Perdoem o meu optimismo
Em 1934 a dívida de Portugal era máxima.
Em 2012 a dívida é máxima em Portugal?
Após 1934 com um regime forçado, Portugal conseguiu a todo custo desendividar-se e colocar as contas públicas em ordem, quer acreditassem ou não naquela altura nos políticos regentes.
Agora, quer o povo acredite ou não, a dívida terá que ser, não só paga, mas também ser reduzida, e isso nunca será em toda a história de ânimo leve.
Vamos ver o que vai dar.
Já é a 3ª vez que o FMI cá vem e todos processos pós 25 de Abril.
Durante o Estado-Novo situação critica do endividamento só mesmo em 1934.
Como será daqui para a frente?, um novo regime do actual? Mudança do caracter dos politicos?
Ainda hoje mesmo se falou no relatório e das corrupções com as Fundações em Portugal.
.
Em 2012 a dívida é máxima em Portugal?
Após 1934 com um regime forçado, Portugal conseguiu a todo custo desendividar-se e colocar as contas públicas em ordem, quer acreditassem ou não naquela altura nos políticos regentes.
Agora, quer o povo acredite ou não, a dívida terá que ser, não só paga, mas também ser reduzida, e isso nunca será em toda a história de ânimo leve.
Vamos ver o que vai dar.
Já é a 3ª vez que o FMI cá vem e todos processos pós 25 de Abril.
Durante o Estado-Novo situação critica do endividamento só mesmo em 1934.
Como será daqui para a frente?, um novo regime do actual? Mudança do caracter dos politicos?
Ainda hoje mesmo se falou no relatório e das corrupções com as Fundações em Portugal.
.
pepe7 Escreveu:mais_um Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu: A crise de confiança no Governo duvido que desapareça.
Esse foi o maior estrago decorrente do anúncio da TSU. E considero que da parte do cidadão comum a confiança que existia (basta ver as sondagens) desapareceu por completo. Considero mesmo que não há forma de o povo voltar a confiar neste governo.E não havendo confiança em quem nos governa
Boas, no que me toca a mim já muitos anos que não acredito em todos eles, por tudo que já vi, e atenção que digo isto e felizmente não estou desempregado, o que se passa hoje é frutos de longos anos de incompetência de governar e tudo aqui que todos sabemos que acontece com o que eles fazem de grave...em proveito próprio, e o povo é que paga..:-(
todas as medidas dificeis que ainda têm que ser tomadas vão encontrar mais resistência e perder eficacia.
Pois, isso ainda me deixa mais preocupado e pelo futuro dos que estão desempregados e dos jovem, e todos os que não merecem tudo isto....é uma tristeza.
Abraço e boa noite
O povo tem memória curta, no dia em que sejam repostos os subsidios retirados ou mesmo uma descida na TSU ou equivalente levam o 1º ministro aos ombros, para não falar no pseudo regresso aos mercados deste Domingo a um ano.
Em breve se perceberá que foi melhor assim
- Registado: 15/2/2012 12:50
mais_um Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu: A crise de confiança no Governo duvido que desapareça.
Esse foi o maior estrago decorrente do anúncio da TSU. E considero que da parte do cidadão comum a confiança que existia (basta ver as sondagens) desapareceu por completo. Considero mesmo que não há forma de o povo voltar a confiar neste governo.E não havendo confiança em quem nos governa
Boas, no que me toca a mim já muitos anos que não acredito em todos eles, por tudo que já vi, e atenção que digo isto e felizmente não estou desempregado, o que se passa hoje é frutos de longos anos de incompetência de governar e tudo aqui que todos sabemos que acontece com o que eles fazem de grave...em proveito próprio, e o povo é que paga..:-(
todas as medidas dificeis que ainda têm que ser tomadas vão encontrar mais resistência e perder eficacia.
Pois, isso ainda me deixa mais preocupado e pelo futuro dos que estão desempregados e dos jovem, e todos os que não merecem tudo isto....é uma tristeza.
Abraço e boa noite
Valete Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Kuppka, nos últimos 2 anos os States voaram e o PSI afundou. Analisar um índice a pensar noutro não faz sentido para mim.
Um abraço,
Ulisses
Mas, o contrário, o PSI subir num cenário de Bear Market nos mercados americanos, seria bastante mais improvável, não?
Claro que sim. Nunca aconteceu.
- Registado: 27/5/2010 18:17
Ulisses Pereira Escreveu:Kuppka, nos últimos 2 anos os States voaram e o PSI afundou. Analisar um índice a pensar noutro não faz sentido para mim.
Um abraço,
Ulisses
Mas, o contrário, o PSI subir num cenário de Bear Market nos mercados americanos, seria bastante mais improvável, não?
In God we trust, all others bring data.
Dom_Quixote Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu: Analisar um índice a pensar noutro não faz sentido para mim.
Como noutras coisas. E quando se troca o nome é que são elas...
depende do indice...
Quase sempre que o SPX sobe, o NDX e DAX sobem também.
E existem índices mundiais, por exemplo o Dow jones word stock index, se esse índice subir é provável que muitos mercados subam também.
DJW: http://stockcharts.com/h-sc/ui?s=$DJW&p ... 857029&cmd
Para mim faz sentido analisar índices globais e pensar em outros mercados, faço isso várias vezes.
Claro que devem ser indices que têm uma evolução parecida, analisar o DAX e comparar com o PSI20, isso já faz pouco sentido por causa da crise que aconteceu em Portugal, a mesma crise não aconteceu na Alemanha, nem nos estados unidos, nem em muitos outros lados.
E claro, faz sentido analisar o $PTDOW e pensar no PSI20, até porque são dos dois da bolsa portuguesa.

Ulisses Pereira Escreveu:
(...)
Um abraço,
Ulisses
P.S. O Conselho de Estado sempre foi e será um não evento... Não esperes que algo de relevante de lá saia.
Caro Ulisses, os principais indices estão em máximos ou perto e tu acreditas que:
- Dax, sobe e Psi sobe.
- Sp, retrai e Psi sobe.
- Nas, lesma e Psi sobe.
Tás optimista.OK!
Não para ti, mas para quem te lê; Colocar uma frase no escritório a dizer: DO GERAL PARA O PARTICULAR
Cmps!
- Registado: 31/5/2009 15:22
Ulisses Pereira Escreveu: A crise de confiança no Governo duvido que desapareça.
Esse foi o maior estrago decorrente do anúncio da TSU. E considero que da parte do cidadão comum a confiança que existia (basta ver as sondagens) desapareceu por completo. Considero mesmo que não há forma de o povo voltar a confiar neste governo. E não havendo confiança em quem nos governa, todas as medidas dificeis que ainda têm que ser tomadas vão encontrar mais resistência e perder eficacia.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
poseidon635 Escreveu:Caro Ulisses Pereira,
Neste caso, deduzoque estamos num bom momento de entrada em algumas cotas (Ex... EDP,PT, etc...)
Não será arriscado entrar agora, antes do fim de semana e da reunião de logo do Conselho de Estado?
Obrigado.
BNUlisses Pereira Escreveu:O PSI está acima do valor a que estava depois da apresentação das medidas de austeridade e está a menos de 1% do valor que estava antes da grande manifestação nacional.
Como diria o Fernando Peça, " E esta, hein?"
Um abraço,
Ulisses
citando esta noticia ( http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=579959 )
O cenário de crise politica deve estar ultrapassado
- Registado: 15/2/2012 12:50
O meu post não tem como objectivo dizer que estamos ou não num bom momento de entrada. A minha postura é optimista no mercado português há 3 meses e continua a sê-lo, agora os timings de entrada são sempre discutíveis.
O que eu queria sublinhar é que, apesar de toda a contestação e de todas as crises governamentais, o PSI quase não sofreu com isso, o que vai em linha com aquilo que me tem feito estar optimista.
Um abraço,
Ulisses
P.S. O Conselho de Estado sempre foi e será um não evento... Não esperes que algo de relevante de lá saia.
O que eu queria sublinhar é que, apesar de toda a contestação e de todas as crises governamentais, o PSI quase não sofreu com isso, o que vai em linha com aquilo que me tem feito estar optimista.
Um abraço,
Ulisses
Caro Ulisses Pereira,
Neste caso, deduzo
que estamos num bom momento de entrada em algumas cotas (Ex... EDP,PT, etc...)
Não será arriscado entrar agora, antes do fim de semana e da reunião de logo do Conselho de Estado?
Obrigado.
BN
Neste caso, deduzo

Obrigado.

BN
Ulisses Pereira Escreveu:O PSI está acima do valor a que estava depois da apresentação das medidas de austeridade e está a menos de 1% do valor que estava antes da grande manifestação nacional.
Como diria o Fernando Peça, " E esta, hein?"
Um abraço,
Ulisses
- Registado: 13/6/2008 10:22
Blue Epsilon Escreveu:Joao-D Escreveu:.... na América há uma grande quantidade de investidores a invertir em ETFs, muito mais investidores a investir em ETFs do que em CFD´s, por exemplo..
Mas nos EUA os CFDs sao proibidos.
Mas podem os negociar na mesma, abrindo em sitios que permitem. A IB (interactive brokers) tem cfds. Os cfds são pouco usados na América e têm má fama também porque é um criador de mercado, não é bolsa real e por algumas histórias das corretoras, abrirem posições contrárias às dos investidores..., mas em Portugal foram um grande sucesso, se calhar, porque dava para fazer short da bolsa portuguesa, não sei explicar, aconteceu muito rápido o sucesso dos cfds em Portugal. Em pouco tempo, o numero de corretoras aumentou imenso, devem ter ganho muito dinheiro, foi uma "mina" para as corretoras...
Joao-D Escreveu:.... na América há uma grande quantidade de investidores a invertir em ETFs, muito mais investidores a investir em ETFs do que em CFD´s, por exemplo..
Mas nos EUA os CFDs sao proibidos.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Sr_SNiper, não sei se viste o que escrevi sobre o PPP no tópico das carteiras. Ou se tens visto que o PPP tem valorizado menos do que o indice? Acho o PP2 melhor. Não tem valorizado duas vezes o indice, esse é o objectivo como sabes, mas tem replicado o indice melhor que o PPP.
Os ETFs do commerzbank deveriam ser melhores. O SPY e outros ETFs na América são bastante melhores. Replicam melhor o indice. Isto acho que tem haver com o ser um criador de mercado que faz os preços, não deveria ser assim, e também tem haver com a não concorrência em Portugal. Portugal merecia um ETF colocado em bolsa real e que não precisasse de um criador de mercado.
Mas mesmo assim, acho que vale a pena investir em ETFs de Portugal e que eles deviam ser mais usados, acho que os institucionais investem mais neles em Portugal do que os próprios portugueses... É como disse, há pouco, os portugueses estão ainda um pouco atrasados no tempo, na América há uma grande quantidade de investidores a invertir em ETFs, muito mais investidores a investir em ETFs do que em CFD´s, por exemplo..
Os ETFs do commerzbank deveriam ser melhores. O SPY e outros ETFs na América são bastante melhores. Replicam melhor o indice. Isto acho que tem haver com o ser um criador de mercado que faz os preços, não deveria ser assim, e também tem haver com a não concorrência em Portugal. Portugal merecia um ETF colocado em bolsa real e que não precisasse de um criador de mercado.
Mas mesmo assim, acho que vale a pena investir em ETFs de Portugal e que eles deviam ser mais usados, acho que os institucionais investem mais neles em Portugal do que os próprios portugueses... É como disse, há pouco, os portugueses estão ainda um pouco atrasados no tempo, na América há uma grande quantidade de investidores a invertir em ETFs, muito mais investidores a investir em ETFs do que em CFD´s, por exemplo..
João-D
Esta semana, um resfriar dos ânimos depois da confirmação do QE3.
Eu vendi Mota. PPP não sei o que é. Sou novo nisto e então fico-me pelas cotadas nacionais.
De quantos dias? Não sei, por enquanto acho que não existe perigo. Eu sou mais de comprar e manter enquanto a tendência se mantém.
Esta semana, um resfriar dos ânimos depois da confirmação do QE3.
Sr_SNiper Escreveu:e-finance Escreveu:E numa correcção de curto prazo acreditam? Eu vendi hoje uma posição que detinha à espera de voltar a recomprar mais barato.
O que vendeste?
PPP?
Eu vendi Mota. PPP não sei o que é. Sou novo nisto e então fico-me pelas cotadas nacionais.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
e-finance Escreveu:E numa correcção de curto prazo acreditam? Eu vendi hoje uma posição que detinha à espera de voltar a recomprar mais barato.
De quantos dias? Não sei, por enquanto acho que não existe perigo. Eu sou mais de comprar e manter enquanto a tendência se mantém.
Elias Escreveu:Entretanto descobri que o PTDOW não está em dólares (supõe-se por isso que esteja em euros).
Ora se os dois índices têm evoluções diferentes, a sua composição será necessariamente diferente.
Seria interessante perceber as diferenças.
A mim não interessa como ele é constituido, interessa-me só que é um indice que é muito usado por investidores estrangeiros, que muitos investidores estrangeiros não olham para o PSI20 e olham para esse indice. O meu interesse nele é só o de o analisar tecnicamente, serve-me para complementar a análise do PSI20. Isso é uma coisa que sei, por vários motivos, porque já acompanho o indice há muito tempo e porque já vi vários estrangeiros a falarem do indice PTDOW sem falarem do PSI20...
Editado pela última vez por Joao-D em 17/9/2012 22:30, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Artur Jorge, darkreflection, josehenry400, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, navaldoc, nbms2012, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, rg7803, trilhos2006 e 302 visitantes