Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Perdoem o meu optimismo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Joao-D » 17/9/2012 22:12

Elias Escreveu:
Joao-D Escreveu:A composição acho que é mesma, mas está em dollares, mas nem tenho a certeza.

Esse foi o meu primeiro comentário: a cotação em dólares e o consequente risco cambial.

Joao-D Escreveu:Não dá para investir no PTDOW

Mas se não dá para investir no índice, a composição é a mesma e ainda tem o risco cambial, qual é o interesse que vês neste índice?

Ou por outra, de que serve um índice 'mais verdadeiro' se não podes investir nele?

Elias, estás a insistir no risco cambial quando isso não interessa. É um índice de análise, não é um indice para negociar, ainda há uns 2/3 anos atrás, sairam noticias que os estrangeiros tinham mais ou tanto dinheiro investido em portugal quanto os portugueses. Se esse é um índice usado por estrangeiros, convém analisar o indice nem que fosse só por isso.

Não existe risco cambial, não estás a investir em dolares, é um indice para analisar o mercado português que complementa o indice psi20. Isto não deve ser dificil de perceber, ou é? Também existem muitos estrangeiros que não olham para o PSI20, mas olham para o PTDOW. É um índice de análise apenas.

Registado: 27/5/2010 18:17

por Elias » 17/9/2012 22:04

Joao-D Escreveu:A composição acho que é mesma, mas está em dollares, mas nem tenho a certeza.

Esse foi o meu primeiro comentário: a cotação em dólares e o consequente risco cambial.

Joao-D Escreveu:Não dá para investir no PTDOW

Mas se não dá para investir no índice, a composição é a mesma e ainda tem o risco cambial, qual é o interesse que vês neste índice?

Ou por outra, de que serve um índice 'mais verdadeiro' se não podes investir nele?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Quico » 17/9/2012 22:02

Só para vir aqui "acudir" a posição do Ulisses:

Há uns meses mostrei aqui um sistema de trend following (o tal apresentado no apêndice do livro do Covel) aplicando-o a vários activos.
Um deles foi o PSI20 (não me perguntem porquê, mas a imagem desapareceu :x ) e os resultados não eram nada maus! Até houve quem fizesse o seguinte comentário:

VirtuaGod Escreveu:MAS não é que descobriste como ganhar $ no PSI no últimos 10 anos??? :lol: :lol: :lol:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=687

Pois voltei a dar uma olhada ao sistema: depois de só dar sinais de venda, pela primeira vez, em mais de ano e meio, deu sinal de compra. Aqui está...

Abraço.
Anexos
don 83 13 2xATR PSI 20 INDEX.png
don 83 13 2xATR PSI 20 INDEX.png (132.17 KiB) Visualizado 3186 vezes
don 83 13 2xATR PSI 20 INDEX 2.png
don 83 13 2xATR PSI 20 INDEX 2.png (90.3 KiB) Visualizado 3189 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Joao-D » 17/9/2012 22:01

Elias Escreveu:
E por último deixo-te as seguintes duas questões:
1 - sabes a composição do PTDOW?
2 - é possível investir no PTDOW?

A composição acho que é mesma, mas está em dollares, mas nem tenho a certeza. Não dá para investir no PTDOW, estes indices do dowjones são mais usados pelos investidores estrangeiros para olharem para as bolsas estrangeiras. Já vi falarem do indice na américa e europa, já não me lembro como conheci o indice, se foi a pesquisar no stockcharts ou se foi a ver sites estrangeiros..

Na europa podem facilmente investir em Portugal, mas na América ainda é dificil, a via fácil para o fazerem seria através de ETFs que são muito usados na América, mas na América não existe ainda um ETF português, existe para a Alemanha, Espanha, etc, mas para Portugal não. Mesmo em Portugal só existem dois ETFs em que é preciso um criador de mercado para que eles funcionem...

Na América já me perguntaram como investir em Portugal. Na IB (interactive brokers) por exemplo, não têm ainda o mercado português e já têm mercados europeus. Nós cá estamos muito atrasados nos ETFs, em não poder fazer short selling com ações e outras coisas. Encaminham as pessoas para os CFDs que não é de todo a situação ideal. As coisas cá acontecem mais devagar e depois ainda dizem que os portugueses têm pouca literacia financeira.

por Elias » 17/9/2012 21:33

Joao-D Escreveu:O que interessa é o que está a bold, mesmo só com um exemplo justifiquei bem o motivo. O meu objetivo era só o de voltar a dar conhecer o indice porque é um indice interessante, e porque no forum acho que ninguém (ou quase niguém) fala nele. Mas existem outros indices do dowjones que são também interessantes, têm para a grécia $GRDOW, para a espanha, $ESDOW etc..

Joao-D,

Para que fique claro: eu em momento algum questionei que valesse a pena olhar para o índice. Bem pelo contrário.

O que eu questionei (e continuo a questionar) foi a afirmação de que o índice é mais verdadeiro, ainda para mais quando essa afirmação se baseia numa única ocorrência. Não sei se dás conta, mas estás a generalizar (ou seja, a retirar conclusões gerais a partir de uma única observação). E as generalizações baseadas em amostras muito pequenas conduzem, frequentemente, a conclusões erradas.

Imagina, por exemplo a seguinte situação. Num dado dia eu verifico que em Lisboa choveu e no Porto esteve sol. Se eu a partir daí concluir que Lisboa é mais chuvosa que o Porto, estou a fazer uma generalização a partir de uma observação isolada (e ainda por cima a conclusão está errada, porque o Porto é mais chuvoso do que Lisboa, mas naquele dia em particular foi ao contrário).

Nota por favor que eu não estou a dizer que o PTDOW é mais ou menos fiável que o PSI, nem sequer estou a sugerir que não vale a pena seguir o índice, apenas questionei a validade da afirmação citada.

E por último deixo-te as seguintes duas questões:
1 - sabes a composição do PTDOW?
2 - é possível investir no PTDOW?

por Joao-D » 17/9/2012 21:24

Joao-D Escreveu:Neste gráfico dá para ver uma diferença, mas o mais correto é dizer que os índices se complementam e que vale a pena olhar para os dois, também olho para o PSI20, mas espero pela confirmação do movimento no PTDOW. O que estou a escrever agora, acho que já tinha escrito no outro tópico. (estou a repetir-me, às vezes é necessário as pessoas repetirem-se. :P )

O que interessa é o que está a bold, mesmo só com um exemplo justifiquei bem o motivo. O meu objetivo era só o de voltar a dar conhecer o indice porque é um indice interessante, e porque no forum acho que ninguém (ou quase niguém) fala nele. Mas existem outros indices do dowjones que são também interessantes, têm para a grécia $GRDOW, para a espanha, $ESDOW etc..

por Sr_SNiper » 17/9/2012 21:06

Joao-D Escreveu:
Elias Escreveu:
Joao-D Escreveu:Elias isso não é relevante, porque o indice é mais "verdadeiro". Se comparares os dois gráficos, o PTDOW com o PSI20, vês que existiram situações em que o PSI20 superou a resistência mas o PTDOW não. As rupturas de resistências do PTDOW são mais verdadeiras.

Essa tua conclusão acerca da 'veracidade' do índice é baseada numa amostra de que dimensão?

Conheço o indice há alguns anos, não sei, talvez 5 ou mais.Anos suficientes para perceber que vale a pena olhar para o indice.

Essa justificação não me parece digna do nome "justificação", se fosse o EuroVErde, mas assim...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Elias » 17/9/2012 21:02

Joao,

Não estou a insistir sem motivo.

Estou a insistir porque gosto de perceber as coisas.

Não questionei a tua experiência, apenas questionei as tuas conclusões com base nos elementos apresentados.

Tu produzes uma afirmação sobre os mercados (neste caso um índice), mas não consegues apresentar elementos que sustentem essa afirmação, ainda assim queres convencer-me que se trata de uma verdade absoluta ("facto"), com base naquilo que observaste. Para mim essa afirmação representa a tua opinião (que respeito, como já referi) e continuará a sê-lo até apresentares elementos concretos que demonstrem que se trata de um facto.

De qualquer forma, se o problema é o Stockcharts, podes sempre ir ao Prorealtime, lá encontras um gráfico do PTDOW com 11 anos (desde 2001).

por Joao-D » 17/9/2012 20:50

Elias Escreveu:Joao,

Corrige-me se estou errado, mas a tua conclusão resulta de uma amostra n=1...

Eu disse isso? disse que só posso mostrar isso porque é só isso que o stockcharts mostra agora. O stockcharts só mostra os ultimos 3 anos, mas ja sigo o indice há vários anos mas não guardei os gráficos para mostrar-te. Elias, o assunto terminou, só estás a insistir sem motivo e a fazer-me repetir as coisas. Sei que não tenho milhares de posts no forum, mas já tenho vários anos de experiência real.

por Elias » 17/9/2012 20:44

Joao,

Corrige-me se estou errado, mas a tua conclusão resulta de uma amostra n=1...

Re: Perdoem o meu optimismo

por kuppka » 17/9/2012 20:34

Ulisses Pereira Escreveu:Acabou de ser publicado o meu novo artigo: "Perdoem o meu optimismo":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=578945

"Perdoem o meu optimismo":
Tás perdoado.
Já acontecia há 2/3 meses, são conteúdos. ...
Entre máximos e mínimos.

Cmps!

Registado: 31/5/2009 15:22

por Joao-D » 17/9/2012 20:33

A substância seria verificares um histórico de 5 anos ou mais e veres as rupturas de resistências. Como não sou assinante do stockcharts só posso mostrar-te um gráfico de 3 anos, é o máximo que agora aparece para não assinantes, mas "falo" do indice no caldeirão desde 2010 (desde que tenho o nick no caldeirão). Criei um tópico sobre a bolsa portuguesa em 2010, o primeiro gráfico que deixei nesse tópico foi este indice.

Neste gráfico dá para ver uma diferença, mas o mais correto é dizer que os índices se complementam e que vale a pena olhar para os dois, também olho para o PSI20, mas espero pela confirmação do movimento no PTDOW. O que estou a escrever agora, acho que já tinha escrito no outro tópico. (estou a repetir-me, às vezes é necessário as pessoas repetirem-se. :P )
Anexos
PTDOW.PNG
PTDOW.PNG (47.41 KiB) Visualizado 3401 vezes
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (43.47 KiB) Visualizado 3401 vezes

por Elias » 17/9/2012 20:15

Joao-D Escreveu:Não Elias, não é uma percepção, é um facto.
Disse para comparares os dois para veres a diferença, vou mostrar-te uma diferença.

Mas eu pedi-te para me dizeres a dimensão da amostra que serviu de base a essa afirmação.

Tu respondeste-me que segues o índice há 5 anos.

Daqui não se conclui que é um facto. É preciso substância. :)

por Joao-D » 17/9/2012 20:13

Elias Escreveu:
Joao-D Escreveu:Conheço o indice há alguns anos, não sei, talvez 5 ou mais.Anos suficientes para perceber que vale a pena olhar para o indice.

Eu não pus em dúvida que valha a pena olhar para ele (eu também olho, para que fique claro).

A minha questão era outra: qual é a base que te permite afirmar que é mais verdadeiro que o PSI-20? Se não apresentas números e se essa afirmação se baseia apenas na tua percepção, então não passa de uma mera opinião.

Opiniões devem ser respeitadas mas não devem ser confundidas com factos :wink:

Não Elias, não é uma percepção.
Disse para comparares os dois para veres a diferença, vou mostrar-te uma diferença.
Editado pela última vez por Joao-D em 17/9/2012 20:16, num total de 1 vez.

por Elias » 17/9/2012 20:11

Joao-D Escreveu:Conheço o indice há alguns anos, não sei, talvez 5 ou mais.Anos suficientes para perceber que vale a pena olhar para o indice.

Eu não pus em dúvida que valha a pena olhar para ele (eu também olho, para que fique claro).

A minha questão era outra: qual é a base que te permite afirmar que é mais verdadeiro que o PSI-20? Se não apresentas números e se essa afirmação se baseia apenas na tua percepção, então não passa de uma mera opinião.

Opiniões devem ser respeitadas mas não devem ser confundidas com factos :wink:

por Joao-D » 17/9/2012 20:06

Elias Escreveu:
Joao-D Escreveu:Elias isso não é relevante, porque o indice é mais "verdadeiro". Se comparares os dois gráficos, o PTDOW com o PSI20, vês que existiram situações em que o PSI20 superou a resistência mas o PTDOW não. As rupturas de resistências do PTDOW são mais verdadeiras.

Essa tua conclusão acerca da 'veracidade' do índice é baseada numa amostra de que dimensão?

Conheço o indice há alguns anos, não sei, talvez 5 ou mais.Anos suficientes para perceber que vale a pena olhar para o indice.

por Elias » 17/9/2012 20:04

por Joao-D » 17/9/2012 20:02

Elias Escreveu:tenho ideia que o PTDOW cota em dolares e que por isso há aí algum risco cambial pelo meio.

Elias isso não é relevante, porque o indice é mais "verdadeiro". Se comparares os dois gráficos, o PTDOW com o PSI20, vês que existiram situações em que o PSI20 superou a resistência mas o PTDOW não. As rupturas de resistências do PTDOW são mais verdadeiras.

Já agora, peço desculpas ao Ulisses pois as análises estavam bem. Observando as duas, está bem justificado o motivo para se estar optimista.

por Elias » 17/9/2012 19:55

tenho ideia que o PTDOW cota em dolares e que por isso há aí algum risco cambial pelo meio.

por Joao-D » 17/9/2012 19:50

tugadaytrader Escreveu:
Joao-D Escreveu:
Na bolsa portuguesa uso o $PTDOW do stockcharts, se calhar já viste que falei dele no forum. Prefiro esse índice ao PSI20, o que é engraçado, porque em Portugal quase ninguém olha para ele.

Ilustre João,

Como é que sabes que em Portugal ninguém olha para ele?

Baseias essa ideia com o que vês publicado na Internet?

Obrigado

Pois. Estou se calhar a ser injusto. :) Sim, baseei-me no que vi na net.

por L.S.S » 17/9/2012 19:43

Joao-D Escreveu:
Na bolsa portuguesa uso o $PTDOW do stockcharts, se calhar já viste que falei dele no forum. Prefiro esse índice ao PSI20, o que é engraçado, porque em Portugal quase ninguém olha para ele.

Ilustre João,

Como é que sabes que em Portugal ninguém olha para ele?

Baseias essa ideia com o que vês publicado na Internet?

Obrigado
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Joao-D » 17/9/2012 19:14

Ulisses Pereira Escreveu:João, eu não vou repetir as coisas todas as semanas. Não faz o meu estilo. Mas deixo-te o link para o meu artigo de há 15 dias atrás...

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=576091

Um abraço,
Ulisses

Não tinha lido, obrigado, basicamente, reforçaste o teu o optimismo esta semana com outros motivos. Na bolsa portuguesa uso o $PTDOW do stockcharts, se calhar já viste que falei dele no forum. Prefiro esse índice ao PSI20, o que é engraçado, porque em Portugal quase ninguém olha para ele.
Anexos
PTDOW.PNG
PTDOW.PNG (45.2 KiB) Visualizado 2371 vezes

por Ulisses Pereira » 17/9/2012 18:33

João, eu não vou repetir as coisas todas as semanas. Não faz o meu estilo. Mas deixo-te o link para o meu artigo de há 15 dias atrás...

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=576091

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Joao-D » 17/9/2012 18:21

Ulisses Pereira Escreveu:João, mas o objectivo não é ser surpreendente.

Ah... e se calhar convém ler o artigo.

Um abraço,
Ulisses

Li o texto e fiquei um pouco desiludido porque não dizes que os mercados (Portugal, Espanha,...)superaram as resistências e têm figuras de inversão. Baseias a análise mais no sentimento. Mas pronto, temos a mesma opinião, o que é bom, mas não pelos mesmos motivos.

por Ulisses Pereira » 17/9/2012 18:11

João, mas o objectivo não é ser surpreendente.

Ah... e se calhar convém ler o artigo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, cmsbarros, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400, latbal, Luzemburg, m-m, malakas, niceboy, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, PIKAS, Rafael Abreu, trilhos2006 e 296 visitantes