos! Isto já começou com os PECs. Ainda há pouco vi o José Gomes Ferreira na SIC e ele dizque não percebe para que é necessário tanto dinheiro, a menos que o deficit ante pelos 7 e tal por cento.

oscar
Editado pela última vez por oscar.coelho em 24/9/2012 15:55, num total de 1 vez.

Registado: 12/6/2011 19:11

por Sir[Kneighf] » 24/9/2012 15:37

mais_um Escreveu:

A questão da TSU não foi contra os interesses instalados. Foi contra os iteresses de toda a gente. A medida é má. Não há um estudo que sustente a medida, existem estudos que demonstram que a medida é má e ainda não vi ninguém pôr em causa esses estudos. Mas se não concordas podes explicar onde é que os estudos estão errados:

http://economicofinanceiro.blogspot.de/ ... -esta.html

por artista_ » 24/9/2012 15:36

Independentemente do que tiram ou deixam de tirar, mais aqui ou mais ali, acho que há sobretudo duas ou três coisas que têm de mudar, o resto virá por acréscimo:

1- Acabem com as mentiras, não se podem pedir sacrifícios destes com mentiras constantes;
2- Queremos pessoas credíveis, não é possível pedir tanto às pessoas quando, por exemplo, há um ministro que é a personificação daquilo que nos trouxe aqui... intruja, aldrabão, subiu com cunhas e outros esquemas, prepotente, etc...
3- Cortem realmente na classe política, não é possivel aceitar tantos cortes em tudo e mais alguma coisa e continuar a haver o mesmo número de Municipios, freguesias, vereadores, deputados, assessores, etc...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Lion_Heart » 24/9/2012 15:32

É óbvio que NINGUEM quer mudar o status quo instalado, pois da jeito a quem tem o poder , a quem vive a custa dele e a quem recebe as benesses fazendo pouco ou nada com subsídios , reformas e pensões, e emprego garantido para a vida.

Por isso é que as manifestações são sempre a exigir mais direitos, mais salários , mais pensões , mais reformas, mais subsídios e etc.

E não a exigir Justiça, punição dos políticos, cadeia para actos danosos , diminuição de juntas , câmaras, fim imediato das PPP´s , dos compadrios , da corrupção, e etc.

E assim não vamos lá!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mais_um » 24/9/2012 15:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado: