Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- A Ilusão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BearManBull » 20/9/2012 13:31

Banesco Escreveu:
A-330 Escreveu:A culpa da perda de qualidade de vida e condições trabalhistas não é de hoje nem é da crise.Essa situação tem-se vindo a agravar ao longo dos tempos.

Há uns anos um homem trabalhava e com o seu salário sustentava mulher, filhos e ainda poupava dinheiro.Hoje trabalham os dois e mal se podem sustentar a eles mesmos.

Temos que ver o nível de vida que tinhamos há uns anos. Se for para viver como em 1980, em só havia um carro (sim, a gasolina era mto mais barata) e uma TV por familia, não se pagavam contas de telemóvel, tv cabo ou internet, ninguém ia para férias lá fora, os meninos não tinham as consolas que queriam e estudavam todos na pública, etc, não é preciso ter um grande salário para ter isso tudo hoje.

Nem mais... As pessoas deviam visitar a Ucrânia para verem o que é fresco e ver UE vs não UE. Verdade que o dinheiro é escasso mas em Portugal em termos de infraestruturas está muito bem servido e num há muito mais a fazer para os próximos 50 anos há estradas, hospitais, comboios, escolas e universidades, museus e casa da música e até pontes. Mesmo na energia a hidroeléctrica está quase toda instalada.

No fundo hoje em dia inventam-se obras(TTT, TGV, aeroportos) desnecessárias, para tentar manter o emprego/empresas no sector da construção civil quando o que precisamos é de investigação e produção industrial e agrícola. Quantos empregos poderíamos gerar para compensar o défice na balança do consumo alimentar?! Quanta diferença faria no nosso país sermos nós próprios a produzir 20% daquilo que importamos actualmente?

É uma questão de perspectiva eu acho que há soluções e muitas. Tem é de haver melhor planeamento e considerar o que é realmente necessário e sustentável e acabar com megalomanias.

O que realmente acabou foi os tachos da função pública e com o tempo espere-se que seja um sector cada vez menos atractivo para dar azo à iniciativa privada e ao empreendedorismo no qual ainda estamos muito atrás da UE.

Registado: 15/2/2011 11:59

por gorgo » 20/9/2012 12:32

MiamiBlueHeart Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Quais são as responsabilidades? Segundo os partidos a com. social e o povo, a responsabilidade e o julgamento popular termina quando perdem uma eleições.

O próprio PS disse na AR que o povo tinha julgado a sua Governação nas ultimas eleições e como perdeu a responsabilidade acabou!

No dia seguinte recomeçam como se nada fosse normalmente com um novo líder e o ciclo volta ao inicio.

Lion,

O povo vota, mas quem executa?? A responsabilidade é de quem EXECUTA. Numa empresa, uma administração escolhe o CEO, e se o fizer ilegalidades quem vai preso? O CEO não a Administração.

O que o PS diz tem alguma importância??

Já agora quem para ti tem importância, para lá podermos colocar? Não queres fazer um partido e sujeitares-te a votos dos portugas?

Registado: 26/8/2007 20:40

por MiamiBlue » 20/9/2012 12:28

Lion_Heart Escreveu:Quais são as responsabilidades? Segundo os partidos a com. social e o povo, a responsabilidade e o julgamento popular termina quando perdem uma eleições.

O próprio PS disse na AR que o povo tinha julgado a sua Governação nas ultimas eleições e como perdeu a responsabilidade acabou!

No dia seguinte recomeçam como se nada fosse normalmente com um novo líder e o ciclo volta ao inicio.

Lion,

O povo vota, mas quem executa?? A responsabilidade é de quem EXECUTA. Numa empresa, uma administração escolhe o CEO, e se o fizer ilegalidades quem vai preso? O CEO não a Administração.

O que o PS diz tem alguma importância??

Registado: 17/10/2010 19:32

por tava3 » 20/9/2012 12:28

Não esperes que eles se responsabilizem pelos seus maus actos, nós é que temos de os responsabilizar, com o voto, e mais cedo do que tarde.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Lion_Heart » 20/9/2012 12:19

Quais são as responsabilidades? Segundo os partidos a com. social e o povo, a responsabilidade e o julgamento popular termina quando perdem uma eleições.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MiamiBlue » 20/9/2012 12:10

Lion_Heart Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
Billy Ray Valentine Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:A Ilusão continua, o PS ja esta a frente nas supostas intenções de voto e os Trotskistas ja querem formar governo com ele :mrgreen:

O povo Nunca aprende.

Infelizmente Fomos e continuamos a ser um povo cuja memória é demasiado curta.

Mas de salientar que na última sondagem o PS caiu, face ás anteriores. O PSD é que caiu muito mais..

Parece que finalmente, os portugueses compreendem a realidade, que os partidos do arco da governação são TODOS iguais..

Um dos grande problema de Portugal: A falta de alternativas credíveis de Governação.

Por isso, era urgente uma reestruturação do processo eleitoral a todos os níveis.

Para mim qualquer partido com representação na AR faz parte do arco da Governação , até porque cada um a sua maneira tem o seu tacho garantido, e sinceramente quem quer o PC ou o Bloco em algum governo? Isso era de loucos , um País comunista na Europa! So faltava mais essa , mas era uma forma do tuga aprender de vez a viver com 25 euros por mês

Atenção, eu não disse em lado nenhum que gostaria de ver o BE ou PC a governar..

Referi-me unicamente aos partidos que nos têm Governado nas últimas décadas e que por isso têm responsabilidades acrescidas.

por tava3 » 20/9/2012 11:58

Lion_Heart Escreveu:... mas era uma forma do tuga aprender de vez a viver com 25 euros por mês

25 euros por mês??? Vamos ser aumentados??? :wink:

por Lion_Heart » 20/9/2012 11:54

MiamiBlueHeart Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:A Ilusão continua, o PS ja esta a frente nas supostas intenções de voto e os Trotskistas ja querem formar governo com ele :mrgreen:

O povo Nunca aprende.

Mas de salientar que na última sondagem o PS caiu, face ás anteriores. O PSD é que caiu muito mais..

Parece que finalmente, os portugueses compreendem a realidade, que os partidos do arco da governação são TODOS iguais..

Um dos grande problema de Portugal: A falta de alternativas credíveis de Governação.

Por isso, era urgente uma reestruturação do processo eleitoral a todos os níveis.

Para mim qualquer partido com representação na AR faz parte do arco da Governação , até porque cada um a sua maneira tem o seu tacho garantido, e sinceramente quem quer o PC ou o Bloco em algum governo? Isso era de loucos , um País comunista na Europa! So faltava mais essa , mas era uma forma do tuga aprender de vez a viver com 25 euros por mês
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por tava3 » 20/9/2012 11:52

Não me lixem, lá por os 3 partidos do arco do poder serem uma cambada de ladrões, não devemos usar esse argumento para generalizar, acho é que há algum medinho, vá se lá saber porquê? :mrgreen:

por MiamiBlue » 20/9/2012 11:45

O povo Nunca aprende.

por Billy Ray Valentine » 20/9/2012 11:35

O povo Nunca aprende.

Imagem

"..Ter dinheiro parado é como deixar o sexo para a velhice.." - Warren Buffett

Registado: 6/10/2008 18:57

por Lion_Heart » 20/9/2012 11:29

A Ilusão continua, o PS ja esta a frente nas supostas intenções de voto e os Trotskistas ja querem formar governo com ele :mrgreen:

O povo Nunca aprende.

Lion_Heart

por PT_Trader » 6/9/2012 16:49

alexandre7ias Escreveu:
PT_Trader Escreveu:Por outro lado...

... os meus pais cresceram em muito melhores condições (seja lá o que isso quer dizer) do que os meus avós...

... eu e as minhas irmãs crescemos em muito melhores condições do que os meus pais...

... os putos que nascem agora crescem em muito melhores condições do que eu e as minhas irmãs...

Dá que pensar :-k
.

E nos tempos de hoje sao muitos os pais a manter os filhos!

E os netos :-k

Registado: 20/6/2011 21:48

por alexandre7ias » 6/9/2012 16:39

PT_Trader Escreveu:Por outro lado...

... os meus pais cresceram em muito melhores condições (seja lá o que isso quer dizer) do que os meus avós...

... eu e as minhas irmãs crescemos em muito melhores condições do que os meus pais...

... os putos que nascem agora crescem em muito melhores condições do que eu e as minhas irmãs...

.

E nos tempos de hoje sao muitos os pais a manter os filhos!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por PT_Trader » 6/9/2012 16:08

Por outro lado...

Registado: 20/6/2011 21:48

por gorgo » 6/9/2012 16:02

mcarvalho Escreveu:gorgol

a tua aldeia é modelo

deves ir para lá viver com a familia e não só passar férias :wink:

De alguma forma sempre lá vivi, visto que 20 anos estadia lá formam-nos para sempre.

Daqui a uma duzia de anos, quando me reformar, é muito provável. Casa já tenho.
Não é só a minha aldeia, são todas as Vilas. Em todas elas existe o que referi. E a comidinha natural e com sabor! Os enchidos, a fruta, as cerejas, os tomates, nada disso é comido verde como nas grandes cidades.

Aceito que para os jovens poderá ser pouco movimento.

quotas de responsabilidade????

por mcarvalho » 6/9/2012 14:47

professores?

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/09 ... -esplanada

enqunato discutem como melhorar o futuro--- bebem para esquecer o passado e depois o futuro(as criancas) passa fome
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por mcarvalho » 6/9/2012 12:57

com uma vénia ao amigo António Maria

cito

Quando finalmente temos o Citigroup a confirmar o que a Donella Meadows escreveu em 1972, e o M. King Hubbert relatou ao governo americano em 1956, fica mais clara a origem profunda da crise sistémica em curso.

Como venho escrevendo, a crise das dívidas soberanas é uma consequência da economia financeira virtual/especulativa montada em volta da queda acelerada das taxas de exploração do capital, ou taxas de lucro, causada pela lógica do Capitalismo, mas também, e talvez sobretudo, pelo fim anunciado (em 1956 e em 1972) do ciclo de energias e matérias primas baratas, cuja duração —na linha do tempo da história humana— não chegará aos 200 anos :(

2030, como se escrevia no relatório encomendado pelo Clube de Roma, e pago pela Volkswagen, é o pico a partir do qual o paradigma de desenvolvimento dos últimos cem anos (1930-2030) entrará em colapso :(

Não é por acaso que os fundos de especulação financeira mais bem informados se estão a reorientar à velocidade da luz para a água e para os terrenos com potencial agrícola. A corrida à terra africana e sul-americana, até agora invisível (mas já em massa), vai tornar-se em breve explosiva!

Por isto mesmo defendo há anos que a água, as terras com potencial agrícola e florestal e a eficiência energética em geral são questões vitais da nossa segurança coletiva, que não podem ser alienadas a favor de cabotinos como o Mexia, nem deixar que sejam comandadas pela cleptocracia instalada. Ainda estamos a tempo de lidar com estes temas estratégicos vitais de modo democrático.

Mas o tempo não é elástico! Se depois de uma bancarrota, os politocratas pensam que poderão prosseguir com uma agenda de destruição fiscal do país, e de expropriação dos bens que pertencem estruturalmente ao povo português e por isso são inalienáveis, então preparem-se mesmo para tempos violentos :(

The 150-page report, written by analyst Heidy Rehman, said that "If Saudi Arabian oil consumption grows in line with peak power demand, the country could be a net oil importer by 2030."

Link: http://www.ibtimes.com/articles/380980/ ... igroup.htm (via shareaholic.com)
mcarvalho

por mcarvalho » 6/9/2012 12:47

gorgol

a tua aldeia é modelo

deves ir para lá viver com a familia e não só passar férias :wink:
mcarvalho

por gorgo » 6/9/2012 12:35

mcarvalho Escreveu:NÃO É PRECISO IR A MARROCOS :!:

basta irem a alguns locais de Trás os Montes ou Beiras..

para quem não conhece .. são" provincias " de um pequeno país dito independente chamado portugal, condado portucalense, balão de ensaio, cobaia e cujos nativos são considerados assim como que uma espécie de "NADA"... estes locais inóspitos são ricos em matérias primas.. tal como ouro, ferro, volframio, água, vinho, azeite , batatas , produtos alimentares,em que parasitas Limas, Sócrates, Barrosos, Varas e Coelhos mansos destroem os " TORGAS"

Não concordo nada. Nunca se viveu tão bem nas Beiras ou Trás os Montes:

Ruas calcetadas, água potavel, esgotos, electricidade, televisão,internet na freguesia gratuita, posto de saúde, reformas normais, casa própria sem rendas ou empréstimos, quintais a produzir. Parte das minhas férias são numa dessas aldeias onde nasci e a grande maioria está relativamente bem.

O problema está mais nos arredores das grandes cidades.

por mcarvalho » 6/9/2012 12:07

gorgol Escreveu:
A-330 Escreveu:A culpa da perda de qualidade de vida e condições trabalhistas não é de hoje nem é da crise.Essa situação tem-se vindo a agravar ao longo dos tempos.

Há uns anos um homem trabalhava e com o seu salário sustentava mulher, filhos e ainda poupava dinheiro.Hoje trabalham os dois e mal se podem sustentar a eles mesmos.

Com um salário médio de 900 euros ,a população já vivia no mínimo da dignidade.Agora e nos próximos 10 anos vai ser pobre mesmo.
Esta situação pela qual estamos a passar ,seria inevitável dentro de alguns anos.A crise apenas a antecipou e de forma brusca.

Eu já não tenho ilusões há muitos anos.Costumava dizer que a minha geração (tenho 41)é a última que ainda tinha chances de se safar.Mas com a atual situação...muita gente não vai ter para ela quanto mais para ajudar os filhos quando estes estiverem em idade de entrar para a faculdade e mercado de trabalho.

A330

Quem já passou por muito pior, acha esta crise uma brincadeira. Muitos a queixar-se mas nunca trabalharam de sol a sol. Carne nem vê-la. Reformas não existiam ou para uma minoria.

Quem nunca matou um cabrito para consumo ou uma galinha ou um coelho como pode saber o que são dificuldades.

Todavia a raça humana tem uma grande capacidade de adaptação e os preparados estarão sempre safos.

E que tal fazer uma excursão às Filipinas ou indonésia, fora dos circuitos turísticos para perceber o mundo e onde já estivemos. Para mais perto basta ir ao Marrocos rural.

Falta atitude para encarar a realidade e preparar plano de ação de mudança. É na gestão mudança que a vida tem prazer e não no queixume e acomodação.

Em todas as gerações temos os que sobem e os que descem. Em grande parte somos nós a definir se subimos ou se descemos.

NÃO É PRECISO IR A MARROCOS :!:

basta irem a alguns locais de Trás os Montes ou Beiras..

para quem não conhece .. são" provincias " de um pequeno país dito independente chamado portugal, condado portucalense, balão de ensaio, cobaia e cujos nativos são considerados assim como que uma espécie de "NADA"... estes locais inóspitos são ricos em matérias primas.. tal como ouro, ferro, volframio, água, vinho, azeite , batatas , produtos alimentares,em que parasitas Limas, Sócrates, Barrosos, Varas e Coelhos mansos destroem os " TORGAS"
mcarvalho

por Texano Bill » 6/9/2012 11:52

Temos que ver o nível de vida que tinhamos há uns anos. Se for para viver como em 1980, em só havia um carro (sim, a gasolina era mto mais barata) e uma TV por familia, não se pagavam contas de telemóvel, tv cabo ou internet, ninguém ia para férias lá fora, os meninos não tinham as consolas que queriam e estudavam todos na pública, etc, não é preciso ter um grande salário para ter isso tudo hoje.

Registado: 20/8/2011 12:52

por gorgo » 6/9/2012 11:49

Com um salário médio de 900 euros ,a população já vivia no mínimo da dignidade.Agora e nos próximos 10 anos vai ser pobre mesmo.
Esta situação pela qual estamos a passar ,seria inevitável dentro de alguns anos.A crise apenas a antecipou e de forma brusca.

Eu já não tenho ilusões há muitos anos.Costumava dizer que a minha geração (tenho 41)é a última que ainda tinha chances de se safar.Mas com a atual situação...muita gente não vai ter para ela quanto mais para ajudar os filhos quando estes estiverem em idade de entrar para a faculdade e mercado de trabalho.

A330

Quem já passou por muito pior, acha esta crise uma brincadeira. Muitos a queixar-se mas nunca trabalharam de sol a sol. Carne nem vê-la. Reformas não existiam ou para uma minoria.

Quem nunca matou um cabrito para consumo ou uma galinha ou um coelho como pode saber o que são dificuldades.

Todavia a raça humana tem uma grande capacidade de adaptação e os preparados estarão sempre safos.

E que tal fazer uma excursão às Filipinas ou indonésia, fora dos circuitos turísticos para perceber o mundo e onde já estivemos. Para mais perto basta ir ao Marrocos rural.

Falta atitude para encarar a realidade e preparar plano de ação de mudança. É na gestão mudança que a vida tem prazer e não no queixume e acomodação.

Em todas as gerações temos os que sobem e os que descem. Em grande parte somos nós a definir se subimos ou se descemos.

por JMHP » 6/9/2012 11:30

A330

Completamente de acordo. A origem desta crise começou muito antes de 2008, no caso do nosso pais em particular iniciou-se algures no final da década de 90 e inicio do novo século.

Desde o inicio do séc. XXI que a nossa economia vinha a rolar sobre divida fomos alertados, mas ninguém quis parar o "comboio" mesmo quando em 2008 estoirou a crise mundial, era óbvio que íamos descarrilar. Ai aconteceu o impensável quando resolveram atirar ainda mais dinheiro para cima do problema.... Foi o "canto do cisne".

Nada será como antes, mas é curioso como ainda existem pessoas e forças de vária ordem a lutar para voltar ao passado, querem voltar a viver a ilusão que é possível um futuro com base nas regras e condições do passado.

Eu também tenho 41 anos, dentro da minha geração existem muitos que estão bem, mas assustados porque são cada vez mais aqueles que aos poucos caem no desemprego que hoje constitui uma garantia automática para uma vida com um nível de vida inferior.

Aos poucos todos seremos afectados mesmo que tenhamos a sorte de manter os nossos empregos, tudo em nosso redor mudará(sociedade, família e amigos) e nada será como antes.

Quanto mais rápido adaptarmos a este novo paradigma mais fácil e melhor será o nosso futuro.

Registado: 19/5/2009 18:26

por alexandre7ias » 6/9/2012 9:35

A máscara enfim caiu
Editorial

Nos exames trimestrais, já se tornou habitual cedermos a iniciativa política. Deixarmos até que a língua portuguesa seja trocada pelo inglês sem tradução -mesmo nos documentos oficiais. É a vida. Jogamos fora cá dentro: encolhemos os ombros, engolimos as medidas, curvamos a espinha. Na verdade, é tudo simbólico: lavamos as mãos do nosso próprio destino. Eles mandam, nós cumprimos.

O que acha a troika desta boa vontade? Ora bem, se Relvas é o ministro das equivalências e Borges o equivalente a ministro, então a troika, mais coisa menos coisa, equivale ao nosso Governo. Tudo normal, portanto. Será mesmo assim? Esta semana, num encontro com um grupo de sindicalistas, a troika sublinhou que afinal a responsabilidade das medidas é do executivo português, não dela. O bom, o mau e o péssimo do memorando de entendimento deve ser atribuído só ao Governo. É ele que executa e presta contas.

Naturalmente, a frase caiu mal. Soou a traição, embora na realidade, contra todas as indignações, tenha calhado muito bem. Devíamos ter festejado o acontecimento. Aquela frase é uma boa frase. Aquela frase dá-nos algum espaço de manobra, responsabiliza-nos e abre um debate que até agora parecia chutado para as margens da espuma partidária.

A este gesto que a troika fez sem querer, sem pensar e talvez sem medir as consequências podemos chamar de nation building - a expressão que as Nações Unidas usam para dar algum poder aos países ajoelhados. Significa capacitar os nativos que eles têm de começar a andar pelo próprio pé. Não vale a pena culpar os outros, embora isso faça parte do processo de cura: negação, raiva (histeria), negociação, depressão, aceitação. Já passámos pelas primeiras quatro fases, embora com a ordem trocada e sem nunca aprofundar o terceiro passo - a negociação.

É essa possibilidade que agora se reabre diante de nós. Não passámos a ter avenidas floridas à nossa frente, a margem continua estreita, as metas impossíveis, a Zona Euro uma bomba relógio. Mas caiu por terra o imperativo moral (moralista) do Governo - verguem-se, ó culpados - que se abatia sobre os portugueses. O memorando deixou de ser o tapume teórico e a escritura que justificava todas as medidas e agruras. Perdida em parte a desculpa, não resta ao Governo senão assumir a ideologia em nome próprio, com virtudes e defeitos, embora no contexto económico atual. O que equivale a dizer: resta a Passos Coelho governar além da troika, não para a troika - para o país. Caiu finalmente a máscara. Pode até ser bom. Pode moderar os piores instintos.André Macedo
.

http://m.dinheirovivo.pt/m/article?cont ... IECO058107
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, cftomas, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400, latbal, Luzemburg, m-m, malakas, niceboy, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, PIKAS, Rafael Abreu, trilhos2006 e 300 visitantes